Para almirante, modernização da Marinha precisa de R$4 bi ao ano

0

ITAPEMIRIM, Espírito Santo (Reuters) – A Marinha precisa de quase 4 bilhões de reais por ano para se modernizar tanto na área de equipamentos quanto na de treinamento de pessoal, segundo avaliação do comandante de Operações Navais, almirante de Esquadra Álvaro Luiz Pinto.

“Só para se ter uma idéia, para a manutenção do status quo a Marinha precisa de 2,8 bilhões ano”, afirmou o militar a jornalistas que acompanharam manobras da Operação Atlântico, que simula a defesa da infra-estrutura do petróleo, na cidade capixaba de Itapemirim.

“Agora, para se atingir uma melhora na capacitação, na construção, na modernização, acredito que 1 bilhão de reais a mais por ano seja o ideal”, acrescentou.

O Orçamento da União para este ano prevê limite de gastos de 1,525 bilhão de reais para a Marinha, que tem atualmente cerca de 3 bilhões de reais contingenciados pelo governo. Esse montante é resultado de arrecadação de royalties pela exploração de petróleo que, por lei, deveriam ser destinados em parte a atividades da Marinha.

“Nós não podemos tratar os assuntos isoladamente”, disse o ministro da Defesa, Nelson Jobim, ao justificar o congelamento dos recursos. “Nós temos de tratar a questão a partir da necessidade do ajuste fiscal do país.”

Apesar de detectar a falta de recursos, o almirante afirmou que, nos últimos dois anos, o governo tem olhado o setor militar com outros olhos.

Jobim tem feito da nova Estratégia Nacional de Defesa, cujo anúncio estava previsto para o início do mês, mas agora deve ser feito só no final de outubro, um dos pilares de sua gestão à frente da pasta.

NOTA DO BLOG: Embora as últimas notícias sejam positivas, ainda não vimos nada de concreto acontecer. E quando se fala em dinheiro, que é o fator principal, já que navios de guerra não saem de graça, o MinDef afirmou “Nós temos de tratar a questão a partir da necessidade do ajuste fiscal do país”. Partindo-se dessa premissa, nada vai mudar tão cedo.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
LeoPaiva

Abrindo um parêntese no tópico, meus parabéns ao Galante, Nunão e Poggio, pela velocidade de postagem, chega a ser chato, rs rs, eu que sou lerdo, quando estou analisando as informações dos posts e as opiniões dos colegas, já chegam mais e mais posts com assuntos interessantes e diferentes, e agora com 3 blogs é que a coisa vai. Fico imaginando o trabalhão em colocar as matérias e ainda filtrar as mensagens.

Mais uma vez parabéns pelo trabalho.

Wilson Johann

“Tratar a questão a partir da necessidade do ajuste fiscal”…
É, alguma coisa ele tinha que dizer. Necessidades de defesa de uma nação não podem ser tratadas como uma questão de defesa, e sim de “ajuste fiscal”: ótimo Jobim. Tá do jeitinho que o Lula quer.
Vamos esperar prá ver que a próxima resposta…

E o plano, heim?

Abraços a todos.

Igor

Quer dizer que em vez de aumentar o orçamento aconteceu ao contrário?!
Este não é de 1,9bi, para ano que vem 1,5bi…?
Que decepção.

molleri

Digo mais uma vez: o papel aceita tudo, ou seja, de nada adiantam os factóides de “Novo Plano Estratégico”, planos mirabolantes de quatro novos sub de tecnologia francesa totalmente inédita no país e de duas novas Bases Navais se o orçamento não refletir isso.
Além do mais, soou estranho a divulgação da opção pelos sub franceses e ao mesmo tempo o Sarkosy anunciar apoio ao Brasil no CS da ONU, ou não?

gabriel

oq vc ta querendo dizer?

vc taquerendo dizer q ja tava tudo arrumado?

LUIZ BRAZIL (DT)

Ou seja: Mal foi anunciado e o plano já está fazendo água, senhores!
Triste conclusão: A máxima de Stanislav Shatalin nunca esteve tão atual. “Políticos medíocres costuram acordos medíocres e produzem países medíocres”

Almeida

Tá difícil aguentar essa ladainha!!!

Patriota

“Políticos medíocres costuram acordos medíocres e produzem países medíocres”… com vira-latas pseudo instruidos, MEDíOCRES!

João-Curitiba

Os ministros Jobim e Mangabeira estão num jogo de poquer. Eles ameaçam com apostas altas, mas na verdade ninguém sabe o que eles têm na mão.

henriquelobo

pessoal, nesse plano nao vai ser assinado um acordo com os franceses pra montarem uma base militar na amazonia e so poderem ser julgados pela justiça deles, me digam qual a diferença de ter norte-americanos ou franceses nao sao farinha do mesmo saco, a constituiçao brasileira nao diz q nao sera aceito força estrangeira em terrriiitorio brasileiro sob alegaçao alguma, o q os franceses querem aqui, questao de treina na amazonia eles ja treinam na guiana, e protege a floresta, eu quero ver um desse merde de los franceses matarem um brasileiro mesmo q for bandido, ou quererem me revista… Read more »

henriquelobo

lembrem-se q a maior vantagem do Brasil sobre qualquer força estangeira, é o seu tamanho, e distancia das grandes potências, apartir do momento q eles podem ter uma base aqui, o negocio fica dificil, eu sei q se um desses “capachos” vierem querer botar banca no meu país eu vo la pra amazonia mete tiro neles, igual os EUA e os Russos q cometiam crimes contra países nos quais eles tinham bases, num ligo muito pra americano sao o maior comercio e nos temos mais é q ter boas relaçoes, agora nao venham querer se meter aqui, pra quem defende… Read more »

Ricardo

4 bi por ano? ta até bem barato

RLobo

Acho que não precisa de mais recursos. Basta apenas a união via tesouro nacional bancar a folha do pessoal da ativa, inativos, pensionistas das forças…
O orçamento das forças não deveriam bancar este tipo de pagamento.
O governo federal não perdoou 15bi do estado mais rico da federação (São Paulo)?
Porque não poderiam bancar isto?
Do jeito que esta todo o orçamento vai apenas para pagar esta rubrica!
Será que eu estou viajando na maionese?

pablo

agora ja estao dizendo em bases francesas na Amazonia… daqui a pouco vao dizer que a Carla Bruni posara nua pra playboy brasileira(seria o primeiro a comprar)
98% do territorio da Guiana Francesa e constituida de floresta amazonica… vi um documentrio do exercito frances que esta baseado na Guiana… eles ja dominam a tatica de guerra em selva… nao ha o por que deles se instalarem na Amazonia…
no caso da Marinha, basta liberar os royallites que os problema se resolvem, SIMPLES…
no papel tudo fica bonito, interessante… mas quero ver e sair do papel…

Douglas

Agora vejam, metem o famoso ajuste fiscal no meio. Se isso fosse sério o governo não teria aumentado a despesa corrente em 27% nos últimos anos…. a MB paga o pato….
e o grave é que a despesa corrente muito elevada compromete qualquer plano de investimento de longo prazo.

LUIZ BRAZIL  (DT)

O Alte A L P, do CON, está coberto de razões. Não se pode contingenciar receita que, constitucionalmente, é devida à MB. Quanto ao ajuste fiscal a que se refere o Min da Defesa, bastaria por um “freio” nas emendas orçamentárias que os senhores parlamentares direcionam aos seus “quintais eleitorais” e tentar reduzir as fraudes, os desvios de verbas, os superfaturamentos em obras públicas e as “anistias graciosas” concedidas a Estados e Municípios, por conta do “toma lá da cá” das votações no Congresso.
Ou eu estou mentindo!

Eder

Nossos governantes parecem que estão “dormindo” ou não são “brasileiros”.
Os estrangeiros cada vez mais cobiçando nossa “amazônia”, querendo nossos “mares cheios de petróleo”, e o governo não quer aumentar as verbas das “Forças Armadas”.
Todos nós temos que mandar “e-mail”, fazer “abaixo-assinados” para o governo exigindo que ele tome providencias, pois pagamos impostos e nós não vamos querer ser escravos de estrangeiros igual os iraquianos, os afegãos e muitos outros povos ai…

Eder

Vamos agir povo Brasileiro…