blv-21

Na última quarta-feira foi batida a quilha do primeiro navio de patrulha venezuelano a ser construído localmente pelo Dianca (Diques y Astilleros Nacionales). O navio, conhecido locamente como ‘Buque de Vigilancia Litoral’ (BVL), será construído para o ‘Comando de Guardacostas’ e terá como missão a patrulha do mar jurisdicional venezuelando.

O navio será batizado com o nome ‘Tamanaco‘ e deverá ser entregue em até três anos. O custo anunciado para esta unidade é de 104 milhões de euros.

blv

A classe Guaicamacuto (como são conhecidos estes navios na Venezuela) é composta por quatro unidades sendo que duas delas (Guaicamacuto e Yavire) já estão com a sua construção bastante avançada na Espanha.

Assista abaixo o vídeo sobre a classe Guaicamacuto.

FONTE: ABN Agência Bolivariana de Notícias
FOTOS: Marinha da Venezuela

NOTA DO BLOG: Esta classe possui deslocamento ligeiramente inferior à classe Barroso da MB e missão completamente distinta desta última.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Sopa

É…isso e de se preocupar! e o Brasil ?, Haa, o Brasil deixa pra depois !!

Lastimável !!!!!
)^:

Cantarelli

Cada ves o chapolin se arma mais e mais vamos ver se um dia ele resolve atacar o brasil , ai quero ve o que o governo vai falar vamos ver as desculpas.

Caipira

Venezuela atacar o Brasil?

Dificil hein …

gaspar

calma galera, as duas primeiras canhoneiras logo estarao prontas, ha ha ha ha

2demaio

Sào navios de patrulha inclusive para aguas azuis. O bom é que os marinheiros em 1.500 tn. devem se sentir bem, tal qual se sentirão os nossos marinheiros quando os patrulha oceanicos em estudo na M.B. forem aprovados e estiverem prontos. Não são navios anti submarino, para combate ou escolta, uma corveta (que tem outras missões) é muito mais armada e mais cara que um navio patrulha oceanico.
O que impressiona é a rapidez com que os patrulha venezuelanos estão sendo construidos, deve ser disponibilidade de verba.

Patriota

Quem disse que apenas nós podemos fazer navios patrulha na America Latina?

o desenho desta belonave é muito interessante.

Agora não precisamos nos preocupar com isto, se vcs observarem
a Venezuela está modernizando as forças armadas visando uma estratégia defensiva , não acredito que os venezuelanos venham a ser um potêncial inimigo.

saudações

RL

Todo mundo tem o direito de se armar e de produzir seu próprio armamento.

Eles lá e nós cá.

O Chapolim esta cronstruindo navios patrulha, nós estamos construindo e desenvolvendo misseis para os mais diversificados cenários, navios patrulha, aeronaves de combate, veículos de combate, sub-marinos convencionais, nucleares, aeronaves de vigilância, caraca…alguem ai pode me ajudar com isso?

Esqueci alguns, são tantos.

Edgar

gostei da entrada do vídeo, daquele close no oceano…depois com a musiquinha fui ficando com sono,ô trem comprido…más é um belo navio.

Aluisio

Olha,não sei se é eficiente,mas que é bonita,isso é…. =D

wi

de cabeça, mais alguns:

bombas inteligentes, radares,softwares e sistemas eletronicos, blindados, fuzil tavor, minas, cargueiro militar, helicopteros…

RL

Wi, valeu pelo Help..

Será que a gente consegue listar o que a Venezuela esta desenvolvendo?
Porque hoje, se formos comparar “Compras de Prateleiras”, o Chile e o Chapolim realmente estão na frente, más pensando em um futuro de médio prazo com o domínio que estamos tendo, esse será um ponto de extrema relevância e superioridade.

Continuando, alguem ai pode continuar a lista de desenvolvimento de equipamentos militares MADE IN BRAZIL?

Tem mais não tem?

lucas lasota

Creio que foi construido sob licensa na venezuela, nao?

Desenho maravilhoso. Acho que e o navio mais bonito aqui da america do sul.

Baschera

Sim.
O contrato com a Navantia da Espanha, prevê quatro unidades mas somente o último deverá ser construído na Venezuela.
É praticamente uma total compra de prateleira.

Sds.

DORNIER

ve Venezuela se armando deixa preucupacao bem na flor da pele
mais por outro lado incentiva os politcos se mexerem
resultado disso e a atenco que Brasil ta dando pra defesa nos ultimos tempos
infelismente e so asim que o Brasil toma atitudes de progresso

Sérgio

Para a lista

Filmes finos para sensores termais, com deposição a frio. Daí saem óculos de visão noturna e sensores infra-vermelho (à pricipio para guiamento ótico). Serão para aplicações militares e saúde. CTex

Caipira

Pessoal eu não entendo de navios…alguém pode me responder quais são os meios defensivos geralmente aplicados em navios-patrulha como esse?Tem um canhão por exemplo?
Outra coisa(esse aspecto acho importante), segundo os amigos a última unidade foi fabricada na Venezuela, como terá ficado a transf de tecnologia?Principalmente a parte de sistemas, software…

Lucas Lasota

Eu estava conversando ontem com o Vassili no chat sobre esse navio, ele também gostou muito do desenho dela…segundo ele tem uma aparencia furtiva, eu na verdade num faço a minima idéia, hehehehe,
mas que é bonita é…

Wolfpack

Parabéns aos Venezuelanos que construíram um navio com linhas bem modernos. Uma pena o que o Chaves está tentando fazer com a Venezuela, transformá-la em uma Cuba, onde o Estado Corrupto e Totalitário impõe a população somente ums saída sombria de dependência da coisa pública. O lamento virá depois de anos quando estes anos de Chaves forem cobrados das gerações futuras. Por aqui, existe a vontade de repetir o exemplo venezuelano, mas felizmente, os Marco Aurélio Garcia da vida são policiados pela imprensa. A CPI da Petrobrás pode mostrar um pouquinho do que o aparelhamento do Estado pelos pelegos sindicalistas… Read more »

Caipira

Wolfpack

“…Uma pena o que o Chaves está tentando fazer com a Venezuela, transformá-la em uma Cuba, onde o Estado Corrupto e Totalitário impõe a população somente ums saída sombria de dependência da coisa pública. O lamento virá depois de anos quando estes anos de Chaves forem cobrados das gerações futuras. Por aqui, existe a vontade de repetir o exemplo venezuelano, mas felizmente, os Marco Aurélio Garcia da vida são policiados pela imprensa…”

Amigo, grande coment..parabéns!

Um abraço

gaspar

na horacde fazer uma manutencao ou up-grade, sera que os venezuelanos serao capazes ?!?!?! certeza que nao…
creio que a MB esta observando tudo direitinho, bolando um projeto muito mais avancados do que essas embarcacoes venezuelanas e chilenas…
e quem ira suprir a necessidades de armamentos deles ???
eles sao e serao dependentes, NOS NAO, NOS IREMOS FABRICAR DESDE A RUELA ATE O MISSIL ANTI NAVIO…

estou com uma pulga tras da orelha, nao ouco ninguem falar na ENGEPRON, por que sera ?!?!?!

Dunga

O Hugo Chaves AINDA está pedindo dinheiro para o Lula atraves de emprestimo do BNDES, aqui fica uma pergunta:

Por que o Brasil tem muito dinheiro para emprestar para os nossos “hermanos”, mas não tem um plano de construir um patrulha oceanico nos mesmos padroes que o “Sr” Hugo Chaves esta construindo?

A unica resposta poderia ser que o Brasil não está pretentendo ter uma força naval, nem para patrulha oceanica.

João Curitiba

Napoleão já dizia que os exércitos marcham com seus estômagos. Trazendo para o mundo de hoje, podemos dizer que as FAs marcham ligadas em rede e tendo por trás todo um aparato tecnológico. De que adianta o tanque, avião ou navio se não tivermos também os olhos, ouvidos e garras (radares, sonares, mísseis, bombas, balas, satélites, softwares, transportes, uniformes e toda uma vasta gama da moderna logística). Possuir tanques, aviões e navios pode dar a falsa impressão de segurança e poder, mas no caso de um conflito real, o que conta é a retaguarda industrial e tecnológica, tudo operado por… Read more »

Igo

Só rindo!!
Tem gente a

Igo

Continuando..

Tem gente aqui, com medo desse navios venezuelanos??? Isso só pode ser piada!! Os caras querem que o Brasil faça napaoc com mísseis, torpedos e tudo mais. Pra que? para ser alvo de um heli? Vocês tem que se ligar mais na função de cada meio (neste século), não se prendam ao século passado.

Sds,

marujo

O projeto da Navantia e mais interessatne que o OPV de molelo alemao que foi construido pelo Chile e tambem sera adotado pela Argentina e Colombia. Seu desenho e mais furtivo. Poteria servir de base para os NaPaOc brasileiros.

marujo

Posso ter falado bobagem. Talvez para a MB fosse mais interessante o projeto do Inace, com refinamento a ser fornecido por algum escritorio de projeto estrangeiro.

GHz

Na contracapa da Revista Marítim Brasileira do último trimestre de 1999 (vai fazer 10 anos!) já havia uma concepção artística do NPaOc brasileiro, projetado pelo Centro de Projeto de Navios. Parecia ser um projeto bem interessante.
Contudo, não está bem claro se aquele trabalho será aproveitado por ocasião da obtenção dos “novos” NPaOc 1.800 ton.

[[ ]]
GHz

daniel

Voçês se virem o web-site das forças venezuelanas o fav-club.com, vão ver que o chapolim vai fazer mais uma compra grande de armamento e realmente é bastante provavél que esteja para breve.
Pois o chapolim charlatão mandou nestes dias meter para a sucata os mirage e ordenou a transferência das tripulações para os sukhoi.
Como os sukhois existentes já têm tripulações fixas e mandarem estes pilotos que eram dos mirage aprenderem a pilotar sukhois é porque deve estar para breve mais uma remessa deles, só não sei de que tipo!