esquadra2

organograma_esquadra

O ComemCh, sediado no Rio de Janeiro, planeja as operações navais e aeronavais da Esquadra brasileira, supervisiona o emprego das Forças de Superfície, de Submarinos e Aeronavais; e organiza a manutenção dessas forças e das organizações militares subordinadas. Seu atual comandante é o vice-almirante Fernando Eduardo Studart Wiemer.
O ComemCh tem como missão executar as tarefas básicas de controlar áreas marítimas; negar o uso do mar ao inimigo; projetar poder sobre terra; e dissuadir atitudes hostis contra áreas marítimas de interesse do Brasil.
Clique no gráfico para conhecer o organograma das unidades subordinadas ao ComemCh.

A Esquadra é o conjunto de Forças (navios, meios aéreos e de fuzileiros navais destinados ao serviço naval, pertencente ao Estado e incorporados à Marinha do Brasil) e navios soltos, posto sob comando único, para fins administrativos.
Administrativamente, a Esquadra é subdividida em Forças, as quais são organizadas de acordo com o meio ambiente em que suas unidades operam. Daí, temos, a ela subordinadas: a Força de Superfície (ComForSup), a Força de Submarinos (ComForS) e a Força Aeronaval (ComForAerNav). Para apoio ao Comando-Em-Chefe da Esquadra (ComemCh) na organização das diversas operações delegadas à Esquadra, existem ainda duas unidades a ele subordinadas: o Comando da Primeira Divisão da Esquadra (ComDiv-1) e o Comando da Segunda Divisão da Esquadra (ComDiv-2).

Além das Forças Navais, a Esquadra possui, sob sua subordinação, a Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ), situada na ilha de Mocanguê, na baía da Guanabara, onde fica sediada a maior parte de seus meios, o Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão (CAAML), cuja atividade principal é treinar o pessoal que guarnece os navios da Esquadra, com ênfase no desempenho de Operações Navais e Controle de Avarias, e o Centro de Apoio a Sistemas Operativos (CASOP), destinado a garantir o pleno funcionamento dos sistemas de combate instalados nos navios e o Centro de Manutenção de Embarcações Miúdas (CMEM).

“Os povos sãos e fortes, as nações másculas e livres amam nas suas Esquadras
a imagem de sua própria existência.”
Rui Barbosa

esquadra-quadro

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] Esquadra da Marinha do Brasil é composta pela Força de Superfície, Força de Submarinos e Força […]

Mn Hil

Nossa eu amo a MB estive pouco tempo la e so conhecia o basico do ComemCh agora ja sei um pouco mais e suas funções um abraço a todos

CorsarioDF

Que bela imagem. Só espero ver isso tudo funcionando a pleno vapor!!!

Sds.

Clêuber

Esse e um pedaço da marinha que temos de ter!Que belissimas imagens.Eu considero um Nae seja essencial para o Brasil, pois ele muda muita coisa em termos de capacidades.Que possamos ter uma marinha melhor ainda do que a da fotografia.
Abraços

[…] a Marinha, a Esquadra brasileira encontra-se conduzindo a Operação ADEREX-I/09, na área marítima compreendida entre as cidades […]

[…] Esquadra brasileira encontra-se conduzindo a Operação ADEREX-I/09, na área marítima compreendida entre as cidades […]

[…] para que não ocorra a descontinuidade nas operações com perda de qualificação, nem fique a Esquadra sem contar com importante meio durante os períodos de manutenção […]

trackback

[…] dos navios da Esquadra feitas no domingo (02/08/09), atracados no porto de Vitória/ES. Houve visitação […]