ohio8

uspatwA frota de 14 submarinos nucleares de mísseis balísticos dos EUA conduziu 31 patrulhas de deterrência em 2008, num ritmo operacional comparável ao da Guerra Fria.
A nova informação, que foi obtida sob o Freedom of Information Act, coincide com a marca de 1.000 patrulhas de deterrência, atingida em 11.2.2009, pelos submarinos da classe “Ohio”, desde 1982.
Os dados da tabela ao lado mostram que os EUA conduziram mais patrulhas de deterrência que a Rússia, França, Reino Unido e China combinados.

Patrulhas em números

As 31 patrulhas conduzidas em 2008 coincidiram com os 48 anos contínuos deste tipo de operação. Desde que o USS George Washington (SSBN-598) com mísseis Polaris, partiu para a primeira patrulha em 1960, 59 SSBNs conduziram 3.814 patrulhas (clicar no gráfico gráfico).

ussubpat

Tempo operacional maior

Embora o total anual de patrulhas de SSBN tenha sido reduzido desde o final da Guerra Fria, o tempo dispendido em cada patrulha aumentou. Cada submarino da classe “Ohio” conduz quase o mesmo número de patrulhas por ano, mas gastam quase 50/60% do seu tempo em patrulha.

ussubrate

O tempo operacional maior é possível porque cada SSBN possui duas tripulações, Azul e Ouro. Cada vez que o submarino volta ao porto, outra tripulação assume o comando do navio, gasta poucas semanas em reparos e reabastecimento e leva o SSBN de volta para a próxima patrulha.

Os dados revelam picos interessantes, com o aumento das patrulhas em 1963, 1965 e 1991. As razões do aumento de atividade coincidem com a Crise dos Mísseis em Cuba e os dias finais da União Soviética.

ssbn-ohio-class

O que é uma patrulha de deterrência?

A patrulha feita por um SSBN é o período de operação do submarino numa posição em que ele cobre alvos que fazem parte de plano estratégico de guerra. Cada patrulha de um submarino da classe “Ohio” leva de 60 a 90 dias, mas um submarino cumpriu 98 dias de patrulha em 2008 e outras, ocasionalmente, passam de 100 dias.
Pode ocorrer também de a patrulha ser interrompida por problemas técnicos, e nesse caso, outro submarino é enviado para cobrir o setor. Como resultado, as patrulhas estão durando em média 72 dias.
Estar em patrulha não significa que o submarino fique permanentemente submerso “on-station”, mirando seus mísseis em alvos de risco na Rússia, China e outros países, mas muito do tempo de patrulha é gasto no deslocamento, em exercícios com forças navais, passando por inspeções e certificações, realizando os Weapon System Readiness Tests (WSRTs), conduzindo exercícios de retargeting e comando e controle.
Outro tipo de atividade envolve os exercícios SCOOP (SSBN Continuity of Operations Program), quando um SSBN tem que praticar o reabastecimento em outros portos, em caso de sua base ser aniquilada num ataque.

FONTE: FAS.ORG

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Iuri Korolev

Galante
Muito boa a matéria, este é um tema que me interessa muito.
Para mim é o divisor de águas entre as potências militares e não potências.
Interessante é como se criam conceitos e doutrinas (WSRTs, retargeting, comando e controle) e elas ficam.

E os EUA são mestres nisto e em logística também.
Por isso os EUA sempre, desde a criação de suas primeiras forças armadas, foram imbatíveis militarmente.

Daniel Camilo

E se eu colocasse “eufemisticamente”, ia parecer coisa de “eufeminado” rsrsrs!!!

Daniel Camilo

Prezado Dalton

O “etmológicamente” foi para provocá-lo, eu já havia lido o seu comentário em 13 Fev, 2009 às 22:39 em resposta ao Leo…

“A palavra ” deterrence” em ingles significa desencorajamento.

Com certeza ” aportuguesaram” ela.”

Como desencorajamento não é uma expressão muito usada no meio militar, eu fiquei em dúvida, mas a sua explicação, como sempre, foi muito oportuna e esclarecedora.
Obrigado e um forte abraço. Adsumus!!!

Dalton

Ricardo,

muito provavelmente o numero de patrulhas esta correto, devido ao fato de que Inglaterra e França dispoem de apenas 4 submarinos cada uma, porem normalmente apenas 2 em condiçoes operacionais,a China tem apenas um e a Russia apesar de ter cerca de 12 unidades a maior parte está inativa.

abraços

edilson

Ostra, este tá aprecendo com o navio do King Kong no remake…

Marcelo Ostra

Edilson, olha a excumungação !!!!! o bispo la de Olinda é truta eim ….

o Fernandinho de Martini (com Jelo), vulgo Nunão esta fazendo o CIASA para ser excumungado

hehehe
MO

Ricardo

Só tem um detalhe o numero de patrula dos outros países é o que os EUA comseguem monitorar, mas é provavel que outras patrulhas ocorreram sem que os EUA saibam.

Dalton

Daniel,,,

nao sei se etimologia é o caso, talvez eufemismo seja mais adequado, mas deixando o portugues de lado que nao é meu forte…

SIM ! É o mesmo que patrulha de dissuasão!

abraços

Daniel Camilo

Etmológicamente falando, é o mesmo que Patrulha de Dissuasão???

Marcelo Martins

Assistam ao filme Crinson Tide – “Maré Vermelha” no título em português. Nesse filme é possível ver a rotina de um SSBN no decorrer de sua patrulha e os procedimentos para as diversas atividades, incluindo o Weapon System Readiness Tests (WSRTs).
O filme é tenso do começo ao fim devido ao dilema de lançar ou não os mísseis nucleares depois de receberem uma contra-ordem de disparo truncada!

[…] possui atualmente 12 SSBN em serviço, mas apenas oito possuem capacidade efetiva de executar patrulha de deterrência, informou o site Ri […]