1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

NB/NHO Amorim do Valle - H 35

Classe River/Amorim do Valle

 

"Javalí dos Mares"

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: 21 de outubro de 1983
Lançamento: 17 de maio de 1984
Incorporação (RN): 7 de junho de 1985

Baixa (RN): 23 de outubro de 1993

Incorporação (MB): 31 de janeiro de 1995

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 630 ton (padrão), 770 ton (carregado).
Dimensões: 47.6 m de comprimento, 10.5 m de boca e 3.1 m de calado.
Propulsão: 2 motores diesel Ruston tipo 6 RKCM de 1.700 bhp cada, acoplados a 2 eixos e 2 hélices Stone Vickers 63XS de quatro pás, de passo controlado.

Combustível: 88 toneladas.

Eletricidade: 2 geradores diesel G & M Power de 230 kW.

Velocidade: máxima de 14 nós.

Raio de ação: 4.500 milhas náuticas à 10 nós.

Armamento: nenhum (retirado).
Sensores: 2 radares de navegação Decca TM 1226 C, 2 eco-sondas Kelvin-Hughes MS48, SATNAV, e Sistema de Posicionamento Racal QM 14 (1) e HYPERFIX Mk.6 com alcance operacional de 700 km.
Equipamentos: 
1 bote inflável para seis homens.

Código Internacional de Chamada: PWAW

Tripulação: 35 homens, sendo 4 oficiais, 7 sargentos e 24 praças.

 

H i s t ó r i c o

 

O Navio Balizador Amorim do Valle - H 35, ex-HMS Humber - M 2007, é primeiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem ao Almirante-de-Esquadra Edmundo Jordão Amorim do Valle. Foi construído pelo estaleiro Richards, em Lowestoft, Grã-Bretanha. O contrato de compra do Amorim do Valle, e de seus dois irmãos, mais as quatro Fragatas classe Greenhalgh, num valor de aproximadamente US$ 170 milhões (£ 100 milhões) foi assinado entre o Governo Brasileiro e o Ministério da Defesa Britânico em 18 de novembro de 1994. Foi incorporado à Armada em 31 de janeiro de 1995, na Base Naval de Portsmouth, Inglaterra, em cerimônia conjunta com os NB Jorge Leite - H 36 e NB Garnier Sampaio - H 37, presidida pelo Sr. Rubens Antonio Barbosa, Embaixador do Brasil junto ao Reino Unido, e que contou com a presença do AE Domingos Alfredo Silva, representando o Chefe do Estado-Maior da Armada, além do CA (RN) N.E. Rankin, Comandante Naval da Área de Portsmouth. Naquela ocasião assumiu o comando o Capitão-Tenente Marcelo Luiz Boyd da Cunha.

 

A oficialidade do recebimento do Amorim do Valle foi a seguinte:

 

     - CT Marcelo Luiz Boyd da Cunha - Comandante

     - CT Sergio Sanchez Alvim - Imediato

     - 1º Ten. Cleber Almeida de Oliveira - Enc. Convés (?)
     - 1º Ten. Luiz Claudio Lazaro Dias - Enc. Máquinas (?)

 

Lista completa da primeira tripulação

 

Placa com parte da primeira tripulação do Amorim do Valle. (foto: Henrique Ferrinho)

 

1995

 

Em 19 de maio, chegou ao Rio de Janeiro junto com os NB Jorge Leite - H 36 e NB Garnier Sampaio - H 37, atracando no molhe da Ilha Fiscal, na Baia da Guanabara, quando foram transferidos à subordinação da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), em cerimônia na qual participaram familiares do Almirante Amorim do Valle.

 

O Amorim do Valle, recém incorporado e ainda como Navio Balizador e com a pintura cinza. (foto: ?).

 

Entre 10 e 13 de novembro, esteve em Santos.

 

1996

 

Iniciou extensa modernização, para adaptá-lo de sua função original de Navio Varredor, para nova função de Navio Balizador, em obra iniciada no AMRJ, na Ilha das Cobras, e completada em 1997 no Estaleiro Itajaí S/A, em Santa Catarina.

 

1997

 

Em 20 de novembro, pela portaria n.º 0099/97, do Comando de Operações Navais (ComOpNav), teve sua subordinação transferida da DHN, para o Serviço de Sinalização Náutica do Sul do Comando do 5º Distrito Naval - SSN-5, passando a atuar na manutenção do balizamento dos portos de Paranaguá-PR, São Francisco do Sul-SC e Itajaí-SC.

 

2000

 

Teve sua subordinação transferida do SSN-5 para o Grupamento de Navios Hidroceanográficos, da DHN, com sede no Rio de Janeiro.

 

2001

 

Em fevereiro, foi reclassificado como Navio Hidroceanográfico.

 

Entre 2 de novembro e 14 de dezembro, realizou a coleta de dados para a atualização das cartas náuticas do porto de São Francisco do Sul e da Baía do Babitonga. Essa comissão serviu também para o cumprimento da fase final do Curso de Aperfeiçoamento em Hidrografia para Oficiais (CAHO-2001).

 

2002

 

O Amorim do Valle, realizou comissão de coletas de dados hidrográficos e oceanográficos no sul do país. Entre maio e junho operou no porto de Itajaí-SC, no início de agosto em São Francisco do Sul-SC, de 23 de agosto a outubro nos portos de Rio Grande-RS e Porto Alegre-RS.

 

2003

 

No dia 8 de novembro, o navio encontrava-se fazendo sondagens nas proximidades da barra do porto de Paranaguá, quando recebeu o pedido de socorro do Veleiro "Conquista", o qual estava a deriva. O Amorim do Valle interrompeu as sondagens e demandou ao encontro do Veleiro que foi localizado e rebocado, sendo que depois de receber combustível seguiu por seus próprios meios para o porto, escoltado por uma lancha da CPPR.

 

2004

 

O Amorim do Valle, atracado na ponte da Ilha Fiscal, junto ao AMRJ, em agosto de 2004. (foto: Revista Naval).

 

2006

 

Em 6 de maio, suspendeu do cais da BHMN para realizar comissão ao exterior. Depois de visitar o porto de Natal-RN, cruzou o Atlântico para representar a Marinha do Brasil no jubileu de ouro da Marinha Nigeriana, celebrado no período de 30 de maio a 5 de junho, no porto de Lagos. Também participaram do evento navios das Marinhas da África do Sul, EUA, Gana e da Inglaterra. Durante a estadia em Lagos, o navio recebeu a visita da Cônsul-Geral do Brasil e do Comodoro O. Odunosu, Diretor de Hidrografia da Nigéria, além de diversos outros oficiais nigerianos. No regresso visitou Recife-PE e demandando o Rio de Janeiro resgatou em alto mar uma bóia de coleta de dados ambientais do programa PIRATA que se encontrava a deriva. Atracou na BHMN em 3 de julho após 59 dias de comissão.

 

2007

 

Entre 23 e 25 de janeiro, esteve em Santos-SP.

 

Entre 13 de março e 29 de abril realizou levantamentos batimétricos nas áreas dos portos de Suape-PE e Ilhéus-BA, para a realização das cartas náuticas n.º 906 e 1201. Durante a comissão também inspecionou as estações maregráficas dos portos de Salvador-BA e Cabedelo-PB, além de verificar seus respectivos nivelamentos geométricos.

 

 

2011

 

Em 12 de abril, durante a Comissão COSTA SUL III/PNBOIA VI em apoio ao Programa Nacional de Bóias (PNBOIA) lançou a bóia meteoceanográfica AXYS-24 a 107 milhas náuticas da costa, no litoral de Santos-SP e, no dia 15 de abril, recolheu a bóia ALNITAKA, localizada a 3 milhas náuticas da Praia de Maçambaba, no litoral de Arraial do Cabo-RJ, para realização de serviços de manutenção.

 

No período de 16 de maio a 10 de junho, durante a Comissão ATUALIZAÇÃO CARTOGRÁFICA II, ocorrida na Baía da Ilha Grande-RJ, o Amorim do Valle realizou um pesquisa de perigo sobre casco soçobrado, com a utilização de um Sonar de Varredura Lateral Interferométrico C3D, capaz de gerar imagens do fundo do mar em altíssima resolução. Esta foi a primeira vez que um equipamento desse tipo foi operado a bordo de um navio da Marinha do Brasil.

 

Sonar de Varredura Lateral Interferométrico. (foto: CCSM)

 

2012

 

Em julho realizou o lançamento da bóia fixa de Recife, pertencente ao Sistema Brasileiro de Observação dos Oceanos e Clima (GOOS/BRASIL).

 

Entre 25 de junho e 10 de outubro, realizou a comissão COSTA NORTE II/PNBOIA XI. Após três meses e dezessete dias de comissão o navio retornou ao Rio de Janeiro, tendo visitado os portos de Salvador-BA, Natal-RN, Itaqui-MA e Belém-PA. A comissão teve o objetivo de coletar dados oceanográficos e meteorológicos, por meio de uma rede de bóias meteoceanográficas de deriva e de fundeio, realizando, também, levantamento batimétrico monofeixe na Baia de São Marcos, em São Luis-MA.

 

Dentre os trabalhos de campo, destacou-se o rastreio de sinais fixos, o lançamento de bóias de deriva, lançamento de bóia de fundeio, observação visual de perigos a navegação, sondagem GEBCO, ocupação de estação maregráfica, analise de maré RTG, rastreio cinemático e sondagem monofeixe.

 

Durante sua estadia no porto de Itaqui, foi realizada a sondagem batimétrica, dividida em 44 dias de faina pelo navio e por uma equipe volante. No total, foram sondados 154 quilômetros quadrados, navegadas 2.365 milhas e realizadas 1.371 linhas de sondagem. A conclusão deste trabalho permitira o incremento da Segurança da Navegação nas proximidades do Porto de Itaqui-MA, delimitando as novas posições dos bancos que se estendem nas proximidades da bacia de manobra e das áreas de fundeio. Durante a comissão, o navio recebeu apoio das Bases Navais de Aratu, Natal e Val-de-Cães.

 

2013

 

De 9 a 11 de abril, aconteceu a primeira avaliação operacional do protótipo de modem acústico submarino do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM). O projeto “Comunicações Submarinas” foi testado na costa do Rio de Janeiro cujo propósito foi praticar a transmissão de dados digitais entre meios de superfície e submarinos.

 

A Comissão CSUB I contou com a participação do Submarino Timbira - S 32, que realizou a recepção dos dados, e do Navio Hidroceanográfico Amorim do Valle - H 35, encarregado da transmissão de sinais a partir de uma fonte acústica do IEAPM rebocada. As transmissões foram feitas em duas faixas de freqüências, com mensagens de texto recebidas sem erros em diversas ocasiões. Durante a CSUB I foi possível obter um banco de dados com sinais gravados a diferentes distâncias, em diferentes profundidades, e em diferentes cotas de operação do submarino.

 

Nos dias 23 e 24 de maio, realizou estação oceanográfica no litoral de São Paulo, coletando amostras de sedimentos na água entre São Sebastião-Ilha Bela e Santos. Visitou o porto de Santos-SP entre os dias 24 e 27.

 

2014

 

Entre 30 de abril e 16 de junho realizou comissão hidroceanografica nas proximidades do porto de Santos-SP.

 

 

 

O u t r a s    F o t o s

 

O Amorim do Valle, em comissão no litoral norte de São Paulo. Na foto o navio já esta modificado para Navio Hidroceanográfico, e com a pintura branca com as partes superiores em laranja e a linha d'água e indicativo em verde, típica dos navios da DHN. (foto: SRPM). O Amorim do Valle, fundeado durante uma comissão. (foto: SRPM). O Amorim do Valle, fundeado durante uma comissão. (foto: SRPM). O Amorim do Valle, atracado na ponte da Ilha Fiscal, junto ao AMRJ. (foto: ALIDE - Luiz Padilha) O Amorim do Valle, atracado na ponte da Ilha Fiscal, junto ao AMRJ. Em segundo plano o NF Graça Aranha - H 34 e o NPa Guaporé - P 45. (foto: ?) O Amorim do Valle, atracado na ponte da Ilha Fiscal, junto ao AMRJ. Em segundo plano o NHi Sirius - H 21, a Cv Barroso - V 34 e o NApOc Ary Rongel - H 44. (foto: NGB - José Henrique Mendes) O Amorim do Valle, atracado na ponte da Ilha Fiscal, junto ao AMRJ. Em segundo plano o NF Graça Aranha - H 34 e uma Corveta da classe Inhaúma. (foto: NGB - José Henrique Mendes) Close da proa do NHO Amorim do Valle - H 35, (foto: Joinville Iate Clube)

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

NB Amorim do Valle Período
CT Marcelo Luiz Boyd da Cunha 31/01/1995 a 12/02/1996
CT Alexandre Borges Briones 12/02/1996 a 21/02/1997
CT Luís Paulo Xavier da Silveira 21/02/1997 a 26/02/1998
CT Carlos Eduardo Horta Arentz 26/02/1998 a 22/02/1999
CT Máximo Eduardo Egger 22/02/1999 a 18/02/2000
CT Carlos André Coronha Macedo 18/02/2000 a 07/12/2000
NHo Amorim do Valle Período
CT Carlos André Coronha Macedo 07/12/2000 a 21/02/2001
CC Agnaldo Luiz Martins Engrel Maciel 21/02/2001 a 25/02/2002
CC Marco Antônio Dutra Janino 28/02/2002 a 14/02/2003
CC Paulo Sergio Chaves 14/02/2003 a 03/02/2004
CC André Moraes Ferreira 03/02/2004 a 25/02/2005
CC Marcelo Appolinário Cerqueira 25/02/2005 a 17/02/2006
CC Marcos Antônio Linhares Soares 17/02/2006 a 24/05/2007
CC Rogério de Oliveira Gonçalves 24/05/2007 a 11/07/2008
CC Flávio Augusto Corrêa Netto Guimarães 11/07/2008 a 15/07/2010
CC Paschoal Mauro Braga Mello Filho

15/07/2010 a 08/07/2011

CC Sidnei da Costa Abrantes 08/07/2011 a 05/07/2012
CC Carlos Rafael Barros de Toledo 05/07/2012 a __/__/201_

 

 

H i s t ó r i c o  A n t e r i o r

 

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Baker III, A.D. Combat Fleets of the World 1998-1999. Annapolis, MD: Naval Institute Press, 1998.

 

- Sharpe, Richard. Jane's Fightining Ships 1996-1997. London: Jane's Publishing Company Limited, 1996.

 

- Confraria do Bode Verde - www.bodeverde.hpg.ig.com.br

 

- River class Fleet Minesweppers - www.btinternet.com/~warship/Postwar/Mine/river.htm

 

- NOMAR - Notícias da Marinha, Rio de Janeiro, SRPM, n.º 635, jun. 1995; n.º 707, mar. 2001; n.º 771, jul. 2006.

 

- NOMAR - Notícias da Marinha, Rio de Janeiro, SRPM, n.º 782, jun. 2007.

 

- Informativo da Diretoria de Hidrografia e Navegação, Publicação da Base de Hidrografia da Marinha em Niterói (BHMN), Ano 2, n.º 2, janeiro de 2013.

 

- InfoCIRM - Informativo da Comissão Interministerial para Recursos do Mar, Brasilia-DF, Set/Dez 2012.


- Nosso agradecimento a colaboração especial do Comandante Carlos Rafael Barros de Toledo.