‘São Paulo’ não participará da “festa do Pré-sal”

42

Contrato de modernização dos A-4 pode ser assinado em abril

A festa que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer fazer no dia 1º de maio, para marcar o início das operações de extração de petróleo no campo de Tupi, na reserva do pré-sal, não vai ter o cenário espetacular pretendido: o porta-aviões A-12 São Paulo, capitânia da frota da Marinha, está em reforma, depois de sofrer um incêndio em maio de 2005. A operação de recuperação, inicialmente limitada ao reparo do dano causado pelo fogo, deveria terminar em 90 dias, eventualmente seis meses.

Passou por modificações, virou programa de atualização parcial e teve os recursos de caixa congelados várias vezes. Com tudo isso, a operação já dura quatro anos. O Comando da Marinha não revela quanto terá gasto até o fim da longa revisão.

O Palácio do Planalto planejava reunir, talvez, 250 convidados, levados pelo porta-aviões, até bem perto da plataforma da Petrobrás, a 300 km do litoral. O grupo seria recebido no hangar de bordo, um salão com 180 metros de comprimento e 7 metros de altura. Não deu certo. Outras possibilidades foram consideradas, como o uso de navios de transporte militar. Todavia, garante uma fonte do cerimonial da Presidência, deve prevalecer a fórmula conservadora: Lula e pequeno grupo vão até o campo, cumprem o ritual e só depois comemoram, no Rio.

De volta ao mar em três meses, o retorno do porta-aviões às operações navais vai exigir longo período de testes e de treinamento. Um ano, no mínimo, só para qualificar a tripulação, de acordo com a estimativa de um ex-comandante da Marinha. E ainda pode haver surpresas, como a ocorrida no ensaio de máquinas. A vibração em um eixo provocou a troca da peça – e o alongamento no tempo de permanência no estaleiro.

A volta dos AF-1

AF-1

A retomada das atividades da aviação embarcada é incerta. O A-12 está sem seus aviões, os caças subsônicos AF-1 Skyhawk. Foram compradas 23 unidades, usadas, no Kuwait, no ano 2000, por US$ 70 milhões. Com o orçamento contingenciado e sem poder investir na revitalização dos jatos, a Marinha desativou as aeronaves gradativamente. Em março de 2008 apenas duas tinham condições de voo. No mês passado, só uma.

O almirante Júlio Moura Neto, comandante da Força, espera assinar em abril o contrato de modernização com a Embraer. Até o fim de 2014, 12 AF-1/A1 terão passado pelo procedimento. O custo de referência é de US$ 60 milhões. Toda a eletrônica será atualizada. Os caças poderão atuar com bombas guiadas.

FONTE: O Estado de São Paulo
FOTOS: Cees Jan van der Ende/Poder Naval

Subscribe
Notify of
guest

42 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] Marinha Maximiano da Fonseca – por 160 milhas Atlântico a dentro, até o Poço de Tupi. No local, Lula vai acionar as máquinas para dar início à extração, ainda em fase de experiência, do petr…. O presidente chamou também os governadores do Rio, Sérgio Cabral, e do Espírito Santo, Paulo […]

cto

infelizmente a realidade nao condiz com nossos desejos,do ponto vista historico e pratico nao compensa ter um porta avioes que nem para desfile ele serve,prefiro uma frota com 10 submarinos e avioes baseados em terra para defender os mares.

joao terba

O Brasil nao tem condições de adotar o modelo de defesa americano,baseado em porta-avião e navios de proteção,deveria adotar o sistema Suéco.

wagner_ASW

O valor da reforma dos AF1 é quase o mesmo valor da aquisição destas aeronaves em 1997… rsrsrssrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr… E são para apenas 12…

Fernando Gonzales

Olha se a marinha colocasse o Minas Gerais de volta nas aguas, seria mais util, este São Paulo ta cheio de traficantes, policia corrupta, briga da civil com a militar, um governo que Deus nos livre e ainda quer ser presidente…huahuahujahua, tem até banqueiro ladrão, falencia total do tucanato e do PT paulista( a ala podre do PT é a paulista). Ah! desculpem, é do A12 São Paulo, NAE que estão falando, ata, esta naba empurraram pro FHC que é paulista, só pra dar um cala boca na Marinha. Ja se sabia que não prestava….agora ines é morta….to falando se… Read more »

Marcos T.

Acho que o São Paulo não sai da doca esse ano.
É muita humilhação para a Marinha brasileira.

Fernando Gonzales

Ah! Me esqueci de dizer, os Franceses deram o abacaxi podre(Foch), os americanos nos empurraram as moscas varejeiras( A4) huahuahuahua….e tudo isso no governo TUCANO. Imaginem se eles ficassem mais tempo no governo, eram capazes de contratar todo o armamento usado na segunda guerra mundial ou então a que o império usou na guerra contra o Paraguai….ahuhauuahuahua!

vilton p. lemes

E por acaso existe banda boa no PT? Ali só existe ladrão e embusteiro, igualzinho o PSDB o PMDB e o resto dessa cambada de ladrões. Se o FHC comprou o Foch o molusco comprou os mirrage 2000 usados e pagou preço de caça novo. Melhor não comparar governos, isso é como mexer e m…., quanto mais mexe mais fede.

Galante

Pessoal, fui obrigado a apagar comentários de baixo nível. Lembro que os comentários são de responsabilidade de seus autores, e caso tenham conteúdo inapropriado, serão editados ou removidos.

Bronco

É triste ver a situação da MB, que até bem pouco tempo era a força armada nacional mais bem estruturada e equipada – na medida do possível, dentro das limitações – que buscava soluções próprias, dando saltos em direção a ser uma marinha completa, com meios operativos em diversas áreas de combate, cobrindo os meios submarinos, de superfície e aéreos… mas que – como todas as outras – acabou padecendo com a falta de recursos. É triste também assistir ao desrespeito com as opiniões alheias, bem como o desrespeito pessoal que tem ocorrido aqui no blog. Lementável que depois de… Read more »

Lecen

Essa notícia é antiga. Eu já havia dado a dica a respeito da situação do porta-aviões que havia saido na revista VEJA.

De certa maneira fico até feliz que o São Paulo não esteja ainda em operação. É um pouco vergonhoso que ele seja utilizado apenas para mega-festas do Governo Federal, e não para a Defesa do país.

Quanto ao fato do PT paulista ser a banda podre, isso é sério, pois o Lula, José Dirceu, Gushiken, Antonio Pallocci e o resto da rapaziada são provenientes do PT paulista.

Pois é, são todos corruptos mesmos.

Fernando Gonzales

Vamos comparar os governos por cima ta!
FHC…Brasil na naba. Lula….Brasil rico.
FHC…232 bilhões divida externa. Lula….Crédito de 200 bilhões
FHC…15ª economia mundial Lula….10ª economia mundial
FHC…0 fundo soberano Lula….42 bilhões fundo soberano
FHC…Desconfiança internacional Lula….Confiança total(grau invest
FHC…povo desanimado Lula….povo confiante
FHC…A4(sucata) Lula….mirage2000 em uso
FHC…Fuckyou Lula….nada de sucata

Melhor parar por aqui mesmo…ehehe

Tião

Se alguem chutar as partes baixas do molusco vai quebrar alguns dedos do nosso amigo Fernando….

paulo s

os dedos nao ,os dentes.
boa noite a todos

Alfredo

Fernando Gonzales, por favor, poupe-nos de suas asneiras. Aqui ninguém recebe “bolsa-alguma coisa” ou é desprovido de discernimento suficiente para avaliar partidos, políticos e seus governos por si próprio. Militantes políticos, sejam eles de que partido forem, não são bem vindos por aqui.

julio

joao terba, há muito tempo me pergunto por que precisamos de porta avioes. Da mesma forma que me pergunto se apesar de sermos um pais rico, haverá dinheiro para adquirir e manter navios de 6.0000 toneladas. Mas, vamos torcer para que no futuro próximos os politicos pensem mais na defesa do país e nos homens e mulheres que compoem nossas FAs. vilton p. lemes, lamentável, mas, bem lembrado. Mas, vc esqueceu de mencionar que foi graças ao Lula que a Força Aerea não está equipada com avioes novos – seja lá qual fosse o escolhido…lembram do FX…pois é….trocou pela bolsa… Read more »

Robson Br

A notícia não está completa. Faltou esa parte: “Acidente Morreram 3 tripulantes no acidente que imobilizou o navio. Outros 10 ficaram feridos. Veterano da guerra da Bósnia e dos conflitos do Oriente Médio – quando ainda era o Foch, da esquadra da França -, o A-12 tem 49 anos. Pode lançar 15 jatos, com canhão de 20mm e mais 4,5 toneladas de mísseis, bombas ou foguetes livres. Garante, também, o controle do mar com largos helicópteros caçadores de submarinos, recheados de sensores e bem armados. Essa condição ideal nunca foi atingida no porta-aviões brasileiro, grande como dois campos e meio… Read more »

Robson Br

Desculpe o erro.
“A notícia não está completa. Faltou ESSA …..”

Edilson

Ainda bem que o São Paulo não vai poder participar. sabe aquele amigo que todos gostam mas que só é chamado para tirar foto? Acho que seria mais ou menos assim, vai-se de PA e mostra para as câmeras para dar crédito, assim todos acreditam que o presidente está realmente comprometido com as forças armadas. quem acha o contrário me responda o porque do contigenciamento da marinha nesta altura do campeaonato? já que não há crise e há um lastro enorme? acho que o ministériod a defesa está fazendo a sua parte mas embora hajam muitos avanços o governo dá… Read more »

Helião

O que me irrita mesmo; são os prazos “…2014 ter 12 A4 modernizados…” só pode ser brincadeira e depois querem que acreditemos que algo de vulto está sendo feito. O que este governo está fazendo é o mesmo que faz desde que entrou, empurra com a barriga e fala que fez. Só uma pergunta: quem vai pagar a conta da modernização das forças armadas? pq tudo que se fala aqui no país é para 2014,2021 etc…na verdade o que importaria era estabelecer na END, ISTO É AGORA, uma porcentagem da arrecadação para as FAs e o que vemos?… até o… Read more »

Robson Br

Edilson, Não concordo contigo. Os militares não tem incomodado muito esse governo. Só alguns generais que estão vestindo pijamas. O END é um projeto para o futuro. Se a gente olhar o trabalho do MD junto com a diplomacia, veremos que o trabalho vai dar mais resultado na América Latina que as investidas do Chaves. O país está retomando a liderança. Por isso não acredito que o END serviu para distrair os militares, que participaram ativamente na elaboração do documento. As críticas dos generais como a compra dos helis russos foi política não deixa de ser verdade, pois acho que… Read more »

zocca

se de repente o brasil se envolver num conflito, o que vai ter de navios e porta avioes se escondendo para nao ser posto a pique, nao vai ser brincadeira , pois parace que os brasileiros nao aprenderam nada com a guerra das malvinas em 82, pois emfrentar uma força tarefa como a que os britanicos emviaram para espulsar os argentinos, seria derrota certa,em poucos dias a nossa marinha estaria com as maos na cabeça, mas se nossas autoridades enxergassem a situaçao da nossa marinha, ainda da tempo de se preparar, pois se tivessemos aprendido com a guerra de 82,… Read more »

Marcelo Ostra

PS: que doca ??? ….

Até onde sei o navio esta em continua modernização e reparos, em tese o que há de vergonha nisto

Quanto tempo vcs acham que fica parado um “SUPER PORTA AVIOES” (heheheheh) classe Nimitz (virgula) o “lider da classe” (seja la o que for isso, será tipo lider de esquadrão)

hehehehe
MO

PS (apenas para deixar claro, o acima são fatos, agora se ele vale a pena ou não, não estou me pronunciando sobre isto)

Marcelo Ostra

Opa o Super Burro (eu), to entrando para o super amigos tbm, esqueci de citar “Quanto tempo uma jaca daquelas (Super Nae Nucrear) fica em PMG

Ufis, agora sim

MO

Farragut

Baseado em longo estudo de 2008, disponível em http://www.rand.org/pubs/monographs/2008/RAND_MG706.pdf , no pior cenário, a imobilização para manutenção prevista dos NAe americanos não seria superior a um ano.

Dalton

Ostra…

nao seja tao malvado. Tudo culpa dos americanos que começaram com esta estoria de super carriers para lá, super carriers para cá, só para diferenciar o Forrestal dos Midways e Essexeses…

acertei o plural???

abraços

Marcelo Ostra

Então seria ele o Super Hiper Mega (Plus) então (se o Forrestal é super …)

Putiz meu, sei lah como se escreve Essex no plural

Ahh, vc quer Nae mais bonito que um Essex modernizado ?

MO

Marcelo Ostra

Farrragut

Não consegui abrir o PDF, mas um ano (aproximadamente), operando com tudo ($$$$ + mão de obra + necessidade), ficaria uma proporcionalidade ?

Abs
MO

Dalton

Pois é Ostra…

O Forrestal foi o primeiro da nova safra…servindo de base para tudo que foi construido depois…entao para diferenciar…carcaram o termo ” super ” antes do carrier.

Falando em Essex modernizado…sao uma beleza mesmo…um dos ultimos 1/1250 que comprei foi o USS Intrepid.

bons tempos…

abraços

Marcelo Ostra

Dalton, o Intrepid eu tenho uma na 1/700 em metal, mas config II GM

Vc conheçe o site do Antonio (daqui de Santos) dabrio/dabrio/dabrio mininavios ponto com , ele trabalha com 1/1250 e 1/2400 (inclusive unidades da MB. incruindo errada, tipo tipo 21 disfarçada de MK 10)

os 1/2400 dele tenho

Um Kiev, dois Sovremenniy, um Slava, um Krivak I, um Typhoon, Um Oscar II, um Akula, Um Delta IV, um Yankee, um Tango, um Kilo, um November, mas ele tem uma … de russos, USN e afins, incluindo Meko´s 360

abs
MO

Marcelo Ostra

Sergio, como moro aqui sempre peguei “in loco”, mas crio que despache sim

Entra em contato com ele

Agora quanto ao resto, acho que um antiacido ajuda 🙂

MO

Marcos T.

ta baixando o nivel disso aqui-
Vamo se deter ao assunto ae pessoal!

Marcos T.

Descupem minha sinceridade más o São Paulo do jeito que está não passa de um elefante Branco Atolado até o pescoço.
E dizer que ele ta parado pra modernização isso é conversa pra boi dormir.
Ta parado porque a marinha não tem dinheiro pra bota ele em condições.

virtualxi

Sempre tem que ter os palhaços que confundem defesa com política.
Pior que são de ambas as partes políticas podres deste país.

Marcelo Martins

Moro aqui em São José dos Campos, a “casa” da Embraer e hoje de manha vi um A-4 da Marinha fazendo a aproximação para o pouso aqui no aeroporto de São José, que é a mesma pista que a Embraer usa.
O barulho que o A-4 fez foi ensurdecedor, em nada comparado aos AMX’s, por exemplo, que são turbofan’s!
Apesar de ensurdecedor, o barulho emociona até a alma!!!

Farragut

Caro MO,

não tive problemas com o link…

A US Navy é incomparável (isto não é elogio!). O citado estudo não se prende à manutenção apenas, mas sim ao ciclo operativo. E trabalha exatamente com proporcionalidade (%): nos ciclos estudados, o tempo em manutenção gira em torno de 1 p/ 1 com o tempo deployed (al mare).

Tal relação por nossas bandas pode apontar p/ o “pesadelo logístico” que é a administração do caso A-12.

Marcelo Ostra

Creio o problema ser no meu pc, pois estva procurando um outro PDF e não abriu tambem

Realmente, isso é fato, e quando eles erram, erram praticando, tentando aprimorar

Um dia amigo Farragut, teremos jateamento, zarcão e ai a tinta sobre a ferrugem !

Abs
MO

Edilson

Salve Robson Br, primeiramente meus cumprimentos. achei muito pertinente os eu comentário e de fato você tem razão na questão da expansão sul americana da estratégia de defesa. acho isto valoroso e creio que esta é uams solução muito boa e um desafio muito bem arquitetado por nossas autoridades, pessoalmente achoq eu a integração e a uniformização dos sistemas de defesa integrados a indústria são coisas muito boas e inéditas na nossa história. concordo plemnamente consigo. no entanto vejo que em certos pontos o governo parece se indiferente, principalmente quanto a determinar as metas para o reequipamento. Jurídico e politicamente… Read more »

giovani80

É triste imaginar, mas cada dia que passa parece mais improvavel a volta da aviaçao de Caça da Marinha, tudo caminha para um fim lamentavel dos VF-1.

Sérgio

Galante

Existem certas liberdades, concondo com as ações, mas penso que comentários estritamente polítikos, v. cria um site próprio para massageamento de egos, e livre-nos dessas asneiras. Aprendo muito aqui, mas sobre aquilo que é FOCO, e o que estava rolando cheira mal. Quando v. edita põe a alma e palavreados condizentes com o estado, mas o Jornalista filtra e edita, pondera. Também estou aprendendo, só preciso achar a tecla “Breake!, just a moment, plese!”

Abraços e Sorry!

Sérgio

Please!

jateamento em bh

O Brasil não tem condições tem que melhorar muito para conseguir… Infelizmente!!!