Submarino nuclear brasileiro: cumpriremos o cronograma?

13

cronograma submarino

Recentemente foi divulgado pela mídia uma declaração do Comandante da Marinha, almirante Júlio Soares de Moura Neto, de que o primeiro submarino nuclear brasileiro (SNB) estará pronto até 2021. Porém, segundo estimativas do Poder Naval OnLine, este cronograma parece bastante otimista. Tal afirmação tem como base um cronograma extremamente razoável, que está dentro dos padrões mundiais de desenvolvimento e construção de novos projetos de submarinos convencionais (ver tabela acima).

Para um projeto de submarino nuclear totalmente nacional esse tempo seria maior (mesmo com auxílio francês), porque existem etapas de pesquisa básica que ainda não foram vencidas. Considerando o cronograma acima, se o estudo de exequibilidade fosse iniciado hoje (setembro de 2008), o submarino estaria realizando suas provas de mar em 2022. No entanto, destaca-se mais uma vez que este cronograma tem como base um projeto de submarino convencional (cuja simplificação é ainda maior).

Infelizmente a história da construção naval militar no país demonstra que, com raras exceções, os projetos nacionais não tiveram seu cronograma respeitado. Seria razoável afirmar que, caso o projeto realmente siga adiante e com bastante ímpeto, o mesmo leve cerca de 20 anos (por volta de 2029).

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marko Ramius

É por isso que não podemos esperar pelo submarino nuclear, nos limitando apenas a submarinos diesel-elétricos. Precisamos de sistema AIP nos nossos submarinos convencionais, antes que chegue o nuclear, se é que um dia ele vai chegar, porque não dá para confiar em nossos políticos. O Lula prometeu continuar com o Programa Nuclear da Marinha, mas e o próximo presidente? O governo FHC jogou uma pá de cal no submarino nuclear, 8 anos de paralização foram equivalentes à explosão do VLS da Aeronáutica, que matou os principais técnicos do programa espacial brasileiro. Quem garante que um próximo governo não fará… Read more »

edilson

tudo vai depender dos argumentos e da posição dos setores interessados.
se o discurso mudar cabe a argumentação e para isto é importante aproveitar o momento favorável para esclarecer a população e dar claros sinais das necessidades.
se a população estiver informada e sensibilizada a respeito do pleito, ninguém, nem mesmo o proximo presidente vai ter coragem de ir contra esta vontade.
porém se o interesse se restringir aos escritórios do almirantado e dos parlamentares envolvidos, podemos esperar que não durará a primeira retórica…

Marco

Isso tudo se não tiver também uma Comunidade Quilombola no caminho.

LEANDRO FURLAN

Eu até acredito que o primeiro submarino nuclear do Brasil esteja ao mar em 2021, porém, como foi ressaltado pelos colegas, não podemos jogar nossa defesa sobre uma unidade que ficará pronta somente daqui a 13 anos. O sistema AIP é de fundamental importância para a guerra submarina moderna. Seria como se comprássemos o F-X e não viesse com o caça os mísseis BVR. Se a Marinha mantiver a burra decisão de não incorporar o AIP nos submarinos brasileiros, teremos apenas barcos mais modernos que os atuais Tupi/Tikuna porém com o mesmo poder de fogo, o que não nos acresce… Read more »

LEANDRO FURLAN

e acho que, tanto o Poder Naval, quanto o Areamilitar, Defesa@net, etc, se não fizerem sua parte de expor o conhecimento militar e por em dúvida as decisões tomadas pela velha guarda das forças armadas, sempre teremos o equipamento novo mas não o mais eficáz. Falando sinceramente, eu posso não entender muito do vôo em si, das manobras, etc, mas já conversei com muitos pilotos de caça e vejo que a maioria sabe muito menos do que eu acerca de aviões de combate. Para a maioria, o Su-35 é o melhor caça do mundo, o que é simplesmente ridículo. A… Read more »

Marko Ramius

Pois é Leandro, o Su-35 é o segundo melhor caça do mundo, atrás do F-22. É que os pilotos de caça não costumam contar com os aviões americanos… mas é bom discutir isso lá no Poder Aéreo – http://www.aereo.jor.br
É que muitas vezes o militar dedica muito tempo aos seus afazeres do dia-a-dia e não sobra espaço nem paciência para se atualizar sobre o que acontece no mundo.
Tem piloto na FAB que reclama que fica mais tempo atrás da mesa cuidando de burocracia e de cerimonial militar, e muito pouco tempo voando.

Taer

Prezado Mauro acredito que o atual governo leve adiante o projeto do submarino nuclear e cumpra, dentro do posível, com o seu conograma, mas, se um novo governo for eleito no decorrer da execução do projeto? Esse é o nosso grande problema!
Sds.

RL

Taer.

Tá ai. Esse tb é o meu medo..

Sucessão presidencial que pode acarretar sucessão de projeto, sucessão de royalties, sucessão de verbas, sucessão disso, sucessão daquilo…etc…blá..blá;;..blá..e o resto todos nós já conhecemos.

Marcos

Então na hora de votar vamos votar em alguém comprometido com o programa em voga. Vamos discutir o assunto com nossos familiares e amigos.Existem dois grandes meios de comunicação, o boca a boca e a internet. Esse trabalho tem que começar logo.

Walderson

Caro amigo Leandro, sinceramente, respeito sua opinião, mas, a meu ver, vc está incorrendo no mesmo erro de alguns que aqui postam: falta de humildade. Não é possível aceitar o fato de não termos especialistas nas FAs. Muitos aqui tratam o assunto como se não tivéssemos pessoas que saibam muito sobre os assuntos aqui tratados. No post do Escorpéne foi falado que vários oficiais da nossa FORSUB analisaram os equipamentos AIP e acharam que não valiam à pena. Não consigo aceitar esse tipo de tratamento. O mesmo digo para a Força Aérea. O que muitos de nós aqui sabemos é… Read more »

Jorge Costi Knoll

– Estamos minados de matérias, onde países como Venezuela, Peru, Chile, Argentina, até o Paraguai, aqui na América do Sul, e Alemanha, Turquia, India, Paquistão, Cingapura, Grécia, até o pequenino Portugal em busca de novas aquisições para suas armadas, seus exércitos, suas forçar aéreas, enquanto nós o Brasil, só assiste de camarote os outros se modernizarem e se fortacelerem, até quando esta situação se pertuará, quando vemos nosso Exército, Força Aérea, meios flutuantes da Marinha Brasileiro desuatualizados, e/ou parados ou fora de operações por falta de verbas para aquisições de peças sobresalentes, ou fora de atividade por necessitarem de serem… Read more »

emilly

queria saber como era um submarino da marinha deve ser bem extraordinário!!!!

Dalton

Emilly…

se um dia for ao Rio de Janeiro, visite o submarino museu Riachuelo
que vc terah uma ideia.

sds