Navio de 54 anos é empregado na operação de busca ao Airbus da Air France

167

Corveta Caboclo

O navio da foto é a corveta Caboclo, da classe “Imperial Marinheiro”, que foi despachada pela Marinha do Brasil a fim de cooperar nas buscas ao Airbus da Air France, desaparecido no Atlântico.

A Caboclo, que foi incorporada à MB em 1955, é um navio lento, com velocidade máxima mantida de apenas 14 nós (26Km/h). Com essa velocidade, só conseguirá chegar à área de busca no dia 3.06, às 20h.

A Marinha deveria ter em operação navios-patrulha oceânicos (NaPaOc) de 1.200 toneladas, cujo projeto foi cancelado na década de 1990 por falta de recursos, mas é obrigada a manter navios como a Caboclo em operação, pela falta de meios mais modernos.

A FAB também possui problema semelhante: está usando aeronaves de transporte C-130 Hercules nas buscas, pois não possui aeronaves de patrulha marítima de longo alcance atualmente em operação. Os P-95 Bandeirulha são limitados em raio de ação e equipamentos e os P-3AM Orion, que estão sendo modernizados na Espanha, só começarão a ser recebidos em 2010.

Subscribe
Notify of
guest

167 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Admirador da MB.

Também acho que “É UMA PENA LER TANTOS RELATOS DE PESSOAS SEM CONHECIMENTO ALGUM E QUE MESMO ASSIM PERDEM TEMPO DIGITANDO EM SEUS TECLADOS” mas foi muito bom a MB deslocar esse tipo de nave para auxiliar nas buscas, pois estou fazendo a maquete deste e vi detalhes que ainda não tinha visto nas fotos da Imperial Marinheiro-em operação, nas da Bahiana-à venda como ferro velho, nas da Purus-doada à Naníbia, nas da Ipiranga-naufragada, nas da Angostura-encalhada e desmontada. O que não foi nada bom foi o fato ocorrido com uma outra nave tão moderna que nem conseguiu transmitir o… Read more »

Nem General Nem Marinheiro

A Corveta Caboclo, bem como as outras seis (se não me enengano)da classe Imperial Marinheiro foram laureados com seus anos de serviços bem prestados. Duas delas foram afundadas de maneira tão ridículas que até parece que foi de propósito, o que nos deixa a pensar que também foi de propósito a escolha desta nau pela MB, afinal isto seria visto pelo mundo todo e ninguém, muito menos na marinha, é burro para fazer uma coisa destas se quisesse mostrar alguma coisa. Um navio se apossenta com 40 e tantos anos de serviço, este obviamente já está apoentado, todos sabem da… Read more »

nauta

É UMA PENA LER TANTOS RELATOS DE PESSOAS SEM CONHECIMENTO ALGUM E QUE MESMO ASSIM PERDEM TEMPO DIGITANDO EM SEUS TECLADOS “SUPER MODERNOS” COMENTÁRIOS CRITICANDO OS MEIOS DA MARINHA E FAB , MEIOS ESSES OBSOLETOS SIM TALVEZ , PORÉM GUARNECIDOS POR BRAVOS HOMENS QUE COM MUITO ORGULHO DA FARDA,AMOR A PÁTRIA E PRINCIPALMENTE RESPEITO AOS FAMILIARES DAS VÍTIMAS CUMPRIRAM ESSA MISSÃO E TENHAM CERTEZA, FOI MUITO DURA, POIS PARTICIPEI DELA, SAINDO DE CASA PARA TRABALHAR COMO UM DIA NORMAL , RECEBENDO A DETERMINAÇÃO DE SUSPENDER EM 2 HORAS E REGRESSANDO APENAS 31 DIAS DEPOIS. EM RELAÇÃO A CORVETA CABOCLO,MESMO QUE… Read more »

izabella

o seu general filho da mae, se vc visse esse navio por dentro n falaria isso!!
se n fosse eles n escontraria nada pq foi eles que encontrou a maioria dos distrosos do aviao e corpos!
e foi eles tb que encontro a asa do aviao!!
se vc soubese n falaria essas _________viu!!

gaspar

meu Deus do ceu…
essa “corveta” deveria servir de alvo nos treinamentos de tiro…
e ainda querem sub nuclear…

Fábio Max

Ontem deve ter sido uma correria na Marinha e na FAB para arranjar combustível para essas aeronaves e navios. Mas é a tal coisa, dinheiro para a Copa dos Burros tem!!! Dinheiro para construir estádios que depois da Copa dos Burros virarão elefantes brancos, terá! Terá dinheiro para fazer um evento orçado em 100 bilhões, pelo preço final de uns 800 bilhões, mas para comprar navios, helicopteros, aviões e sensores, para treinar militares, isso não!!! Vou relembrar aqui: 14 anos para construir a Corveta Barroso! 8 anos para não decidir o projeto FX!!! Mas a Copa dos Burros, essa foi… Read more »

Norberto Pontes

essa corveta vai chegar cansada e vai afundar…..

gaspar

Fabio Max, vc disse tudo…
600 milhoes de reais pra construir um estadio de futebol para 60 mil espectadores no meio da amazonia tem, e por ai vai…

Mod MO

Sabia, tava demorando ….

O navio esta realizando sua missão primordial, Busca e Salvamento, para um navio de socorro e com alguma capacdade de reboque, esta realizando exatamente o qu se deve realizar e comletar´esta faina com sucesso

Agora contestadores,descrevam um navio de socorro

Pergunta se o Salvamr abre mão dela …

….
Mod MO

RJ

O caboclo é muito lento, e em nada vai acrescentar à Constituição. Pra que mandar o Caboclo? Será que ele já tava tão mais perto assim?

André

Navio velho. Já devia ter virado algo, em proveito do adestramento do arsenal bélico da MB.
Sds a todos.

André

algo, quer dizer, ALVO

Nunão

RJ, ela vai ajudar nas buscas e servir de apoio (reabastecimento) ao NaPa que deverá chegar antes ao local.

Skywalk

RJ
o caboclo ira com combustivel para o NPa grajaú se não me engano
essa que é a missão dele porque de fato não tem muito o que fazer

marujo

Amigos: acredito que uma tragédia desta magnitude pode ajudar a acelerar programas da MB e da FAB, como o do navio patrulha oceânico e a substituição ou complementação dos Bandeirulhas. Enquanto isso, a Caboclo …

gaspar

precismos de muita coisa antes de pensar num sub nuclear…

Francisco AMX

Perfeito Fábio Max! palmas!

Não podemos colocar o caboclo na classificação “alvo” pois teríamos, certamente, mais uns 40% de “alvos” deste tipo, da Marinha para Marinha, só faltaria quem pudesse atirar! rsrsrs

zocca

pelo visto quando ela chegar no lugar do acidente, (se chegar) vai ser outra tragedia, porque com tamta ferugem a primeira coisa que o comendante vai dizer e, ABANDONAR O FERRUGEN. O MOD MO coloca uma corveta nova, de verdade para o salvamar escolher entre as duas, so pra ver se eles trocam ou não,depois voce me conta. e cada um

Skywalk

Francisco AMX
infelizmente voce esta certo grande parte do equipamento da marinha
esta o que se pode ser considerado “alvo” falo isso por experiencia de servir nesta força, e acho que; para que um pomposo submarino nuclear se nos nem conseguimos fazer operações de busca e salvamento e ta dificil bom me desculpem o desabafo ate meus caros

Guilherme

kkkkkkkk meu tatatara vô ja navego com ela kkkkkk

zocca

eo tipo de navio que as outras marinhas não deveriam ver, senão vamos ter a GUERRA DA LAGOSTA 2.

Robson Bandeira

Se os passageiros não morrerem da queda podem morrer de tétano ao entrarem numa embarcação com essa idade.

Sempre despreparados, sempre, sempre, sempre…

Sds a todos

Mauricio R.

Pena eu tenho é da tripulação do Grajaú, pq o mar aonde este foi mandado não é p/ o pequeno tamanho dele.

Mas são fatos assim que ajudam a colocar as necessidaes na perspectiva correta, p/ que se busquem soluções realmente adequadas, como por exemplo maior nº de aeronaves P-3 em serviço ativo e algum design de navio adquado ao patrulhamento do mar territorial ao invéz de sonharem c/ FREMM.
Minha amada “Floreal” tirava essa comissão de letra!!!

zocca

E ISSO AI FABIO MAX, depois tem pessoas que acham que temos forças armadas fracas, porque não temos dinheiro, o que ta faltando e so vontade politica mesmo.

zocca

na foto parace que ela ta a DERIVA. so por Deus

Rodrigo

Que venham os OPV 1800 da inace.

http://www.naval.com.br/blog/?p=8708

General

Como Brasileiro, sinto-me envergonhado em saber que essa porcaria de Caboclo vai auxiliar nas buscas do Air France

Só pela foto já fico assustado com a realidade atual da MB

Se me dessem de presente esse Caboclo véio não pensaria duas vezes em ter que jogá-lo fora

Ninguém aguenta. Nem o pescador mais pobre do mundo navegaria nessa velharia ambulante

Pera aí! Isso nem pra peça de museu serve!

Eu tenho pena dos marinheiros que navegam nesse lixo,devem morrer de medo

Mas o mais impressionante é que isto(lixo) ainda fuciona!!!kkkkkkkkkkk

Vergonha Brasil, vergonha!!

Excel

Ora gente, o que vale é a intenção, não???

Marcelo Ostra

Nãoeh a toa qu es general, … outro “sabe tudo”

O navioaté com NT esta servido, re comntarios embassadissimos igua a este ….

andar um Nae, talves seja mais bunito, mai barato, mai pratico, mais fotogenico …

Nõ desrespeite a carreira que este navio (quer dizer, segundo vc, lixo) ja realizu,pergunte se algum sorido preferira em ler suas palavras a ser socorrido pela Caboclo

Mod MO

PS vergonha eh falar propriedades sem estar 100 % certo de pra que servem os meios … e correr o risco de estar equivocado

Igor

Força Caboclo!

Skywalk

Marcelo Ostra

muito boa tarde eu sou novo e não tenho tanta familiaridade
com o blog como o senhor mas te digo porque eu estava naum sei se o senhor escreveu para men mas eu estava em Maceió quando a caboclo saiu a barrotada de combustivel para a grajaú ela sera usada sim em SAR mas tambem como NT sim agora lhe pergunto a MB não merecia coisa melhor

obrigado a abrço

zocca

marcelo ostra, não entendi nada,de verdade. eu como tenho os paraguaios como bons ermanos, eu faria uma doação dessa coisa ai com muito boa intenção ao presidente LUGO. TICK

Paulo Silva

Na minha opinião a Marinha do Brasil, está querendo mostrar ao mundo, que tipo de navios nós temos! Vai uma gozação só, quando as outras marinhas souberem disso.Dalhe Caboclo!!!! rs rs rs

Abraços

Paulo

Leigo - BR7

O pan do rio “só” superfaturou 1500% de acordo com o Tribunal de contas.

Infelizmente, “falta” dinheiro para compor a marinha.

Das profundezas abissais

Que seja o Caboclo e que cumpra sua missão ! Sem prejuízo do reaparelhamento de meios mais modernos apropriados para situação.

Direto do Fundo do Mar

Gente. As coisas as vezes acontecem sem aviso.
A MB vai fazer seu papel com os meios que tem lá naquela área.

Quando tivermos uma 2ª Esquadra baseada no NE, este tipo de situação será muito mais fácil de se resolver.

Quanto a Caboclo, a mesma foi totalmente remotorizada e vai cumprir a missão como se espera dela.

Não, ela não é um supra sumo, mas, até que os novos meios não fiquem prontos, será com ela que contaremos.

Tenham um pouquinho de paciência, pq malhar não ajuda em nada. Certo?

majunior

putsss beeem q ela podeira desaparecer por la tbb q vergoooonha!!!

McNamara

Vamos com o que temos e podemos. Corveta, NaPa, Bandeirulha, Hércules… A defasagem entre a imensidão das áreas de responsabilidade SAR do Brasil e a qualidade e capacidade dos meios disponíveis para executá-la a contento, não são novidade. Apenas estão agora em evidência. Se houver náufrago vivo no mar ainda, vai morrer.

brazilwolfpack

Mais outro exemplo flagrante da vengonha nacional que e a “Marinha” Brasileira. E ainda ficam sonhando com subs nucleares??? Imaginem so a vergonha destes pobres marinheiros,ao deparar-se com as fragatas da Franca e da US Navy. Vao virar alvo de gargalhadas e gozacao. So espero que tenham suficientes sacos de papel para colocar na cabeca,para evitar o ridiculo de sair numa foto no jornal Le Monde,ou no New York Times. Uma lata velha dessas deveria e ser escondida la no interior do rio Amazonas,pra ninguem ver. Mas ao inves,a mandam para o meio do Atlantico,para exemplificar para o mundo inteiro… Read more »

Robson Bandeira

Direto do Fundo do Mar

Com todo o respeito, admiração e carinho que tenho pela marinha, é difícil ter tanta paciência.

Sds meu amigo, admiro sempre as suas informações

Sds a todos

Robson Br

Quando compramos o P-3M quase todos no blog criticaram e nesse caso que nem é de guerra vemos o quanto esta plataforma faz falta. A MB está se reaparelhando aos poucos, mas com uma velocidade até razoável. Temos que ter pés no chão, pois não é só comprar os navios, temos que montar as bases, pois se não fica concentrado no Rio de Janeiro. Quanto ao sub, não é só o equipamento: é um estaleiro, uma nova base e a tecnologia em sí. Alguem ainda acha que o domínio da energia nuclear so serve para um submarino ou para todos… Read more »

Callia

Nós podemos não ter um porta aviões nuclear para realizar um SAR ou um napaoc…mas uma coisa nós temos meus amigos..tripulações. A FAINA é a seguinte , um avião caiu a gente não sabe direito aonde,existe uma chance de salvar alguém, se precisasse ir nadando a gente ia até o fim do mundo !Ao invés de reclamar , de usar o navio de alvo podiam pensar no que é prepara um navio para ir para um sar desse tipo!Nesse momento três tripulações deixaram suas familias e foram pro meio do nada buscar alguém vivo. è esse o orgulho que eu… Read more »

zocca

quem tem corveta caboclo, dinheiro,e hemoroida,não conta pra nimguem.TICK

Jonas Rafael

Pelo jeito ela serve como NaPa, Navio Tanque E Rebocador. Deve ser por isso que não descomissionaram ela ainda. Verdadeira multi-uso. Apesar de que deviam repensar a designação Corveta, não acham?

Fred

Espero que os colegas ainda se lembrem que existem PESSOAS A SEREM RESGATADAS LÁ!!! Tudo para vocês se resume a “comprinhas”??? Espero do fundo do coração que as tripulações da MB e da FAB encontrem ainda alguém vivo nessa tragédia gigantesca. E como aviador que sou, rezo pela tripulação e pelos passageiros da Air France. E enquanto nós estamos aqui confortáveis atrás de nossos teclados, nossos bravos marinheiros e aviadores estão lá, cumprindo bravamente suas missões, não importa com que meios… Espero que para calar a todos, a operação seja um enorme sucesso e boa sorte à Caboclo. Que ela… Read more »

Pedro

Do jeito que está é bom que as fragatas francesas cheguem logo ao local…pra ajudar a resgatar a tripulação do “véio caboclo”!
PelamordeDeus! Nego falando em 500 milhões pra fazer um (1) UM ESTÁDIO (serão 12!) e negando uns caraminguás pra comprar já as patrulhas e reaparelhar a Marinha….
Manda lá umas jangadas de Natal que certamente vão chegar mais rápido que o caboclo…

Zero Uno

Realmente, só na hora de uma tragédia dessas é que nossos meios se mostram realmente defazados. Muitos aqui estão cobertos de razões nos seus comentários. Más a culpa não é da Caboclo pessoal. Ela já cumpriu o seu dever e ainda estão explorando o que der dela. Suas tripulações e o navio merecem um pouco de respeito não é mesmo? Más mesmo assim, comentei em outro tópico que desde meados dos anos 80 que nossos projetos militares estão estagnados e esta é mais uma prova disso. Nosso navios de patrulha oceânicas foram contigenciados por falta de verbas e estamos onde… Read more »

Sopa

Um JetSki com alguns galões da plástico amarrado ( para armazenar o gas da volta) seria mais rápido que esse despacho de navio.

Que Deus tenha piedade desse povo !

O Galante dá um jeito dos politi cús verem esse blog !!!

Sds.

General

Marcelo Ostra Esse navio já deu o que tinha que dá,sua carreira acabou!!Está velho e com ferrugem acelerada,precisa ser aposentado pra ontem. Se vc acha que ele é bom para o Brasil vc deve está completamente enfeitiçado com essas conversas de políticos que dizem que não tem dinheiro pra comprar ou construir um novo. MENTIRA!!!! Não desprezo a história do Caboclo e nem tampouco sua utilidade para resgatar as vítimas deste acidente aéreo ou tentar resgata-lás se não for tarde demais, mas se tivéssemos navios novos e mais veloses, concerteza chegaríamos mais rápido e com um número maior de navios,… Read more »

Pedro

Sr. 01, ninguém aqui está culpando a Marinha. Mas o envio da Caboclo nesse caso mostra como esses ultimos governos trataram nossas Fas. Por isso que eu digo que de vez em quando compra de ocasião é boa e necessária também. Será que se já tivessemos fechado o acordo com os coreanos, que está sendo “enrolado” desde o ano passado, não poderíamos mandar já umas pohangs em vez da véia ai de cima? Será que em vez do tal “fx da marinha”, que vai se enrolar por mais 3 anos no mínimo, não seria hora de ações mais incisivas de… Read more »