Rússia confirma exercícios navais com a Venezuela

0

 kirov-class-cruiser.jpg

Aviões anti-submarino russos vão operar a partir de bases venezuelanas

A Rússia e a Venezuela vão realizar exercícios navais no Oceano Atlântico ainda este ano, comentou nesta segunda-feira, 8, um porta-voz da chancelaria russa, confirmando versões similares surgidas no país sul-americano. Andrei Nesterenko disse ainda que Moscou estacionará temporariamente aviões anti-submarino em bases venezuelanas.
O anúncio russo foi feito após o presidente venezuelano, Hugo Chávez, afirmar em seu programa de TV Alo Presidente, a possibilidade de serem realizados exercícios militares conjuntos em nas águas do Caribe. Chávez observou que a manobra militar está ainda em fase de planejamento, mas a expectativa era de que os exercícios navais ocorressem no fim de novembro.
Segundo o porta-voz russo, vários navios da frota russa, incluindo o cruzador de propulsão nuclear Pedro o Grande (Pyotr Velikiy) (classe “Kirov”, foto acima) e o destróier Almirante Chabanenko (classe “Udaloy II”, foto abaixo), chegarão na América do Sul antes do fim do ano. Além disso, Nesterenko ressaltou que os exercícios conjuntos não serão direcionados contra nenhum terceiro país.
O líder venezuelano também reiterou que seu governo é “aliado estratégico” da Rússia. O anúncio sobre a possibilidade de exercícios conjuntos entre Caracas e Moscou ocorreu dias depois de o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, ter advertido a Otan contra o envio de navios de guerra para o Mar Negro, logo após o conflito entre Moscou e Geórgia pela província separatista da Ossétia do Sul.

NOTA DO BLOG: A presença de um navio do porte do Pedro o Grande em águas da América do Sul é de surpreender. O cruzador nuclear é provavelmente o mais poderoso navio de guerra do mundo, depois dos navios-aeródromos americanos.
Enquanto o mundo gira e as coisas acontecem, o Brasil adia o anúncio e a execução do seu plano estratégico de defesa. A Venezuela, por sua vez, ao permitir a operação de aviões anti-submarino russos a partir do seu território, vai mostrar aos EUA como é bom brincar no quintal dos outros.

chabanenko.jpg

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Henrique

Isso é mais um toma lá da cá, parece tempos atrás, claro, todo mundo refuta a idéia, até eu. Esse naviozinho é poderoso hein, um desse ai estaria bom já.

König

So um Kirov é de botar medo em qualquer marinha de superficie da AL.
E nos aqui sonhando no maximo com umas FREMM.
Saudações

Norberto Pontes

Realmente a classe Kirov é muito poderosa.
navios de 251 metros de comprimento e poderoso fogo
utilizando mísseis..

Taer

Enquanto Lula sonha com “pré-sal”, Conselho de segurança da ONU, copa do mundo de 2014 e jogos olimpicos de 2016 no Rio de janeiro o mundo vai girando, dando voltas e taí a Russia com uma base militar na Venezuela e a 4a.Frota no atlântico Sul….. ACORDA BRASIL!!!!!
Sds.

marujo

Acertou quem apostou no pior, no que diz respeito ao nosso Plano Estratégico de Defesa.Do dia 07 foi transferido para o dia 09, do dia 09 …talvez para uma data mais distante, já que o presidente quer que “outros setores” sejam consultados.Isso é o eterno empurrar com barriga até quando der.Depois, a gente vê o que acontece.

König

Dia 9…10…25…2050…
To até vendo onde isso vai parar…

Douglas

Se Chapolim der alguma parte do territorio para misseis russos, teremos uma nova crise mundial. Para os que sonham ver os poderosos lança mísseis russos contra os grupos de batalha de Naes classe Nimitz esta é a hora….rsrsrsrs

camberiu

Os crusadores da classe Kirov sao realmente navios impressionantemente poderosos. O problema e’ quando esses navios vao brincar no territorio do tal do SSN-21 “Seawolf”. Ai ficam parecendo “ovelhas” sedo espreitadas pelo “lobo”.

Galante

Camberiu, por isso os russos estão enviando aviões anti-submarino e um destróier anti-submarino Udaloy II, além de outros navios.

Galante

E, provavelmente, algum submarino Akula também deve ir.

camberiu

Galante,

Se vc fosse de apostar, apostaria em navios de superfiecia ASW ou em um SSN de ultima geracao?

Galante

Camberiu, é claro que o SSN é a arma definitiva na guerra naval moderna, mas quando você tem uma força-tarefa e aviões anti-submarino na jogada, a coisa pode ficar complicada para o submarino. No mínimo sua liberdade de ação fica prejudicada.

andre

“Sonho de consumo… rsrsrs

tomas

Primeiro os aviões anti-submarinos, depois base naval permanente e aos poucos vamos ver o que vai acontecer quando a Russia propuser a instalação de mísseis balísticos em território da Venezuela com a anuência do caudilho Hugo Chavez. É evidente que tudo em represália aos EUA por estarem instalando em território da República da Polônia o escudo anti-mísseis!!! Agora sabemos a razão da ativação da IV Frota, afinal, o serviço de inteligência americano deve de servir para alguma coisa… Seja como for, ainda vai sobrar para o Brasil…e vamos ter que escolher de que lado vamos ficar. Nessa história não vai… Read more »

Fábio Max

Anunciaram o tal PNAD para o dia 7 de setembro.

Mas não disseram de que ano… as FA podem ensacar a viola, não sairá coelho desse mato.

pablo

eu acho que o Brasil deveria participar dessa manobra…
Temos que mostrar ao tio sam que aqui na america do sul a banda toca diferente… eles nos deram as costas, agora nos daremos uma “afronta”
o que impede o rasil de ter uma base militar estrangeira em carater de “intercambio” ?? a constituicao ?? o Mercosul ?

pablo

tenho certeza que o adiamento do PNAD tem em conta a IV frota e o pre sal…
depois desses acontecimentes, houve uma alteracao nas compras e planos militares… espero que seja isso o motivo do adiamento…

Paulo Taubaté

Washington D.C. já deve ter reprogramado e reservado umas ogivas para o caso de “problemas” ocorrerem mais ao sul do Equador (se bem que a Venezuela fica na linha do Equador)… Ou mesmo isso não é necessário, afinal um B-2, B-1 ou B-52 devem cobrir a distância, sem muito esforço nem muitos reabastecimentos… Da última vez quem invadiu o espaço aéreo da Venezuela foi um Viking. Dá próxima vez podem ser outros mais potentes… Enquanto o jogo de provocaões ficar só nisso, não tem nenhum problema. Esse jogo os EUA já vivenciaram durante toda a guerra fria. Por enquanto Chavez… Read more »

König

Nos podemos ficar neutros para isso basta ter execlentes Forças Armadas é o unico jeito de não ficarmos submissos a esses jogos de potencias.
Saudações

pablo

entraremos na guerra com xavantes munidos de misseis piranhas….
ouvi dizer que a Argentina quer os Mirrage III do Brasil…
nao sei que ta pior, se sao eles ou nos…

konner

Não creio que a Rússia vá voltar à Guerra Fria, mas enviar a mensagem de que se os ocidentais atuarem em sua esfera de influência, ela poderá fazer o mesmo.

konner

Mas, eu sempre posso estar enganado !!

Voluntário da Patria

O “Pedro O grande” lembra o Yamato…coitado, fora da cobertura da aviação russa em terra…A sua presença da marinha ruskie é tão ameaçadora quanto na crise dos mísseis em 62…saiu com o rabo entre as pernas…terá sido por que os comuna priorizavam a NEGAÇÃO DO MAR??

König

62 ambos os lados sairam com o rabo entre as Pernas os sovieticos de Cuba e os misseis americanos da Turquia, Era um acordo muito mais interesante para ambos, do que ambas as potecias se acabarem numa bola de fogo (literalmente).
Agora suas defessa aéreas são de muito respeito mesmo são S-300(em versão naval)as defesa de Medio/Curto alcance e os CIWS é uma tarefa extremamente dificil.
Saudações

Natan

Hahahaha Se os americanos precisavam de uma desculpa para a IV Frota, o Chavez acabou de fornecê-la…

Tinha que ser o Chavez…

Tiago Jeronimo

E os fãs russos atacam mais uma vez, claro que a classe Kirov é o mais potente vaso de guerra já construido e que os EUaA mandem todos os seus navios e aviões para afunda-lo porque só um ou dois grupos de batalhas não são suficientes para afunda-lo, imagina um pobre de um sea-wolf sera detectado antes de chegar na america do sul…

König

Eo puxa saco dos vem atacando na bopla direita do Tio Sam…

Thiago

Meus caros amigos o que acontece é que o uso (Rússia) saiu da imbernação,nos ultimos anos o arsenal nuclear russo cresceu enquanto dos EUA diminuiu,porque o Tio Sam na sua soberba de potência mundial virou as costas para o mundo em especial a Rússia achando que essa tinha acabado com o fim da URSS,como diria um velho dito popular o mundo dá voltas agora a Rússia enfrentou o EUA recentemente na guerra da georgia quando essa tinha já assinado o cessar-fogo e Rússia continuou a invadir sem temer nínguem e os EUA ficaram com cara de idiotas quando o presidente… Read more »

Baschera

Enquanto nós adiamos tudo… o Chapolin vai comprando. Coloco aqui, somente alguns pontos do último informe Otálvora : >>> Sin que se conozcan más detalles, analistas militares consultados consideran que Rusia estaría por proveer a Chávez un sistema denominado Antey-2500, capaz de abatir aviones y misiles a distancias de 200 kilómetros. >>> A principios del 2007, Venezuela y Rusia formalizaron el negocio por un sistema de defensa antiaérea de corto-mediano alcance, denominado TOR M1. >>> ….Chávez se le agregan los radares chinos e cazas entreinadores K-8… >>> ….amén de misiles de origen iraní… >>> Pese a los constantes desmentidos oficiales,… Read more »

CorsarioDF

É já está chegando em nosso quintal!!! Até onde nesse país vai ter um presidente que não sabe de nada, não viu nada e nem ouviu nada!!! Eu acho que o tempo para o Brasil se armar já se passou há mais de uma década e nada. Agora já é tarde demais, pois não temos capacidade nenhuma de defesa dentro dos próximos 5 à 10 anos nesse cenário atual. PS.: Os Russos tem medo de vender tecnologia para nós, pois os alemães fizeram isso antes da 2ª GM e logo em seguida nós repassamos para os EUA, ajudando os aliados… Read more »

Henrique

Brasil ter uma base militar extrangeira? eu li certo? ta fácil resolver isso, é só doarem terras da amazônia para vários países do mundo e cada um vem e monta uma base, pronto.

AJS

Caro Corsário, gostaria de mais detalhes a respeito de transferência de tecnologia alemã para nós antes da 2ª GM.
Grato, saudações.

AJS

Caro Henrique, uma boa parte da terra amazônica, já está titulada por empresas e pessoas físicas do exterior.
Há muito tempo…

König

AJS não seria com os Submarinos italianos que compramos?
De resto os unicos equipamentos alemães eram canhões de 75mm se não to errado.
Saudações

Henrique

AJS, eu sei disso, fui sarcástico se é que me entende.
Então agora só faltam as bases!
[]s

Vassily Zaitsev

Pablo,

se os hemanos querem os MirageIII, que fiquem com eles, pois assim eles passam mais 10 anos sem comprar caças novos e assim, ficaremos em penúltimo no poderio militar sul-americano. Pelo menos à frente deles ficaremos, pois os nossos F-5M, AMX e Mirage 2000 darão conta de Mirage III, A-4AR e Dagger que, na guerra das Malvinas, JÁ LEVARAM UM TREMENDO COURO, UMA BELA DE UMA COÇA.

Espero que arrebatem todos, menos um que poderia ficar no MUSAL.

Baschera

A resposta americana aos exercícios navais no Caribe. Uma mão afaga e a outra desce o porrete….. Sds. EUA IRONIZAM FROTA RUSSA Casa Branca retira projeto de acordo nuclear com Moscou José Meirelles Passos WASHINGTON. O governo dos Estados Unidos reagiu primeiro com sarcasmo e depois com uma clara retaliação à Rússia ao saber, ontem, que este país pretende enviar uma esquadra naval para realizar exercícios no Caribe junto com a Marinha da Venezuela. A primeira reação pública foi uma tentativa de ridicularizar a iniciativa russa: Ah, se a Rússia realmente pretende mandar navios para o Caribe isso significa que… Read more »

cesar

bom dia.
sugestão p/ MB. enviem o TIKUNA pra dar uma olhadinha. acho q o mar do caribe vai ficar congestionado. é hora da MB aumentar a biblioteca de emissões e assinaturas. venezuela, rússia, usa, colombia, algum britânico, outro francês, quem sabe? é melhor prevenir, acredito q em breve o atlântico sul vai ficar cheio de comedores de cachorro e bebedores de vodca.

cesar

acrescentando o comentário anterior, por que ñ um R99B + um elemento de RA-1 do 3º/10º operando a partir da colômbia? se alguém chiar, sem razão é claro, usemos como “desculpa” promoção comercial do R99B p/ os colombianos.

Antonio

Apenas à guisa de esclarecimento: por acaso as nações da América do Sul não assinaram um acordo declarando o OCEANO ATLÂNTICO SUL uma REGIÃO LIVRE DE ARMAS NUCLEARES ??? Se assinaram, a Venezuela não estaria violando esse acordo ao aceitar receber o “Pedro o Grande” em suas águas ??? Ou será que ele virá desarmado apenas para não violar um acordozinho entre meia dúzia de republiquetas de banana ???

airacobra

AJS e König
alem dos canhões krupp e Schneider de 75 mm, tambem foram usados meia-lagartas Krauss-Maffei SdKfz. 7, do qual foram encomendados 1080, mas somente entregues 5 por causa do embargo, os canhões Krupp 88 mm c-56 Antiaéreos, fuzil Mauser 1908, alem dos bombardeiros focke wulf fw-58 “weihe”, dos treinadores focke wulf fw-44 “Stieglitz”.
sei que não lembrei de todas as armas alemãs usadas pelo Brasil no pré IIWW, mas com o tempo eu lembro de + alguma
sds

Baschera

O cruzador Pedro o Grande não utiliza armas nucleares à bordo.
Todos os seus mísseis tem ogivas convencionais.
Sds.

airacobra

mas quanto ao topico, isso é bom pra os estadunidenses saberem que eles não são os donos do mundo, e que se eles podem fazer exercícios no quintal da Russia, a mesma tambem o pode, se eles querem colocar miseis na Polonia, a Russia tambem, como na crise dos misseis de 63, bem lembrada acima isso me lembra um pouco o ano passado quando os russos voltaram a fazer exercícios com com sua aviação estratégica ja passou da hora dos estadunidenses saberem que eles não são os donos nem a policia do mundo, não que eu esteja do lado dos… Read more »

Vassily Zaitsev

realmente, faz jus ao nome: Pedro, O Grande, tanto em tamanho quanto em poder de fogo.

[…] presidente Hugo Chávez, que vai visitar Moscou na próxima semana, confirmou em 16 de Setembro que uma frota naval russa vai chegar em águas territoriais da Venezuela em “novembro ou dezembro”, para realizar exercícios conjuntos, no primeiro […]

trackback

[…] A Rússia planeja vender sistemas antiaéreos para a Venezuela, além de blindados de transporte de pessoal e mais caças. A Venezuela e a Rússia “estão mantendo conversações sobre o fornecimento de sistemas antiaéreos e  modernos carros blindados BMP-3 de transporte de pessoal,” disse Sergei Chemezov, chefe da Russian Technologies, ao jornal Kommersant. Chemezov, cuja corporação supervisiona as exportações de armas russas, disse também que a Venezuela está interessada em comprar caças Su-35, que deverão ser produzidos a partir de 2010. Referindo-se a uma visita do vice primeiro-ministro russo Igor Sechin a Cuba e à Venezuela nesta semana, o Kommersant… Read more »

[…] os governos da Venezuela e da Rússia, a ponto de os dois países terem agendado para novembro um grande exercício aeronaval conjunto no Caribe, irritou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O assunto foi discutido no Planalto com […]

[…] Frota da Marinha dos Estados Unidos, que vai atuar nos mares do Atlântico Sul, e a presença de navios de guerra russos no Mar da Caribe é o assunto principal do programa Diplomacia, que vai ao ar na TV Senado, às 11h30 de sábado […]

PAULO

nos estamos esquecendo sempre nos samos lerdo para fazer coisas imaginas voces sobre a escolha do novo caça e para matar mesmo

contra ataque

É TODOS CONTRA UM TEM Q DERRUBAR OS EUA MESMO…( EDITADO )QUEREM MANDAR NO RESTO DO MUNDO….ELESVÃO ( EDITADO )…

Contra Ataque, seu comentário teve partes eliminadas pelos editores para manter o nível do Blog.