1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

NPa Benevente - P 61

Classe River/Bracuí

 

"Patrulheiro dos Mares"

 

"Benê"

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: 16 de janeiro de 1984
Lançamento: 29 de agosto de 1984
Incorporação (RN): 5 de julho de 1985

Baixa (RN): 10 de julho de 1998

Incorporação (MB): 10 de julho de 1998

 

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 630 ton (padrão), 770 ton (carregado).
Dimensões: 47.6 m de comprimento, 10.5 m de boca e 3.1 m de calado.
Propulsão: 2 motores diesel Ruston tipo 6 RKCM de 1.700 bhp cada, acoplados a 2 eixos e 2 hélices Stone Vickers 63XS de quatro pás, de passo controlado.

Combustível: 88 toneladas.

Eletricidade: 2 geradores diesel G & M Power de 230 kW.

Velocidade: máxima de 14 nós.

Raio de ação: 4.500 milhas náuticas à 10 nós.

Armamento: 1 canhão Bofors Mk 3 de 40 mm e duas metralhadoras.
Sensores: 2 radares de navegação Decca TM 1226 C, 2 eco-sondas Kelvin-Hughes MS48, SATNAV, e Sistema de Posicionamento Racal QM 14 (1) e HYPERFIX Mk.6 com alcance operacional de 700 km.
Equipamentos: 
1 lancha de casco semi-rigido (RHIB), com capacidade para 10 homens e 1 bote inflável para seis homens.

Código Internacional de Chamada: PWTE

Tripulação: 35 homens, sendo 4 oficiais, 7 sargentos e 24 praças.

 

 

H i s t ó r i c o

 

O Navio Patrulha Benevente - P 61, ex-HMS Blackwater - M 2006, é o segundo navio a ostentar esse nome(1) na Marinha do Brasil, em homenagem a um rio do mesmo nome no Estado do Espirito Santo. Foi construído pelo estaleiro Richards Shipbuilders Ltd., em Great Yarmouth, Grã-Bretanha. Foi incorporado a MB em 10 de julho de 1998, na Base Naval de Portsmouth, Inglaterra. Naquela ocasião, assumiu o comando o Capitão-de-Corveta Carlos Eduardo Vidal

 

A oficialidade do recebimento do Babitonga foi a seguinte:

 

     - CC Carlos Eduardo Vidal - Comandante

     - CT ? - Imediato

     - 1º Ten. ? - Enc. Convés
     - 1º Ten. ? - Enc. Máquinas

 

Lista completa da primeira tripulação

 

Placa com parte da primeira tripulação do Benevente.

 

1998

 

Em 3 de agosto suspendeu de Portsmouth com destino ao Brasil.

 

1999

 

Em 13 de dezembro, passou a subordinação do Comando do Grupamento Naval do Sul (ComGrupNS) e do 5º Distrito Naval, tendo como área de atuação o litoral dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, operando a partir de Rio Grande-RS.

 

2000

 

Em novembro, colaborou com a Fundação Universidade do Rio Grande em uma operação para devolução de 70 pingüins 1 petrel e 1 lobo marinho ao seu habitat natural.

 

2001

 

Em maio, participou da comissão SULMINEX I/01.

 

Em 10 de julho, completou 3 anos de serviço atingindo as marcas de 179 dias de mar e 25.600 milhas navegadas.

 

Recebeu o Prêmio Contato CNTM/2000 Distrital/5º DN, do Comando Naval de Controle do Trafego Marítimo.

 

Inaugurou o novo píer da Delegacia da Capitania do Portos de Itajaí, no porto daquela cidade em Santa Catarina.

 

Realizou Operação ADESTREX-ANV, com aeronaves UH-12 Esquilo do EsqHU-5, para adestrar as equipes de bordo em operações aéreas.

 

2002

 

Em 16 de agosto, o Benevente estava em missão conjunta com o IBAMA realizando a soltura de pingüins no mar, quando foi acionado para auxiliar nas buscas da aeronave Esquilo N-7083 do EsqHU-5 que desapareceu no final da manha desse dia no trecho Rio Grande-Tramandaí.

 

2003

 

Em 21 de março, resgatou um tripulante do B/P "Rias Altas" em emergência medica a 48 milhas náuticas ao sul de Rio Grande-RS, com o apoio de uma aeronave UH-12 Esquilo do Esquadrão HU-5, que realizou EVAN transportando o enfermo para Santa Casa de Rio Grande.

 

Em 11 de julho, participou junto com Lanchas da CPRJ e do Corpo de Bombeiros do RS, da busca sem sucesso a um jovem de 15 anos que caiu ao mar, do B/P "Artesanal" no Canal de acesso do Porto de Rio Grande.

 

Nos dias 8 e 11 de setembro o navio participou das buscas ao B/P "Pesca Chile II", de bandeira uruguaia, naufragado no litoral de Santa Catarina à 180 milhas a nordeste de Rio Grande, conseguindo resgatar com o apoio dos B/P "Yamaha II" e "Andreas I", 8 dos 10 tripulantes, em operação vetorada por C 130 Hercules da FAB, que localizou destroços a 30 milhas à nordeste do ponto inicial e por fim no dia 11 os sobreviventes a 175 milhas a sudeste de Itajaí, para onde foram transportados pelo Benevente, onde chegaram em 12 de setembro.

 

Entre os dias 24 de novembro e 1º de dezembro o navio, participou junto com diversos B/P, aeronaves do Grupamento Aéreo da Brigada Militar do Rio Grande do Sul (GPMO-BMRS), e aeronaves patrulha P-95B Bandeirulha do 2º/7º GAv da FAB, baseados na Base Aérea de Florianópolis das buscas ao B/P "Eliamar" naufragado às 00:30 hs do dia 22 nas proximidades de Torres-SC.

 

2004

 

Entre 28 de março e 2 de abril, participou junto com a Cv Imperial Marinheiro - V 15 e diversos B/P das buscas aos B/P "Valio II" e "Aquarela I" desaparecidos durante o Ciclone Extra-Tropical (um Furacão, segundo o NOAA) "Catarina", que atingiu o litoral sul de Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul. No dia 30 de março, resgatou dois sobreviventes.

 

2005

 

Em 9 de julho, foi acionado pelo SALVAMAR-SUL para prestar apoio ao M/V "Transmodal", de bandeira argentina, que sofreu incêndio em sua praça de máquinas logo após sair do porto, a 25 milhas de Rio Grande. Os tripulantes desse mercante, foram resgatados pelo M/V "MOL Strenght", de bandeira panamenha, que mais tarde transferiu três feridos com queimaduras mais graves para um helicóptero da Marinha.

 

O NPa Benevente - P 61, aproximando-se do M/V "Transmodal", após este último ter sofrido incendio ao largo de Rio Grande, em 9 de julho de 2005. (foto: ?) O NPa Benevente - P 61, aproximando-se do M/V "Transmodal", após este último ter sofrido incendio ao largo de Rio Grande, em 9 de julho de 2005. (foto: ?)

 

Entre 10 e 20 de outubro, participou da Operação Conjunta PAMPA 2005, integrando a Força-Tarfa Combina Rio Grande junto com a Cv Imperial Marinheiro – V 15, o NPa Babitonga – P 63, o RbAM Tritão – R 21. Também participaram dessa operação elementos do CFN, da ForAerNav, do Exercito e da Força Aérea.

 

2006

 

Entre 12 de abril e 3 de maio, o Comando do Grupamento Naval do Sul realizou a Operação INSPNAV-POA-NV-II/ADESTREX I/2006, que contou com a presença do Com5ºDN, VA Gilberto Max Roffé. Acompanhado do Babitonga, realizou ações de Inspeção Naval em apoio ao IBAMA e de presença nas águas jurisdicionais do 5º DN, além de diversos adestramentos inter-navios. Foram visitados os portos de Pelotas, no dia 26 de abril e Porto Alegre de 28 de abril a 1º de maio.

 

Entre os dias 17 e 20 de abril, realizou a Operação Convés S-1, em Itajaí-SC, em conjunto com dois helicópteros do 5º/8º GAv da FAB, que simularam o resgate de tripulantes de um embarcação em alto mar.

 

2007

 

Por volta da 10:00hs do21 de março, em patrulha, foi acionado pelo SALVAMAR SUL para demandar de encontro ao Navio de Pesca "Sea Land Fenx" a 380 km a leste de Rio Grande-RS, para prestar socorro medico a um tripulante de nacionalidade chinesa, que se encontrava acidentado a bordo. Por volta da 19:30hs uma equipe do Benevente foi a bordo do Navio de Pesca, onde foi avaliado que situação do acidentado era grave, com possível traumatismo craniano. Às 00:55hs do dia 22 de março, o tripulante não resistiu ao ferimento e veio a falecer a bordo do pesqueiro que, por decisão de seu comandante, dirigiu-se para o porto de Montevideo (Uruguai) para desembarcar o corpo do tripulante.

 

Entre 26 e 28 de outubro, representou a Marinha do Brasil na 53ª Feira do Livro em Porto Alegre-RS, tendo na oportunidade sido visitado por 6.000 pessoas.

 

2008

 

Entre 12 e 16 de janeiro, atracado em Paranaguá, representou a Marinha do Brasil, na realização do 18º Acampamento Regional de Escoteiros do Paraná recebendo a visita de 435 escoteiros de grupos dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Distrito Federal, que conheceram as suas características, missão e rotina.

 

Entre 22 e 30 de janeiro tomou parte na Operação ADESTREX-I realizada na área compreendida entre Rio Grande e Itajaí, que também contou com a participação do NPa Babitonga, do RbAM Tritão e da Cv Imperial Marinheiro, todos subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul. O GT realizou diversos adestramentos, Inspeção Naval e apoiou a Escola Naval com embarque de aspirantes.

 

O NPa Benevente - P 61, em Rio Grande. (foto: Marcelo Vieira - 28/04/2008)

 

Entre 31 de maio a 7 de junho, participou da Operação Combinada FRONTEIRA SUL I, juntamente com o Exercito e a Força Aérea. Também participaram a Cv Imperial Marinheiro - V 15, além de lanchas da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul e da Capitania Fluvial do Rio Paraná, um helicóptero UH-12 do 5º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral e um destacamento do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande. Foram realizadas de atividades de Patrulha Naval, Inspeções Navais e ACISO.

 

Em 21 de julho, suspendeu de Rio Grande, para realizar uma cerimônia cívico-militar com lançamento de flores ao mar em homenagem aos marinheiros mortos em operações de guerra.

 

No inicio de dezembro, participou de missões de apoio as vitimas das enchentes ocorridas no Vale do Itajaí, em Santa Catarina.

 

2009

 

O Navio Patrulha Benevente em Rio Grande, em 06 de abril de 2009. (foto: Marcelo Vieira) O NPa Benevente entrando em Santos em 05 de novembro de 2009. (foto: Silvio Roberto Smera, via Rogério Cordeiro)

 

Durante a Operação LAÇADOR foi acionado pelo SALVAMAR-Sul junto com as F Constituição – F 42 e o Bosisio - F 48 para prestar socorro e resgatar os tripulantes do M/V "Duden", IMO 8005226, de bandeira da Turquia, que foi atingido por um incêndio de grandes proporções ocorrido no dia 22 de novembro, quando encontrava-se a cerca de 140 milhas pelo través de Tramandai-RS, durante a sua travessia de Port Harcourt (Nigeria), via Tema (Ghana) para Rosário (Argentina). O navio também realizou operação de segurança da navegação no entorno do do casco sinistrado.

 

2010

 

Entre 17 e 21 de março participou, junto com o navio patrulha Babitonga, a corveta Imperial Marinheiro e o Rebocador Tritão, das comemorações dos 75 anos do Porto de Paranaguá.

 

Entre 25 e 28 esteve no porto de São Francisco do Sul junto com a Cv Imperial Marinheiro.

 

Participou da Operação FRATERNO XXVIII realizada entre 27 de maio e 6 de junho na área marítima entre Buenos Aires e Rio Grande.

 

O GT brasileiro foi comandado pelo CA Luiz Henrique Caroli, Comandante da 2ª Divisão da Esquadra e o GT argentino pelo CN Fernando Luis Beccaria. O GT brasileiro na operação foi composto pela Constituição (capitanêa), Jaceguai e os helicópteros Super Lynx (AH-11A) e Esquilo (UH-12/13). Além destes meios, o S Tikuna, o NPa Benevente e o RbAM Tritão, estes dois últimos do Comando do 5° Distrito Naval, apoiaram os exercícios. O GT argentino foi composto pelos ARA Sarandi - D 13, ARA Robinson - F 45 e ARA Patagônia - B 1, mais um helicóptero Fennec (AS-555) e um Alouette (AI-03). A Força Aérea Brasileira (FAB) participou da operação empregando uma aeronave Bandeirante para patrulha marítima (P-95B) e dois caças táticos de defesa aérea e ataque ao solo (F-5).  Os dois GTs estiveram em Rio Grande de 3 a 6 de junho.

 

2011

 

Em setembro participou da Operação AGATA 2 realizada na região Sul e Centro-Oeste, junto com o M Parnaíba – U 17, os NPa Poti – P 15 e Pirajá – P 11; o NAsH Tenente Maximiano – U 28, o NaApLogFlu Potengi – G 17, o AvTrFlu Piraim – U 29, a AgEsFlutuante Esperança do Pantanal, as LAEP Anhuma, Saracura, Mutum, Corvina, Piava e Piraúna, dentre outras Lanchas e Flex-Boats, bem como helicópteros Esquilo UH-12 e Bell Jet Ranger IH-6B dos Esquadores HU-5 e HU-4. Assim como na AGATA 1, desenvolvida na região Norte do Brasil no mês de agosto, também participaram dessa edição a Policia Federal (PF), Secretaria da Receita Federal (SRF), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA) e órgãos de Segurança Estaduais e Municipais.

 

Durante a Operação foram realizadas ações de interdição de pistas de pouso irregulares, atracadouros clandestinos, patrulha naval nas calhas dos rios, bloqueio e controle de estradas, reconhecimento especializado de fronteira, revista de veículos, embarcações, interceptação de aeronaves suspeitas e ações cívico-sociais nas comunidades carentes.

 

Entre os dias 7 e 10 de outubro, esteve no porto de Santos-SP, em escala durante exercicios realizados na costa sul e sudeste. Cabe notar um fato interessante que foi a presença de trilhos e minas instaladas na popa do navio.

 

O Benevente entrando em Santos em 7 de outubro de 2011. (foto: Silvio Roberto Smera) Detalhe do portaló do Benevente. (foto: NGB - Marcelo M Lopes da Silva - 08/10/2011) Vista externa do passadiço por bombordo com destaque para um dos reparos Oerlikon de 20mm. (foto: NGB - Marcelo M Lopes da Silva - 08/10/2011) Vista da superestrutura do navio por bombordo com destaque para um dos reparos Oerlikon de 20mm e para as chaminés. (foto: NGB - Marcelo M Lopes da Silva - 08/10/2011) Detalhe do brasão na chaminé de bombordo. (foto: NGB - Marcelo M Lopes da Silva - 08/10/2011) Detalhe do prefixo de chamada do navio pintado sobre o passadiço. (foto: NGB - Marcelo M Lopes da Silva - 08/10/2011) O Benevente atracado no cais da Capitania dos Portos de São Paulo, antigo cais da Mortona, em Santos. (foto: NGB - Marcelo M Lopes da Silva - 08/10/2011) Detalhe do mastro do Benevente. (foto: NGB - Marcelo M Lopes da Silva - 08/10/2011) Detalhe do reparo Oerlikon de 20mm de bombordo. (foto: NGB - Marcelo M Lopes da Silva - 08/10/2011) Detalhe do reparo Bofors de 40mm visto do nível do caís. (foto: NGB - Marcelo M Lopes da Silva - 08/10/2011) Mastro do Benevente visto do nível do caís. (foto: NGB - Marcelo M Lopes da Silva - 08/10/2011) Câmara dos suboficiais e sargentos. Notar que na mesa junto a Bandeira Nacional a uma flâmula em miniatura da Bandeira de Faina do navio. (foto: NGB - Marcelo M Lopes da Silva - 08/10/2011) Câmara dos suboficiais e sargentos é decorada com vários quadros e com uma Winchester 1880 que remontam a carreira anterior na Royal Navy. (foto: NGB - Marcelo M Lopes da Silva - 08/10/2011) Quadro a bordo do Benevente retratando a cerimônia de batismo e lançamento do então HMS Blackwater, onde aprece a madrinha do navio, Lady Brown. (foto: NGB - Marcelo M Lopes da Silva - 08/10/2011) O esquilo "Benê", mascote do navio que mora na Praça D´Armas do navio. (foto: NGB - Marcelo M Lopes da Silva - 08/10/2011) O brasão do navio quando servia a Royal Navy como HMS Blackwater. (foto: NGB - Marcelo M Lopes da Silva - 08/10/2011) Praça D´Armas do Benevente. (foto: NGB - Marcelo M Lopes da Silva - 08/10/2011) A Bandeira de Faina do Benevente com o esquilo "Benê", mascote do navio. (foto: NGB - Marcelo M Lopes da Silva - 08/10/2011) Trilho de lançamento de minas instalado na popa do navio que mesmo tendo perdido a capacidade de varredura ainda pode realizar o lançamento de minas. (foto: NGB - Marcelo M Lopes da Silva - 08/10/2011)Grua utilizada para lançar e recolher as embarcações do Benevente. (foto: NGB - Marcelo M Lopes da Silva - 08/10/2011)Trilho de lançamento de minas instalado na popa do navio que mesmo tendo perdido a capacidade de varredura ainda pode realizar o lançamento de minas. (foto: NGB - Marcelo M Lopes da Silva - 08/10/2011)Placa do estaleiro Richards Shipbuilders Ltd, construtor do HMS Blackwater que fica logo abaixo do listel do navio. (foto: NGB - Marcelo M Lopes da Silva - 08/10/2011) Canhão Bofors de 40mm localizado na proa do navio. (foto: NGB - Marcelo M Lopes da Silva - 08/10/2011) O Benevente atracado no cais da Capitania dos Portos de São Paulo, antigo cais da Mortona, em Santos. (foto: NGB - Marcelo M Lopes da Silva - 08/10/2011)

 

No período de 12 a 15 de novembro participou da 57ª Feira do Livro, que ocorreu de 28 de outubro a 15 de novembro, na capital gaúcha. Nesse período o navio recebeu o expressivo numero de 10.414 visitantes a bordo.

 

Em 12 de dezembro participou da Parada Naval alusiva a Semana da Marinha realizada ao largo da Praia do Cassino, em Rio Grande, junto com a Cv Imperial Marinheiro – V 15, o RbAM Tritão – R 21, NB Faroleiro Mário Seixas – H 26 e o NPa Babitonga – P 63, além de três helicópteros do Esquadrão HU-5.

 

2012

 

Entre 11 e 25 de janeiro, integrando o Grupo-Tarefa 516.1, sob o comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul, junto com a Cv Imperial Marinheiro - V 15, RbAM Tritão - R 21 e o NPa Babitonga - P 63, prestou apoio ao Estágio de Verão para 27 Aspirantes do 1º ano da Escola Naval durante a Operação ASPIRANTEX SUL-ADESTREX-I/2012. Foi realizada Ação de Presença nos portos de São Francisco do Sul e Itajaí, Patrulha Naval, Inspeções Navais no litoral de Santa Catarina, manobras de “Homem ao Mar” e exercício de tiro real.

 

Entre 29 de junho e 2 de julho esteve no porto de Santos-SP.

 

O NPa Benevente deixando Santos na manhã de 2 de julho de 2012. (foto: Rafael Ferreira Viva - NGB) O NPa Benevente deixando Santos na manhã de 2 de julho de 2012. (foto: Rafael Ferreira Viva - NGB) O NPa Benevente deixando Santos na manhã de 2 de julho de 2012. (foto: Rafael Ferreira Viva - NGB) O NPa Benevente deixando Santos na manhã de 2 de julho de 2012, com o NSS Felinto Perry seguindo na sua proa. (foto: Rafael Ferreira Viva - NGB) O NPa Benevente deixando Santos na manhã de 2 de julho de 2012, com o NSS Felinto Perry seguindo na sua proa. (foto: Rafael Ferreira Viva - NGB)

 

2013

 

Participou da Operação LAÇADOR-2013, sob coordenação do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), realizada na região sul entre os dias 16 e 27 de setembro. Operou na área marítima entre os estados do Rio Grande do Sul e Paraná, junto com o NPa Babitonga P 63, o RbAM Tritão - R 21 e a Cv Imperial Marinheiro - V 15, todos do Com5ºDN.

 

 

O u t r a s    F o t o s

 

O Benevente - P 61. (foto: SRPM) O Benevente - P 61. (foto: ?) O NPa Benevente - P 61, opera na area do 5º Distrito Naval. (foto: SRPM) O NPa Benevente - P 61, no Rio Guaiba. (foto: ?) O NPa Benevente - P 61, atracado em Porto Alegre. (foto: José Arthur, via Rogério Cordeiro)

 

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
CT Carlos Eduardo Vidal 10/07/1998 a 16/07/1999
CC Rodolfo David da Costa 16/07/1999 a 14/07/2000
CC Henrique Tadeu dos Santos 14/07/2000 a 11/07/2001
CC Marcus Vinicius Cintra dos Santos 11/07/2001 a 26/07/2002
CC Abílio Luís Reimão Mello 26/07/2002 a 25/07/2003
CC André Luiz de Mello Braga 25/07/2003 a __/__/200_
CC Alexandre Ernesto Corrêa Sampaio __/__/2008 a 10/07/2009
CC João Candido Marques Dias 10/07/2009 a __/07/2010
CC Sandro Ribeiro dos Santos __/07/2010 a __/__/201_

 

H i s t ó r i c o  A n t e r i o r

 

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Baker III, A.D. Combat Fleets of the World 1998-1999. Annapolis, MD: Naval Institute Press, 1998.

 

- Mendonça, Mário F. e Vasconcelos, Alberto. Repositório de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira. 3ª edição. Rio de Janeiro. SDGM. 1959. p.47. 

 

- River class Fleet Minesweppers - www.btinternet.com/~warship/Postwar/Mine/river.htm

 

- NOMAR - Notícias da Marinha, Rio de Janeiro, SRPM, n.º 704, dez. 2000; n.º 711, jul. 2001; n.º 712, ago. 2001; n.º 713, set. 2001; n.º 717, jan. 2002.

 

- NOMAR - Notícias da Marinha, Rio de Janeiro, CCSM, n.º 770, jun. 2006; n.º 771, jul. 2006; n.º 787, nov. 2007; n.º 790, fev. 2008; n.º 791, mar. 2008.

 

- CCSM - Centro de Comunicação Social da Marinha.

 

- Incidentes SAR do SALVAMAR SUL, Comando do 5º Distrito Naval.

 

- Colaboração do CF Henrique Tadeu dos Santos.


(1) Benevente, do latim "Bene Eventus" (Bom Evento).