Guerreiro 07

No dia 12 de outubro, foi aberta ao público para visitação permanente, a aeronave SH-3A N-3007 (Guerreiro 07), que ficará em exposição em um local de grande visibilidade na Casa do Marinheiro.
Após uma vida operativa coroada de pleno sucesso, foi reservado a esta aeronave seu período de justo descanso, servindo agora como mais um memorial, junto com as aeronaves N-3009 e N-3018, todas oriundas de um dos mais perfeitos projetos aeronáuticos já produzidos pelo homem.
Em mais de trinta anos de serviço apoiou, entre outras missões, as Operações Anti-Submarino efetuadas pela Esquadra, sendo o maior pesadelo dos submarinos nos exercícios realizados.
Devido às dimensões da aeronave, foi fundamental o bom planejamento realizado pela equipe da Casa do Marinheiro que, juntamente com os militares do Esquadrão HS-1, transportaram e a montaram a aeronave no local de exposição, permitindo que ela fosse inaugurada em tempo recorde.
A toda equipe e ao “Esquadrão Guerreiro”, BRAVO ZULU por mais uma missão cumprida!

Guerreiro 07

Fonte e fotos: ComForAerNav.

NOTA DO BLOG: As outras duas aeronaves SH-3B  que já  se encontram em exposição para visitação pública são:

SH-3B N-3009:  Pça. Almte. Protógenes Guimarães em São Pedro da Aldeia/RJ

Guerreiro 09 em S. P da Aldeia.

SH-3B N-3018: Espaço Cultural da Marinha no Rio de Janeiro/RJ

Guerreiro 18 em apresentação na BAeNSPA.

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Cinquini

Olha dá té um aperto no coração! Eu sou relativamente novo, tenho 29 anos, mas jamais me esqueço de quando vi essa máquina voando! De fato é um clássico, pena que já se vai 🙁

Marcos

Nenhum irá para o Museu Aeroespacial?

ca

mas os SH3B oriundos da USNavy não tem marcações em preto(o número 3018 e MARINHA). O 3018 está sendo indicado como SH3B mas tem marcações brancas!

Vinicius Modolo

eu vou semana que vem no Rio e vou visitar o guerreiro que está no museu da marinha…e o riachuelo…

Meu primeiro Guerreiro foi o 10 que vi em Ribeirão Preto em 2001…muito bonito!

Batman

Isso é que é aeronave de verdade.

Pena que até os bons tenham que se aposentar, mas é a vida…

“So much to do with so little time”

Nunão

Vinicius, Pena que o Bauru, no Espaço Cultural da Marinha, está em reparos. Todas as vezes que fui lá visitei o Bauru, não me canso disso. Mas o Riachuelo vale uma visita também, é um belo submarino. O Laurindo Pitta parece que está operando normalmente, e o passeio pela baía da Guanabara, passando perto dos fortes e também junto ao AMRJ, onde se pode ver os navios em manutenção, vale bem a pena. E tem a exposição sobre a Primeira Guerra Mundial no próprio navio, que é de 1910. Se gostar de canhões, não deixe de ir ao Forte de… Read more »

Guilherme Wiltgen

Ciquini, Quem já viu o Sea King voando, sabe do que você está falando! Tive mais uma vez a oportunidade de apreciá-lo durante os 92 anos da ANB. Marcos, o SH-3A/B provavelmente irão, mas só quando forem retirados definitivamente do serviço ativo da MB. CA, bem observado, pois uma das formas de se diferenciar visualmente os Alfa dos Bravo é o esquema de cor. SH-3A em branco e B em preto. A identidade visual do SH-3 do espaço cultural está associada ao Alfa, mas pode-se observar pelo formato do flutuador do trem de pouso dianteiro do N-3018 que é da… Read more »

[…] Mais um Guerreiro se aposenta […]