Financiamento para a base naval e o estaleiro ainda não foi fechado

0

No caso dos submarinos (classe Scorpène), um dos nós a desatar nesta viagem do ministro Nelson Jobim é o financiamento da base naval e o estaleiro. A Coface (Compagnie Française D’assurance pour le Commerce Exterieur) financia 70% das compras de helicópteros e submarinos – assim como os caças, se o Rafale vier a ser o escolhido –, mas não a infraestrutura naval (base e estaleiro). Como o BNP Paribas é o agente financeiro da operação, o governo brasileiro vai discutir o assunto com a Coface e com o banco.

Os dois empréstimos, para a compra dos submarinos e dos helicópteros, têm custo estimado em R$ 23 bilhões (8,8 bilhões de euros) – em torno de 2 bilhões de euros para os Cougar e 6,8 bilhões para os submarinos. A plataforma naval, no litoral fluminense, custaria outro bilhão de euros, mas ainda está com o financiamento em negociação.

FONTE: Jornal de Brasília, via sinopse diária

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

[…] hoje para a França. Pretende fechar o acordo de compra de 51 helicópteros pesados Cougar EC-725, quatro submarinos convencionais e os contratos para a construção do casco de um submarino de propu… No dia 14, participa das comemorações da Queda da Bastilha (1789), início da Revolução […]