1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

USS Lowry - DD 770

Classe Allen M. Sumner

 

"Lucky Lowry"

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: 1º de agosto de 1943
Lançamento: 6 de fevereiro de 1944
Incorporação: 23 de julho de 1944
Baixa: 29 de outubro de 1973

 

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 2.200 ton (padrão), 3.320 ton (carregado).
Dimensões: 114.8 m de comprimento, 12.5 m de boca e 5.8 m de calado.
Propulsão: 4 caldeiras Babcock & Wilcox de 43.3 kg/cm2 a 454º C; 2 turbinas a vapor G.E., gerando 60.000 shp, acoplados a dois eixos e dois hélices.

Eletricidade: ?

Velocidade: máxima de 34,2 nós.

Raio de ação: 5.800 milhas náuticas.
Armamento: 6 canhões de 5 pol. (127 mm) em três torres Mk-38 duplas; 12 canhões Bofors L/60 de 40 mm, em dois reparos quádruplos Mk 2 e dois duplos Mk 1; 11 metralhadoras Oerlikon de 20 mm em reparos singelos Mk 4; 2 reparos quíntuplos de tubos de torpedos Mk 14/Mk 15 de 21 pol. (533 mm); 2 calhas de cargas de profundidade Mk 3 e 6 projetores laterais do tipo K Mk 6 para cargas de profundidade Mk 6 ou Mk 9.

Sensores: 1 radar de vigilância aérea tipo SC-5; 1 radar de vigilância de superfície tipo SR; 1 radar de direção de tiro Mk-12, acoplado ao sistema de direção de tiro Mk-37; 4 diretoras óticas Mk 51 e sonar de casco QHB.

Código Internacional de Chamada: NKPS

Tripulação: 336 homens.

Obs: Características da época da incorporação.

 

 

H i s t ó r i c o

 

O Contratorpedeiro USS Lowry - DD 770, foi o primeiro navio a ostentar esse nome na Marinha dos Estados Unidos (U.S.Navy), em homenagem ao Comodoro Reigert B. Lowry (1826-1880), herói da Guerra da Secessão. Foi construído pelo estaleiro Bethlehem Steel Shipyard Co., em San Pedro, Califórnia. Teve quilha batida em 1º de agosto de 1943, foi lançado em 6 de fevereiro de 1944, tendo como madrinha a Srta. Ann Lowry, bisneta do Comodoro Lowry. Foi incorporado em 23 de julho de 1944. Naquela ocasião, assumiu o comando o Capitão-de-Fragata (USN) Lawrence H. Martin.

 

Atracado no cais do estaleiro Bethlehem Steel, em San Pedro, California, no dia de sua incorporação, 23 de julho de 1944. (foto: USN) Atracado no cais do estaleiro Bethlehem Steel, em San Pedro, California, no dia de sua incorporação, 23 de julho de 1944. (foto: USN)

 

Centro de Inforções de Combate (CIC) do USS Lowry - DD 770. (foto: USN/Tin Can Sailor Association) Sala da Central de Radio do USS Lowry - DD 770. (foto: USN) Painel de Controle da Propulsão Principal do USS Lowry - DD 770, em 19 de julho de 1944 no Estaleiro Bethlehem de San Pedro. (foto: USN)

Gerador Principal do USS Lowry - DD 770, em 19 de julho de 1944 no Estaleiro Bethlehem de San Pedro. (foto: USN) Quadro principal de distribuição de energia na Praça de Máquinas de vante. (foto: USN. 19/07/1944) Um dos alojamentos da tripulação do USS Lowry - DD 770, quando de sua entrega em julho de 1944. (foto: USN)

 

1944

 

Atracado no berço 232 em San Pedro, depois de incorporado, realizando os últimos preparativos para testes de mar. (foto: USN, 02/08/1944) Atracado no berço 232 em San Pedro, depois de incorporado, realizando os últimos preparativos para testes de mar. (foto: USN, 02/08/1944) Atracado no berço 232 em San Pedro, depois de incorporado, realizando os últimos preparativos para testes de mar. (foto: USN, 02/08/1944) Atracado no berço 232 em San Pedro, depois de incorporado, realizando os últimos preparativos para testes de mar. (foto: USN, 02/08/1944)

Atracado no berço 232 em San Pedro, depois de incorporado, realizando os últimos preparativos para testes de mar. (foto: USN, 02/08/1944) Paiol do reparo 51 de 5 polegadas (proa no convés principal) com o estoque de munição. (foto: USN, 02/08/1944) Passadiço do USS Lowry - DD 770. (foto: USN, 02/08/1944) Praça D'Armas do USS Lowry - DD 770. (foto: USN, 02/08/1944)

Refeitorio da Tripulação no USS Lowry - DD 770. (foto: USN, 02/08/1944) Sala da Central de Calculo de Tiro do USS Lowry - DD 770. (foto: USN, 02/08/1944) Oficina para pequenos reparos de rotina do USS Lowry - DD 770, em 19 de julho de 1944 no Estaleiro Bethlehem de San Pedro. (foto: USN, 02/08/1944)

 

Sala da Central de Radio do USS Lowry - DD 770. (foto: USN, 03/08/1944) Agulha giroscópica localizada na estação de governo de emergência, que ficava logo a ré da segunda chaminé. (foto: USN, 03/08/1944) Cozinha do USS Lowry - DD 770, quando de sua entrega em julho de 1944. (foto: USN, 03/08/1944) Gabinete de navegação. (foto: USN, 03/08/1944) Gabinete de navegação. (foto: USN, 03/08/1944) O USS Lowry - DD 770, navegando em testes ao largo de San Pedro California em 5 de agosto de 1944. (foto: USN/NARA) Atracado em San Pedro em 23 de agosto de 1944. (foto: USN)

 

Logo depois de incorporado, passou algum tempo ao largo de San Pedro realizando testes de mar, que incluíram circuitos em alta velocidade, compensação de agulhas, testes estruturais entre outros.

 

Depois seguiu para San Diego, onde foi submetido a testes de mar para checagem geral, sendo certificado pelo Contra-Almirante Denebrink, Comandante do Comando de Treinamento de Operações de San Diego.

 

Depois de obter a qualificação de sua tripulação em San Diego, retornou para San Pedro onde iniciou os preparativos para seguir para Pearl Harbor, Hawaii.

 

Em 26 de outubro, zarpou de San Pedro (Califórnia) para realizar um curto período de exercícios ao largo de Pearl Harbor. Em 2 de novembro, com o navio atracado em Pearl Harbor, o CF L. H. Martin foi substituído pelo CC E. S. Miller, que já veio dos EUA embarcado no navio.

 

Depois dos exercícios em Pearl Harbor, o navio seguiu para o Atol de Ulithi (Ilhas Carolinas), de onde partiu para Leyte (Filipinas) depois de realizar alguns reparos.

 

Em 14 de dezembro, seguiu para a Baia de San Pedro.

 

Entre 19 e 29 de dezembro escoltou comboios com Cargueiros e NDCC entre Leyte e a cabeça de praia na Ilha de Mindoro, e também fez parte de uma força especial de ataque que ajudou a proteger de ataques do inimigo aquela região.

 

Em 26 de dezembro, suspendeu da Baia de San Pedro, em Leyte, para Mindoro como parte do GT-77.14 com os C USS Louisville, USS Phoenix, USS Minneapolis e USS Boise, escoltados pelos CT USS Barton (CDS-60), USS O'Brien, USS Fletcher, USS O'Bannon, USS Hopewell, USS Radford e USS Allem M. Sumner.

 

As 05:10h o USS Laffey, integrou-se a escolta determinando a reorientação da escolta. Depois de atravessar o Mar de Mindanao, o Mar de Sulu, o oeste da Ilha Gagayan, o leste da Passagem de Cuyo e o Estreito de Mindoro, o GT-77.14 chegou a cabeça de praia de Mindoro as 17:00 iniciando patrulha em busca de unidades de superfície japonesas.

 

Durante os desembarques em Mindoro, morreu o Foguista de 1ª classe Robert Arent, atingido mortalmente durante um ataque aérea contra o navio. (essa ocorrência pode ter sido em 03/01/1945).

 

As 17:25h do dia 28, seguiu com o GT-77.14 para a Baia de San Pedro.

 

Em 29 de dezembro, fundeou na Baia de San Pedro.

 

1945

 

De 2 a 10 de janeiro de 1945, integrando a DesDiv 120 (ComDesDiv 120 CF J. C. Zahm) junto com os CT USS Moale - DD 693, USS Ingraham - DD 694, USS Rathburne, USS Humphreys, USS Clemson, USS Dickerson, USS Blessman, HMAS Arunta e HMAS Warramunga, participou das operações de invasão do Golfo de Lingayen, em Luzon, como parte do GT 77.2.

 

Em 2 de janeiro, partiu da Baía de San Pedro, em Leyte (Filipinas) para o Golfo de Lingayen, via Estreito de Surigao, Mar de Mindanao, Mar Sulu e Estreito de Mindoro. Pela manhã os GT 77.2 e 77.4 agruparam-se formados pelo NAeE USS Makin Island, USS Lunga Point, USS Bismarck Sea, USS Hoggatt Bay, USS Tulagi e USS Salamaua; E USS California (capitânia do VA J. B. Oldendorf, CTG-77.2), USS Pennsylvania, USS Colorado, USS Mississippi, USS West Virginia e USS New Mexico; CA USS Portland, USS Lousville, USS Columbia, USS Minneapolis, HMAS Australia e HMS Shropshire; CT USS Kimberly, USS W.D.Porter, USS Leutze, USS Moale - DD 693, USS Walke, USS Barton, USS Izard, USS Bryant, USS H.L. Edwards, USS Newcomb, USS Sands, USS Belknap - APD 34, HMAS Warramunga, USS Overton, USS Ingraham - DD 694, USS Humphries, USS Blessman, USS Allen M. Sumne r, USS Lowry - D 770, HMAS Arunta, USS O'Brien, USS Paul Hamilton, USS Hall, USS Abbot, USS Burns, USS Bell, USS Clemson, USS Badger, USS Rathburne, USS Dickerson, USS Bull, USS Twiggs e USS Laffey, CTE USS Sttaford.

 

No dia 3 de janeiro, quando vários navios do seu GT sofreram ataques aéreos, inclusive de Kamikazes, o Lowry foi metralhado ao largo de Poro Point. Ao anoitecer o GT 77.2 e 77.4 retiraram-se com as outras unidades do Golfo.

 

No dia 5 janeiro, às 17:14h, o C USS Lousville foi atingido no passadiço por um Kamikaze. Às 17:30h o CT australiano HMAS Arunta, também foi atingido por um Kasmikaze, ficando impossibilitado de seguir adiante por mais de meia hora. O CT USS Ingraham, ficou para trás para dar proteção a esse navio enquanto realizava reparos de emergência.

 

As 17:46h, cerca de 4 ou 5 aviões japoneses se aproximaram da parte de ré dos grupos-tarefa, um acertou uma bomba no C HMAS Australia, e depois precipitou-se contra o convôo do USS Manila Bay, seguido por outro que jogou-se contra o CTE USS Sttaford.

 

No dia 6 de janeiro, às 06:15h a UT-77.2.1 formada pelos E. USS New Mexico, USS Mississippi e USS West Virginia, os CA HMAS Australia, USS Shropshire, USS Minneapolis, acompanhados por 5 CTTrAnf com equipes de demolição submarina, seguiu para a área de bombardeamento de San Fernando-Poro Point. A UT-77.2.1 foi escoltada por dois grupos de CT, um formado pelos CT USS Barton , USS Laffey e USS O'Brien e outro pelos CT USS Moale, USS Ingraham e USS Lowry. Às 12:00h o USS New Mexico foi atingido próximo do passadiço por um Kamikaze e o USS West Virginia quase foi atingido por uma bomba. O New Mexico ficou sem comunicações e retirou-se da linha de combate escoltado pelo USS Laffey, dessa forma o USS West Virginia assumiu o comando da unidade. Às 12:19h o ComDesRon 60 ordenou que o USS Ingraham substitui-se o USS Allen M. Sumner na proteção dos Varredores e esse ultimo se junta-se a cobertura da UT-77.2.1. Às 12:37h o Lowry comunicou ao comando da UT a morte de um tripulante e várias perfurações ocasionadas por fogo amigo no ataque das 12:00h. Às 12:45h o USS O'Brien recebeu ordens de substituir o USS Laffey na cobertura dos Navios Varredores. Às 14:32h um Kamikaze acertou o USS O 'Brien foi atingido na popa a BB próximo ao guarda- eixo, provocando um grande buraco e alagamento nos compartimentos adjacentes. Poucos minutos depois um "Zeke" atacou o Barton passando perto do mastro do radar e acertando a proa próximo a ancora de BB e caindo ao mar, deixando espalhado estilhaços e combustível por toda a proa. Às 15:04h Barton foi novamente atacado por um bombardeiro "Frances", que foi desviado pelo fogo AAé do navio e caiu a 50 jardas da proa a BB.

 

Em 7 de janeiro, às 18:40h um avião inimigo lançou uma bomba contra CT USS Palmer - DMS ?, que afundou rapidamente.

 

Na noite do dia 7, realizou bombardeio de fustigação de posições inimigas para proteger a incursão de mergulhadores nas áreas de San Fernando e San Fabian, junto com o USS Moale - DD 693, tendo substituído o USS Allen M. Sumner - DD 692, que havia sofrido uma avaria. As 19:15hs, uma bomba foi lançada próximo do Lowry, sem causar avarias. Permaneceram na área até as 04:57hs, quando retornaram para a formação.

 

As 15:24 hs de 8 de janeiro, foi mandado pelo ComDesDiv 120 para dar apoio de fogo solicitado por um Navio-Varredor em frente a praia San Fabian, retornando para cobertura do GT às 18:50 hs. As 22:40h, o DesRon 60 seguiu para Lingayen Gulf, dando cobertura ao GT-77.2 com os CT USS Barton, USS O'Brien, USS Walke, USS Allen M. Sumner, USS Lowry e USS Moale. As 22:42h as unidades da FT-78 entraram em Lingayen Gulf e se juntaram ao GT-77.2.

 

Em 9 de janeiro, as 06:30 hs tomou posição junto com as outras unidades do GT 77.2 ao largo das praias de San Fabian e Lingayen. As 07:00hs começou o bombardeio dos Encouraçados e Cruzadores. As 07:48h o C USS Columbia, foi atingido pela terceira vez por um Kamikaze, mas continuou bombardeando as praias. As 09:00hs, quando as forças de assalto estavam na posição de lançamento, o Lowry abriu fogo com todas as outras unidades do Grupo de Apoio de Fogo e Bombardeio abriram fogo, que permaneceu até as 09:30hs quando as primeiras ondas de assalto chegaram as praias. As 13:05h o C HMS Australia, foi atingido pela quarta vez por um Kamikaze.

 

Em 10 de janeiro, pela manhã depois de completar suas operações de bombardeio seguiu para a saída do Golfo para se juntar aos CT USS Barton, USS Ingraham e USS Moale e aos outros navios do GT-77.2. As 08:00h depois de reunido, o GT-77.2 seguiu para o sul de Lingayen Gulf. A noite o USS Moale substituiu o Lowry no bombardeio das praias, e esse retornou a cobertura do GT.

 

Em 14 de janeiro, as 15:03h, o Lowry, resgatou tripulantes sobreviventes da queda de um avião do NAeE USS Hoggatt Bay. As 18:32h foi designado pelo CGT-77.2 junto com os CT USS Laffey e H.L. Edwards para acompanhar a 4ª Divisão de Encouraçados (BatDiv 4) para o Lingayen Gulf.

 

Em 15 de janeiro, as 02:30h a BatDiv 4 formada pelos E. USS West Virginia e USS Colorado, pelos CT USS Laffey, USS Lowry, USS H.L. Edwards, USS Harmon e USS Loeser e pelos NT USS Chepatchet, USS Tallulah e USS Winooski seguiu para Lingayen Gulf para receber munição.

 

As 07:25h a BatDiv 4, e suas escoltas voltaram a se juntar ao GT-77.2.

 

Em 25 de janeiro, deixou Lingayen partiu para o Atol de Ulithi, para se juntar a Força de de Navios-Aeródromo Ligeiro.

 

Em 10 de fevereiro, partiu de Ulithi integrando o GT-58.4 para escoltar os porta-aviões que iriam realizar ataques aéreos contra a região metropolitana Toquio (Honshu) dando cobertura a invasão de Iwo Jima.

 

Em 1º de março, retornou com o GT-58.4 para Ulithi.

 

Em 21 de março o Lowry partiu para Okinawa integrando o GT-52.1 a fim de escoltar o grupo de porta-aviões que daria apoio a invasão até o dia 29.

 

Em 1º de maio, seguiu para Kerama Retto para receber equipamento e pessoal para operar na direção de caças e Piquete-Radar. Em 2 de maio, foi designado para operar na estação Piquete-Radar 2, "a mais quente" de todas, a cerca de 60 milhas ao norte de Okinawa, bem no centro da principal entre o Japão e a ilha. O Lowry, operou nessa estação com outro CT, várias canhoneiras tipo LCI e um Esquadrão de Caças do Corpo de Fuzileiros Navais a sua disposição.

 

Depois de dias sem maiores novidades nesse posto, a situação mudou. Na manhã do dia 4 de maio, apareceram vários contatos mas a AAé não conseguiu abater nenhum. Somente dois foram derrubados pelo caças noturnos dos fuzileiros navais. No dia 6 de maio, foi atingido na altura da torreta 53 por um Kamikaze, causando a morte em 2 tripulantes e ferimentos em outros 23. Ao cair da noite, os feridos foram transferidos para um PCE e dele para um Navio Hospital.

 

No dia 6 de maio, o Lowry foi substituido por outro navio e seguiu para Kerama Retto, recolhendo um piloto Fuzileiro Naval abatido, na travessia. No dia 8 de maio, retornou para Okinawa, assumindo a estação Piquete-Radar 16 no lado oeste da ilha. Nesse mesmo dia um kamikaze tentou acertar o navio, mas foi derrubado por um caça dos fuzileiros navais.

 

Em 28 de maio, aconteceu o mais grave, quando o Lowry e USS Drexler - DD 741 foram atacados por 6 aeronaves Kamikazes. Ambos os navios concentraram sua artilharia AAé contra os atacantes, derrubando o primeiro no mar, o segundo atingido procurou se jogar contra o Lowry, mas acabou acertando o Drexler a meia-nau. Mesmo sem nenhuma energia elétrica e ardendo em chamas o Drexler ajudou o Lowry a derrubar mais três aeronaves, antes de ser atingido pela segunda vez agora na parte de vante da superestrutura, provocando violenta explosão, que fez com que o navio partisse ao meio e afundasse. Morreram 158 homens e outros 52 ficaram gravemente feridos, inclusive o comandante. Mesmo com a forte presença de aeronaves inimigas na área, o Lowry, conseguiu resgatar os sobreviventes. Depois seguiu para a Baia de Hagushi.

 

Ainda encontrou muita ação contra os aviões japoneses, operando nas estações Piquete-Radar n.º 5, 11A e 15. Nas operações em Okinawa em maio e junho, o Lowry derrubou 5 aviões inimigos, 5 outros junto com outros navios e orientou a derrubada de outros 30 pelas Patrulhas Aéreas de Combate (CAP).

 

Em Keama Reto, entre as 22:15 de 25 de junho e as 02:00 do dia seguinte foi atacado por aeronaves inimigas, estando na companhia dos USS Boyd e USS Caperton. O grupo foi creditado com a derrubada de dois aviões.

 

A partir de 29 de junho passou a dar cobertura a operações de contraminagem no Mar do Sul da China, entre Okinawa e a China continental.

 

Em 27 de julho, retornou a San Pedro (Leyte). Na travessia, cruzou com alguns aviões japoneses de reconhecimento e depois localizou uma grande coluna de fumaça no horizonte, onde horas antes havia sido afundado por um submarino o CTE USS Underhill. O Lowry, iniciou as buscas por sobreviventes e a varredura para localizar o alvo submarino, sem sucesso. Durante a limpeza de resíduos em um tanque, ocorreu uma terrível explosão devido aos gases presentes, ferindo 25 tripulantes, dos quais três morreram. Em San Pedro, os feridos foram transferidos para um Navio-Hospital e mais tarde voltaram para os EUA.

 

Em 4 de agosto, recebeu a visita do Comodoro Harrison, ComDesRon 60 que agraciou o navio com a Silver Star Medal, pelas operações Lingayen e pelos ferimentos na ação de 4 de maio, com Purple Heart Medal, os seguintes tripulantes: Maquinista de 1ª classe Wade Emery, Artilheiros de 2ª classe Jimmie L. Holbrook e Joe E. Bass, Escrevente de 3ª classe Daniel V. McGuire, Foguista de 1ª classe Sami J. Del Monte, Marinheiros de 1ª classe Henry G. Smith, Glenn E. Huiett, Hardy C. Coffindaffer, Herbert L. McQueen, Robert L. Fulton e Gordon E. MacDonald, Marinheiros de 2ª classe James N. Plimmer, Mervin L. Mire e William J. Syrel e Marinheiro de 3ª classe Donald E. Myers.

 

 

 

Em 24 de agosto, juntou-se a Força-Tarefa 38 ao largo de Tóquio para participar da operações de ocupação, fornecendo alimentação para prisioneiros de guerra aliados recentemente libertados.

 

Em 26 de agosto, entrou junto com o GT-38.3 em Sagami, na parte sul da Baía de Tóquio. Além do Lowry integravam o GT-38.3 os NAe USS Randolph - CV 15, USS Wasp - CV 18 e HMS Indefatigable, NAeL USS Cabot - CVL 28, C USS Topeka - CA 67 e USS Doluth - CA 87, e os CT USS Ross - DD 563, USS Erben - DD 631, USS Habe - DD 642, USS Stembel - DD 644, USS Chauncy - DD 667, USS Allen M. Sumner - DD 692, USS O'Brien - DD 725, USS Benner - DD 807, HMS Teazer - D 45, HMS Termagent - D 47, HMS Tersichore - D 48 e USS Trowbridge - D 49.

 

Em 27 de agosto, dirigiu-se para a costa de Nagoya, junto com o GT-38.3 composto pelos NAe USS Randolph (capitânia do CA Bogan CTG-38.3), USS Wasp, NAeL USS Cabot, C USS Topeka e USS Duluth, CT USS O'Brien, USS Allen M Sumner, USS Hale, USS Ross, USS Benner, USS Stembel, USS Erben, além do NAe HMS Indefatigable e os CT HMS Teazer, HMS Tenacious, HMS Termagant, HMS Terpischore e HMS Troubridge.

 

O USS Lowry - DD 770, realizando faina de transferência de carga e pessoal com um Navio-Aerodromo. (foto: USN) O USS Lowry - DD 770, perigosamente proximo de um NAe durante faina de transferência de carga e pessoal. (foto: USN) O USS Lowry - DD 770, jogando violentamente ao lado de um NAe durante faina de transferência de carga e pessoal. (foto: USN)

 

Em 16 de setembro, finalmente entrou e fundeou na Baía de Tóquio.

 

Em 1º de outubro, seguiu para Okinawa para embarcar militares de volta para os EUA.

 

Em 21 de outubro, chegou ao cais da Broadway, em San Diego, sendo submetido a uma revisão. Depois dessa revisão passou a realizar operações de rotina ao longo da costa da Califórnia.

 

O USS Lowry - DD 770, operando junto com Navio Aerodromos de Escolta na II GM. (foto: USN) O USS Lowry - DD 770, e um NAeE sendo reabastecido por um Navio-Tanque. (foto: USN) O USS Lowry - DD 770, realizando transferencia de pessoal com um NAeE. (foto: USN)

 

1946

 

Em 14 de julho, zarpou de San Francisco, com destino ao Atol de Kwajelein para realizar patrulha durante a Operação "CROSSROADS", como ficou conhecido os testes da Bomba Atômica no Atol de Bikini. Permaneceu na região entre 24 de julho e 10 de agosto, quando partiu para San Diego onde chegou em 22 de agosto.

 

1947

 

Em 24 de fevereiro, partiu de Coronado, Califórnia, integrando a FT-58 sob o comando do CA (USN) O. B. Hardison, em cruzeiro para o Extremo Oriente, que se iniciou com o PACFLEETEX 2-47. O PACFLEETEX 2-47 foi realizado entre 24 de fevereiro e 11 de março, entre a Califórnia e o Hawaii. Integraram a FT-58 os NAe USS Boxer - CV 21 (capitânia), USS Tarawa - CV 37 e USS Princeton - CV 40; o E. USS Iowa - BB 61; os C. USS Duluth - CL 87, USS Atlanta - CL 104, USS Tucson - CLAA 98, USS SPringfield - CL 66 e USS Pasadena - CL 65, CT USS Sumner - DD 692, USS Furse - DD 882, USS Stickell - DD 888, USS Turner - DD 834, USS Rowan - DD 782, USS Cecil - DD 835, USS Perry - DD 883, USS Ingraham - DD 694, USS Robert K. Huntigton - DD 781, USS McKean - DD 784, USS Henry W. Tucker - DD 875, USS Moale - DD 693, USS Gurke - DD 783, USS Duncan - DD 874, USS Rogers - DD 876, USS Bausell - DD 845, USS Perkins- DD 877, USS Laffey - DD 724, USS O'Brien - DD 725, USS Brush - DD 745, USS Maddox - DD 731, USS Walke - DD 723, USS Moore - DD 747 e USS Agerholm - DD 826; os NT USS Kaskaskia - AO 27, USS Chikaskia - AO 54 e USS Ashtabula - AO 51 e o NCarAtq USS Pollux - AKS 4.

 

Entre 11 de março e 30 de abril, a FT 58 realizou exercícios ao largo de Pearl Harbour.

 

No dia 5 de abril, com o navio atracado em Pearl Harbor o CF E. S. Miller foi substituído pelo CF B. F. Foeder.

 

No dia 1º de maio, a FT-58 acrescida dos NAe USS Antietam - CV 36 e USS Shangri-la CV 38, suspendeu de Pearl Harbour para prosseguir com o cruzeiro pelo Pacifico Ocidental.

 

Ainda em maio, interrompeu uma serie de exercícios de treinamento entre a costa oeste e o Havaí, para visitar a cidade de Sydney (Austrália), onde participou das comemorações da Batalha do Mar de Coral.

 

Em 14 de junho, retornou para San Diego.

 

No dia 27 de junho, com o navio atracado em San Diego o CF B. F. Forder foi substituido pelo CC H. C. Rowls.

 

Em 30 de junho, foi descomissionado em San Diego passando a integrar a Reserva da Esquadra do Pacifico.

 

1950

 

Em 27 de dezembro, foi recomissionado em San Diego, assumindo o comando interino o Imediato CC A. C. Jackson, que passou o posto ao CF C. H. Morrison Jr. em 30 de dezembro.

 

1951

 

Em 30 de abril, chegou a New York passando a subordinação do 26º Esquadrão de Contratorpedeiros (DesRon 26) da Esquadra do Atlântico.

 

Em 22 de abril, cruzou o Canal do Panamá, cruzando as águas do Atlântico pela primeira vez.

 

Entre maio e julho foi submetido a uma revisão no Norfolk Navy Yard, em Norfolk (Virginia).

 

Em agosto, iniciou exercícios de treinamento com o DesRon 26 no Caribe.

 

Em 15 de novembro, retornou a Norfolk.

 

1952

 

No dia 2 de janeiro, com o navio atracado em Guantanamo Bay o CF C. H. Morrison foi substituido pelo CF C. B. Carroll.

 

Em 22 de janeiro, as 12:12h suspendeu de Norfolk, junto com o USS Laffey - DD 724 (capitânia do CMG William H. Whiteside, ComDesRon 26), USS Fox - DD 779 e USS Maddox - DD 731 atravessando o Canal do Panamá com escalas em Balboa, Cidade do Panamá (27/01), San Diego (06/02), Pearl Harbour (15/02), Midway (20/02), seguindo para operações com a 7ª Esquadra no Pacifico.

 

Em 27 de fevereiro, chegou a Yokosuka (Japão) e depois seguiu para Sasebo (Yokosuka).

 

Em março, operou com a Força-Tarefa 77 ao longo da costa leste da Coréia, realizando escolta, apoio de fogo naval e guarda de aeronaves dos Porta-Aviões de Ataque USS Boxer - CV 21 e USS Princeton - CV 37.

 

Em abril e maio, operou ao longo da costa oeste da Coréia com a UT-95.21, parte Força de Escolta e Bloqueio da ONU, composta pelos CT USS Laffey - DD 724, USS Fox - DD 779 e USS Maddox - DD 731 e operando também com os USS St. Paul - CA 73, USS Bremerton - CA 130, USS Manchester - CL 83, USS Thomas - DDR 833 e USS Evans - DD 754.

 

Em 19 de maio, enquanto estava fundeado na costa da Coréia foi bombardeado por três baterias costeiras.

 

Em 8 de junho, juntou-se novamente a FT-77 para operações de bombardeio contra alvos costeiros.

 

Em 16 de junho, depois de operar por seis semanas continuas na área de Wonsan, o Lowry e os USS Laffey - DD 724, USS Fox - DD 779 e USS Maddox - DD 731 (UT-95.21), retornou para Yokosuka, via Okinawa onde participou de exercícios A/S com o S USS Caiman.

 

Em 22 de junho, partiu de Yokosuka iniciando viagem de retorno aos EUA junto com o USS Laffey- DD 724, USS Fox - DD 779 e a DesDiv 261, via Singapura (29/06), Colombo (05/07), Bahrain (12/07), Aden (18/07), Canal de Suez, Port Said (22/07), Istambul (25/07), Atenas (28/07), Napoles (01/08), Cannes (06/08) e Gibraltar (10/08), encerrando essa comissão ao Pacifico e a circunavegação em Norfolk (Virginia) no dia 19 de agosto.

 

Entre 19 de agosto e 1º de fevereiro de 1953, realizou cruzeiros de treinamento no Caribe e exercícios de combate com outros navios ao largo da Florida.

 

1953

 

Em 1º de fevereiro, partiu de Norfolk para sua segunda circunavegação, cruzando o Canal do Panamá, chegando a Yokosuka em 9 de março. Depois de vários exercícios que incluíram até um desembarque em grande escala realizado em Iwo Jima.

 

Em 29 de junho, partiu de Yokosuka, via Canal de Suez e Mediterrâneo, chegando a Base Naval de Norfolk (Virginia) em 25 de agosto.

 

Conquistou o Distintivo de Eficiencia em Combate de 1953.

 

1954

 

No dia 27 de janeiro, com o navio atracado em Norfolk, o CF C. B. Carroll foi substituído pelo CF James Johnston.

 

Conquistou o Distintivo de Eficiencia em Combate de 1954.

 

1955

 

Em dezembro, com o navio atracado em Guantanamo Bay, o CF James Johnston foi substituído pelo CF D. C. Brega.

 

1956

 

Em 7 de novembro, partiu de Norfolk para realizar sua primeira comissão com a 6ª Esquadra no Mediterrâneo.

 

1957

 

Em 28 de fevereiro, retornou a Norfolk, sendo submetido a outra revisão.

 

Em 29 de agosto, com o navio atracado em Norfolk, o CF D. C. Brega foi substituído pelo CF V. M. Dickerson.

 

Em 3 de setembro, zarpou de Norfolk integrando a Unidade-Tarefa 201.8.2 junto com o NAe USS Tarawa - CV 40, o CLC USS Northampton - CLC 1, e os CT USS Allen M. Sumner - DD 692, USS Moale - DD 693, USS Ingraham - DD 694, USS Zellars - DD 777, USS Laffey - DD 724, USS Huntington - DD 781, USS Massey - DD 778 e o USS Sperry - DD 697, essa unidade atravesou o Atlantico realizando exercicios taticos até a chegada à Bangor, Irlanda. No dia 13 de setembro, o Lowry e os navios da DesDiv 161 juntaran-se a escolta do NAe USS Intrepid - CV 11 como parte da UT-28.9.5. Em 17 de setembro, o USS Tarawa e os demais navios voltaram a se juntar a DesDiv 161 e participaram da Operação "STRIKEBACK" no Atlântico.

 

No dia 23 de setembro, se juntaram a esse GT o E USS Wisconsin - BB 64 e o C HMS Gambia. Na noite de 28 de setembro o NMu USS Suribachi - AE 21 colidiu com uma escolta.

 

Depois de concluir a Operação "STRIKEBACK" seguiu para o Mediterrâneo em sua segunda comissão com a 6ª Esquadra, retornando para Base Naval de Norfolk em 22 de dezembro.

 

1959

 

Em 11 de julho, o CF V. M. Dickerson foi substituído pelo CF M. W. Cassidy.

 

Em 7 de agosto, suspendeu de Norfolk, para sua terceira comissão, de sete meses, pelo Mediterrâneo, com a 6ª Esquadra, integrando o Grupo de Batalha do NAe USS Saratoga - CVA 60, os CT USS Decatur - DD 936, USS Fiske - DDR 842 e USS Hawkins - DD 873 e o S USS Sea Poacher - SS 406. Escalou por três dias em Pallensa Bay, Ilha Mallorca, e em 28 de agosto chegou a Nápoles (Itália) onde ficou uma semana. No dia 29 de agosto, enquanto estavam atracados juntos os quatro CT do GT, houve um incêndio na praça de maquinas de vante do USS Decatur - DD 936. Depois de duas horas de combate as chamas foram extintas mas o navio começou a adernar contra o cais, por causa da grande quantidade de água usada para controlar as chamas.

 

O USS Lowry - DD 770, em sua configuração antes de ser modernizado em 1960. (foto: USN) O USS Lowry - DD 770, em sua configuração antes de ser modernizado em 1960. (foto: USN)

 

1960

 

Em 26 de fevereiro, encerrou sua terceira comissão com a 6ª Esquadra pelo Mediterrâneo.

 

Deu entrada no Portsmouth Navy Yard, em Portsmouth (Virginia) para ser submetido ao programa de modernização conhecido como – FRAM II – Fleet Rehabilitation and Modernization (Reabilitação e Modernização da Frota – Padrão II)(1). Entre as modificações recebidas pelo Lowry estavam: a instalação de dois tubos triplos Mk-32 de torpedos A/S; radar de vigilância aérea SPS-29; radar de superfície SPS-10; sonar de casco SQS-40; novos equipamentos de contramedidas eletrônicas e comunicações. Foi também feita a revisão das maquinas e a reforma dos espaços habitáveis do navio. A modernização foi concluída em 14 de janeiro de 1961.

 

O USS Lowry - DD 770, sendo submetido ao Programa de Modernização FRAM no Portsmouth Navy Yard (Virginia) em 8 de outubro de 1960. (foto: USN)

 

1961

 

Em junho, juntou-se ao Grupo-Tarefa de Guerra Anti-Submarino ALFA, uma força especial de pesquisa e desenvolvimento em táticas e emprego de armas A/S. O Lowry, serviu na Força ALFA pela maior parte dos quatro anos seguintes, que incluíram operações como o resgate do Astronauta Virgil Grissom que completou com sucesso, o segundo vôo espacial norte-americano em 21 de julho de 1961.

 

Em 26 de abril, com o navio atracado em Norfolk, o CF M. W. Cassidy foi substituído pelo CF A. P. Carpenter.

 

1962

 

No final de setembro, seguiu com o GT ALFA para realizar exercícios especiais de Guerra A/S e vigilância no Caribe. Seu retorno para Norfolk foi atrasado para evitar um furação que passava pela região, e na noite anterior a chegada prevista, quando os navios do GT já se encontravam em Virginia Capes, foi recebida a mensagem-radio do Presidente Kennedy, anunciando o Bloqueio Naval a Cuba. O Lowry e o Grupo ALFA, nucleado no USS Randolph - CVS 15, estive empenhado nesse bloqueio nos meses de outubro e novembro. Esse Bloqueio representou papel preponderante para o fim da Crise dos Mísseis. Nessa época, o Lowry era o único navio da Esquadra do Atlântico equipado com VDS (Sonar de Profundidade Variavel). Depois de alguns dias em patrulha os aviões A/S do USS Randolph e os CT designados para as buscas aos submarinos soviéticos que se sabia encontravam-se na região, no dia 27 de outubro, um dia nublado, com rajadas de chuva e mar agitado, um S2F Tracker apanhou um contato sonar intermitente. O USS Lowry e o Stormes – DD 780 foram mandados para investigar o contato a cerca de 40 milhas de distancia. Quando se aproximava de área de contato o Lowry detectou um sinal intermitente no alcance máximo do radar de superfície SPS-10, mas quando se aproximou para averiguar o sinal desapareceu. Suspeitou-se que poderia ser um Submarino na superfície que também detectou os navios e mergulhou. O Lowry continuou em sua direção e desceu o VDS abaixo da “camada termal”, conseguindo quase que imediatamente contato positivo. O Lowry e o Stormes iniciaram os procedimentos padrões e o Submarino não conseguiu quebrar o contato. Ao anoitecer foi detectada uma forte turbulência ao redor do contato que estava dando ar aos tanques, preparando-se para emergir. A fim de evitar o agravamento das hostilidades, os EUA havia aconselhado a URSS a orientar os seus Submarinos, para que quando viessem à superfície, o fizessem a leste, seguindo o rumo 090 e a noite mostrando as luzes de navegação apropriadas e que identificassem com sinais luminosos. Todas essas medidas foram tomadas e o Lowry e o Stormes, se posicionaram nos dois bordos do Submarino seguindo o rumo leste. Na manhã do dia 28 de outubro, interpretes e fotógrafos vieram de helicóptero do Randolph, para interpelar o Submarino por megafone. O Lowry, ao lado tirou varias fotografias, mas não foram obtidas informações adicionais. Depois de 36 horas de vigilância, o Submarino estabeleceu rumo de volta Europa.

 

O USS Lowry - DD 770, acompanhando um Submarino soviético da classe Foxtrot durante a Crise dos Misseis em Cuba no ano de 1962. (foto: USN) Recorte do Lowry navegando ao lado do submarino soviético classe Foxtrot por ocasião do incidente de 27/28 de outubro de 1962 durante a Crise dos Mísseis em Cuba. (foto: USS Lowry Association) O mesmo incidente fotografado do convés do Lowry. (foto: USS Lowry Association)

 

1963

 

Em fevereiro, com o navio atracado em Norfolk, o CF A. P. Carpenter foi substituído pelo CF H. M. Lamb.

 

1964

 

Nesse ano, continuava integrando o Grupo-Tarefa Alfa junto com os CT USS Mullinix - DD 944, USS Vogelgesang - DD 862, USS Stormes - DD 780, USS Holder - DD 819, USS Ellison - DD 864, USS E.A. Greene - DD 711, USS Putnam - DD 757, USS Conway - DD 507 e USS O´Hare - DD 889 (todos do DesRon 32), além dos USS Laffey - DD 724, USS Douglas H. Fox - DD 779.

 

Em 2 de junho, foi realizada a cerimônia de troca do Comando do 32º Esquadrão de Contratorpedeiros, composto pela 321ª Divisão, CT USS Mullinnix - DD 944, USS Lowry - DD 770, USS Harold J. Ellison - DD 864 e USS Holder - DD 819 e a 322ª Divisão, pelo CT USS Vogelgesang - DD 862, USS Stormes - DD 780 e USS O'Hare - DD 889. Assumiu o comando o CMG (USN) Robert W. Hayler Jr, no lugar do CMG (USN) L. H. Sell, que desempenhava o comando interinamente. O Comandante Hayler era filho do Vice-Almirante (USN) Robert W. Hayler, que deu nome a última unidade da classe Spruance de Contratorpedeiros, o USS Hayler - DD 997.

 

Em 1º de julho, tornou-se capitania do ComDesRon 22, CMG R. M. Brownite.

 

Em julho, com o navio atracado em Norfolk, o CF H. M. Lamb foi substituído pelo CF R. L. McElroy.

 

Ao largo de Norfolk em agosto de 1964. (foto: Richard Leonhardt) Na Baia de Chesapeake em 1964. (foto: Richard Leonhardt)

 

1965

 

Entre 18 de fevereiro e 12 de julho, realizou sua quarta comissão com a 6ª Esquadra no Mediterrâneo.

 

Depois de retornar do Mediterrâneo, entrou novamente no estaleiro, para completar a conversão para o padrão FRAM II, recebendo convôo e hangar para poder operar dois Drone Anti-Submarine Helicopters (DASH) QH-50.

 

No restante do ano participou dos principais exercícios da Esquadra no Atlântico.

 

Em 20 de dezembro, com o navio atracado em Norfolk, o CF R. L. McElroy foi substituído pelo CF O. F. Midgette.

 

1966

 

Entre 4 de março e 12 de agosto, realizou sua quinta comissão com a 6ª Esquadra no Mediterrâneo.

 

Entre 6 e 16 de abril, visitou Istambul (Turquia) junto com o USS America - CV 66, capitânia do Comandante da 2ª Divisão de Porta-Aviões, CA (USN) J. O. Cobb; USS Leary - DLG 16, USS Dahlgren - DDG 43, USS Richard E. Byrd - DDG 23, USS Sampson - DDG 10, USS Dupont - DD 941, USS New - DD 818, USS Damato - DD 871, USS Cone - DD 866 e USS Aucilla - AO 56.

 

Em 22 de abril, participou junto com o USS Saratoga, USS Springfield, USS Albany, USS Semmes, USS Forrest Sherman, USS William R. Rush, USS Damato e USS Severn da Revista Naval sob o comando do VA (USN) William E. Ellis, Comandante da 6ª Esquadra, em homenagem ao Rei Contantino, a Rainha Ana Maria e Princesa Irene, soberanos da Grecia.

 

Nos dias 28 e 29 de julho, visitou Casablanca (Marrocos).

 

Depois de retornar do Mediterrâneo, atuou como navio de treinamento para os estágios da Escola de Sonar da Esquadra, em Key West (Florida).

 

Em 6 de outubro, com o navio atracado em Norfolk, o CF O. F. Midgette foi substituído pelo CF W. H. Grigg.

 

1967

 

Em janeiro e fevereiro, realizou um cruzeiro de treinamento com Guardas-Marinha da Armada do Peru, sob a égide do Programa de Intercâmbio de Guardas-Marinha.

 

Entre 8 de maio e 22 de setembro, foi submetido a um período de reparos regular no Norfolk Navy Yard, em Portsmouth (Virginia).

 

Depois dos reparos, realizou treinamento de atualização da tripulação ao largo do Centro de Treinamento da Esquadra, em Guantanamo Bay (Cuba).

 

1968

 

Em 9 de abril, zarpou de Norfolk, atravessando o Canal do Panamá para servir com a 7ª Esquadra em operações no Mar do Sul da China e no Golfo de Tonkin. Atuou em missões de guarda de aeronaves, apoio de fogo naval, e outras missões. Nessa comissão, visitou o porto de Bangkok (Tailândia).

 

Aproximando-se do USS Great Sitkin - AE 17 para receber munição no Mar do Sul da China, durante a Guerra do Vietnã em 1968. (foto: Dave Wilber)

 

Em 14 de maio, com o navio seguindo para Guam, o CF W. H. Grigg foi substituído pelo CF R. L. Blanding. Entrou na área de combate na noite de 26 de maio, e logo pela manhã do dia 27 tomou posição ao largo de Phan Thiet como navio de apoio de fogo naval no setor sul da Área do 2º Corpo no Vietnã do Sul. Operando nesse setor até 18 de junho, prestou apoio ao 3º Batalhão do 50º Regimento da 101ª Divisão Aerotransportada. Depois visitou Pusan (Coréia do Sul) e Kaohsiung (Taiwan), onde reabasteceu e seguiu para Sasebo (Japão). Em Pusan, o navio recebeu a visita do Major General Kim e do General Brigadeiro Lee, do Exercito da Coréia do Sul. Passou por seis dias de reparos em Sasebo, realizados por um Navio Oficina. Partiu de Sasebo para Okinawa, onde reabasteceu antes de voltar para o Golfo de Tonkin e servir na guarda de aeronaves e escolta do NAe USS America - CV 66, que então lançava ataques aéreos contra o Vietnã do Norte. Em 18 de agosto, deixou a escolta do USS America e juntou-se a Operação SEA DRAGON para impedir a infiltração das forças comunistas do norte na Zona Desmilitarizada. Antes de retornar ao apoio de fogo operou novamente com o USS America e o USS Intrepid. Nos dez primeiros dias de outubro, operou em apoio a 9ª Divisão do Exercito do Vietnã do Sul em operações contra a concentração de tropas do Vietcong no Delta do Rio Mekong.

 

O USS Lowry - DD 770, provavelmente na costa do Vietnã, disparando uma salva completa com seus canhões de 5 polegadas. (foto: USN) Operando na costa do Vietnã no verão de 1968. (foto: USS Lowry Association)

 

Em 10 de outubro, o Lowry iniciou sua viagem de volta a Norfolk, onde chegou em 27 de novembro, depois de oito meses de comissão onde foram navegadas 75.000 milhas marítimas e de ter destruído, com seus canhões, seis embarcações, oito fortificações e dezenove outros alvos.

 

1969

 

Durante todo o ano permaneceu realizando operações de rotina ao longo da costa leste.

 

Conquistou o Distintivo de Eficiencia em Combate de 1969.

 

1970

 

Em 12 de fevereiro, com o navio atracado em Norfolk, o CF R. L. Blanding foi substituído pelo CF F. C. Caswell.

 

Foi incorporado a Reserva da Esquadra e teve a sua sede mudada para a Base Naval da Philadelphia, onde se tornou capitânia de um Esquadra de Contratorpedeiros da Reserva sediado nessa Base.

 

1971

 

Em 1º de outubro, o CF F. C. Caswell foi substituído pelo CF J. J. Cashmere.

 

1972

 

Em 12 de outubro, o CF J. J. Cashmere foi substituído pelo CF Stanislaus G. Dyro.

 

1973

 

Em 13 de julho, o CF Stanislaus G. Dyro foi substituído pelo CC Albert T. Mason, que veio a ser o último comandante do navio no serviço da Marinha dos EUA.

 

Foi desincorporado em 29 de outubro e incorporado em 31 de outubro foi incorporado a Marinha do Brasil no mesmo dia, recebendo o nome de CT Espírito Santo – D 38.

 

Em 31 fe agosto, foi substituído pelo CT USS Corry - DD 817, como navio de treinamento de reservistas na Philadelphia, PA.

 

A serviço da Marinha dos EUA foi premiado com quatro Estrelas de Combate por sua participação na 2ª Guerra Mundial e duas na Guerra da Coréia, Asian-Pacific Area Service Ribbon; Navy Occupation Service Medal, Pacific; United Nations Service Medal; Navy Unit Commendation, pelo seu desempenho nas missões alerta radar na 2ª Guerra Mundial.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O USS Lowry - DD 770, em Souda Bay (Grécia) atracado no Tender de Contratorpedeiros USS Sierra - AD 18 junto com outros navios do 8º Esquadrão de Contratorpedeiros. (foto: USN) O USS Lowry - DD 770, fundeado. (foto: USN) O USS Lowry - DD 770, já modernizado para o padrão FRAM. (foto: USN) O USS Lowry - DD 770, já modernizado para o padrão FRAM. (foto: USN)

O USS Lowry - DD 770, já modernizado para o padrão FRAM. (foto: USN) O USS Lowry - DD 770, já modernizado para o padrão FRAM. (foto: USN) Atracado com seu irmão de classe, USS Wallace L. Lind - DD 703 a contrabordo. (foto: USS Lowry Association)

 

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
CF Lawrence H. Martin 23/07/1944 a 02/11/1944
CC Edwin Swain Miller 02/11/1944 a 05/04/1947
CF Bernard F. Foeder 05/04/1947 a 27/06/1947
CC Hollis C. Rowls 27/06/1947 a 30/06/1947
CC Arthur C. Jackson 27/11/1950 a 29/11/1950
CF Charles Henry Morrison Jr. 29/12/1950 a 02/01/1952
CF Charles Barrett Carroll 02/01/1952 a 27/01/1954
CF James F. B. Johnston 27/01/1954 a 17/12/1955
CF Richard Edward Brega 17/11/1955 a 29/08/1957
CF Vincent Mansfield Dickerson 29/08/1957 a 11/07/1959
CF Melvin W. Cassidy 11/07/1959 a 26/04/1961
CF Albert Pinson Carpenter 26/04/1961 a __/02/1963
CF Harold Moore Lamb __/02/1963 a __/07/1964
CF Robert Lee McElroy Jr __/07/1964 a 20/12/1965
CF Oliver F. Midgette 20/12/1965 a 06/10/1966
CF William Hunter Grigg 06/10/1966 a 14/05/1968
CF Robert Lightbourn Blanding 14/05/1968 a 12/02/1970
CF Frederic Chester Caswell Jr. 12/02/1970 a 01/10/1971
CF John Jarell Cashmere 01/10/1971 a 12/10/1972
CF Stanislaus G. Dyro 12/10/1972 a 13/07/1973
CC Albert Thompson Mason 13/07/1973 a 29/10/1973

 

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Moore, John. Jane's Fightining Ships 1980-1981. London: Jane's Publishing Company Limited, 1980.

 

- Mendonça, Mário F. e Vasconcelos, Alberto. Repositório de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira. 3ª edição. Rio de Janeiro. SDGM. 1959. p.95.

 

- Mendonça, José R. A Marinha Brasileira de 1940-2000. Rio de Janeiro. José Ribeiro de Mendonça, 2001.

 

- Friedman, Norman. U.S. Destroyers: An Illustrated Design History. Annapolis, MD. United States Naval Institute, 1980.

 

- NavSource Naval History - www.navsource.org - último acesso em 28/11/2010.

 

- Site do USS Fletcher - DD 445 - www.ussfletcher.org

 

- Site do USS Laffey - DD 724 - www.laffey.org


(1) Os Sumners eram também conhecidos no Brasil como Tipo 700.

(2) Segundo J.R. Mendonça em A Marinha Brasileira 1949-2000, deu baixa em 02/02/1996, já o Serviço de Documentação da Marinha informou como 20/12/1995.