Flores ao Mar

livro-flores-ao-mar.jpgO Poder Naval OnLine produz, incentiva e apoia trabalhos e atividades voltadas à divulgação da história marítima, não só do Brasil, mas também ao redor do mundo.

E por este motivo gostaríamos de divulgar o trabalho do nosso colega Raul Coelho Barreto Neto, historiador formado pela Universidade Católica de Salvador e pós-graduado pela Universidade de North London (Inglaterra). Barreto Neto publicou em 2006 o livro “Flores ao Mar”, sobre a história dos naufrágios navais brasileiros na II Guerra Mundial. Especial atenção foi dada aos naufrágios de três navios da Marinha do Brasil: a corveta Camaquã, o navio auxiliar Vital de Oliveira e o cruzador Bahia.

O livro pode ser adquirido na loja do Museu Náutico da Bahia (Salvador). Já no Rio de Janeiro, ele poder ser encontrado no Espaço Cultural da Marinha, no Museu Naval e na antiga sede do Serviço de Documentação da Marinha, no Setor de Publicações. Para aqueles que não forem do Rio de Janeiro ou de Savador, o livro pode ser adquirido diretamente com o autor.

Gostaríamos também de divulgar o trabalho do nosso colega José Carlos Viana Cinquini, participante freqüente do blog naval. Ele apresentará na próxima semana seu de Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção do grau de Licenciatura em História. O trabalho aborda a participação no Brasil nas ações anti-submarino durante a II Guerra Mundial.

Para aqueles que se interessarem, seguem os dados do local e data.

Título: Abrindo Caminho Para a Vitória: A Defesa do Brasil na Ação
Anti-Submarino na Segunda Guerra Mundial (1942-1945)
Local: UniSantos – Campus D. Idilio José Soares
Av. Conselheiro Nébias, N.º 300, Sala 231
Data: 03/12/08 as 19:00

Se você já produziu ou está trabalhando em algum projeto relacionado à história naval e tem interesse em divulgá-lo, entre em contato conosco.

Ante a resistência dos peruanos, Bolivia acerta com Uruguai saída para o mar

MINOLTA DIGITAL CAMERA

As chancelarias da Bolívia e do Uruguai começaram a discutir os termos de um convênio que dê sentido prático ao […]

Nascido para dominar

USS Vincennes

A história da primeira expedição científica de circum-navegação dos Estados Unidos mostra que a jovem nação buscava um lugar no […]

O site histórico NGB – Navios de Guerra Brasileiros está de volta à ativa

ngbcapa2

O site NGB – Navios de Guerra Brasileiros, o maior registro histórico online de navios brasileiros, está de volta. O […]

ICN adquire duas homologações no âmbito do PROSUB

O primeiro submarino S-BR em construção em Itaguaí-RJ - Foto Ricardo Pereira

  Conquista é resultado da transferência de tecnologia com empresa francesa Rio de Janeiro, 2 de março – A Itaguaí […]

Cofundador da Microsoft diz ter achado destroços de navio japonês

Musashi via wikimedia

Navio seria o encouraçado com maior poder de fogo da História. Multimilionário publicou fotos e vídeos de partes do ‘Musashi’ – […]