Conheça as aeronaves empregadas pela MB no resgate ao voo AF447

1

AH-11A Super Lynx – 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA-1)

AH-11A Super Lynx

  • Fabricante: Westland
  • Motor: 02 Rolls-Royce Gem 42-1 Mk 1017 de 1.120SHP cada
  • Comprimento: 15,16m (com os rotores girando)
  • Altura: 3,48m
  • Diâmetro do rotor principal: 12,80m
  • Peso: 5.126kg (máximo)
  • Velocidade: 132 nós (cruzeiro)
  • Alcance: 564km (981km com tanques suplementares)
  • Autonomia: 2H10min (3H10min com tanques suplementares)
  • Navio embarcado: Fragata Constituição (F-42)

UH-13 Esquilo Biturbina – 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1)

UH-13 Esquilo Biturbina

  • Fabricante: Eurocopter
  • Motor: 02 turboeixos Allison 250 C20F de 420SHP cada
  • Comprimento: 10,91(com os rotores girando)
  • Altura: 2,94m
  • Diâmetro do rotor principal: 10,69m
  • Peso: 2.540kg (2.600kg com carga externa)
  • Velocidado: 121,5 nós (cruzeiro)
  • Alcance: 707km
  • Autonomia: 3H20min.
  • Navio embarcado: Fragata Bosísio (F-48)

UH-12 Esquilo – 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1)

UH-12 Esquilo

  • Fabricante: Helibrás/Eurocopter
  • Motor: 01 Turbomeca Arriel de 650HP
  • Comprimento: 10,91(com os rotores girando)
  • Altura: 2,94m
  • Diâmetro do rotor principal: 10,69m
  • Peso: 2.100kg (máximo)
  • Velocidado: 126 nós (cruzeiro)
  • Alcance: 666km
  • Autonomia: 3H20min
  • Navio embarcado: Navio de Desembarque Docas Rio de Janeiro (G-31)

UH-14 Super Puma – 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2)

UH-14 Super Puma

  • Fabricante: Eurocopter
  • Motor: 02 turboeixos Turbomeca Makila 1A1 de 1.877SHP cada
  • Comprimento: 14,76m
  • Altura: 4,92m
  • Diâmetro do rotor principal: 15,60m
  • Peso: 9.000kg (máximo)
  • Velocidado: 120 nós (cruzeiro)
  • Alcance: 618km
  • Autonomia: 3H20min.
  • Navio embarcado: Navio de Desembarque Docas Rio de Janeiro (G-31)

Arte: Rudnei Dias da Cunha /FONTE: ComForAerNav, Aviação Naval Brasileira, A Macega, Westland e Eurocopter.

NOTA do BLOG 1: As aeronaves UH-12 e UH-14 foram deslocadas da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia para Fortaleza, de onde partirão para embarcar no NDD Rio de Janeiro, conforme Nota nº25.

NOTA do BLOG 2: As aeronaves AH-11A Super Lynx e UH-14 Super Puma, ainda possuem capacidade de realizar HIFR (Helicopter In Flight Refueling), ou seja, conseguem permanecer “on station” por mais tempo.

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Davi FONSECA

Caros senhores:Sempre tive facinação por helicópteros essas maravilhoasa aéronaves com também não menos maravilhosos homens que se dedicam ao aperfeiçoamento de emprego em operações diversas, quero também parabeniza-los pela dedicação que todos os senhores tem com o nosso País brrasileiro diante de tanta bandalheira que vemos dos nossos¨irmãos¨politicos o nosso país é maravilhoso.enviem resposta. desdejá agradeço!