BRASÍLIA – O ministro da Defesa, Nelson Jobim, avisou nesta segunda-feira que também está de olho nos lucros do pré-sal. Ele deixou claro que espera um aumento substantivo no valor dos royalties pagos à Marinha. Por lei, a Força tem direito a um percentual de todo o petróleo explorado na costa brasileira, mas esses recursos têm sido contingenciados pelo governo para fazer superávit. Jobim disse que a Marinha presta serviços relevantes à Petrobras e merece ser remunerada.Após a solenidade do Dia do Soldado, no quartel-general do Exército, o ministro defendeu que em apenas dois anos, até o fim do governo Lula, os investimentos do país em defesa saltem de 1,5% para 2,5% do PIB. Entre os planos para gastar esses recursos, ele listou a compra do submarino nuclear da Marinha, a instalação de mais pelotões de fronteira em terras indígenas, o aumento do serviço militar, com recrutamento para funções civis, e a realização de mais operações de simulação de guerra. Jobim defendeu as despesas recentes com a Operação Poraquê, que gastou R$ 10 milhões para simular uma invasão da Amazônia.

– Isso é investimento na tranqüilidade. Só quem pensa pequeno é que faz esse tipo de conta. Você acha que a gente só vai adestrar quando houver conflito? A política brasileira é de força disuasória. Se você tem um Exército que não faz nada, não tem capacidade disuasória nenhuma. Ano que vem nós teremos mais. Mais e mais. Cada vez mais, nós temos que aumentar o processo de integração entre as Forças – disse o ministro.

Fonte: O Globo

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wagner_ASW

Realmente o Ministro está aparentando ser um homem que esta ciente dos problemas das Forças Armadas. Esperamos que suas palavras não fiquem apenas em “palavras”. Até este momento ele merece aplausos, veremos o que acontece nestes próximos 2 anos a frente…

Fábio Max

Recursos há, o problema é que a cada ano, aumentam no orçamento, mas são contingenciados na execução orçamentária, porque esta não é impositiva, o orçamento é livremente alterado dentro de seus parâmetros máximos, pelo governo federal. FHC fez cortes tão grandes que em certas épocas, não havia dinheiro para pagar as refeuções dos militares da ativa. Já durante o governo Lula, os cortes foram menores, mas nem por isso as FA puderam rever a situação de seus equipamentos. Se o Congresso tivesse alguma preocupação com algo mais que mordomias, ladroagem, cargos para amantes e benesses para amigos e familiares, simplesmente… Read more »

Henrique Sousa

Acho que como os políticos nas boas e más qualidades representam a população, e tb nossas Forças Armadas infelizmente representam o que a grande maioria da população espera delas. Aqui somos um grande número de entusiastas conhecedores de nossas qualidades e deficiências no campo da Defesa, mas não devemos tomar isto pelo todo. A maioria da população não tem o menor conhecimento neste assunto. Neste contexto cortes no orçamento de nossas FAs passarão totalmente despercebidos. Para gerar soluções duradouras no campo da Defesa, acho que nossas FAs deveriam agir no convencimento da população da sua importância, tanto com ações de… Read more »

Raphael

Esse ministro parece que está por dentro do Ministério da Defesa ao contrário do Waldir Pires aquele velho gaga que não fazia nada…

RL

Concordo com as solicitações do Ministro. Ainda acredito que de mesma forma que a Petrobras, ou a nova estatal do Présal virem a subsidiar royalties para a MB, o setor bancário devido aos seus lucros cada vez mais exorbitantes batendo recordes atrás de recordes a cada ano, deveria também subsidiar a FAB. No caso do EB seria subsidiado pelas indústrias e o setor agricola.

Abraços.

Henrique

O ministro Jobim está ao menos por dentro da situação e, conseguindo destaque nesses últimos tempos. Está de parabéns pelo trabalho, por enquanto. Agora, eu condeno veementemente a idéia de que empresas deveriam “financiar” as forças armadas, isso ai pra mim já é coisa de comunista ou sei lá, no caso da marinha tudo bem, já está na lei. Agora FAB, EB, ai não. Isso já é mercenarismo. O Governo tem que cuidadar disso.

Azevedo

Sem entrar na guerra de quem fez ou deixou de fazer, cabe ressaltar a informação de que a MB “emplacou” a marca AMAZÔNIA AZUL (NOTA DO CCSM abaixo). Marca “Amazônia Azul” é registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial A marca “Amazônia Azul”, utilizada pela Marinha em eventos oficiais e publicações tanto nacionais quanto estrangeiras desde o ano de 2004, com elevados objetivos educacionais, culturais e políticos foi registrada junto ao Instituto Nacional da Propiedade Industrial (INPI) pela Nota Técnica nº 032/2008 – INPI/DIRMA, de 14 de agosto. Em 2006, a Marinha depositou um pedido de registro da referida marca… Read more »

Marcelo

Eu vou incluir o Jobim na minha lista do SÓ ACREDITO VENDO…até agora me parece um falastrão, viajou, tá peruando pelas FFAA, mas ainda não concretizou nada de bom. E se acontecer algo, com certeza não foi por força dele, mas pelos governistas, que resolveram dar alguma pelota, pelo menos para o momento. Ou seja, só tá falando, o Jobim é um falador oportunista! É muito fácil defender causas, eu quero ver é um cidadão como este se insurgir de fora do Governo para realizar algo, movimentar amigos para uma boa questão!

Walderson

Parabéns a todos que postaram aqui até agora, pois as colocações foram pra lá de lúcidas. Conheço a maneira de trabalhar do Min. Jobin. Ele não é de enrolar. Pode até não conseguir mudar o panorama, mas ele não faz de conta. Outro detalhe é que ele fala o que pensa, não se importando se os outros vão gostar. É só lembrar da pérola de que o F-35 é moderno demais pra FAB. É tb fala besteira às vezes. kkkkkkkk. O que achei legal é que não apareceu nenhum inocente útil pra falar mal do Governo. Não que eu o… Read more »

Bosco

Nós brasileiros somos pacientes e quando cobramos queremos apenas o mínimo necessário. O mínimo condizente com um país do tamanho do Brasil. Nem mais, nem menos. Ninguém vem aquí neste espaço (e no do Poder Aéreo) querendo que as FA do Brasil tenha bombardeiros B2, submarinos Ohio, NAe nucleares, Caças F22. Aí realmente seria uma cobrança de “vira-latas”. Em geral queremos é o mínimo necessário. Querer que nossas fragatas tenham a correta dotação de mísseis não é querer muito. Querer que tenhamos uma quantidade mínima de mísseis Derby para os F5 também não é pedir muito. Quando foi anunciada a… Read more »

Wagner_ASW

Concordo plenamente com o Sr. Bosco. Queremos apenas que nossas Forças Armadas tenham apenas o necessário para as suas obrigações militares, nada mais que isso!!! Incremento ainda a citação do sr. Bosco, com o pedido se possivel, de um carro de combate MBT digno do tamanho do nosso Brasil, quem sabe a última versão do Leopard (porque do Ozório não vem mais nada), para impor um pouco de respeito frente aos nossos vizinhos Latinos… rsrsrs!!!

Igor

Parabéns ao ministro. Ele esta dando a devida atenção as nossas FFAA dentro do possível. Lembrem-se que ele foi chamado ao governo para da conta do “caos aéreo”. Os pessimista ha de serem mais realistas, afinal as coisas não mudam tão rápidamente como gostaríamos. Se realmente houver um investimento de 6 bilhões em compras, aumento de 2,5% até 2010, ja será um grande feito, convenhamos.

RL

Henrique, fique tranquilho, não sou comunista, pelo contrário, sai pra lá xulé.

Apenas mirei os altos lucros de banqueiros e do cresimento economico nos setores industrial e agronomo com uma possível forma de amenizar a penúria que se encontram nossas forças.
Más, vou de encontro as suas colocações, pois me parecem mais sensatas ok!

Forte abraço.

ANDES

ei gente; se nossos politicos realmente estivecem interece em mudar nossas FAs, bastaria diminuir os gastos orçamentários do governo (ex: os 6 bilhões gastos para pagar uma parcela do 13º salario de pensionistas e aposentados).Não estou disendo que não é merecido aos aponsentados e pensionistas(só um exemplo de valor monetário).
O nosso ministro pelomenos barulho faz,coisa que não se via nos anteriores. (não sei se suficiente para acordar as 3 esferas de governo).

Bosco

Não sou a favor de uma marinha costeira à toa. Temos teoricamente 80 lançadores de mísseis Exocet em 14 escoltas (9 fragatas e 5 corvetas). Acho o número mais que adequado para unidades de superfície dentro da atual conjuntura. Se funcionassem à contendo. Necessitaríamos apenas de mais submarinos e NaPas. Um amigo do blog postou como tendo a MB apenas 9 Exocets. Sendo verdade tal afirmação é um absurdo sob qualquer parâmetro minimamente aceitável. Que se gaste o dinheiro público apenas com 2 escoltas então, mas que lhe dê a dotação de mísseis prevista. O resto, que gastem o dinheiro… Read more »

[…] os recursos provenientes dessa fonte são contingenciados, contingenciamento que é motivo ora de cobranças, ora de justificativas por parte do Ministério da Defesa. Moral dessa história de entendimento […]