1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

AvPq Aspirante Moura - U 14

Classe ?

 

"?"

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: ?
Lançamento: 1987
Incorporação: ?

Incorporação (MB): 25 de janeiro de 2010

 

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 380 ton (grt), 114 ton (net) e 63 ton. (dwt).
Dimensões: 36.06 m de comprimento, 9.0 m de boca e 3.03 m de calado.
Propulsão: 2 motores diesel MAN 9L 20/27 gerando 1.213 BHP, acoplados a 2 propulsores azimutais Rolls Royce/Ulstein. 360º, US 401/2000 e bow thruster Brunvoll 150 Hk (Tunnel).

Combustível: ? toneladas.

Eletricidade: 3 geradores diesel Scania 14/14 M. 223 kW e 3 alternadores de 210 kVA 150 Hz/380V 3-fases.

Velocidade: máxima de 12 nós e mantida de 9 nós.

Raio de ação: 2.160 milhas náuticas à 9 nós.

Autonomia: 10 dias.

Armamento: nenhum.
Sensores: 1 radar de navegação Furuno Type 1510, 1 radar de navegação Simrad CR 50, Auto Pilot AP-50, Gyro Anschtz STD-22, Carta Eletronica Telchart V + Zone 1, Navtex, mod ICS Nav- 5, Inmarsat Mini-M, mod. NERA worldphone, data,fax.
Equipamentos: ?

Código Internacional de Chamada: PWAM

IMO: 8870322

Tripulação: 12 homens, sendo 3 oficiais e 9 praças, mais nove pesquisadores.

 

 

H i s t ó r i c o

 

O Aviso de Pesquisa Aspirante Moura - U 14, ex-Finder, que tinha bandeira de Malta (callsign 9HW18) e porto de registro em Valetta, foi o primeiro navio a ostentar esse nome em homenagem ao Aspirante José Cláudio Soares de Moura, que entrou na Escola Naval em 1963 e faleceu em serviço em 12 de junho de 1966. O navio foi construído no estaleiro Astillleros Brodogradiliste, em 1987, e foi modernizado em 2008. Foi adquirido, junto a empresa FAR - Research and Recover Ltd., em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, ficando subordinado ao Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira – IEAPM, para funcionar como “Laboratório Nacional Embarcado II”, contribuindo com as pesquisas de interesse da Marinha e da comunidade científica nacional, realizadas por aquele Instituto.A principio complementará e eventualmente substituirá o AvPq Diadorim - IEAPM 02. Foi incorporado a Marinha do Brasil em Sandfjord (Noruega) em 25 de janeiro de 2010, em cerimônia presidida pelo Adido de Defesa e Naval na Inglaterra, Suécia e Noruega, em cumprimento ao Aviso 31/MB/2010. Naquela ocasião assumiu o comando o Capitão-Tenente Cláudio Luiz Estrella Pereira. Foi submetido a Mostra de Armamento depois de sua chegada ao Brasil.

 

Arranjo Geral do navio. (via ALIDE) Perfil e convés principal do navio. (via ALIDE)

 

Vista aérea do Finder. (foto: Fotoflite) Vista aérea do Finder. (foto: Fotoflite)

 

O Aspirante Moura, ainda em Sandfjord (Noruega) com o antigo nome mas já com a bandeira do Brasil. (foto: CCSM) O Aspirante Moura, ainda em Sandfjord (Noruega) com o antigo nome mas já com a bandeira do Brasil. (foto: CCSM) Aspecto do primeiro Cerimonial a Bandeira depois de incorporado a Marinha do Brasil. (foto: CCSM) Aspecto do primeiro Cerimonial a Bandeira depois de incorporado a Marinha do Brasil. (foto: CCSM)

 

Sala de Estar. (foto: via ALIDE) Laboratório. (foto: via ALIDE) Oficina do navio. (foto: via ALIDE)

 

2010

 

Durante o período de recebimento, foram realizadas algumas obras de adequação do navio às necessidades da Marinha do Brasil, entre as quais destacam-se: instalação de um console GMDSS (Global Maritime Distress Safety System) e de um novo radar; integração dos equipamentos de pesquisa científica e aquisição de dois contêineres de 10 pés, já adaptados para serem utilizados como laboratórios seco e úmido. O Aspirante Moura incorpora, em sua estrutura, uma inovação na Marinha do Brasil, pois foi o primeiro dos seus navios a navegar sem o uso de leme, substituído por duas hélices azimutais, integradas a um sistema de piloto automático e cartas náuticas eletrônicas.

 

Atracado em Sandfjord (Noruega) em 4 de abril de 2010. (foto: Roy Forslund)

 

Em 6 de abril, suspendeu de Sandfjord (Noruega).

 

Entre 9 e 12 de abril, esteve em Rotterdam (Holanda) e depois em Brest (França).

 

Em Maassluis (Holanda) em 9 de abril de 2010. (foto: Cees Kloppenburg) Em Rozenburg (Holanda) em 12 de abril de 2010. (foto: Henk Kouwenhoven)

 

Depois de passar por Lisboa, de onde partiu em 25 de abril, já acompanhado pelo RbAM Triunfo para realizar a travessia do Atlântico, esteve em Las Palmas (Ilhas Canárias) e chegou a Praia (Cabo Verde) em 7 de maio.

 

Entre 18 e 20 de maio, esteve em Natal, primeiro porto brasileiro escalado pelo navio em sua viagem de entrega, proveniente da Europa. Participou de uma Parada Naval, em frente a Praia do Forte, em comemoração a sua chegada ao Brasil, na qual também estiveram presentes os NPa Guaíba, Graúna e Goiana, o RbAM Triunfo e o AviPa Barracuda.

 

Depois de Natal seguiu para Salvador e Arraial do Cabo.

 

O Aspirante Moura navegando no rio Potengi em Natal. (foto: Com3DN)

 

Em 2 de junho, chegou ao Rio de Janeiro.

 

O Aspirante Moura entrando pela primeira vez na Baia da Guanabara em 2 de junho de 2010, em sua chegada ao Rio de Janeiro. (foto: Edson Lucas)O Aspirante Moura entrando pela primeira vez na Baia da Guanabara em 2 de junho de 2010, em sua chegada ao Rio de Janeiro. (foto: Edson Lucas)

 

Em 17 de junho, foi submetido a Mostra de Armamento em cerimonia realizada na Base Almirante Castro e Silva, que contou com a presença do Comandante da Marinha, AE Julio Soares de Moura Neto.

 

O navio no dia da Cerimonia de Mostra de Armamento em 17 de junho de 2010 na BACS. (foto: CCSM)

 

Visitou pela primeira vez o porto de Santos, chegando na manhã de 25 de novembro, suspendendo na manhã do dia seguinte.

 

O Aspirante Moura entrando em Santos, pela primeira vez, em 25 de novembro de 2010. (foto: Rafael Ferreira Viva) O Aspirante Moura entrando em Santos, pela primeira vez, em 25 de novembro de 2010. (foto: Rafael Ferreira Viva)

2011

 

Na manhã de 12 de maio suspendeu da BNRJ para realizar levantmentos no litoral norte do Rio de Janeiro e no litorial do Espírito Santo, operando a partir de Arraial do Cabo.

 

Em 14 de junho chegou a Arraial do Cabo, suspendendo na manhã do dia 15 e chegando a BNRJ no final da tarde do mesmo dia.

 

Na manhã do dia 22 de junho saiu da BNRJ para o cais do Centro de Combustíveis da Marinha de onde suspendeu no inicio da tarde para Arraial do Cabo. De Arraial do Cabo seguiu realizando levantamentos pela costa do Rio, Espírito Santo e Bahia, chegando a Salvador em 2 de julho.

 

Em 4 de julho suspendeu de Salvador escalando em Ilhéus no dia 5 de onde suspendeu no mesmo dia para Vitória.

 

Entre 7 e 9 de julho esteve em Vitória, retornando para a região de Arraial do Cabo onde permaneceu por mais alguns dias.

 

Chegou ao Rio de Janeiro no dia 22 de julho de onde suspendeu no mesmo dia, depois de reabastecer no Centro de Combustíveis da Marinha com destino a Santos.

 

Por volta da 16:00h do dia 23 de julho entrou no porto de Santos, indo atracar no cais da Capitania dos Portos. Suspendeu as 08:30h do dia 25 com destino a São Sebastião, onde chegou por volta das 17:00h do mesmo dia.

 

Em 28 de julho chegou ao Rio de Janeiro, voltando a suspender para Arraial do Cabo no dia 29, aonde chegou no mesmo dia.

 

 

 

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
CT Cláudio Luis Estrella Pereira 25/01/2010 a __/01/2011
CT Marcelo Antonio Rocha Afonso __/01/2011 a __/__/201_
CT __/__/2012 a __/__/201_
CT Antônio Barcellos Neto __/__/2013 a __/01/2014
CT Glauco Figueiredo __/01/2014 a __/__/201_

 

B i b l i o g r a f i a

 

- CCSM - Centro de Comunicação Social da Marinha.

 

- ALIDE, acesso em 05/05/2010.

 

- MarineTraffic, acesso em 05/05/2010.