1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

HMS Brazen - F 91

Classe Broadsword - Type 22 Batch 1

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: 18 de agosto de 1978(1)
Lançamento: 4 de março de 1980
Incorporação: 2 de julho de 1982
Baixa: 30 de agosto de 1996

 

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 3.900 ton (padrão), 4.400 ton (carregado).
Dimensões: 131.2 m de comprimento, 14.8 m de boca e 6.0 m de calado.
Propulsão: COGOG (Combined Gas or Gas) com 2 turbinas a gás Rolls-Royce Olympus TM3B de 27.300  shp cada; 2 turbinas a gás Rolls-Royce Tyne RM1A de 4.100 shp cada, acopladas a dois eixos com hélices passo variável.

Eletricidade: 4 geradores diesel Paxman Ventura 12PA 200CZ de 1.000 kw cada.

Velocidade: máxima de 29 nós (turbinas Olympus), cruzeiro de 18 nós (turbinas Tyne).

Raio de ação: 1.200 milhas náuticas a 29 nós (turbinas Olympus) ou 4.500 a 18 nós (com turbinas Tyne).

Armamento: 4 lançadores de mísseis superfície-superfície MM 38 Exocet; 2 lançadores sêxtuplos de mísseis antiaéreos de defesa de ponto Sea Wolf GWS 25 Mod. 0; 2 metralhadoras BMARC-Oerlikon GAM BO1 de 20 mm em dois reparos singelos e 2 lançadores triplos STWS Mk 2 de torpedos A/S de 324mm.
Sensores: 1 radar de vigilância combinada (aérea e de superfície) Marconi Type 967-968; 1 radar de navegação Kelvin-Hughes Type 1006; 2 radares de direção de tiro Marconi Type 910 (GWS 25 Mod.0); 2 ofuscadores laser tipo do tipo DEC; CME Racal Type 670; MAGE MEL UAA-1; 4 lançadores sêxtuplos de chaffs/flares SRBOC Mk 137; sonar de casco Ferranti-Thomson Type 2050, telefone submarino Type 2008 e engodo rebocavel para torpedos Graseby Type 182.

Sistema de Dados Táticos: CAAIS 400, com Link 11 e 14.
Aeronaves: 2 helicópteros Westland Lynx HMA3/8.

Código Internacional de Chamada: ?

Tripulação: 239 homens, sendo 17 oficiais e 222 praças.

Obs: Características da época da baixa na RN.

 

H i s t ó r i c o

 

A Fragata HMS Brazen - F 91, ex-Boxer, foi o oitavo navio a ostentar esse nome na Royal Navy. Foi construída pelo estaleiro Yarrow Shipbuilders Ltd., em Scotstoun, Glasgow (Escócia). Foi ordenada em 21 de outubro de 1977, tendo custado cerca de £112 milhões, teve sua quilha batida em 18 de agosto de 1978, foi lançada em 4 de março de 1980, entregue em 11 de junho de 1982 e incorporada em 2 de julho de 1982.

 

A Brazen pertencia ao 2º Esquadrão de Fragatas que teve sua sede na Base Naval de Devonport até maio de 1995 quando foi transferido para a Base Naval de Portsmouth.

 

1982

 

A Fragata HMS Brazen - F 91. (foto: Royal Naval Warships Photos) A Fragata HMS Brazen - F 91, chegando a Portsmouth retornando das Falklands em 1982. (foto: Royal Navy)

 

1984

 

A fragata HMS Brazen em uma doca seca em junho de 1984. (foto: ?)

 

1990

 

Em julho, visitou Liverpool (Mersey Side).

 

Em 10 de setembro, partiu de Devonport para o Golfo Pérsico em mais uma ARMILLA PATROL. Durante essa ARMILLA PATROL, participou da Guerra do Golfo através da chamada Operação GRAMBY (DESERT SHIELD/DESERT STORM), integrando a força naval inglesa sob o comando do Comodoro Paul Haddocks, que era composta tambem pelos CT HMS Cardiff, HMS Exeter, HMS Gloucester, HMS Manchester e HMS York, F HMS Brilliant, HMS Battleaxe, HMS Brave, HMS London e HMS Jupiter, S HMS Opossum, NV HMS Atherstone, HMS Cattistock, HMS Ledbury, HMS Hurworth e HMS Dulverton, os NHi HMS Hecla e HMS Herald e os navios da Flota Real Auxiliar, NAp RFA Argus, NA RFA Diligence, NApLog RFA Fort Grange, NT RFA Resource, RFA Olna e RFA Bayleaf e os NDCC RFA Sir Bedivere, RFA Sir Galahad, RFA Sir Percivale e RFA Sir Tristram.

 

Em 30 de setembro, iniciou junto com a F HMS London (comando do CMG (RN) I. R. Henderson), a sua participação na Operação GRAMBY (DESERT SHIELD/DESERT STORM).

 

No inicio de outubro, o GT da Brazen, sob o comando do Comodoro (RN) Christopher Craig, integrado também pela F HMS London - F 95 e pelos CT HMS Cardiff - D 108 e HMS Gloucester - D 96 começou a substituir o GT sob o comando do Comodoro (RN) Paul Haddocks composto pelas F HMS Battleaxe - F 89 e HMS Jupiter - F 60, pelo CT HMS York - D 98 e o NT RFA Orangeleaf - A 110.

 

Em 8 de outubro, acompanhada pelas F HMS Battleaxe - F 89 e HMS London - F 95 realizou buscas a dois navios suspeitos de violar o bloqueio contra o Iraque no Golfo de Omã. Acompanhado do CT USS Goldsborough - DDG 20 (CF James A. Reid) e da F HMAS Darwin (CMG R. E. Shalders), desviou o cargueiro iraquiano M/V "Tadmur", no norte do Mar da Arabia, que transportava oleo vegetal, arroz e farinha de Aqaba para o Iraque.

 

Em 16 de novembro, recebeu a visita do Tenente-General De La Billiere, comandante das forças terrestres britanicas na Operação GRAMBY/DESERT SHIELD.

 

A Fragata HMS Brazen - F 91, mostrando de forma clara o passadiço em forma arredondada, diferente do das demais unidades do primeiro lote. Notar o brasão do navio no radar de direção de tiro Type 910. (foto: Royal Naval Warships Photos) A Fragata HMS Brazen - F 91, navegando em águas restritas. (foto: Royal Naval Warships Photos) A Fragata HMS Brazen - F 91, fotografado de bordo da Fragata HMS Ambuscade - F 172. (foto: www.ambuscade.org)

 

 

 

1991

 

A HMS Brazen durante sua participação na Operação DESERT SHIELD em 1991. (foto: U.S.Navy)

 

Em 29 de janeiro, uma flotilha de 17 embarcações de desembarque que tomava parte em uma tentativa de desembarque na cidade de Khafji (Kuwait), foi atacada com mísseis Sea Skua pelas esquadrilhas de helicópteros Lynx do 829 Naval Air Squadron, embarcadas na F HMS Brazen e nos CT HMS Gloucester – D 96 e HMS Cardiff – D 108 e por helicopteros de ataque dos EUA e Dauphin da Arabia Saudita. Cinco embarcações foram afundadas e 12 avariadas.

 

Em 30 de janeiro, um comboio composto por 3 NDCC classe Polnocny, 3 Lanchas Patrulha classe TNC-45 (ex-Kuwait, capturadas pelo Iraque) e um Lança-Minas classe T-43, foi identificado. O Lynx do Gloucester destruiu uma das TNC-45 e os do Cardiff e da Brazen atacaram o T-43.

 

Em fevereiro, o GT composto pelas F HMS Brazen – F 91 e HMS London – F 95 e o HMS Gloucester – D 96 foi substituído por outro composto pelas F HMS Brave – F 94 e HMS Brilliant – F 90 e os CT HMS Exeter - D 89 e HMS Manchester – D 95. O GT não retornou imediatamente para o Reino Unido, permanecendo em operação na área por mais algum tempo.

 

Em 13 de fevereiro, a Brazen e o Cardiff receberam ordens do Comodoro Graig para retornarem ao Reino Unido.

 

1992

 

No inicio de setembro, as quatro unidades da classe Type 22 batch 1, Broadsword, Battleaxe, Brilliant e Brazen, foram transferidas do 8º Esquadrão de Fragatas, que foi desbandado, para o 2º Esquadrão de Fragatas, comandado pelo Capitão de Mar-e-Guerra Tom Blackburn. No 8º Esquadrão as batch I passaram a fazer companhia as quatro unidades da classe batch III.

 

Recebeu modificações para receber 65 Guardas-Marinha da Escola Naval Real de Dartmouth em período de adaptação no mar.

 

1994

 

Em 12 de setembro, retornando a Inglaterra depois de ter concluído sua patrulha pelo Atlântico Sul, atingiu uma pedra e encalhou no Estreito de Magalhães. Um rebocador de alto-mar partiu de Punta Arenas (Chile) para desencalhar o navio, que permanceu nesta situação por quatro dias. Depois de liberado o navio foi docado para reparos de emergência no estaleiro chileno ASMAR de Talcahuano. Ao chegar a Inglaterra o navio foi submetido a maiores reparos em Devonport a um custo total de cerca de £2.5 milhões.

 

Em novembro, retornou para Inglaterra sendo submetido a reparos definitivos em Devonport. A Brazen foi substituída no Atlântico Sul pela F HMS Iron Duke - F 234.

 

1995

 

Integrou a Standing Naval Force Mediterranean da OTAN e participou da Operação Sharp Guard, realizando operações de bloqueio naval contra a Sérvia.

 

Em dezembro, foi docada em Devonport.

 

1996

 

Na primeira metade do ano operou no Adriatico como parte do bloqueio a Sérvia junto com o HMS Illustrious, HMS London, HMS Beaver, HMS Triumph e RFA Olwen.

 

Em 30 de agosto, deu baixa do serviço ativo na Royal Navy, sendo transferida e incorporada à Marinha do Brasil, onde recebeu o nome de F Bosisio - F 48. Foi seu último comandante na Royal Navy o Capitão-de-Fragata Nick Lambert.

 

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
CMG Richard "Toby" Tobias Frere __/__/198_ a __/__/198_
CF Brian Perowne, RN __/__/1988 a __/__/1989
CF James C. Rapp, RN __/__/1990 a __/__/1991
CF Nick Lambert, RN __/__/1996 a 30/08/1996

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Baker III, A.D. Combat Fleets of the World 1998-1999. Annapolis, MD: Naval Institute Press, 1998.

 

- Parlamento Inglês - www.parliament.the-stationery-office.co.uk

 

- Marine News - Journal of The World Ship Society, Vol.XLV, nº 03 mar. 1991.


(1) segundo o Combat Fleets of the World 1998, a sua quilha foi batida em 19/08/1978.