Flores ao Mar

livro-flores-ao-mar.jpgO Poder Naval OnLine produz, incentiva e apoia trabalhos e atividades voltadas à divulgação da história marítima, não só do Brasil, mas também ao redor do mundo.

E por este motivo gostaríamos de divulgar o trabalho do nosso colega Raul Coelho Barreto Neto, historiador formado pela Universidade Católica de Salvador e pós-graduado pela Universidade de North London (Inglaterra). Barreto Neto publicou em 2006 o livro “Flores ao Mar”, sobre a história dos naufrágios navais brasileiros na II Guerra Mundial. Especial atenção foi dada aos naufrágios de três navios da Marinha do Brasil: a corveta Camaquã, o navio auxiliar Vital de Oliveira e o cruzador Bahia.

O livro pode ser adquirido na loja do Museu Náutico da Bahia (Salvador). Já no Rio de Janeiro, ele poder ser encontrado no Espaço Cultural da Marinha, no Museu Naval e na antiga sede do Serviço de Documentação da Marinha, no Setor de Publicações. Para aqueles que não forem do Rio de Janeiro ou de Savador, o livro pode ser adquirido diretamente com o autor.

Gostaríamos também de divulgar o trabalho do nosso colega José Carlos Viana Cinquini, participante freqüente do blog naval. Ele apresentará na próxima semana seu de Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção do grau de Licenciatura em História. O trabalho aborda a participação no Brasil nas ações anti-submarino durante a II Guerra Mundial.

Para aqueles que se interessarem, seguem os dados do local e data.

Título: Abrindo Caminho Para a Vitória: A Defesa do Brasil na Ação
Anti-Submarino na Segunda Guerra Mundial (1942-1945)
Local: UniSantos – Campus D. Idilio José Soares
Av. Conselheiro Nébias, N.º 300, Sala 231
Data: 03/12/08 as 19:00

Se você já produziu ou está trabalhando em algum projeto relacionado à história naval e tem interesse em divulgá-lo, entre em contato conosco.

Doolittle Raid

No dia 18 de abril de 1942, 16 B-25 americanos foram lançados do porta-aviões USS Hornet (CV 8) para atacar […]

Novo EC725 da Marinha recebe primeira integração de míssil AM39 Exocet

Helibras e MBDA realizaram primeiros testes do sistema de armamentos de combate antinavio Exocet AM39; contrato da Avibras para produção […]

NPaOc ‘Araguari’ apoia a 400ª Expedição Científica ao Arquipélago de São Pedro e São Paulo

No período de 25 de março a 1°de abril, o Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Araguari” realizou a 400ª Comissão de apoio […]

Pentágono protesta contra ação provocativa de jato russo sobre navio dos EUA

Enquanto as tensões entre o Ocidente e a Rússia aumentam, um avião de ataque russo realizou um ato “provocativo” no […]

Nota da Marinha sobre matéria publicada no jornal O Dia

Senhor Editor-Chefe, Em relação à matéria intitulada “Luxo e viagem dão indício de improbidade”, que acompanhou a matéria de capa […]

Lancha Patrulha de Rio começa a operar na Tríplice Fronteira

No dia 31 de março, após uma travessia de seis dias navegando na calha do Rio Solimões, de Manaus a […]

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE