atv

Clicando no infográfico acima pode-se ver uma concepção do ATV (Advanced Technology Vessel), o submarino nuclear que está sendo desenvolvido pela Índia. Observar que nessa concepção, o design do ATV tem um pod de sonar sobre o leme, parecido com o “Akula-II” russo, diferentemente do que foi anteriormente divulgado.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Almeida

Guilheme, to sabendo, mas vc acha q estas provas vao levar pouco tempo? Lembrando q eh o primeiro projeto nuclear deles, q eh o primeiro da classe, q tem provas de armas, eventuais acertos no projeto, etc…

Pode por mais uns 3 ou 4 anos antes dele estar 100% operacional.

Vassily Zaitsev

Almeida,

3 ou 4 anos ainda pela frente, com a quase total certeza de que esse sub será bem mais ruidoso que os concorrentes, que já estão em operação mundo afora. O mesmo pode-se dizer do SSN brasileiro, por ser o 1º à ser desenvolvido, vai ter muitos problemas operacionais. Não que eu esteja “gourando” o dito cujo, pelo contrário, quero mais é que dê certo, pois é com nosso suado dinheiro que se planeja construí-lo.

abraços.

ARCANJO

Os indianos parece que estão no caminho do bom senso.

Puseram os franceses para correr depois do fiasco do SCORPENE e da tal “transferência de tecnologia” que, depois de 3 anos, não foi fielmente cumprida, vai comprar submarinos alemães para recompletar a frota e partiu para seu próprio projeto.

Parece que o projeto tem coisas russas mas o importante é que os indianos estão com um projeto estratégico consciente.

Quem sabe um dia a gente chegue lá?

Guilherme Poggio

Almeida,

O ATV realizará provas de mar no ano que vem
http://www.naval.com.br/blog/?p=43
O Blog acompanha o desenvolvimento deste projeto e estaremos divulgando maiores informações sobre ele em 2009.

Almeida

Achei a popa um pouco exagerada. Eles querem carregar q tipo de sonar naquela nacele? A quantos Km de distancia do submarino? 😛

Notar o inicio do desenvolvimento, tem mais de 40 anos e esta longe de estar operacional. So nos brasileiros mesmo para acreditarmos q em 2020 teremos um sub nuclear…

Wolfpack

Volto a dizer que o Brasil ganharia mais em tecnologia e conhecimento se participasse de projetos com países com a mesma visão de desenvolvimento e estágio tecnológico, como África do Sul, Israel, Ucrania, India etc. do que com países detentores de uma tecnologia já madura como as dos mísseis balísticos e submarinos nucleares. Neste último caso os interesses do lado mais forte é somente comercial, lucro, e a não transferência de tecnologias ditas de sensíveis, classificadas. Além doque deixa um ou outro grande de bico devido a escolha, como deverá acontecer com França e Alemanha no caso dos submarinos e… Read more »

RL

Eu sou a favor sim do SBN e ainda defendo o Brasil em firmar acordos com os dois paises, Alemanha e França. Um manteria todo o processo de fabricação dos subs nacioanis agregando maiores valores profissionais na área. Outro permitiria um conhecimento a ser alcançado, o de desenvolvimento de cascos etc.

Ah, gente. Antes de me criticar, poxa, deixem eu sonhar…afinal é permitido né?..ehehe.

[…] ATV: o submarino nuclear indiano […]