Um dos museus mais visitados de Buenos Aires é…

sarmiento-1.jpg

…um navio: Buque Escuela “Presidente Sarmiento”

No último dia 15 de novembro, a cidade de Buenos Aires (Argentina) promoveu a quinta edição do evento “Noche de los Museos”, com cerimônias e atividades em mais de 120 museus estatais e privados. Em quinto lugar entre os mais visitados, ficou o Museo Buque Escuela (museu navio-escola) ARA Presidente Sarmiento, atracado em um dique de Puerto Madero.  Em um dique próximo, a Corbeta ARA Uruguay, recentemente restaurada para voltar à exposição, não ficou muito atrás: 15º lugar. E foi uma noite bem fria em Buenos Aires.

Os dois navios, somados, receberam mais de 15.000 visitantes entre as 19h00 de 15 de novembro e as 2h00 da madrugada do dia seguinte. As visitas foram guiadas, apoiadas por audiovisuais, grupos de teatro e apresentações musicais.

O ARA Sarmiento, como navio-escola, realizou 37 viagens de instrução entre 1899 e 1939. A corveta ARA Uruguay é ainda mais antiga: incorporada em 1874 como parte de uma respeitável esquadra encomendada pelo então presidente Sarmiento, ficou famosa por participar de expedições científicas à Terra do Fogo e à Antártida, assim como pelo dramático resgate de uma expedição sueca ao continente gelado em 1903.

Este autor já visitou o ARA Sarmiento e recomenda bastante o passeio, para quem planeja visitar Buenos Aires. O navio está em ótimas condições e não é em todo lugar que se pode conhecer praticamente todos os conveses de uma embarcação construída no século XIX, incluindo eixo do hélice, maquinaria a vapor de tripla expansão e muitos outros detalhes.

Nesse momento em que uma enquete aqui do Blog do Poder Naval (que será acompanhada de futuras matérias), discute a possibilidade do D 27 Pará tornar-se um navio museu como os atuais Riachuelo, Bauru e Solimões, nada como trazer esse exemplo de um dos museus mais visitados de nosso vizinho.

sarmiento-canhao-120mm.jpg sarmiento-cilindros-maquinaria-tripla-expansao.jpg sarmiento-eixo-do-helice.jpg

Fonte: Armada Argentina

Fotos: Nunão

Precisamos, para já, de 4 (bons) navios usados

maestrale

  Roberto Lopes Editor de Opinião da Revista Forças de Defesa e autor do livro “As Garras do Cisne” Parece […]

Navio-veleiro Cisne Branco aberto à visitação em Santos neste final de semana

Cisne Branco (2)

A Capitania dos Portos de São Paulo informou em nota à imprensa que o navio-veleiro Cisne Branco da Marinha do […]

Marinha peruana estuda três opções para renovar sua força de superfície

DE_LA_PENNE__5____a

  Não é só a Esquadra brasileira que necessita equacionar a renovação de sua força de superfície em um cenário […]

Cerimônia de incorporação do Navio de Pesquisa Hidroceanográfico ‘Vital de Oliveira’ à Marinha do Brasil

Vital de Oliveira - 1

  Em uma cerimônia de batismo, mostra de armamento e transferência para o setor operativo, o Navio de Pesquisa Hidroceanográfico […]

Ministério da Defesa menos otimista com as chances do Prosuper em 2015

FREMM 523b

Roberto Lopes Editor de Opinião da Revista Forças de Defesa e autor do livro “As Garras do Cisne” Passam os […]