Plano contempla a construção de seis submarinos desta classe

Lada 677

A Rússia noticiou que comissionará o primeiro submarino convencional classe Lada em 2010. Atualmente o Sankt Petersburg, primeira unidade da classe, passa por provas de mar e os seus sistemas de propulsão e de armas estão em fase de testes.

A classe Project 677, as vezes também chamada de classe Saint Petersburg, é um desenvolvimento da classe Project 636 (Kilo). Segundo os russos, os Lada estão entre os submarinos mais silenciosos do mundo e carrengam sistemas de última geração.

A construção do Sankt Petersburg, cuja quilha foi batidda em dezembro de 1997, sofreu diversos atrasos. Outros dois submarinos da mesma classe, o Kronshtadt e o Sevastopol, estão em construção nos estaleiros Admiralty, localizado na cidade de São Petersburgo. A Rússia planeja construir um total de seis unidades desta classe até 2015.

A versão de exportação do Lada é conhecida como Amur 1650 e foi oferecida para países da América Latina, incluindo o Brasil. Segundo algumas fontes, os sistemas do Amur seriam um pouco mais simplificados, dependendo do interesse no cliente.

Esta classe já começa a preocupar as forças ASW do Ocidente, pois é extremamente silenciosa. Proteção acústica de última geração para o casco e soluções de engenharia inovadoras fizeram do Lada um submarino muito mais silencioso que os clássicos Kilo.

Lada 677 interno

FOTOS: warefare.ru

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ricardo

Questão da demora tem uma explicação muito simples, falta de dinheiro.

LeoPaiva

Caro clêuber, Só uma pequena observação, se não me engano, quem possui lançadores verticais e 4 tubos de torpedos é o Amur 950, que me parece também dispara o SHKVAL (torpedo supercavitante russo sem similar no ocidente). A capacidade de lançar mísseis em salva também é dele : “The submarine “Amur 950” is capable of striking massive missile blow in salvo of up to 10 missiles during not more than 2 minutes”. O Amur 1650 tem 6 tubos de torpedos de 533mm e capacidade para 18 torpedos/mísseis/minas, mas não tem lançadores verticais, sendo os mísseis lançados dos tubos de torpedos.… Read more »

Almeida

Taí uma área da qual não duvido que os russos sejam melhores do que os ocidentais: submarinos convencionais super silenciosos.

Sandro

Bhá mas vai gostar de azul calcinha no inferno, olhando essa sala de comando faz-me lembrar o painel dos aviões russos, bha os cara tem muito mal gosto..

clêuber

O projeto classe Saint Petersburg , que combina muitas das vantagens encontradas a bordo do “Amur 1650”, com um menor deslocamento (1.150t). O armamento consta de: dez lançadores verticais para mísseis 3M-54E1, antinavio, ou 3M-14E, de ataque a alvos terrestres; e quatro tubos de torpedo na proa (o total de torpedos que pode ser transportado é de seis). Em menos de dois minutos, pode ser lançada uma salva de até dez mísseis. Os torpedos, filoguiados, são destinados a ataques a alvos de superfície ou submersos, em alcances menores. Para autodefesa o navio dispõe de engodos (decoys) de sonar armazenados em… Read more »

Marcos T.

Não tem na cor azul?
Tem direção Hidraulica?

Cara, o submarino nem saiu do estaleiro direito e já querem especular.
Eu adoro esse Forum.

McNamara

Lada colide com Opalão!!! Lada desaparece em poucos segundos, mas o Opalão apesar de quase cinquentenário e de quase nunca sair para dar uma voltinha, permaneceu ainda que avariado no local do acidente…brincadeirinha… tomara que o sub seja melhor que os veículos homônimos que vieram para o Brasil na década de 80.

marujo

Qual é o deslocamento? Esse submarino é mesmo páreo para seus equivalentes ocidentais?

marceleza

a noticia muda mas as perguntas nao. o povinho ansioso.

Fabio

seria estes submarinos melhores que o scorpene?ou mais baratos R$?

[…] possuía 16 Kilo em atividade e outros oito na reserva. A classe Kilo deverá ser substituída pelo projeto Lada. Até o momento 29 submarinos desta classe foram exportados para a China, Índia, Irã, Polônia, […]

Flavio Santana

Não tinha outro nome não?!!

rsrsrs desculpem a maldade!!

Getulio - São Paulo

Com os cortes orçamentários, por conta da crise que não existe por aqui, entre um Renault Scorpene, podemos comprar um Lada sub-BR

Coralsea

Oi Clêuber

São 38 tripulantes e não 18….sem dúvida são excelentes SSK.

Coralsea

Programa até agora:

Saint Petersburg B585, entregue
Kronstadt B586, lançado, será entregue ainda este ano
Petrozavodsk B587, lançado
Sevastopol B588, em construção

[…] frota convencional possui perto de 20 Kilo (Project 636) que serão gradualmente substituídos pelo Projeto 667 Lada. O inventário da Marinha da Rússia ainda conta com outras sete unidades dedicadas a pesquisa e […]