Mais fotos do PKX – Patrol Killer eXperimental, da Marinha da Coreia do Sul

40

pkx-1

O navio da foto é o ROKS Yun Yeong-Ha, primeiro navio-patrulha PKX (Patrol Killer eXperimental) de 450 toneladas, da Marinha da Coreia do Sul.

O PKX é armado com um canhão de 76mm, um canhão de 40mm e mísseis antinavio SSM-700K Haesung, com 150km de alcance. A suíte eletrônica é sofisticada, com um radar 3D que pode detectar e rastrear mais de 100 alvos simultâneamente.
O comprimento do navio é de 63m, a boca de 9m e a tripulação de 40 homens.

O sistema propulsor é CODOG com waterjets, desenvolvendo a velocidade máxima de 41,5 nós, com turbina a gás LM2500, e velocidades de cruzeiro, com dois motores diesel MTU. A autonomia é de 2.000 milhas a 15 nós.

O  sistema de waterjets, que substitui os hélices e os lemes convencionais, possibilita ao navio transitar tranquilamente nas áreas infestadas de pesqueiros, sem o perigo de enroscar-se nas redes de pesca.

pkx-2

pkx-3

pkx-4

NOTA do BLOG: Clique nos nomes das classes para conhecer navios-patrulha lança-mísseis (FPB – Fast Patrol Boats/FAC – Fast Attack Crafts) de outras marinhas, que já foram abordados pelo BlogNAVAL: Type 143 Gepard (Alemanha), Victory (Singapura), Hamina (Finlândia), Super Vita (Grécia), Hayabusa (Japão), Houbei (China) e Visby (Suécia), PKX (Coreia do Sul), Kilic (Turquia) e Helsinki (Finlândia/Croácia).

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
douglas

450 toneladas?

mais leve que a nossa canhoneira de patrulha, e leva misseis anti navio……. 41 nós……..

quanto custa?

chega de comentários.

CELIO ANDRADE

quando postei que nossos NP tinham que ser amrados com misseis anti navio e mais canhões, quase fui linchado..
Tmos que estar preparados para enfrentar um navio ou um pesqueiro..

General

Isso sim é um navio patrulha de respeito! Não essas porcarias da MB

Bem que a MB poderia ter uns 20 desses!!

Mas são só sonhos………….sonhos

Pedro

Vamos parar de mostrar essas “patrulhas parrudas de gente grande” (visby, Hamina, Hayabusa, Kilic) e nos contentar com os “botes do falcon” que estamos comprando ai.
Projeto de “urtima generation”!
Afinal: “nunca d’antes neste país!”
NAPA neles!

Anhelo Nicolaci

Eu vejo como essa uma classe que necessita ser operada em nossa marinha, esse acidente do Airbus deixou claro nossa deficiencia neste quesito, e uma embarcação destas poderia muito bem ja estar presente agora no local, aumentando a chance de resgate de sobreviventes

Marcos Pesado

Caro Anhelo,

Sem ser especialista, mas dando meu “palpite”, o serviço de busca e salvamento é menos função de Marinha de Guerra e mais de Guarda Costeira. Não sei que utilidade teriam os canhões e os mísseis desta nave na localização dos destroços e/ou sobreviventes do avião sinistrado. Mais úteis seriam número, sensores e velocidade.

SDS

Sopa

Marcos Pesado

Acho que poderia juntar o útil ao agradável, já que não dispomos de meios pra marinha e guarda costeira, investiria numa dessas que serviria pra atacar e salvar quando preciso !

Sds.

Sopa

Que pena que nesse avião não tinha parentes da metade dos políticos brasileiros, ai seria diferente !

Sds.

marujo

O nosso problema não é armamento pesado em navios de polícia naval, mas, sim, escoltas no estado da arte em número condizente com o tamanho de nosso litoral.

Robson Br

Nossos NaPa são de patrulhas com a função de guarda costeira. Não vejo a necessidade de misséis anti-navios neles, ainda mais para o tipo de patrulha os canhoes até resolve. Navios patrulheiros tem que ficar constantemente no mar e manter mísseis em patrulhas de rotina é cara a manutenção. Também acho, que se surgir necessidade, poderemos instalar os conteineres. Não entendo expressões como porcaria e algo mais.

fabiods

Seria esta embarcação ideal para ajudar
nas buscas do air france ao invés da Caboclo?

Sopa

(Fonte DefasaBR)

“A FAB acabou mesmo adquirindo 12 helicópteros de combate do modelo Mil Mi-35 HUND”

“Finalmente, no anúncio do contrato, em 23 de dezembro de 2008, foram revelados quais serão os usuários dos 50 helicópteros de transporte tático de tropas EC-725 Super Cougar :
FAB – 18 unidades;
EB – 16 unidades; e
MB – 16 unidades.”

E pro Exercito e Marinha nada !!!!

CorsarioDF

Qualquer um desses NaPa consegue fazer frente a maior parte dos meios de superfície da América Latina. Sei que vão me linchar, mas no litoral e nas plataformas petrolíferas nos daria um poder de dissuassão respeitável, até mesmo frente à países desenvolvidos. Não precisava nem de 50, mas uns 25 já estavam de excelente tamanho, ao invés de “3000 canhoneiras” (armadas com arco e flecha!!!) Na minha humilde opnião eu prefiro os seguintes NaPa: 1 – Visby (Suécia), 2 – Hamina (Finlândia), 3 – PKX (Coreia do Sul), Obs.: Qualquer uma dessas 3 primeiras já estava ótimo para a MB.… Read more »

Helião

Penso que em nossas futuras patrulhas não precisaria estar instalado os lançadores de mísseis, mas sim, a possibilidade de instalação em caso de necessidade. Alguém saberia responder se foi planejado desta forma?

abs

Camilo

Analisando algumas observações feitas e confrontando-as com as informações constantes do post, algumas dúvidas me vieram à mente. Tudo bem que o PKX é bem rápido, porém sua autonomia é de 2.000 milhas a 15 nós. Portanto se nossa marinha dispusesse de um barco semelhante em Natal, por exemplo, dada a distância e o tamanho da área de busca, ele dificilmente poderia se deslocar até lá a tamanha velocidade. Ou seja a capacidade de fazer 41,5 nós não faria muita diferença neste caso. O post menciona que ele leva quatro SSM-700K Haesung, com 150 milhas de alcance. Bom; isto é… Read more »

ARCANJO

Enquanto isso estamos gastando dinheiro construindo patrulhinhas de 500 t no Ceará que, na verdade, não passam de barcos de polícia obsoletos. São projetos franceses que eles já não usam há séculos e empurram para cima dos emergentes. Nossos “patrulhas” cearenses não pasam de barcos paisanos, pobremente equipados, com um canhão para dar pinta de belonave. Toda a técnica de construção, radares, equipamentos de comunicação é tudo paisano do tipo empregado em um bom barco pesqueiro. Mas não se preocupem pois os franceses, além de nos empurrarem esse projeto, estãos nos empurrando 4 submarinos SCORPENES também obsoletos e sem nenhum… Read more »

Zero Uno

Arcanjo…

Então a “profissional” Marinha do Chile comprou os “obsoletos” Scorpene? É sério mesmo?

Putz… Tem gente aqui que vai surtar! kkkkkkkk

Raphael Barros

O Brasil precisa e urgente de um desses barcos patrulha mais não nossos políticos vão gastar bilhões e bilhões de reais para a copa de 2014 e em salários para as patentes do alto escalão das forças armadas.

A Visby seria uma boa para o Brasil.

Raphael Barros

Os scorpetones obsoletos? Só falta falar que o SSBN Borei é uma sucata de 30 anos.

ARCANJO

Zero Uno, A marinha do Chile comprou dois SCORPENES mas, quando tem de enviar submarinos para manobra com a US NAVY, manda os antigos IKL 209. Eles sabem bem porque! É melhor mandar os antigos confiáveis do que os novos que estão dando imensas dores de cabeça e podem dar vexame em plena arena, debaixo dos olhos americanos … É isso. Raphael, Os SCORPENES são obsoletos sim, a ponto de não serem comprados, há tempos, por qualquer marinha aprestada e necessitada de equipamentos operacionais confiaveis. Aliás, com bem sabemos, não ganham uma única concorrência de técnica e preço e só… Read more »

Don D

Bom, se desenvolvêssemos uma belonave de 500t baseado no projeto da hamina, eu já estaria bem feliz, detalhe da construção e padrão de pintura do navio são excelentes, armamento poderia ser com tecnologia nossa mesmo(um saber 200, misseis avibrás, etc.), é só querer.

marujo

Assino embaixo do que voce escreveu, meu caro Camilo. Você lembrou que sequer dispomos de uma aviação de patrulha marítima decente em pontos estratégicos ao longo de nosso litoral. Os aviões de busca do avião francês estão partindo de locais distantes, como o Rio de Janeiro e Campo Grande. Ainda bem que a END prevê desconcentração de meios. Vem em muito boa hora.

Jacubão

Até hoje não consigo entender como esse exelente canhão de 76mm, não é usado por nossa marinha, que prefere sempre o 114mm e 40mm e a maioria das marinhas no mundo preferem o 76. Será que eles estão errados????????

Excel

Apesar das qualidades mencionadas no post, este navio tem alguns problemas que foram duramente críticadas por parte dos coreanos. A primeira e mais séria refere-se à sua instabilidade em velocidade alta, ou seja, ele treme muito quando se alcança a velocidade máxima a ponto de meter medo nos tripulantes do navio. Muito se falou a respeito da solução do problema chegando alguns a defender a revisão completa do projeto, mas a marinha não chegou a tal ponto chegando a afirmar que solucionou o problema por outros meios não tão radicais (mas tem gente que não acredita muito nisso). Pelo pouco… Read more »

Patriota

Nós tinhamos é que fechar contrato com os coreanos
KDX III+ PKX+ DONKDO = MARINHA MAIS FORTE

Excel

Caro patriota,
Se dependesse apenas dos aspectos comerciais, tenho certeza que a Coreia venderia muito por aqui, pois são muito agressivos quando querem vender algo, o problema é que a Coreia não tem muito “acesso” à esfera do poder por aqui como alguns tem, como por exemplo a França que é “amiga” de muita gente em Brasilia.

João Curitiba

Caro Robson Br Você está certo. Os barcos de patrulha fazem as vezes de guarda costeira. E isto de forma consciente pela MB. Vou citar um exemplo, o navio patrulha Benevente, que fica baseado no porto de Rio Grande. Na sua função de GC ele leva duas lanchas para abordagem, um canhão 40mm e duas metralhadoras. Mas a função real do Benevente, em caso de guerra, é ser navio mineiro. O equipamento de lançamento de minas fica no porto e poderá ser rapidamente instalado em caso de necessidade. Portanto, a GC poderia muito bem ser criada de fato, ser operada… Read more »

FábioLeal

Este patrulha pode ser pequeno mas é um guerreiro da pesada! Mas não és disto que o Brasil precisa, precisa de patrulhas do género do Piloto Pardo do Chile.
As Visby também são navios espectaculares mas completamente desnecessárias para qualquer orçamento. Até o governo sueco, que as mandou fazer, está a tentar vender os últimos navios da fornada, tal é o seu custo!

Igo

ACORDEM!!! Vamos pegar um mapa e olhem para a coréia e suécia, agora olhem para o Brasil. Qual o GRANDE diferença entre nós e eles? Galera, nos casos da Coréia e da Suécia, o inimigo mora no seu quintal, quanto aqui ele morar no outro bairro. Quando disso isso não é porque nós deveríamos reduzir nossas defesas, digo isso porque a característica do combate é MUITO diferente. Lá, quando uma embarcação invade sua águas, ela já tem alcance para destruir alvos primários. Aqui, a coisa é bem diferente, nossas patrulhas irão trabalhar em mar aberto e lá elas são um… Read more »

Igo

Nossas patrulhas terão emprego semelhante a guarda costeira americana. Não precisam ser mais armadas que isso.
Porque será que eles não usam tal solução por lá, lá mesmo!! Não tô falando de patrulha com mísseis que eles empregam na asia.

Por que será??? Dinheiro eles possuem e vontade de gastar nem se fala.

Sds,

Igo

marujo,

Concordo contigo.

Igo

ARCANJO

“A marinha do Chile comprou dois SCORPENES mas, quando tem de enviar submarinos para manobra com a US NAVY, manda os antigos IKL 209.
Eles sabem bem porque!”

Por que a força aérea venezuela manda os F-16A(cruzex) no lugar dos Sukois?Será porque eles tem medo de passar vergonha?? O mesmo vale para a FACh, que manda os F-5 III, também será vergonha??

Sds

Patriota

Igo

Vc se lembra das boias que encontramos proximo a base de Alcantara?
vc se lembra existe a possibilidade de que o acidente que lá ocorreu ter sido resultado de sabotagem?
nós temos grandes reservas de recurços naturais e isso é de grande interesse das grandes potências, estes países que criaram “acesso” a nossa esfera de poder não fizeram isto por acaso.
acredito que os nossos potênciais inimigos não são estas republiquetas da AL

Igo

Patriota,

Não entendi onde você quis chegar. Acho que você não leu direito os meus textos. ;D

Camilo

Caro Igo, Você tocou no ponto certo. Além do fato que você menciona (o inimigo mora ao lado), devemos considerar o tipo de litoral cheio de baias ou fiordes (Grécia, Noruega, Suécia, Finlândia, p.ex) e a pequena extensão territorial (os mesmos anteriores mais Coreia do Sul, Cingapura, Croácia). Tudo bem que China e Turquia não são pequenas. Mas a Turquia tem o inimigo morando ao lado e sua costa é bem irregular e com várias ilhas. China vem nos últimos anos mudando sua filosofia de uma marinha costeira para uma frota de alto mar para projeção de poder. As características… Read more »

Celio Andrade

Eu não entendo por que ainda nao temos guarda costeira…

Noel

Os Distritos Navais tem função similar as de uma Guarda Costeira, o X da questão, é que os meios disponíveis são muito insuficientes para o cumprimento da missão. Criar uma GC, ou seja, mais uma instituição pro contribuinte sustentar, drenaria muitos recursos orçamentários, não apenas na aquisição de Navios.
Sds

[…] site do grupo Janes informou que a Marinha da Coreia do Sul enviou o seu primeiro PKX (classe Gumdoksuri) para fronteira marítima ocidental daquele país, próximo à Coreia do […]

Excel

Colegas, Parece que o Cazaquistão será o primeiro cliente internacional do PKX. Jornais dizem que a unidade será vendida por US$ 100 Milhões, e a decisão foi aprovada pela Rússia que considerou o navio superior ao deles (por que o Cazaquistão precisa da aprovação da Rússia e com qual navio russo será que foi comparado?). O navio operará no Mar Cáspio sendo que outro país deste mesmo mar, o Azerbaijão, mostrou interesse também. Se os dois países adotarem o navio e entrarem em conflito vai ser engraçado ver este navio lutar contra si mesmo. A Coreia já vendeu vários “Chamsuri”… Read more »

Popai

caros, o que se vê, é o total descaso das autoridades em aparelhar nossas forças. Vejamos não apenas a marinha como também a aeronautica onde, ja foi deliberado tecnicamente que os caças suecos são os de melhor eficiência tática operacional, mais baratos, transferência irrestrita de tecnologia mas o avião que ganhará a conconrrência será o rafale por questões políticas. Então pra que serve o relatório da aeronáutica? O Gripen NX pousa em qualquer pista, por exemplo em pista de garimpo, rodovias e etc. Sua célula é mais desenvolvida tecnologicamente que o rafale e f-18. Bom, isso é extendido tb para… Read more »