Orçamento da MB será de R$ 2,7 bilhões em 2009

17

Esquadra-Brasileira

O orçamento da Marinha de Guerra do Brasil poderá alcançar R$ 2,7 bilhões em 2009. O anúncio abre perspectivas para a renovação de equipamentos da Força Naval. “Antes o orçamento destinava-se apenas ao custeio. Hoje já prevê investimentos”, diz o contra-almirante Antonio Carlos Frade Carneiro, coordenador do Programa de Reaparelhamento da Marinha. O País tem 8.500 quilômetros de litoral para defender, além da exploração de petróleo do pré-sal, em pontos situados a até 300 quilômetros da costa.

Fonte: Gazeta Mercantil

NOTA DO BLOG: Já que um dos nossos leitores comentou, como comparação, o orçamento de toda a Marinha do Brasil para 2009, seria suficiente apenas para comprar um único destróier da classe “Arleigh Burke” da US Navy.
Por isso, as novas fragatas que a MB pretende adquirir, que custam a metade do preço do navio americano, terão de ser obtidas com financiamento externo.

NOTA NO BLOG 2:
Esta é um contorno inicial do orçamento de 2009. O mesmo ainda deve ser analisado e votado pelo Legislativo. Lembremos que o Orçamento de 2008 somente foi aprovado em março deste ano (três meses de atraso) .

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Igor

Se (para variar) chegar a 2,7 bi haverá uma melhora (1,9 para 2,7), mas ainda esta longe de ser o suficiente. Vamos torcer para não contingenciarem.

RL

Com tanto dinheiro assim disponível, agora vai hein..

Uh la la.

Marko Ramius

Colocando esse dinheiro em dólares, só dá pra comprar um destróier da classe “Arleigh Burke”.
É uma vergonha…

Marko Ramius

Ou seja: o orçamento de toda a Marinha do Brasil, para um ano, não é suficiente para comprar um único destróier da US Navy.

RODRIGO

Não adianta aumentarem se no final fica tudo contingenciado…..!

pablo

isso seria sem os royallites ou com eles ???

Julio

Rodrigo, vc está totalmetne correto…esse ano as FAs já estão na penuria diante do contingenciamento…podemos ter certeza que em 2009 também haverá…uma coisa é anunciar a outra é efetivamente liberar.

edilson

que legal…e quanto vai ser o orçamento dos bancos do Proer II para cobrir a farra do tio san e de sua magestade???

Walderson

Pessoal,

o orçamento para o ano que vem, parece-me que ainda não foi aprovado. Se isso for verdade, ainda não temos nada para 2009.

Sds.

LEANDRO FURLAN

Vamos encomendar 6 fragatas com uma tonelagem um pouco maior que as da Classe Niterói. Apenas 6, exatamente para substituir as em operação. O país precisa de no mínimo 12 escoltas desse porte modernas. Isso sim é uma vergonha, e não o preço de um Arleigh Burke. Você não pode comparar nada ao orçamento militar dos EUA. Aquele país vive da venda de armas e de pesquisas no assunto. Para se ter uma idéia, a US Navy normalmente opera com 11 porta-aviões nucleares com mais de 100.000 toneladas cada (sem contar os não-nucleares dos MARINES), cada um com 75 aeronaves… Read more »

Vassily Zaitsev

Guilherme,

Na hora da votação, corta-se daqui, dali, de todo canto, até sobrar o suficiente para um cafézinho.

E ainda querendo operar KDX???? FREEM?????? Fala sério, com essa verba, ou o que for aprovado, não dá para manter uma Marinha de Guerra moderna não.

E aquele eixo, nunca vai chegar? Onde ele está sendo re-alinhado??

McNamara

É isso aí Vassily, o eixo do São Paulo deve estar sendo alinhado num torneiro do subúrbio,à mão, só nos fins de semana… talvez no Realengo… É Devagar…é devagar… é devagar, é devagar, devagarinho…
E agora com as Bolsas de Valores em crise, já virão cortes por´aí…
O dólar com essa subidinha, já aumentou em quanto os subs Scorpéne???

Wilson Johann

É mesmo, pessoal! Não se tem o que dizer, 2,7 bilhões é uma ninharia diante de tantos outros gastos supérfluos que tem por aí. Quando é que os nossos governantes vão pensar seriamente em defesa, e que ninguém diga que não há dinheiro, por que prá tudo o mais eles dão um jeito. Me bate um desespero quando vejo eles liberando 16 bi para “bolsa isso”, 22 bi para “bolsa aquilo”, e na hora de sobrar uns 7 ou 8 bi (que seria o mínimo) para a marinha, mais uns 5 ou 6 bi para a força aérea e outro… Read more »

João-Curitiba

As milhares de ONGs recebem muito mais que isso por ano. E a gente sabe que a maioria delas é só fachada….

Wilson Johann

Concordo também, João.

Saudações!!!

Nelson Lima

Com toda essa crise bancária, o financiamento externo vai ficar mais difícil e caro. Economia de palito por parte do governo.

Almir

Gostaria de saber quanto seria nescessário de dinheiro, para investir na marinha brasileira, para que toda a nossa frota sofresse uma grande modernização para poder patrulhar todo o litoral brasieleiro. Abraços