Milgem, o LCS turco

a400m_milgem_rendering.jpg

O Milgem, nome formado pelas palavras turcas Milli Gemi (Navio Nacional), é o “Projeto Corveta” da Turquia, que tem como propósito construir modernos navios de guerra litorânea pela indústria turca, usando extensivamente tecnologias stealth (furtivas).
A construção do primeiro navio da classe, a TCG Heybeliada, começou em 26 de julho de 2005, com o lançamento ao mar previsto para 27 de setembro de 2008. O término da construção está programado para 25 de outubro de 2010, com a entrada em serviço em 2011.
Planeja-se construir 12 navios para a Marinha Turca e outras unidades para exportação. A Marinha do Paquistão negocia desde abril de 2007 com a Turquia, a compra de pelo menos 4 Milgem, sendo 3 construídas localmente.
Quando o projeto Milgem foi lançado oficialmente em 1996, a idéia inicial era construir localmente as corvetas MEKO A-100 de design alemão, mas no ano 2000, a parceria com a Alemanha foi rompida, dando lugar a um projeto totalmente turco.
O conceito e o perfil operacional da Milgem tem similaridades com o LCS (Littoral Combat Ship) desenvolvido pela Lockheed Martin americana, para compor a próxima geração de navios de guerra da US Navy. Curiosamente, também tem semelhanças com a corveta Barroso, da Marinha do Brasil. Abaixo, a ficha técnica da Milgem:

Deslocamento: 2.000t
Comprimento: 99m
Boca: 14,4m
Calado: 3,75m
Propulsão: CODOG (1 turbina a gás e dois motores diesel)
Velocidade: econômica 15 nós; máxima de 29 nós.
Raio de ação: 3.500 milhas náuticas a 15 nós.
Autonomia: 21 dias
Tripulação: 93
Armamento: 1 canhão de 76mm, 2 metralhadoras 12.7 mm Aselsan STAMP, 8 mísseis Harpoon (ou RBS15 Mk.3), um lançador de mísseis antiaéreos de defesa de ponto RAM, dois lançadores triplos de torpedos anti-submarino Mk.46, 1 helicóptero S-70 Seahawk e vários UAVs.

milgem02.gif

milgem_3.jpg

Um dia a bordo do submarino ‘Tapajó’ – última parte

A atracação na Base Almirante Castro e Silva e a despedida A manobra de atracação do submarino Tapajó na Base […]

Entrevista com o comandante do submarino ‘Tapajó’, capitão-de-fragata Horácio Cartier

Um dia a bordo do submarino ‘Tapajó’ – parte 3 PODER NAVAL: Comandante Cartier, o senhor poderia falar um pouco […]

Um dia a bordo do submarino ‘Tapajó’ – parte 2

Um submarino de propulsão convencional como o Tapajó tem um funcionamento parecido com um telefone celular: de tempos em tempos […]

28ª Viagem de Instrução de Guardas-Marinha

Hoje o Navio-Escola “Brasil” realizará a Cerimônia de despedida para a XXVIII Viagem de Instrução de Guardas-Marinha. A Viagem terá […]

Um dia a bordo do submarino ‘Tapajó’ – parte 1

No dia 16 de julho de 2014, na véspera da data comemorativa do Centenário da Força de Submarinos (1914-2014), uma equipe […]

Aprovado plano de trabalho do Brasil para exploração de crostas na Elevação do Rio Grande

O Brasil acaba de alcançar importante êxito na aprovação do Plano de Trabalho para exploração de crostas cobaltíferas na Elevação […]