Poder Naval Online visita navios alemães em Salvador

f214-1

Visitamos ontem em Salvador-BA o Grupo-Tarefa alemão 501.01 composto das fragatas Sachsen (F219), Lübeck (F214) e do navio de apoio logístico Frankfurt am Main (A1412). Como foi noticiado no BlogNAVAL, a escala dos navios no Brasil faz parte das atividades de formação de cadetes da Academia Naval e de reforço de relações internacionais da Marinha Alemã.

Lübeck (foto acima), é uma fragata da classe “Bremen”, baseada no casco da famosa “Kortenaer” holandesa. Já o navio de apoio logístico Frankfurt am Main (foto abaixo), é da classe “Berlin”, de 20.000t, que impressiona pelo porte e capacidade.

a1412-1

f219-1

beckmannolteA fragata de defesa aérea Sachsen (foto acima), de 5.600t, é equipada com os radares 3D SMART-L e APAR (Active Phased Array Radar), numa configuração semelhante à da “De Zeven Provincien” holandesa. Seu armamento principal é o lançador VLS Mk.41 para mísseis antiaéreos de defesa de área Standard e defesa de área curta ESSM, além de dois reparos de defesa de ponto RAM.

Conversamos com o Comandante do Grupo, capitão Jens Beckman e o Comandante da Sachsen, Markus Nolte, que esclareceram várias questões sobre o navio, inclusive sobre a capacidade dos radares SMART-L/APAR para interceptação de mísseis balísticos, com a adoção de mísseis Standard SM-3. Os navios não trouxeram nenhum helicóptero, mas o Comandante afirmou que isso é normal em operações deste tipo.

Pudemos conhecer o Centro de Controle de Máquinas da Sachsen, totalmente automatizado com consoles em LCD e software/hardware COTS. Abaixo, clicar nas fotos para conhecer mais detalhes dos navios:

f219-4-mk41-vls f219-5-mauser-27mm-cannon f219-9-otto-melara-76mm

f219-8

f219-7-mk32-tubos-torpedo f219-6-smart-l-3d-radar f219-popa

f214-3-Lübeck Seasparrow

f214-4-harpoon f214-2-ram-sobre-o-hangar f214-4-ram

a1412-2

a1412-3-canhao-mauser-27mm a1412-4

a1412-popa

NOTA do BLOG: Agradecemos à Embaixada da República Federal da Alemanha pelo convite, bem como à tripulação da Sachsen, que nos recebeu da melhor forma possível.

NDCC ‘Mattoso Maia’ pode ser o próximo navio da MB a dar baixa

G28

Segundo uma fonte, o Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) Mattoso Maia (G28) pode ser o próximo navio da […]

Navio de Desembarque Doca ‘Ceará’ finaliza PMG com êxito

NDD Ceará

  O Navio de Desembarque-Doca (NDD) “Ceará” finalizou com êxito o seu Período de Manutenção Geral (PMG) em novembro de […]

92º Aniversário da Diretoria de Aeronáutica da Marinha

NA FOTO, POR OCASIÃO DA COMEMORAÇÃO DO 92º ANIVERSÁRIO DA DAerM, VÊ-SE REUNIDOS COM O ATUAL DAerM, EM PÉ À ESQUERDA, CA PRIMO, MAIS SETE OFICIAIS-GENERAIS, TODOS EX-DIRETORES DE AERONÁUTICA DA MARINHA.

Apenas dezesseis anos após o primeiro voo do “mais pesado do que o ar”, os olhos atentos do então Ministro […]

Veja no ForTe: Exército Brasileiro vai escolher seu blindado 4×4

Avibras Tupi

O Projeto Estratégico Guarani, do Exército Brasileiro, deve selecionar em breve o vencedor do Programa VBMT-LR (Viatura Blindada Multitarefa, Leve de […]

Temas ausentes

Esquadra-Brasileira

Mario Cesar Flores Dois temas que frequentam o cotidiano da mídia mundial estiveram ausentes das campanhas eleitorais de 2014: relações […]