1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

1º Tenente (USMC)

George Ham Cannon

 

 

Nome

 

O NOME

 

George Ham Cannon nasceu em 5 de novembro de 1915, em Webster Groves, no Missouri. Mais tarde mudou-se para Detroit, no Michigan, onde se graduou na Southeastern High School. Ele também freqüentou a Academia Militar Culver em Culver, Indiana, antes de entrar na Universidade de Michigan em Ann Arbor.

 

Enquanto estava na universidade se juntou ao Corpo de Treinamento de Oficiais da Reserva (ROTC), e se licenciou em Engenharia Mecânica, em junho de 1938. Ele foi comissionado como Segundo-Tenente da Reserva no Corpo de Engenheiros do Exército doas EUA durante seu ultimo ano de curso, pediu dispensa para aceitar ser comissionado como Segundo-Tenente no Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA em 25 de junho de 1938, apresentando-se para o serviço em 5 de julho de 1938 no Arsenal de Marinha da Philadelphia.

 

Sua primeira comissão foi a bordo do Cruzador Boise. Em 10 de julho de 1940 foi designado para servir no Batalhão da guarnição da Base de Fuzileiros Navais de Quântico, Virginia e, logo em seguida, em dezembro de 1940 para Base de Fuzileiros Navais de San Diego, Califórnia, onde se juntou a Bateria H, do 2º Batalhão de Defesa. Em março de 1941, a Bateria se juntou ao 6º Batalhão de Defesa, partindo para Pearl Harbour em julho.

 

Em agosto de 1941, ele foi promovido a primeiro tenente. Em 7 de setembro de 1941, Cannon apresentou-se na Ilha de Midway Island para servir como líder de um pelotão e membro do grupo de códigos do seu Batalhão. Ele foi morto em ação no primeiro dia da II Guerra Mundial, em 7 de dezembro de 1941, durante o ataque furtivo realizado pelas forças japonesas. Ele foi condecorado com a Medalha de Honra pela extraordinária coragem durante o bombardeio de Midway.

 

Permaneceu em seu posto de comando, apesar de ser mortalmente ferido por disparos inimigos e se recusou a evacuação até que seus homens fossem evacuados, e ele continuou dirigindo a reorganização do seu posto de comando até ser removido à força. Como resultado do seu desprezo pela própria condição, morreu devido à grande perda de sangue. O Primeiro-Tenente Cannon foi inicialmente enterrado no Cemitério Halawa, Honolulu, Havaí. e mais tarde, em 1947, foi transferido para o Cemitério Nacional do Pacífico, em Honolulu em 1947.


- NavSource Naval History - www.navsource.org - último acesso em 04/04/2010.

[Voltar no Browser]