malvinas1

A presidente argentina, Cristina Kirchner, repetiu a solicitação de seu país por negociações com a Grã Bretanha sobre as Ilhas Malvinas em um discurso transmitido de Londres nesta quinta-feira.

“Quero reafirmar mais uma vez nosso direito de soberania sobre as Ilhas Malvinas”, disse a presidente argentina na capital britânica, onde ela participou da cúpula do G20, em discurso transmitido ao vivo para seu país.

Líderes argentinos tipicamente fazem discursos semelhantes no dia 2 de abril, ou Dia das Malvinas, o aniversário da ocupação do ilha pelo país em 1982, o que levou a uma rápida guerra vencida pela Grã Bretanha, na qual mais de 900 combatentes morreram.

Jornais argentinos informaram nesta semana que diplomatas britânicos estavam ansiosos em prevenir que o assunto desviasse a atenção do encontro sobre a crise econômica mundial.

O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, se encontrou com Cristina Kirchner no sábado, durante um encontro prévio ao G20, no Chile, e os dois discutiram rapidamente sobre as Malvinas.

Brown rejeitou a exigência argentina para negociações de soberania, mas disse que os dois países poderiam discutir os voos comerciais entre as ilhas e a Argentina, que estão proibidos há anos.

Cerca de 3.000 pessoas vivem nas Malvinas, um território britânico que a Argentina alega ser seu desde o século 19.

Cristina Kirchner disse que a Grã Bretanha deve se atentar a uma resolução da Organização das Nações Unidas de que os dois lados devem negociar a questão da soberania.

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Vassili Zaitsev

Marcos T, 15:05hs,

Eu mandaria construir uns 200 cruzadores General Belgrano, colocaria minha sogra como comandante dessa imensa frota, jogaria o que sobrasse da população argentina dentro e mandava eles navegarem em direção à Puerto Argentino (ou Port Stanley, tanto faz), o que importa é que no meio do caminho, os “Conqueror” da vida ingleses colocariam todos à pique mesmo.

joao

ola, digam -me uma coisa,quando a Argentina se tornou independente da Espanha , já havia população nas Malvinas ou não?

Marines1

Uhuahuah Noel eu ri mt do seu comentario (Hehehe eu iria pra italia dai ) .

Bandeira

E Leve Iashim, como fica, se Puskas foi o melhor?

Lecen

Camberiu, voce provavelmente não se deu ao trabalho de ler ao resto do meu texto.

Voce acha que os indigenas viviam em paz por aqui? Eles se matavam há milhares de anos. Sem falar que não foram massacrados. Venha para cá para o Nordeste, e você os verá.

BVR

Los hermanos são uns figuraças, não optaram pela contenda na arena diplomática preferindo utilizar a opção militar.
Perderam e perderam feio. Deram uma de aprediz de feiticeiro.
Agora querem retomar o diálogo sobre soberania compartilhada ????Fala sério!!!!

Mas, os episódios ocorridos nas Malvinas abriram nossos olhos pra algumas deficiências e ilusões semelhantes que dispunhamos até então.
Lembro que na época existia uma classificação de que o Brasil era potência média capaz disso e daquilo, manter um conflito assim assado. A Argentina era classificada igualmente e deu no que deu.
Cada força armada argentina travou sua própria guerra e TODAS perderam.

Helião

Fabio Max,

CARAMBA…. PUSKAS? vc tava indo tão bem, colocou os argumentos de forma clara mas…PUSKAS aí não dá, ele está entre os cinco maiores do mundo, mas PELÉ É PELÉ jogando bola e é o 1º sempre.

abs

Noel

Pô Lecen, perai, voltar prá Europa, lá faz um frio do caraca, vou só se tiver lugar prá rolar um pagode, uma feijoada com caipirinha e um churrascão, assim eu até vou; mas as praias são muito mixurucas, agora tô na dúvida…vamo de navio ou avião…até no Blog “los hermanos” nos criam problemas rsrsrs pois tô com pena da rapaziada chegada, que tá indo prá Africa lá vai ser f*** Bom, pelo menos os Blogs, quando chegarmos no Velho Mundo, só vão postar matérias de FAs que possuem mais recursos, com Governos mais sérios, e quem sabe o complexo de… Read more »

camberiu

“Fábio Max, uma pequena correção: Todo o nosso atual território nacional (com a exceção do Acre) a oeste da antiga linha demarcatória de Tordesilhas foi adquirido de maneira legítima.”

Acho que uma serie de nacoes indigenas (muitas delas ja exterminadas) discordariam dessa afirmacao.

Fábio Max

O melhor do mundo em todos os tempos foi o Puskas… Pelé é lenda!

E o Maradona mano de diós? O maior picareta do futebol!

Lecen

Marcos T., o que fariamos com os argentinos que sobrassem?

A gente mandaria para as Malvinas…

Tiao

Fabio Max

Concordo 100% com vc e inclua tb o marido da Marta Suplic nesta listinha tua tb..

Zero Uno

Operação Rosário II?

RL

Não viajem galera.

Poderiamos colocar os argentinos que sobrassem para serem “Gandulas” em nossos estádios, assim eles aprenderiam como se joga futebol de verdade.

Talvez assim, não perderiam de 6 para a Bolivia, e muito menos ganhariam uma copa com um Gol de mão do tão afamado “Dios Dieguito” que alias, tenho lá minha opinião de que o homem apenas se tornou um “DEUS” em sua terra exatamente por conta da baixo estima e sentimento de vingança em relação a Inglaterra (Malvinas).
Más é inegável que o cara jogou muita bola, más o melhor do mundo, sinto muito.

Pelé.

Tiao

O mal da argentina é que la tem muito argentino se não fosse esse pequenino problema la seria até um lugar legal!!!!

Lecen

Fábio Max, todo o meu comentário sobre a questão das Malvinas não foi direcionado a você, deixo isso claro. Aliás, concordo com o seu ponto de vista. Meu comentário foi direcionado aos pretensos defensores da devolução (???) das Malvinas.

Fábio Max

Flamenguista,

É… me referi aos políticos de lá. Mas inclua no rol um não político: Maradona!

ahahahahahahahahhahaha!

Fábio Max

Lacen,

Não esquente, entendi.

gaspar

facamos o seguinte, incitaremos os hermanos a entrarem em guerra com os ingleses… apos os ingleses humilharem os hermanos, nos BRASILEIROS invadiria-mos a Argentina e a anexaremos ao Brasil…
ta resolvido…

Marcos T.

gaspar não viaja. o que que nós iamos fazer com os argentinos que sobrarem vivos, ta doído.

Lecen

Fábio Max, uma pequena correção: Todo o nosso atual território nacional (com a exceção do Acre) a oeste da antiga linha demarcatória de Tordesilhas foi adquirido de maneira legítima. Portugal e Espanha assinaram diversos tratados internacionais reconhecendo a posse um e de outro sobre diversos territórios. O último foi o de Badajoz, assinado em 1803 (ou para mais ou para menos). Aliás, foi este último tratado que reconheceu a região entre os Rios Apa e Branco como portugueses e não como espanhóis. 60 anos mais tarde, o governo paraguaio iria iniciar uma guerra contra o Brasil ignorando completamente este tratado.… Read more »

Flamenguista

Fabio Max.
Com relação à tentativa de criar um factóide puramente populista vc está completamente certo.
Mas quanto a chamar os argentinos de ridículos, talvez vc estava se referindo à Cristina Kichner e cia, estou certo?

João Curitiba

As Malvinas não são agora um país “independente”? Sob a proteção do Reino Unido? Ou o que eu li estava errado?

Excel

Os ingleses não negam o seu passado. Eram piratas e continuam a esbulhar coisas dos outros. Não tenho nada contra os ingleses mas me parece errado o que fizeram lá.

Dalton

Excel… Sem entrar no merito de quem de fato é dono das Falklands/Malvinas, na ocasiao elas eram reconhecidas como territorio britanico, voce já parou para pensar como ficaria a ” cara ” da Inglaterra se eles nao retomassem seu territorio ? Daqui a pouco o mundo todo iria começar a chamar os ingleses de covardes, e olha que tem na Historia deles um Primeiro Ministro que até hoje é visto como ” fraco ” por nao ter mostrado mais atitude diante de Hitler. Thatcher, na minha opiniao fez a unica coisa possivel, retomar as Falklands de um ditador argentino que… Read more »

Fábio Max

Esses argentinos são ridículos. As Falklands são inglesas por decorrência da aplicação do princípio de direito internacional “uti possidetis”. OU seja, a terra a quem a colonizou historicamente. Os ingleses colonizaram as Falklands nos séculos XIX e XX, enquanto os argentinos às viam apenas com rochedos no meio do mar. Um dia, descobriu-se que existe grande potencial petrolífero na região e daí os argentinos puseram olho grande. Um brasileiro aceitar que as Falklands sejam devolvidas à Argentina, é no mínimo uma incoerência histórica. Se fizer isso, estará autorizando a Espanha (ou seus sucessores no continente, como Bolívia, Paraguai) a pleitear… Read more »