1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

Marechal

Luís Alves de Lima e Silva

Duque de Caxias

 

 

Nome

 

O NOME

 

O Patrono do Exercito Brasileiro - Marechal Luís Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias - nasceu no dia 25 de agosto de 1803, na Fazenda Taquaraçu ou de São Paulo, Província do Rio de Janeiro (atual Municipio de Duque de Caxias).

 

Oriundo de uma familia genuinamente militar, menino Luís herdou de seus antepassados o gosto pelas Armas fazendo-se cadete aos cinco anos de idade. Aos 14, jurava bandeira, ofertando à Pátria os seus serviços. Em 1818, matriculou-se na Academia Real Militar e, no mesmo ano, foi promovido ao posto de Alferes. Em 1821, aos 17 anos, já Tenente, serviu no 1º Batalhao de Fuzileiros, unidade de elite do Exercito do Rei.

 

Com mais de 20 anos foi promovido a Capitão, após relevantes serviços como Ajudante do recém-criado Batalhão do Imperador, na época em luta na Bahia contra soldados portugueses insurgentes, que nao aceitavam a Independencia do Brasil. Pouco tempo depois, recebia de D. Pedro I a insignia da Imperial Ordem do Cruzeiro, a mais alta honraria brasileira. Era o inicio de uma carreira coroada de exitos.

 

Seguiu para Montevidéu a fim de combater Lavalleja em 1825. Sufocou a “Abrilada” em 1832.

 

Já no Posto de Coronel em 1839, foi incumbido de governar o Maranhão, conseguindo derrotar a “Balaiada’. Regressou ao Rio de Janeiro em 1841, sendo logo solicitado para combater os revoltosos da província de São Paulo, do qual foi nomeado Vice-Presidente.

 

Quando de sua promocao a Brigadeiro, no dia 18 de julho de 1841, foi-lhe conferido também o titulo de nobiliárquico de Barão de Caxias, em atenção aos serviços prestados na pacificacao do Maranhão.

 

Conseguiu pôr termo à Guerra dos Farrapos, depois de ter sido nomeado Presidente do Rio Grande do Sul e Comandante Chefe das Forças Armadas, que operavam naquela província; Senador em 1845. Foi nomeado para a Pasta da Guerra em 1855, e Presidente do Conselho em 1862; foi promovido a Marechal Graduado no mesmo ano.

 

Coube a Caxias um papel incomparável na vitória dos aliados, com a eclosão da Guerra do Paraguai. Demonstrou todo o seu gênio militar quando assumiu o Comando da Campanha, no afastamento de Mitre. Após importantes vitórias, cansado e doente, retirou-se do campo de luta. Retornou ainda ao Senado e foi Conselheiro de Estado Extraordinário. Em 23 de Março de 1869, recebeu o título de Duque. O dia do seu nascimento foi consagrado ao dia do soldado brasileiro.

 

Em 1869, por seus relevantes serviços na Guerra do Paraguai, o então Marechal-de-Exercito Luís Alves de Lima e Silva foi agraciado com o titulo de Duque de Caxias.

 

Um dos mais notaveis vultos de nossa História Pátria, Duque de Caxias faleceu a 7 de maio de 1880, na Fazenda Santa Monica, estação de Desengano (hoje Jiparaná), Rio de Janeiro, deixando um legado de grandes valores patrióticos, eternos e vivificantes exemplos para todos os brasileiros.


- NOMAR - Notícias da Marinha, Rio de Janeiro, SRPM, n.º 439, jan. 1980; n.º 482, ago. 1983; n.º 534, fev. 1988; n.º 535, mar. 1988.

[Voltar no Browser]