ESPECIAL Aniversário da Aviação Naval: Esquadrão HA-1

0

ha-1-a.jpg

bolacha-ha-1.jpgO EsqdHA-1 foi criado em 1978 com a missão de prover os meios aéreos do sistema de armas das fragatas classe “Niterói”, a fim de ampliar as possibilidades dos sensores de bordo, assim como a capacidade de reação destes navios. Ao HA-1 são também atribuídas missões de esclarecimento de área marítima, acompanhamento de alvos além do horizonte radar dos navios, resgate e salvamento em alto-mar e transporte de feridos.
O HA-1 atualmente opera com aeronaves AH-11A Super Lynx, que substituiram os primeiros SAH-11. Com a chegada das novas aeronaves, a missão do Esquadrão foi ampliada para atender a todos os meios de superfície, com plataforma de pouso, da Esquadra.
Armamentos como torpedos anti-submarino, bombas de profundidade e mísseis ar-superfície Sea Skua fazem parte de sua configuração de combate.

Fotos: Guilherme Wiltgen

ha-1-b.jpg ha-1-c.jpg

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Nelson Lima

Para quando está prevista a modernização dos SuperLynx com FLIR?

Guilherme Wiltgen

Nelson,

Não tem data prevista, pelo que eu sei!
Parece que ainda está pendente da liberação de verba.
Vou ver se consigo alguma informação mais precisa e assim que a tiver, informo aqui no blog.
Abraços,

marujo

Quantos Super Linx a Mb tem?

Nunão

Doze.

[…] (Equipamento de Observação Infravermelho) SEA STAR SAFIRE III, a ser instalação nos helicópteros AH-11A Lynx, como parte do programa de modernização da frota dos AH-11A da MB. Nessa data compareceu o Sr. […]

trackback

[…] aeronave se prende na grade circular no convés de vôo, conhecida como “colméia”. O Super Lynx é um multiplicador de força nos navios da Esquadra brasileira, atuando no esclarecimento […]

Fernando

É o melhor da Marinha Brasileira