f18mb2.jpg

Alguns defendem que o substituto do A-4 Skyhawk na MB seja o F-18A/C Hornet, comprado dos excedentes da US Navy. Nas fotomontagens feitas pelo Marcfighters, o Hornet nas cores da Aviação Naval brasileira (clicar sobre as imagens para ampliar).

f18mb1.jpg

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

69 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Douglas

Se não é pra modernizar os AF-1, então pra que compramos os 24 sucatinhas?
Pra mante-los estocados?
Só um ou dois voaram no São Paulo. A MB está à deriva. Sobre o sonho aí em cima, imagine nós recebermos 40 celulas de f-18 com eletrônica modernizada pela Elbit e mísseis Derby Israelenses….. Delírio, delírio….. Vou na farmácia comprar uma caixa de Valium. Abraço

C.Queiroz

Continuando: Estes poderiam ser os F/A-18A-B pois foram menos sacrificados em operações embarcadas, quanto a parte eletrônica isto seria fácil de se atualizar para um padrão próximo as ultimas versões F/A-18 C-D com as tecnologias disponiveis hoje no mercado(poderia-se modernizá-los posteriormente com avionicos da Elbit/Aeroeletronica por exemplo), sendo somente dificultado a troca dos motores por outros mais potentes, mas isto é desnecessário.

C.Queiroz

Caros colegas, não seria mais lógico e menos despendioso a aquisição de algumas células deste caça, ao invés de se investir em modernização de uma célula com restrições em vários aspectos ?? Lógico que se a opção pelo caça temporário da FAB(pré-PAK) for o Rafale isto inviabiliazaria esta opção.

Rodrigo

Li num forum que os VF1 nao serão modernizados, e que seriam adqueridos outros meios, alguem sabe algo sobre este assunto?
Achei estranho tb., pois pelo que eu sei a embraer ja teria feito estudos sobre a modernização dos A4… a unica coisa que eu acho estranho é a demora pra anunciarem algo, pode ate ser verdade, mas nao sei.
Talvez noticias nos surpreendao em breve…

Nunão

Coisa linda de se ver.

Tenho um desses na minha estante, escala 1:48, com as cores do VF-1.

Como já escrevi outra vez, por questões de espaço e coincidências do destino esse meu Hornet acabou ficando ao lado das minhas NCC Enterprise A, B e D, na prateleira de ficção científica.

Douglas

Parece que confirmaram para 30 de junho o anúncio da instalação da fábrica do Super Cougar no Brasil. Resta saber quantos irão pras FA. Pelo menos uns 60 seria bom.

Douglas

O Super Cougar, se for o modelo 725, é comparável ao Merlin EH 101. Mas só tem a França como cliente, isso pode ser um problema de custo, os anos passam e fica caro repor e manter um helicotero que nao foi produzido em larga escala. A Helibras tem que partir com agressividade no mercado e tentar vende-lo ao redor do mundo. Agora, se for o modelo da série 5, então é velharia mesmo. Mauro, 50 é pouco, tem que ser comerciante. As FA deveriam pedir 100, o governo chia e reduz pra 70/60. Se começar prevendo 50, é capaz… Read more »

Douglas

Não sou negativista, torço. Mas com base no passado, fiquei cético.

Douglas

Bom mais uma vez fica a pergunta: Por que os franceses não conseguem vender o 725??? Parece o Rafale, muito bom muito bom, mas perde todas as licitações ao redor do mundo…. Uma coisa sobre o Rafale é certa.. Não tem capacidade supercruise, como o Typhon, o F-22 e a nova versão do Sukoi.

Douglas

O 1º/14º GAV foi deslocado a Anápolis onde está testando as táticas preparadas para serem usadas no exercício Red Flag. Segundo informações obtidas com exclusividade, o Esquadrão Pampa parte no dia 12 de julho para Boa Vista – RR e no dia seguinte parte para os Estado Unidos. Essa é segunda participação brasileira no mais importante exercício aeronáutico do mundo. A evolução dos Caças F5 para sua configuração EM/FM transformou as então obsoletas aeronaves em autênticas máquinas de combate, capazes de fazer frente a qualquer tipo de ameaça regional. O que foi demonstrado com a participação do Esquadrão Pampa na… Read more »

Douglas

A noticia ai de cima saiu no Defesa NET.

Douglas

A última frase é minha…. rsrsrsrs

Douglas

É o cougar 725 que será montado aqui?

Douglas

Mauro, se vier o Rafale em número decente, uns 80 pelo menos, para substituição dos F-5, mirage 2000 e AMX, com ganhos de custo na manutenção pois teriamos um multifuncional para superioridade aérea com capacidade secundaria de bombardeio, tudo OK, mas devemos iniciar uma discussão sobre os motores. A europa e EUA têm hoje FAe com capacidade supercruise, coisa que a França não conseguiu desenvolver. Agora se vier uns 12/20 ai é melhor lamber o beiço. abraço

Smedley D. Butler

Aviãozinho rende……..:-)

Barquinho que é bom…:-P

Excel

Excelente escolha pois trata-se de um avião exaustivamente testado e aprimorado pelos EUA.
Melhor do que ele seria o F-35, mas como este avião não está disponível no momento ….
O Brasil não pode dormir no ponto sabendo que países como a Venezuela estão se modernizando em relação ao Brasil.
A reação letárgica de Lula em relação a esta situação o faz cúmplice de qualquer ataque ou dificuldade que o Brasil possa enfrentar no futuro por esse país. O Chaves é louco mas Lula é burro. Não sei quem é pior ou melhor para o Brasil.

Pedro Rocha

Olá senhores! O título do tópico foi muito bem escolhido! Realmente sonhar não custa nada, porem sonhar com as versões Alfa e Bravo do F/A-18 é na verdade um prelúdio de um pesadelo. Explico, essas versões iniciais demonstraram, em serviço, serem inferiores aos prováveis oponentes (Sukhoi, MiG, etc.) bem como aos aviões que iriam substituir (A-7 e F-4) em poucos anos de utilização já foram substituídos pelas versões Charles e Delta com atualização de aviônica e principalmente dos motores (motores mais potentes e confiáveis). Uma curiosidade durante a segunda guerra do golfo um F/A-18 da US Navy foi abatido por… Read more »

Pedro Rocha

Em tempo… Senhor Smedley D. Butler esse tópico é voltado para prováveis aeronaves para nossa MB, acho que as discussões procedem.

Douglas

Sim, mas para recebê-los teria que haver um MLU. Se não seria como nossos Mirage 2000, saíram do estoque empoeirados para Anapolis….
US 300 milhoes é pouco…… é coisa para um bilhão projetar o 190 com capacidade anti submarina. Ainda assim acho barato, mas cad~e o dinheiro? Bom de qualquer modo f-18 é carta fora do baralho. vem ai sukoi ou rafale. vamos ver. so me falta anunciarem 12 avioes….

Rodrigo Botelho Campos

Prezados(as), o jato que substituirá o F-5, o F-2000 e o A-1 será multimissão, mas não está definido. Suponho que possa ser o Rafale produzido/montado na Embraer, pois o país não vai comprar um avião de 5ª geração agora. Se eu estiver certo poderemos ter a versão naval do Rafale para o NA São Paulo. No Youtube podemos ver Rafales navais no ex-Foch, atual São Paulo. Até substituirmos todas as aeronaves acima poderíamos comprar e modernizar outros F-5. Uma idéia é colocá-los como primeira linha de defesa em esquadrões que seriam criados nas cidades de Campo Grande, Porto Velho e… Read more »

AJS

O número de 50 unidades do Cougar é uma imposição da Eurocopter, ou o governo garante a aquisição pelas FFAA brasileiras de 50 células ou não tem linha de montagem por aqui. Quem divulgou a possibilidade de transferir a linha para o Brasil, (revelando que a mesma será descontinuada na França) se atendido o compromisso de compra de 50 unidades, foi a Eurocopter. Durante o projeto FX, muitos defendiam a montagem do Mirage 2000-5 por aqui, com possibilidades segundo alguns, de venda a outros operadores, quando o Brasil cancelou o F-X, a Dassault anuncipou o encerramento da linha de produção… Read more »

sergio noronha

pena que e so una fotomontagem.

paulo

Levando em consideração a construção da fábrica de blindados no RS e a fabricação aqui dos ak, somado tudo isso à longa viagem da dupla jobim/unger à Russia e a proposta de participação no PAK FA, são muito grandes as chances de anuncio do SU 35 no 07 de setembro como vetor da FAB. Os aviões americanos F 18 não supriam as necessidades de combate frente à nova familia flanker, segundo os próprios americanos, por isso foram investidos bilhões no F22 e foi montado o consórcio do F35. Se é pra gastar que tragam logo o avião que causou o… Read more »

Flávio

Olhando por um lado mais realista…acho que teremos uns 24 Su-27 modernizados (similares ao padrão Su-30) até a entrega dos PAK FA, daqui uns 10-12 anos. Não consigo imaginar a compra de caças novos para operarem por poucos anos.

Baschera

Esta para sair o agora em Junho o RFI do FX-2, para um total de 120 vetores. O requereimento inicial é para 36 caças para a FAB.
Inexplicavelmente não se exige radar AESA, apenas mísseis BVR. Exige-se ainda data-link, desenpenho super-sônico e multirole.
Os competidores já descartados são os LM F-16 e F-35. As primeiras aeronaves deverão ser entregues em 2014 a as últimas em 2020.
A fonte é o flightglobal.
Sds.

Baschera

Para a MB, minha sugestão é o Tejas, da Índia.
Vejam a versão naval (mono e bi place) em :
http://www.lca-tejas.org/artwork.html

Obs : Já tem surgido boatos de que a MB não vai modernizar os A-4.

Sds.

Baschera

Estas são as principais caracteristicas do HAL Tejas (em é sânscrito e significa “Radiante”) : General characteristics • Crew: One • Length: 13.20 m (43 ft 4 in) • Wingspan: 8.20 m (26 ft 11 in) • Height: 4.40 m (14 ft 9 in) • Wing area: 38.4 m² (413 ft²) • Empty weight: 5,000 kg (11,200 lb) • Max takeoff weight: >15,500 kg (>32,558 lb) • Powerplant: 1× General Electric F404-GE-F2J3 turbofan, 80.5 kN (18,100 lbf) Performance • Maximum speed: Mach 1.8 • Range: 2,000 km/2.30 hr (with internal fuel) (1,242 mi) • Service ceiling 15,950 m (50,000 ft)… Read more »

Smedley D. Butler

Não estou criticando ninguém sobre discussão em torno do assunto aeronaves, mas o site é eminentemente naval/marítimo e como você pode notar vira e mexe os temas descambem para a FAB x aviões etc., fugindo do limite “Aviação Naval”. Esse limite hoje é difícil de se determinar, já que a muito tempo uma “Arma” tem setores que se sobrepõem ou complementam a outra. O que procurei chamar a atenção, é que quando o assunto é “aviação” todo mundo fica elétrico, mas quando é o tópico do Blog, ou seja, navios, o pessoal ou fica apático, ou com medo de perguntar… Read more »

Douglas

senhores se vierem apenas 24/36 novos caças, então Jobim estrá nos dando uma pequena satisfação apenas considerando que vizinhos com 1/10 do nosso tamanho (Chile, de se admirar, e Venezuela, de se abominar)compraram 30vetores modernos (No caso do Chile, varios f-16 usados, porém com MLU antes da incorporação)…… ou assumimos nossa posição no hemisferio sul, ou prefiro a 4ª frota passeando por ai do que qualquer vetor do ditador Chavez. Abraço. O numero minimo decente é 80 caças novos para a FAB e 25 para a MB considerando uma MLU no SP, se não, melhor sejam 100 caças para a… Read more »

paulo

Eu sei que o blog é naval, mas a informação sobre a aquisição de vetores para a FAB, se confirmada oficialmente, traz uma “luz no fim do túnel” para as outras forças, já que se falam em 120 aviões, não 12 ou 36, multirole. Segue a transcrição do flightglobal: “Brazil issues 120-aircraft request to five fighter manufacturers By Craig Hoyle Brazil has revived its delayed search for a next-generation multirole combat aircraft, and in early June issued requests for information to five bidders for its new F-X2 contest. Its initial requirement is for a batch of 36 fighters, although the… Read more »

Joao

Douglas tem razao. Eu tambem estou torcendo muito,esperando o 7 de Setembro,mas com o acontecido no passado,depois que levamos 14 anos construindo uma corveta,e acabamos com o FX-1,tambem nao espero muito,para nao levar um tombo. Realmente estamos ficando atras da Venezuela e Chile. Seria maravilhoso ver os numeros acima citados para a FAB e a MB. Como vetor de emergencia,deveriamos comprar imediatamente 24 Sukhoi-35 para a FAB e 24 Rafale para a MB,enquanto decidimos o que faremos no futuro,ja que parece que o FX-2 levara muito mais tempo do que o predito(que surpresa),se e que nao falece na infancia. Devemos… Read more »

Joao

Algo que achei por ai… Não se imagina nada como o bombardeamento de território brasileiro, tema de exercícios simulados do Comando da Amazônia recentemente, e factível com o poder dos Sukhoi comprados por Chávez. Há outras opções para o venezuelano: um entrevero com o bastião dos EUA na região, a Colômbia, ou uma conquista na Guiana, de quem reivindica cerca de dois terços do território. Nesses casos, perguntam-se os oficiais brasileiros, o que o Brasil poderia fazer? Uma nota condenatória do Itamaraty é a resposta mais provável. Além disso, Chávez está se alinhando progressivamente com o “inimigo número 1” dos… Read more »

Excel

Caro Mauro,
Como coreano compartilho da tua preocupação pelo expansionismo chinês.
Somente os vizinhos daquele país sabem da gravidade que é esse expansionismo. De fato preferiria mil vezes a Coréia sujeita aos EUA do que à China. Eles são sanguinários.

Douglas

Senhores a ditadura maoista chinesa, alguns anos atras, por meio de seu ministerio da defesa publicou uma notinha dizendo que em 20 anos pretendia anexar Taiwan. A noticia caiu como uma bomba no governo nacionalista, apesar de não ter partido de uma alta autoridade chinesa (era uma nota administrativa vazada do ministério da defesa). Uma semana depois 7 porta aviões classe Nimitz e respectivos grupos expedicionarios apareceram na costa da China, navegando em águas internacionais. Dessa vez quem quase caiu da cadeira foi o politburo chines. Uma notinha no departamento de estado americano vazou dizendo que estavam “apenas” em exercicio… Read more »

AJS

Se, como disse o Gen. Leça, Domingo, na Bandeirantes, se os Yanomami cuja área de situação abrange parte dos territórios do Brasil e da Venezuela, solicitarem intervenção da ONU para proteção de “seu” território, creio que a avaliação dos meios necessários para tal mister, serão de maior complexidade, no tocante ao território Venezuelano, do que ao brasileiro. Ao se tornar signatário na ONU do tratado sobre os povos indígenas, o Brasil ( que depende do aval do Senado) e a Venezuela, dentre outros, aceitam a intervenção da ONU para defender os interesses daqueles povos. Talvez, o rearmamento da Venezuela, nada… Read more »

Excel

Caro João,
Que perspectivas preocupantes.
Obvimente as chances de uma invasão ao território brasileiro pelos seus vizinhos são muito pequenas, mas se acontecesse … Não sou perito em assuntos militares, apenas um curiosos, mas “se” desse a louca no Chaves e ele decidisse invadir o Brasil, você saberia me dizer se ele tem condições reais de fazer isso? Quero dizer, dinheiro, equipamentos, logística, apoio político interno e o que mais for necessário?

AJS

Caro Mauro.
Minha visão a respeito do F-X 2, é exatamente essa, aquisição de um vetor novo para manter superioridade aérea, enquanto, é planejado o desenvolvimento de aeronave dita de 5ª geração, com parceria (s).
Espero, que concomitantemente, seja efetivamente rearmado o NAe, se for essa a intenção, contrariando o dito quando da aquisição, de que seria apenas para capacitar os pilotos navais em asas fixas, objetivando um novo navio posteriormente.

Igor

Já começaram com os delírios a respeio do Chavez e da Venezuela.

Joao

Valeu a discussao. Mas simplesmente,quero ver o Brasil continuar como o lider natural na AL. Nao sao delirios sobre o Chavez,nao. Simplesmente ilustro o que ele tem feito pelas suas FAAS. Assim querermos lugar permanente no Conselho De Seguranca? Como disse o amigo acima,provavelmente compraremos uma quantidade insignificante de 12 Rafales e modernizaremos os F-5 pela milesima vez,assim podem operar ate 2050. Tambem usaremos os AMX como interceptadores,apesar das limitacoes. Projeto PAK-50,se tomamos em conta o passado de tais projetos no Brasil,so vai sair em 20-30 anos,se sair.Lembram o que acontecau quando o Brasil “participou” da Estacao Espacial Internacional? O… Read more »

Igor

Então encare da mesma forma o que o Chile e a Colombia tem feito para suas FFAA. O Chavez faz o correto, ja que ele tem uma ffaa sucateadas, e tem um vizinho muito forte, militarmente falando e que não se dão muito bem, tem mais o eua como desafeto. Que eu saiba nosso atual governo e o da venezuela se dão muito bem, não há motivos para encará-los com inimigos. Como ja disse anteriormente, não é porque o Venezuela tem cy-30 e provavelmente o cy-35, que ela irá atacar o Brasil. Pq iria? Não tem como manter um ataque,… Read more »

JP

eu não vejo muito sentido em equipar a FAB com caças da sukhoi e a MB com os rafales, isso exigiria que criassemos todo uma estrutura independente(infra-estrutura, logistica, treinamento de pilotos e tecnicos de manutenção,aquisição de dos armamentos,etc etc) para operar e manter os caças de cada força. acho q os custos seriam proibitivos. e se o brasil pretende mesmo participar do programa de desenvolvimento do caça russo de 5º geração, o pak t50, o + logico seria adquirimos caças russos e não os franceses rafale.

Douglas

Sobre Chavez, lembro que a Argentina também não tinha a mínima condição de enfrentar a RN, mesmo assim apostou na aventura. De ditaduras, espero tudo. Ainda sobre as Malvinas, penso que alguns fatos, algumas vitorias pontuais, importantes, mas pontuais (Exocet e bombardeios dos A-4), fazem parecer que os ingleses ganharam por pouco. Não é bem assim. Façam uma análise tática do conflito e verão que a Inglaterra, sem bases próximas aniquilou a resistencia argentina em 30 dias, apesar das ilhas estarem próximas do litoral argentino. Abraço

André

Caro Douglas,
Concordo contigo. A Argentina, a despeito da valorosa atuação da sua aviação, sobretudo a naval, levou foi uma tremenda surra dos ingleses.

Gunter

Sou um assíduo frequentador de blogs e sites sobre assuntos de Defesa, e desde que descobri este conceituado blog o coloquei nos “favoritos”, é leitura diária com certeza… mas o que quero comentar, se o sensor permitir… é sobre equivocos de pessoas que percebe-se inteligentes mas que induzidos pela grande mídia fica repetindo certos absurdos por aí… Um destes absurdos é sobre “o ditador chaves”, posso concordar que ele é um baita “bufão”, falastrão etc… mas desde qdo o povo da venezuela vive numa ditadura? Seu presidente foi eleito, reeleito e referendado em plebicito, pelo povo. Conceito de DITADURA: é… Read more »

C.Queiroz

Voltando ao motivo deste tópico. Caso se confirme que o caça escolhido para ser o intermediário para o FX-2(neste caso o PAK-50) ser o SU-35 não seria muito mais inteligente e economico a escolha de sua versão embarcada para dotar um grupamento do A-12 Opalão ? Quanto a compatibilidade do SU-33 no mesmo, o próprio fabricante através de estudos no próprio confirmou a possibilidade com pequenas modificações/modernizações, sem esquecer-mos que da época do FX-1 nos foi ofertados a preços simbólicos umas unidades do mesmo para utilização neste navio, sendo assim não seria o momento de partirmos para um conceito e… Read more »

Douglas

Gunter, Chaves não responde à lei, ele manipula a lei para sucessivas reeleições, não respeita a propriedade privada, contratos, liberdades e opiniões. é um ditador. Ainda não mantém um controle absoluto da sociedade venezuelana, mas busca de forma inequivoca tal posição. Não é á toa que seu tutor político é Fidel Castro, que transformou Cuba em uma capitania hereditária.

FABIO SOUTO.

amigos alguém sabe se a MB vai comprar fragatas inglesas?

Mauricio Reppetto

Voltando ao início desta thread…. Não vejo futuro algum em retrofitar os A-4, são aeronaves absolutamente obsoletas e não será replicando a solução dada aos F-5 que isto irá melhorar, talves se os A-4 KAHU ex-RNZAF, ainda exixstirem e estiverem em condições de voô, quem sabe? Especialmente se a Embraer, que não sabe absolutamente nada de F-5, como mostram a morosidade em retornar oa aviões á FAB e os constantes retrabalhos posteriores a entrega, e menos ainda de A-4; estiver envolvída. Aliás não sei pq a FAB tem de tolerar esta situação, é dinheiro publico envolvído e não está aí… Read more »

Gunter

Sr. Douglas… procure “beber” de várias fontes para formar opinião sobre algum assunto, sob pena de ficar com uma visão turva da realidade. Para vc Alvaro Uribe deve ser “normal” … seu conceito sobre a situação na venezuela pode ser aplicado à Uribe tbem.
Se tiver interesse acesse o link abaixo, é um importante relato sobre a venezuela.
http://br.geocities.com/hfmlacerda/venezuela/08-Venezuela-concluida.html

Douglas

Mauricio, voce reacende uma discussão que tive dias atras com o Mauro. Ponho em dúvida esse termo fabricar, quando na realidade é montagem de kits. A FAB fica na esperança de nacionalizar a produção, mas repito, naõ temos volume de encomenda pra isso. serão 12/24 aviozinhos, 50 helos (só quero ver se serão entregues) e mais uma vez de um modelo que só a França diz ser bom. Não vendeu….. o futuro europeu é o Merlin. Nos EUA , bem nem preciso dizer. e nós de superpuma “tunado”. Não é tão ruim quanto vc diz, mas chegamos a isso, porque… Read more »