1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

Veleiro Oceânico

Cisne Branco

Classe Cisne Branco

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: ?
Lançamento: 1974
Incorporação: 25 de fevereiro de 19??

 

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: ?
Dimensões: 24 m de comprimento, ? m de boca e ? m de calado.
Propulsão: Diesel e Vela.

Área Vélica: ?

Energia Elétrica: ?

Velocidade: ?

Raio de Ação: ?
Sensores: ?

Código Internacional de Chamada: ?

Tripulação: 20 homens, sendo 14 Guardas-Marinha.

 

H i s t ó r i c o

 

O Veleiro Oceânico Cisne Branco, ex-Ondine de bandeira norte-americana, foi o segundo navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, substituindo a anterior que foi rebatizada Albatroz, e entregue ao Gremio de Vela da Escola Naval. Foi construído em 1974 nos EUA.

 

Detalhe de um chaveiro que tem como motivo o Brasão do Cisne Branco. (foto: Marcelo M. Lopes da Silva)

 

A Tripulação da 1ª Viagem de Instrução foi a seguinte:

 

     - CC Constantino Conti de Oliveira - Comandante
     - CC (MD) Marco Antônio Montenegro
     - CT Bernardo José Pierantoni Gambôa
     - GM Marcelo de Bessa Antunes
     - GM Marco Antônio Abrantes Carrasco

     - GM Milton José de Carvalho Montenegro
     - GM Marco Aurélio Lucchetti
     - GM Jeterson dos Santos Rocha
     - GM José Carlos Gonçalves Pereira
     - GM Sérgio Luiz Rangel de Souza
     - GM Leonam dos Santos Guimarães
     - GM Rodolfo Frederico Dibo
     - GM Antônio Pedro Tonon
     - GM Sérgio Luiz de Andrade
     - GM Joaquim Brito Abreu
     - 3º SG-EL Paulo José de Moraes
     - CB José Luiz Martins da Costa
     - CB Sidiney Cardoso Carvalho

 

1980

 

Realizou sua I Viagem de Instrução de Guardas Marinha (VIGM).

 

O Veleiro Oceânico Cisne Branco, chegando a Escola Naval de retorno da sua 1ª VIGM. (foto: SRPM)

 

1981

 

Em 12 de março, iniciou sua II Viagem de Instrução de Guardas Marinha (VIGM).

 

Em 5 de novembro, retornou ao Rio de Janeiro, após nove meses de viagem, tendo sido escalados os portos de Salvador-BA, Fortaleza-CE, Bridgetown (Barbados), San Juan (Puerto Rico), Hamilton (Bermuda), Ponta Delgada-Açores (Portugal), Lisboa (Portugal), Cadíz (Espanha), Almeria (Espanha), Ibiza (Espanha), Palma de Mallorca (Espanha), Porto Torres-Sardenha (Itália), Bastia-Córsega (França), La Spezia (Itália), Nice (França), Barcelona (Espanha), Valencia (Espanha), Marselha (França), Funchal (llha da Madeira), Las Palmas-Ilhas Canárias (Espanha), Porto Grande (Cabo Verde), Fernando de Noronha-PE, Recife-PE, Maceió-AL, Ilhéus-BA, Abrolhos-BA, Vitória-ES e Cabo Frio-RJ.

 

1982

 

Bateu o recorde da travessia do Atlântico, durante a Regata Newport-Lisboa.

 

1983

 

Durante a IV VIGM, participou e venceu a Regata Cowes-St.Malo, etapa preparatória para a Admiral's Cup, completando o percurso em 21 horas e 6 minutos, merecendo elogios do Presidente do Royal Ocean Racing Club.

 

O Veleiro Oceânico Cisne Branco, partindo para a IV VIGM em 1983. (foto: SRPM)

 

1984

 

Durante a V VIGM, em escala em Mônaco, o Cisne Branco recebeu a visita do Príncipe Albert.

 

1985

 

Em 14 de março, suspendeu do Rio de Janeiro, iniciando a sua VI VIGM com escalas em Salvador-BA, Fortaleza-CE, Fort de France (Martinica), Des Heyes, English Harbour (Kiribati), Fort Lauderdale-Florida (EUA), Newport-RI (EUA), Ponta Delgada-Açores (Portugal), St.Malo (França), Lisboa (Portugal), Palma de Mallorca (Espanha), Barcelona (Espanha), Porto Cervo (Espanha), Porto Bañus, Las Palmas (Ilhas Canárias), Porto Grande (Cabo Verde), Recife-PE, Salvador-BA e Arraial do Cabo-RJ.

 

Nessa viagem, sagrou-se vice-campeão da Copa do Rei da Espanha, realizada em Palma de Mallorca.

 

Em 4 de novembro, chegou ao Rio de Janeiro, encerrando a VI VIGM.

 

1986

 

Em 13 de março, partiu do Rio de Janeiro, dando inicio a VIGM/86. Retornou em 22 de outubro, depois de ter visitado 20 portos, sendo 15 no exterior.

 

Nessa ano participou da V Copa del Rey, na Espanha, obtendo a 4ª colocação e da V Semana Internacional de Palma de Mallorca, obtendo também a 4ª colocação.

 

1987

 

Entre 8 e 12 de fevereiro, participou da 15 ª Regata Buenos Aires - Rio, sendo o primeiro a cruzar a linha de chegada após 4 dias, 18 horas, 52 minutos e 53 segundos de competição. Essa foi a quarta vez que uma embarcação brasileira ganhou o Premio Fita Azul nessa competição - o primeiro foi o Vendaval em 1959; em 1974, o Saga; e em 1977 o Wa-Wa-Too.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Veleiro Oceânico Cisne Branco, cruzando pela Baia da Guanabara. (foto: SDM) O Veleiro Oceânico Cisne Branco. (foto: SRPM) O Veleiro Oceânico Cisne Branco, manobrando dentro da Baia da Guanabara. (foto: SRPM)

 

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
CC Constantino Conti de Oliveira __/__/1981 a __/__/198_
CC Marcelo Carlos Ribeiro Taves __/__/1983 a __/__/198_

 

B i b l i o g r a f i a

 

- NOMAR - Notícias da Marinha, Rio de Janeiro, SRPM, n.º 459, set. 1981; n.º 462, nov. 1981; n.º 482, ago. 1983; n.º 497, nov. 1984; n.º 501, mar. 1985; n.º 517, set. 1986; n.º 520, dez. 1986; n.º 523, mar. 1987.