José Meirelles Passos

vinheta-clipping-naval Quando a IV Frota Naval dos Estados Unidos, desativada em 1950, foi restabelecida subitamente em meados do ano passado, com a missão de monitorar o litoral de toda a América Latina, vários países da região – em especial Brasil, Argentina, Bolívia e Venezuela – manifestaram desconfiança e suspeitas. Agora, 14 meses mais tarde, voltou a surgir com mais frequência entre os brasileiros – em especial devido ao início da exploração de gigantescas reservas de petróleo descobertas no fundo do oceano – o receio de que, em algum momento, aquela força poderia ser utilizada pelos EUA para se apossar dessa riqueza.

Tal cenário seria um absurdo, segundo o contra-almirante Victor G. Guillory, 54 anos, que há três meses assumiu a chefia das Forças Navais do Comando Sul e também o comando da IV Frota Naval:

– Embora eu creia que já tenhamos explicado isso várias vezes, acho que essa suspeita jamais será completamente afastada através de uma reunião ou de uma entrevista. Vai demorar um pouco. E, como o novo comandante, estou preparado para dedicar todo o tempo necessário para desfazer as suspeitas toda vez que me perguntarem a respeito – disse Guillory em entrevista exclusiva ao GLOBO sexta-feira passada, ao fim de uma visita de cinco dias ao Brasil.

Na patente, diretor de guerra de superfície

O problema é que a própria ficha profissional de Guillory reforça as teses conspiratórias. Antes de assumir a frota, ele trabalhou três anos em Washington como diretor de guerra de superfície, da Marinha, com a responsabilidade de cuidar das necessidades para combates navais e recursos materiais para todos os navios de guerra e sistemas de combate dos EUA.

– Eu continuo sendo um oficial de guerra de superfície, mas estou muito grato aos meus superiores pelo fato de terem me nomeado para esse novo trabalho que inclui missões humanitárias, e considerar o que temos em comum com nossos parceiros na região, além de melhorar a parceria com os países com os quais enfrentamos ameaças em comum – disse o contra-almirante.

De acordo com a Estratégia Cooperativa para a Força Naval do Século XXI, dos EUA, a sua Marinha enfrenta “muitos desafios na capacidade de exercitar o controle dos mares. Talvez nenhum deles seja tão significativo quanto o crescente número de nações operando submarinos, tanto convencionais quanto a propulsão nuclear”, diz um trecho. Mais adiante ela registra um alerta significativo: “Nós devemos ter a capacidade de impor controle local do mar onde quer que seja necessário, idealmente com a concordância de amigos e aliados, mas por nossa própria conta, se formos obrigados a isso.”

No entanto, no espírito de afastar suspeitas e desconfianças, Guillory insistiu em repetir um conceito utilizado pela chefia das forças navais do Comando Sul, baseado na Flórida, desde a reativação da IV Frota, 14 meses atrás:

– Eu não tenho navio algum designado permanentemente a nós. E tampouco disponho de aviões ou submarinos permanentes. Conto apenas com um grupo de aproximadamente 140 homens e mulheres.

Tal situação, no entanto, engloba um segundo conceito: o de que a IV Frota pode, a qualquer momento, requisitar quaisquer tipos de embarcações que achar necessárias para uma determinada missão – reconheceu Guillory, ponderando a seguir:

– Eu posso obter os navios adequados (a uma determinada situação). Para outras frotas talvez seja mais apropriado o uso de um porta-aviões. Mas acredito que os tipos de desafios que enfrentamos juntos aqui na região demandem outro tipo de embarcações – disse ele, citando como exemplo os navios-hospitais que têm atendido à população mais pobre na América Central, e embarcações de pequeno porte que têm sido utilizadas para conter o tráfico de cocaína através do Caribe.

O narcotráfico, segundo Guillory, é hoje a maior preocupação da Marinha americana na região. Por isso, durante a sua viagem ao Brasil – o único país até agora visitado por ele – conversou com os oficiais locais sobre a necessidade de os países da região abraçarem o conceito de “consciência de domínio marítimo” que, segundo Guillory, se tornou uma alta prioridade para os EUA.

Visita às instalações da Marinha brasileira

Semana que vem em Newport, estado de Rhode Island, haverá um simpósio específico sobre isso. O almirante Julio Soares de Moura Neto, comandante da Marinha do Brasil, estará presente, segundo Guillory:

– Vamos tratar de ampliar a nossa capacidade de monitorar o tráfego de navios em nossa região, atentos à atividades suspeitas. Notar, por exemplo, embarcações pescando em áreas onde não há peixes; ou transitando onde normalmente não é rota de embarcações. Captando, enfim, sinais de navios realizando operações ilícitas – disse ele.

Guillory contou ter vindo ao Brasil por recomendação de vários de seus superiores, que lhe disseram que além de oferecer uma visão clara sobre a Marinha nacional, o governo brasileiro lhe ofereceria perspectivas sobre a região.

– Apreciamos nossa tremenda comunicação com a Marinha brasileira, que foi generosa em nos dar a oportunidade de visitar as suas instalações – disse ele, acrescentando, de forma a mostrar que não existem desconfianças, que também teve acesso aos planos de defesa do Brasil.

FONTE: O Globo

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Jonas Rafael

Calma, gente. O que eles devem ter tomado conhecimento são as diretrizes básicas de ação para os próximos anos. Ninguém na Marinha é trouxa (eu presumo) de liberar geral pros caras.
Mas por via das dúvidas que a MB instale câmeras de segurança filmando 24 horas por dia as instalações de Aramar e da nova base de submarinos à distância, pro caso de “um raio” cair nelas como caiu no VLS de Alcântara, podermos ter certeza de que foi isso mesmo, uma força da natureza…

Christiano

Ele só estão defendendo os interesses deles,o Brasil deixou nossas FFAA chegar num ponto que são necessários uns vinte anos pra recuperar o tempo perdido.

Leo

Os americanos são gente boa. Por isso é que eles inventaram aquela estória de ‘armas de destruição em massa’ só para invadir o Iraque. Mas uma coisa eu tenho certeza: não vai faltar “traíra” quando acontecer alguma escaramuça contra os EUA.

Eles são tão bonzinhos… Vamos comprar os Hornet deles… Não , não vamos deixar a 4ª Frota tomar conta da nossa costa, melhor ainda, vamos ser mais radicais que a Colômbia e oferecer 10 bases na Amazônia e três no Rio de Janeiro para combater o narcotráfico !!! O que seria de nós sem os EUA !!!

Avião sem Asa

“e que eles tiveram acesso aos planos de defesa da marinha do Brasil.”

que bom! agora eles vão saber exatamente os pontos fracos e os pontos fracos das nossas defesas.

Fraco duas vezes já que sem grana. não temos equipamento para nos defender

josemar silva dos santos

O povo que segue o mst e somente massa de manobra para para politicos e setores da igreja católica que sonham ainda, implantar aqui a mesma coisa que fizeram no mexico, e colombia, e se não barrarmos estes politicos, empresarios,pastorais da terra, etc. que tanto prejudicam a nação ja estamos derrotados.temos que fazer alguma coisa urgente senão não haverá futuro pra ninguem. no dia que os americanos conseguirem uma vacina contra a malária ai vamos ver o que e bom pra tosse.quanto a marinha está assim porque o comando ao longo do tempo negligenciou, não tiveram visão de futuro e… Read more »

rodrigo aVelar

a gente só aguenta 6 diAS de ComBate contra os Argentinos?
é uma Vergonha…

Norberto Pontes

sei sei… eles vêm visitar a Marinha aqui pra quê?
para constatar que se no caso de um lance desse, eles teriam uma infinidade de meios de se apossar sem tão grande resistência?
caim fora de nnossa litoral policiais do mundo…

marujo

É isso aí, amigos Norberto e Cor Tau. Você tem razão.

mestre

Concordo com o João Curitiba e o Samuel Henrique. Nossos maiores inimigos já estão dentro do país e o principal é o funcionário público corrupto, seguido pelo político corrupto. Já o pessoal do MST não são inimigos não. Não sou de esquerda, mas mudei minhas convicções em relação aos integrantes do MST. São em grande parte pessoas humildes que, como todo brasileiro, têm ambições e essas ambições resumem-se em ter um local para residir, produzir e prosperar, conseguindo com isso garantir um futuro melhor para seus filhos. Acontece que, como em todo meio, tem gente ruim misturada, mas são poucos.… Read more »

Carpe

A Marinha do Brasil para ser respeitada, ela tinha que ter pelo menos dois Sub Nuc, com os brinquedinhos Nuclear, ai sim a 4ª frota ia passar longe das costa do Brasil, porque eles mantém distancia da Coreia do Norte e do Irã??? Os brinquedinhos fazem a diferença.

C

Afora IVFrota, SB-N, F18… (OFF-TOPIC)
Comentário social: Almirante negão, e em cargo de relações públicas com nós, os cucarachos..

Grande evolução (além do PRESREP, é claro) p/um país que até “ontem” era segregacionista

Lourenco

As discussões sobre a IV Frota não têm sentido militar. Os USA são capazes de juntar, a qualquer momento, uma Força superior a qualquer país e a toda a América do Sul junta. Força com poder de projeção em terra, arrazadora( mesmo com a proteção do Hugo Chavez). A criação da IV frota visa, a meu ver, empenhar as Marinhas no combate ao narcotràfico, assunto recorrente, com desdobramentos; a ex. nesse mister não há necessidade de submarinos! Em outras palavras, quanto mais discutirmos a IV frota, mais visibilidade POLITICA ela terá, ou seja, se mudarmos de assunto, ela “desvanecerá”. Quanto… Read more »

Parthenon

Tambem Concordo com o João Curitiba (3), eu tenho medo é dos tranquilos que só querem ajudar (ONGs) e dos loucos comunistas (MST), que atuam dentro do nosso país.

Cap Gancho

Cap Gancho

Caro Dunga

Obs:A Nossa MB duraria de 3 a 5 horas em combate com a US NAVY;se
eles respeitarem a sagrada 1 hora de ALMOÇO.

Ninja

Para os que acreditam que é o Presidente dos EUA que decide a política externa agressiva de plantação de Bases Militares presentes em mais de 40 países,e é por vontade dele a decisão de Invadir e Ocupar países e Dizimar povos. ESTÁ EQUIVOCADO!

lEIA NO SITE ABAIXO,QUEM SÃO OS SENHORES DAS GUERRAS:

http://www.antoniocarlosdelys.com.br/2743.html

Baschera

Só aguentamos 6 dias de combate contra a ARA….
Mas é claro, tá certo….. o que não disseram é que eles aguentam apenas 2 dias…. procurem se informar melhor sobre as dificuldades deles…… aí verão que a MB está no paraíso, em comparação.

Sds.

Dunga

Segundo estudos de organizações internacionais sobre guerra, a nossa MB duraria seis dias em combate com a Armada Argentina e tres a cinco horas em combate com a US NAVY.
Quem é do ramo ja sabia? Não precisa nem explicar!!!

Cor Tau

Quando capaz………Finja ser incapaz….Quando pronto….Finja despreparado…….Quando próximo….Finja estar longe….Quando longe……..Façam acreditar que está próximo….Qualquer operação militar tem na dissimulação sua qualidade básica…………
Convicções são inimigos mais perigosos da verdade do que mentiras…..Quanto maior a força tanto mais perigoso o abuso…………..Ou você tem uma estratégia própria ou então é parte da estratégia de alguém……..

Patriota

Independentemente de haver ou não ações da IV Frota nos mares da AL
o Brasil deve dispor de meios para garantir nossa soberania , em minha opinião as chances de uma ação militar norte americana contra o Brasil são remotas, porem evidentemente devemos ter forças armadas bem equipadas e prontas para desempenhar sua missão na defesa dos interesses de nossa nação.

RADAR

aew felipe cps

vc viu o vídeo da palestra do brigadeiro….pow americano é lixo, a diferença é que eles incentivam a pesquisa e bancam os inventos e experimentos militares com boa parte do seu PIB, td isso previsto por lei…se houver seriedade de governo aki no Brasil, poderiamos ser potência militar, e deixar de adquirir “porcarias usadas” americanas, e deixar de sermos os pedintes, esmolando tecnologia que pode ser desenvolvida…EINSTEIN não era americano, assim como muitos que desenvolvem projetos por lá…deixemos de ser coitadinhos e PROVINCIANOS…e puxa saco deles

pra frente BRASIL!

weiss

As declarações do comandante americano me tranquilizaram. É com alegria que vejo que os Estados Unidos estão preocupados com nossa segurança e bem estar. Só não entendi direito como a IV Frota vai cuidar do nosso mar e fazer todas as boas ações prometidas pelo simpático comandante se não tem nenhum navio!
Gostaria muito de saber o que o americano achou dos nossos planos de defesa, ele gostou?

Samuel Henrique

Boa noite! Acho pouco pratico este tipo de receio! Se for da vontade do governo amerinaco, não será uma quarta frota, real ou não, que os impedira de impor seu poderio belico contra qualquer Pais nesta região! Temos que nos preocupar com o que é possivel para nós! Acho muito dificil, após a invasão do iraque, eles justificarem qualquer ação ofensiva em nosso continente. Nossos meios militares deveriam se preocupar com os Hugos Chaves da vida. Estes sim, uma real ameaça ao nosso pais! Devemos sim, no preparar para qualquer tipo de cenario, mas seria mais util gastar nossa “saliva”… Read more »

Cap Gancho

…O Cmdt da IV Frota(Pronta para a rapina do Pré-Sal)e que foi Ex-Diretor de guerra de superfície da Marinha dos EUA; também teve acesso aos Planos de Defesa do Brasil.

Só Falta Os Cmdts Americanos das 7 Bases Colombianas(Que serão usadas para Invadir e Ocupar o Brasil)participarem das manobras e Planos de Defesas da Amazônia.

É OU NÃO É, PIADA DE SALÃO !?

LeoPaiva

Também acho bobagem preocupações com qualquer das frotas americanas, chega até a ser um pouco engraçado. Entretanto, em relação ao famoso risco de boicote tecnológico, este é uma realidade, e não é de agora. Penso até que faz parte da cultura americana boicotar, não só o Brasil, mas qualquer país que tente desenvolver algo que eles achem que irá contra a segurança nacional deles, ou simplesmente por domínio de mercado. E não é um boicote tácito, ou declarado verbalmente, eles mandam por escrito mesmo, e no texto diz assim: “ Não atendemos a solicitação pois ESSA TECNOLOGIA EXCEDE A CAPACIDADE… Read more »

LeoPaiva

Ops,

Falei dessa palestra aqui e não vi que já havia um post sobre ela lá no Aéreo.

Sds.

luis

LEGAL a opiniao do comandante da 4 frota, mas quem toma decisão é o presidente…e nao ele

abraço

Felipe Cps

Ai ai ai…

Sem comentários…

Esdras

Pessoal pensem bem, se os EUA tivessem interessados em petroleo, eles iriam invadir a Venezuela ao invés do Brasil. Porque além de eles terem muito mais petroleo, os EUA teriam mais desculpas e justificativas para fazer isso.

JP

Em relação a iv frota:

“Nós devemos ter a capacidade de impor controle local do mar onde quer que seja necessário, idealmente com a concordância de amigos e aliados, mas por nossa própria conta, se formos obrigados a isso.”

Depois o F-18 SH perde pontos no campo político e carinha reclama.

[]´s

João Curitiba

Porisso precisamos do nosso Sub Nuc. Para negar o uso do NOSSO mar a quem quer que seja. Mesmo assim não devemos nos preocupar com a IV Frota. Nosso inimigo declarado está dentro do País, constituído de um grupo formado pelos criminosos diversos, MST e associados, políticos corruptos, empresários corruptores, funcionários públicos corruptos e população sem patriotissmo.

Baschera

Cuidado….. americanos comem criançinhas no jantar, especialmente marujos……pelo amor de DEUS….. até mesmo um velho jedi como eu já encheu o saco com estas histórinhas de americanos maus!!!

Sds.

Mahan

É falta de assunto ?

doodle

concordo em parte com o João Curitiba pq o Brasil necessita do subnuc,para proteger nosso mar.
JP ,na minha opinião, o que vc colocou foi um pouco precipitado ,pq o que o contra-almirante Victor G. Guillory disse, foi que a marinha norte-americana tem que estar pronta para atuar em qualquer lugar do mundo por conta propria.
sobre o F-18SH acho q nao perde pontos no f-x2,pq como o proprio contra-almirante Victor G. Guillory disse,eles(marinha norte americana)apreciam a comunicação com a Marinha brasileira,e que eles tiveram acesso aos planos de defesa da marinha do Brasil.

catraca

Não, é LOBBY mesmo.

COMANDANTE MELK

Sou obrigado a rir…hehehehe(Sorriso amarelo).

Toda ação tem uma reação, sub-nuclear e coisa e tal…é claro que haveria uma reação do lado de lá…(Acho que para alguns, falando assim, da até vontade de cantarem: “Eu não sou daqui, sou do lado de lá, sou da terra do tio sam onde canta as agui-as´´!!…hehehe).

Abraço a todos.