Corveta Barroso na Baía de Guanabara

28

v34.JPG

A corveta Barroso (V34) no primeiro teste de máquinas na Baía de Guanabara, em 17 de abril de 2008. Dependendo dos resultados dos próximos testes de mar, e da avaliação operacional do navio, a MB poderá construir mais unidades da classe, ligeiramente modificadas. A foto em alta resolução nos foi enviada gentilmente pelo Centro de Comunicação Social da Marinha.

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
TENENTE

Bonita foto,mas parece que esta faltando o radar.Ainda não tinham instalado na data? Obrigado.

Robson Br

Sefor construído mais alguns navios, esta classe vai ser a mais brasileira.

Nunão

Na ocasião, ainda não estavam instalados nem o radar de busca nem os lançadores de foguetes de chaff.

Mas tinha um aparelho de ar-condicionado ali, entre a chaminé e o mastro do radar… Resquício ainda da fase de acabamento do navio.

RLobo

No jornal O POVO de fortaleza a seguinte manchete chama atenção “Sucateada, Marinha tem 44% da frota parada”. Constatação obvia do que sabemos?
Temos com os recursos (materiais) que dispomos condições de defender o nosso mar territorial?
O Brasil esta pleiteando uma ampliação deste mar territorial… para que?
Gostaria de parabenizar aos que fazem o Blog Poder Naval pela canal de comunicação com a família Naval Brasileira. Excelente!!!

Antonio

Nunão, acho que o aparelho de ar-condicionado não é resquício da fase de acabamento não … muito provavelmente ele faz parte do conceito COTS (commercial of-the-shelf) que utiliza itens civis, de prateleira, no lugar de sofisticados e caros equipamentos militares …. AVANTE SUCUPIRA !!!

PS. Nas fotos anteriores do interior da Barroso, vocês viram o Windows XP sendo rodado ? Vocês viram a “qualidade” dos monitores ??? Vocês repararam que a pintura parece ter sido feita a mão ???

Beto
Ozawa

Ok. Mas como complemento à linha de batalha de escoltas mais robustas, na casa das 6.000 t, não é ? Ou seria em substituição a estas…

Cinquini

Uma dúvida, quais são as alterações estruturais da Barroso em relação a Inhaúma?

Baschera

Beto,
Novidade nenhuma. Só uma matéria paga pelo lobby francês. A revista é notória defensora dos interessas franceses desde pelo menos a compra dos Mirage IIIE.
Sds.

Marcílio Dias

Cinquini, leia o dossiê sobre a Barroso no site do Poder Naval:

http://www.naval.com.br/dossie/Barroso/barroso.htm

Tudo que você quer saber sobre ela está lá.

Jorge Lee

Ok. teremos agora a Mod. Barroso. Será que ela dará nome a outra classe, que nem a própria Barroso em relação às Inhaúmas?
Pelo menos incorporamos uma embarcação que servirá bem à nação, com itens COTS ou não, o que vale é cumprir a missão…

Jorge Lee

parece até rima barata, rs. o último §.

Marcílio Dias

O projeto original da MB previa a construção de 16 Inhaúmas, só foram construídas 4 e agora a Barroso.
Por isso tivemos que comprar 4 Garcias e 4 Type 22. Das 4 Garcias, só sobrou uma e uma Type 22 foi desativada. Ou seja, o déficit de escoltas na MB é grande, porque do total de navios na ativa, 1/3 fica sempre em reparos.
Quem venham mais Barrosos!

Cinquini

Marcílio Dias, obrigado!

Jorge Lee

Juro que foi sem querer…

Paulo Costa

Aproveitando o assunto, repararam que a chapa da popa na linha dágua
do São Paulo esta bem amassada?Deve ser os rebocadores que empurram
por ali,dai o fundo ficar irregular.Na G-29 que veio da UK,tem uns frisos no costado embaixo perto da linha dágua,deve ser uma proteção contra os rebocadores .Aproveitando que o A-12 vai ser docado,poderia ser reforçado o local com uma chapa mais espessa,ou colocar um friso horizontal de modo a evitar estes amassamentos?Soldadores navais,conto com vocês….

RL

Que venham mais BARROSO, desde que não demorem cerca de 14 para cada unidade né?!.
Desta vez o trabalho tem que ser sério. Vamos torcer que as novas MOD. venham no tempo certo desta vez.

FORÇA MB.

Nelson Lima

Torço para que as novas Barroso inrporem o SAM VLS Umkhonto na popa, bem como esse sistema também seja adotado nas Niterói, no lugar do lança-foguetes Boroc.

Hornet

Mauro, estive fora um tempo(viajando e sem internet por perto) e quando voltei, fui ler os posts atrasados (aliás, foi uma grata surpresa saber que agora temos um blog de aviação também…sou mais da “turma do aviãozinho”!!! rs.) e preciso te agradecer. Não fosse por seus comentários ponderados e extremamente racionais eu acharia que os EUA já tinham invadido a Amazônia e tomado o pré-sal, que os Argentinos já estavam navegando um Submarino Nuclear construido no Brasil, que a polarização mundial da Guerra Fria (Comunistas X Capitalistas) tinha voltado na versão de “patrulhamento ideológico” (vixi, isso é antigo, hein?!!!) e… Read more »

LM

Prezado Galante,

Já que estamos falando de escoltas para a MB. Gostaria de propor um post onde o Blog Naval fizesse um comparativo entre os projetos que foram estudados pela MB para os novos navios de escolta de 6.000t. São eles: FREMM (França/Itália); F100 Alvaro de Bazan (Espanha); De Zeven Provincien Class (Holanda); KDX II- Chungmugong Yi Sunshin class (Coréia do Sul). Esses foram os principais, os demais foram descartados desde o início.
Obrigado!

Nunão

Zeven Provincien foi mesmo estudada? Gostei de saber, LM! Gosto bastante dos KDX II também.

LM

Prezado Nunão, nós recebemos sim o projeto da Zeven Provincien.

Nunão

Coisa linda, LM, coisa linda.

Se a seleção fosse pelo critério estético, aham, quer dizer, pelo MEU critério estético…

Douglas

LM a F 100 que tem Aegis viria com o que no lugar? Radares europeus? A superestrutura então seria toda mudada não.?

Mauricio R.

Pelo amor de Deus, chega dessa droga!!!!
Enterrem esse projeto lá na fossa das Marianas e que a MB comece do zero, um novo design de casco, baseado no melhor casco disponível, que é o da fragata Vosper Mk-10!!!

Nunão

LM, acho que o Galante já leu a sua sugestão…

Bosco

Nelson Lima, eu acho que para a Barroso a melhor opção seria os Barak. Se fosse instalado o sistema Umkhonto precisaríamos para poder extrair o máximo dele (que é bem caro, diga-se de passagem) de um VSR (radar de busca de volume) ou um radar 3D como queira. Um destes não sairia por menos de uns 15 milhões de verdinhas fora o sistema Umkhonto. Como no nosso TO e nos cenários prováveis não vejo como premente a capacidade de engajar alvos múltiplos o Barak teria uma relação custo/benefício melhor. E pelo que vi o lançador do Barak é mais compacto,… Read more »

John Europa

Parece-me do século passado esta fragata, quando comparada com as fragatas género “stealh” europeias, sul africanas, australianas etc.