fragatas.gif

A Marinha do Brasil e a Armada da República Bolivariana da Venezuela conduziram, no período de 27 de julho a 5 de agosto, na área marítima da Venezuela, mais uma edição da Operação VENBRAS.

O Grupo-Tarefa brasileiro que participou da operação foi liderado pelo Comandante da 2ª Divisão da Esquadra e foi composto pela Fragata Liberal (F43), por um Destacamento de Mergulhadores de Combate e uma aeronave AH-11A Super Lynx.

No dia 30 de julho, os navios suspenderam do Porto de Guanta para a fase de mar, onde foram realizados diversos exercícios operativos, tais como ações de defesa antiaérea, ações de superfície, ataques coordenados, guerra eletrônica, apoio de fogo naval, transferência de carga leve no mar, manobras táticas e operações aéreas. A F43 teve atuação destacada nos exercícios e manobras da operação.

No dia 2 de agosto, as Fragatas Liberal e Almirante Brión, da Armada da República Bolivariana da Venezuela, fundearam na Baía de Pampatar, na Isla Margarita, onde, até o dia 4 de agosto, realizaram atividades protocolares, que foram iniciadas com a visita do Comandante da 2ª Divisão da Esquadra ao Comando da Zona Naval do Oriente, com entrevista coletiva para os veículos de comunicação locais.

No dia 5 de agosto, depois de encerradas as atividades referentes à Comissão VENBRAS-2008, a Fragata brasileira suspendeu com destino ao Porto de Colón, no Panamá, para dar início à Comissão PANAMAX-2008.

FONTE: Marinha do Brasil

NOTA DO BLOG: Na foto abaixo, a bela Almirante Brión quando esteve no Rio de Janeiro, no ano passado, participando das comemorações do Bicentenário de Tamandaré.

alte-brion.jpg

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Nunão

Tô com preguiça e, de qualquer forma, sem tempo de pesquisar, mas pelas fotos a Almirante Brión é uma das Lupo que sofreu atualização recente nos sensores, não? O radar de busca parece bastante o TRS3D, e os radares de direção de tiro do canhão de 5″ e dos Aspide também parecem novos (lembram os RTN30X, mas não sei, parecem um pouco diferentes). Não reparei nas diretoras dos Breda-Bofors. Sei que até se falou disso por aqui na ocasião do bicentenário, mas enfim, se alguém confirmar a informação, agradeço.

direto do fundo do mar

Vejam o que um PMG bem feito não faz.
O navio entrou em fase 3, foi destacado para a Swordfish em Portugal, de lá voltou ao Brasil – Nordeste e partiu para a Venezuela afim de realizar a VENBRAS, e não satisfeito, vai a gora participar na Panamax 2008 com diversos países. Ufa! Este comando está sendo maravilhoso para o atual comandante. Certamente trará na bagagem muito conhecimento e informações para o CASOP.
Parabéns!

Nimitz

Pintar o hífen no indicativo visual do navio é coisa de marinha de terceiro mundo, não? A Marinha do México também faz isso… fica muito esquisito.

Igor

Segundo sua lógica somos de primeiro mundo então.

konner

Perdão por obstaculizar o tema, mas imaginei ser relevante.

O Ministério da Defesa do Brasil deverá assinar o contrato de compra de helicópteros de ataque Mil Mi-35 nas próximas semanas, — “fontes não-oficiais”.

As duas partes já teriam concluído os termos da negociação.

A assinatura pode ocorrer mesmo já na próxima semana.

Joao

Se realmente for verdade isso do MI-35,seria um passo enorme para as FAAS brasileiras.So espero que nao seja um numero mediocre,como aconteceu com os Seahawk “novos” da MB.Na minha opiniao,um numero minimo de MI-35 para a defesa de um gigante como o Brasil seriam 60 aparelhos.O MI-35 e um helicoptero de ataque superbo,sem duvida um dos 3 melhores em producao mundialmente,que opera em condicoes diversas, tanto na neve como na floresta tropical.Espero que isso seja um sinal de uma nova direcao tomada no equipamento,adestramento e doutrina militar das FAAS do Brasil,ate agora esquecidas e sucateadas.Um forte abraco a todos meus… Read more »

Joao

Acho uma grande decisao se for verdade o dos MI-35. So espero que seja um numero suficiente.

Marcelo Ostra

Xaro direto do fundo do balde

Devo dar meu braço a torcer, realmente ai sim, esta é a Marinha que gostaria de ver !!!!

Parabens Lili !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Quanto ao Helescospiteros = por curiosidade (MI-35) ele é um Hindaum né ? quantos supotamente serião ?

MO pela Lili e SO = sepoL olecraM pelo heliscospitrus

Nunão

São 12 os Mi-35, para um esquadrão. É lógico esperar que mais unidades venham equipar outros esquadrões de asas rotativas caso o desempenho dos mesmo seja satisfatório, assim como o dos UH-60L que já equipam o 7º/8º GAV e deverão equipar o 2º/10º.

Mas voltando (e já não é sem tempo) para assuntos navais e do tópico, mas ficando nos helis, sugiro um exercício aos transeuntes: identificar o heli peiado no convôo da hifenizada Almirante Brión (afinal, este é um blog naval…)

Nunão

Sobre o comentário do nosso amigo que fala de lá do fundo, do fundo do balde, parabéns, melhor, BZ para o povo da F43 e do AMRJ. Navio é pra navegar muito, arsenal é pra apoiar sempre e vâmo que vâmo! Sou grande fã do protótipo modfrag F43, sei lá, deve ser numerologia – o modelo dela tá olhando pra mim agora, do lado do modelo da Barroso, enquanto eu tento cumprir a promessa de deixar a V34 no jeito para a meia dúzia de três ou quatro que um dia vai criar coragem de montar. Os dois modelos ficam… Read more »

Nunão

Ah, e antes que eu esqueça: os 12 que eu coloquei são suposição minha, baseado no que dá pra se extrair a partir das informações sobre a licitação, os finalistas etc. Mas se for seguir a lógica das unidades de asas rotativas da FAB, acho que o número de 8 seria mais provável. Olha eu escrevendo sobre FAB, pelo menos não é sobre FX…

C.Queiroz

Caro Nunão, muito provavelmente o Heli peiado na fragata do Hugo deva ser um Augusta-Bell 212 em sua versão naval, onde o mesmo tem um radar de busca e guiagem de meio curso para os Otomat acima da cabine de pilotagem cubrindo um angulo de quase 360º só não o fazendo por causa da cabeça do rotor do mesmo atrás dele. Um abraço.

Roberto

só pra ajudar… foi feito um RFP em 2007 para as seguintes empresas:
AgustaWestland Itália AW 109LUH e AW 129
Eurocopter França/Alemanha Tigre
Rosoboronexport Rússia Mi-35M

a quantidade será de 10 a 12 unidades. no final ficaram a Augusta e a Rosoboronexport. mas são para a FAB. este RFP inclui ainda modelos de transporte, também em 10 a 12 unidades.
fonte Defesanet

Yamamoto

Nunão certamente um dos 6-8 Agusta 212ASW operados pelos bobolivarianos. Parece que pós modernização efetuada por firma israelense estes passaram a contar com o radar deslocado para o assoalho da cabine de pilotágem dando agora a cobertura de 360º, além de ter sido incorporado sistema Flir( ver foto do site venezuelano fav-club.com)

Nunão

Legal, Yamamoto e Queiroz. Apesar de saber o modelo de helicóptero, é sempre bom jogar um verde pra colher alguma informação madura de atualização etc. Essa atualização com mudança de posição do radar eu não sabia.

trackback

[…] Bolivariana da Venezuela, fundeadas na Baía de Pampatar, na Isla Margarita, durante a Operação VENBRAS 08. Foto enviada gentilmente pelo CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA […]

trackback

[…] do BLOG: A Liberal recentemente participou da VENBRAS 2008entre os dias 27 de julho e 5 de […]

[…] No vídeo a seguir, cedido gentilmente pela fragata Liberal (F43), caças Sukhoi Su-30MKV aparecem fechando sobre o navio, em vôo rasante, durante a operação VENBRAS 08. […]