Lula escolhe data simbólica para abrir a torneira do campo de Tupi

15

Brasília – O primeiro petróleo da camada pré-sal do campo de Tupi, na bacia de Santos, será retirado no dia 1º de maio, afirmou na sexta-feira o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A cerimônia, cercada de simbolismo como o batismo da plataforma com o nome de São Vicente, primeira cidade fundada no País, também foi agendada para uma data simbólica: o Dia do Trabalhador.
No dia 2 de setembro, a Petrobras iniciou a produção do primeiro óleo da camada pré-sal no campo de Jubarte, na bacia de Campos, no litoral sul do Espírito Santo, estimando uma produção de 18 mil barris/dia. “É muito importante o que vai acontecer, é que nós vamos tirar os primeiros barris de petróleo a 6 mil metros de profundidade. Não é pouca coisa”, afirmou o presidente em discurso durante inauguração da segunda fase da Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas, em Linhares (ES).
A produção inicial de Tupi será de 15 mil b/d, mas a previsão é de que suba para 30 mil b/d no auge do teste. Em 2010 está prevista a instalação do plano piloto, que vai produzir 100 mil b/d no campo. “Nós vamos fazer essa inauguração de Tupi. E, possivelmente, neste momento em que o mundo está em crise, talvez a Petrobras seja a empresa de petróleo no mundo que mais está investindo”, acrescentou o presidente.
Em janeiro, a Petrobras anunciou que vai investir US$ 174,4 bilhões nos próximos cinco anos, montante maior do que a programada pela gigante Shell.

Nacionalização na Bolívia

O presidente também comentou os conflitos entre o Brasil e a Bolívia causada pela nacionalização dos recursos naturais anunciada pelo país vizinho. Lula disse que, apesar das críticas dos brasileiros “mais conservadores” e de ter ficado com “pena” da Petrobras, compreendeu a “justeza” da medida e reconheceu o direito da Bolívia de nacionalizar o seu gás natural.
Por outro lado, Lula contou que mostrou ao presidente boliviano, Evo Morales, que a Bolívia não teria a quem mais vender seu gás natural senão ao Brasil. “Hoje, parece que a relação está 100% boa. A Petrobras continua produzindo, continua pesquisando, continua investindo”, comentou.
Lula destacou, entretanto, que, quando o Brasil obtiver a autosuficiência em gás natural, liberará a Bolívia para vender o produto para outros países. “Lógico que o Brasil vai comprar também porque, estrategicamente, é importante o Brasil ajudar a Bolívia a se desenvolver. Não interessa ao Brasil crescer cercado por pobres”, destacou o presidente.

Fonte: Gazeta Mercantil/Reuters

NOTA do BLOG: No ano passado, a revista Veja publicou nota dizendo que a inauguração do poço de Tupi seria feita a bordo do NAe São Paulo. Será que o navio estará pronto na data prevista para o evento?

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Celio Andrade

Nao tem que ajudar ninguemm….
Os EUA ajudam alguem?
Por isso são a potencia mundial…..

Voluntário da Pátria

Como se o acordo que existia com a bolívia a tornasse mais pobre. Quem paga o prejuízo é o pobre daqui pela ajuda ao regime esquerdista e ilegal de EVO. O que vai torná-los mais miseráveis é o socialismo e o desrespeito aos contratos. EVO usou o exército para esbulhar a petrobras e ainda pegou o LULA por trás.

joao terba

O que esta´acabando com o país é essa maldita carga tributária,por isso neste país tudo é caro,telefone, gasolina,comida etc.um abraço.

zocca

na venezuela posso emcher o tanque de um carro com apenas CINCO REAIS, sera que o nosso combustivel vem adtivado com OURO, pior que ao inves de ouro, alem de caro, vem parecendo um coquetel, de tamta mistura.

zocca

eu gostaria muito de ficar feliz com todas estas noticias de descobertas de campos de petroleo por toda parte aqui no brasil, mas so de pemsar que na mina cidade, no meu estado, pagamos um absurdo pelo preço dos combustiveis,(gas.2.85, oleo diesel.2.36, alcool.1.80.)sabemdo que segundo ouvi nos jornais,que se fosse importado, os combustiveis custariam, GAS 60 por cento, oleo 30 por cento, mais baratos . então o que nos adianta esta tal auto suficiencia de petroleo, so para bamcar campanhas politicas de quem ta no poder, e para uma panelinha de politicos mafiosos ter mais dinheiro pra por na cueca,… Read more »

Lecen

Respondendo a pergunta do blog sobre a inauguração com a participação ou não do porta-aviões São Paulo: SÃO PAULO ESTÁ QUEBRADO Mudança de última hora nos planos de Lula para a festa que, no dia 1º de maio, marcará o início da exploração do pré-sal, no campo de Tupi. O plano inicial previa que Lula, ministros e uma montanha de convidados fossem até Tupi, que fica a 250 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, no porta-aviões São Paulo. Só que o porta-aviões está quebrado. A solução: Lula vai de helicóptero até Tupi e a equipe de comunicação do governo… Read more »

André

Sobre o interesse americano em substituir o petróleo venezoelano por brasileiro qual seria a reação do Hugo Chaves ,ja que mais de 50% das exportaçoes de petróleo da venezoela vai para o EUA ,será que ele daria um de louco já que tambem um dos principais projetos dele ,aquele gasoduto que o Brasil engaveto o tal banco do sul que o Brasil tambem engaveto sera que ele não vai começar a achar que somos uma pedra no sapato dele ,sera que ele tentaria dar um de valente ? E o Brasil ,qual seria a reação?(so não pode ser igual o… Read more »

André

Jlito,
Aposto uma mariola mordida que ela não só estará como será a estrela do evento, depois de Lula, é claro.
Sds

joao vaz bandeira

Émuito fácil fazer “caridade” com o dinheiro dos outros, afinal êle só deu p/o Indio, uma refinariazinha da Petrobrás, que é uma droga de empresa que não tem dono. Assim até eu sou generoso, presidente tome umas a menos, e crie vergonha, faça caridade como seu dinheiro, não com o nosso.

pazolini

Caro Pedro Rocha

Muito boa a sua colocaçao sobre este tema. Realmente, a politica externa brasileira comporta-se de maneira acéfala, sendo que uama parte dos nossos representantes de diplomacia internacional ainda nutrem a utopia do socialismo, revoluçao cultural e outras besteiras mais. A atitude do presidente quanto a Bolivia e tambem com o Equador foi dúbia, esquiva,desprovida de bases legais e mais uma vez embasada em politicas populistas e partenalistas (“ o pai dos pobres“). Chega de populismo, chega de manipulaçao da opiniao publica;mais ética,melhor admnistraçao do dinheiro publico e menos aparelhamento politicos das empresas estatais.

Saudaçoes a todos .

Luís Fernando

Como o tema do post é petróleo e se trata do campo de Tupi, considerando-se os megacampos(tenho que ler com calma esta reforma do Português, não sei mais se é com hífen ou sem hífem) descobertos no Brasil, interessante a leitura da matéria contida no El País: ” Obama quiere el petróleo de Lula” (Link://www.elpais.com/articulo/internacional/Obama/quiere/petroleo/Lula/elpepuint/20090309elpepiint_2/Tes). Obs. tirei o http por previdência quanto aos anti-spams. Dá pra entender bastante coisa (na visão ali colocada e sob tal prisma) sobre muitos movimentos e passos da política e inclusive aquele já até muito batido assunto da 4ª frota (na minha opinião projeção de… Read more »

Jlito

A Dilma vai estar na inauguração? LOL

Roberto

Luis Fernando Sobre a matéria do El País O Brasil e os Estados Unidos estariam mantendo contatos informais com o objetivo de fechar um acordo para aumentar a exportação de petróleo e derivados brasileiros para o território americano, segundo informa, nesta segunda-feira, o jornal espanhol El País.LEIA MAIS Lula defende que Brasil sairá rápido do crise em entrevista ao Financial Times Tradicionais pubs britânicos têm de agir rápido para evitar falências Bomba explode em frente a um banco em Atenas Empresas japonesas desenvolverão produtos visando a América do Sul Gigolô suíço é julgado por chantagear milionárias na Alemanha Acidente de… Read more »

Vassili Zaitsev

Galante,

Será mesmo que o A-12 estará em alto mar no dia 01 de maio????????

Se isso realmente acontecer, será legal, pois ele terá voltado à operação antes do previsto, que era para ser no segundo semestre.

Vamos esperar para ver. Tenho cá minhas ressalvas.

abraços.

Pedro Rocha

Olá senhores! Agora eu sei o porquê do nosso presidente usar barba… Ele é um aspirante de papai Noel! O nosso chefe do poder executivo está ensaiando um perdão ao companheiro Evo (realmente todo desafortunado deve dar calote nos mais afortunados – risos) e de quebra continuar comprando do companheiro! O nosso presidente já deve saber que o tesouro nacional vai ter que cobrir esse prejuízo da Petrobras, uma empresa de capital aberto cujo maior acionista é o governo! No final das contas o contribuinte diretamente ou indiretamente (qualquer consumidor paga impostos) vai arcar com a politicagem do companheiro cocaleiro!… Read more »