1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

USS Outagamie County - LST 1073

Classe LST 511 - 1152

 

Brasão do USS Outagamie County.

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: 20 de fevereiro de 1945
Lançamento: 22 de março de 1945
Incorporação: 17 de abril de 1945

Baixa: 21 de maio de 1971

 

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 1.653 ton (padrão), 4.080 (carregado).
Dimensões: 99.97 m de comprimento, 15.24 m de boca, 4.29 m de calado (máximo) e 2.77 m de calado máximo (desembarque com 500 tons.).
Propulsão: Diesel; 2 motores diesel General Motors V12-567A, gerando 1.700 hp, acoplados a 2 eixos.

Energia Elétrica: ?

Velocidade: máxima de 12 nós.

Raio de Ação: 24.000 milhas náuticas a 9 nós.
Armamento: 1 canhão de 3 pol. (76.2 mm/50) em um reparo singelo Mk 26; 8 canhões Bofors L/60 de 40 mm em dois reparos duplos Mk 1 e quatro singelos; 12 metralhadoras Oerlikon de 20 mm em reparos singelos Mk 4.
Sensores: 1 radar de superficie e 2 diretoras óticas Mk 51, acopladas ao sistema de direção de tiro Mk 51.

Capacidade de Carga e Equipamentos: capacidade pera transportar 550 fuzileiros navais por curtos periodos, 300-600 ton de carga para abicagem ou 1.600 a 1900 ton para transporte, dependendo da missão. O navio conta com 2 EDVPs. Pode transportar um Landing Craft Tank (LCT) sobre o convés, tanques, veículos sobre rodas e lagartas, artilharia, equipamentos de construção e suprimentos militares. Uma rampa permite o acesso, a partir da porta de proa, dos veículos do nível do convés de tanques para o convés principal. Tem a capacidade adicional de realizar o transporte de pontões nas laterais a meia nau, que podem ser usados como barcaças ou servir como extensão para o desembarque quando o navio esta com muito calada e necessita ficar mais distante da praia.

Código Internacional de Chamada: NAIT

Tripulação: 111 homens, sendo 7 oficiais e 104 praças.

Tropa Transportada: 163 homens, sendo 16 oficiais e 147 praças.

Obs: Características da época da incorporação como LST. 

 

 

H i s t ó r i c o

 

O Navio de Desembarque de Carros de Combate USS Outagamie County - LST 1073, foi construído pelo estaleiro Bethlehem Steel Co., em Higham, Massachusetts. Teve quilha batida em 20 de fevereiro de 1945, foi lançado ao mar em 22 de março de 1945, e incorporado em 17 de abril de 1945 como USS LST 1073.

 

A oficialidade do recebimento do LST 1073 foi a seguinte:

 

     - CC ? - Comandante
     - CT ? - Imediato
     - CT ? - CheMaq
     - CT ? - CheOpe
     - CT ? - CheArm
     - 1º Ten. ? - ?

     - 2º Ten. Keith V. Johnson - Enc.de Artilharia
     - 2º Ten. ? - ?

     - 2º Ten. ? - ?
     - 2º Ten. ? - ?

 

1945

 

Depois de realizar o treinamento de qualificação inicial da tripulação, partiu com destino a New York onde embarcou três EDVMs (Embarcação de Desembarque de Viaturas Motorizadas ou LCM) em seu convés principal, e munição para morteiros no convés de carga.

 

Em 4 de junho 1945, partiu de New York, atravessando o Canal do Panamá, com destino as bases americanas no Oceano Pacífico.

 

Em 7 de julho, chegou a Pearl Harbor (Pearl Harbor), seguindo depois para Eniwetok, Saipan e Guam.

 

Em 24 de setembro, chegou a Nagasaki, tendo antes realizado outra escala em Saipan.

 

Entre setembro e janeiro, operou entre os portos do Japão e as Filipinas, transportando equipamentos militares e tropas em transito.

 

1946

 

Em janeiro, partiu de Manila (Filipinas), escalando em Guam e Pearl Harbor, chegando a San Francisco (California) em 27 de fevereiro.

 

O então USS LST 1073 junto com os USS LSM 400 e USS LCI (L) 867 realizando exercícios com Guardas-Marinha e Cadetes do Corpo de Fuzileiros na costa oeste em 19 de agosto de 1946. (foto: U.S.Navy)

 

Em 5 de agosto, foi descomissionado em San Francisco, e depois colocado na área de fundeio da Reserva da Esquadra do Pacifico em Astoria (Oregon).

 

1950

 

Com o inicio da Guerra da Coréia, o LST 1073 foi rebocado de Astoria para Bremerton (Washington) em 10 de outubro.

 

Foi submetido a uma modernização para reativação no Puget Sound Naval Shipyard, em Bremerton.

 

Foi recomissionado em 3 de novembro, em Bremerton, assumindo o comando Capitão-de-Corveta (USN) B. F. Poduska.

 

1951

 

Em 11 de fevereiro, partiu de Long Beach (California) para sua Segunda comissão no Pacifico Ocidental, chegando a Base Naval de Yokosuka (Japão) em 23 de março. Nessa comissão, visitou também os portos de Kobe e Sasebo (Japão), Pusan, Kojo Do e Inchon (Coreia do Sul).

 

Em 4 de abril, transportou unidades do Corpo de Sinaleiros do Exercito Americano, de Camp MeGill (Japão) para Inchon.

 

Entre 9 e 10 de abril participou da primeira contra ofensiva da ONU.

 

Em 18 de maio e 14 de junho, participou com outros navios do transporte de 17.366 prisioneiros de guerra norte-coreanos de de Pusan para Koje Do, durante as operações defensivas ocasionadas pela Ofensiva de Primavera da China Comunista.

 

Entre 1º e 15 setembro participou das operações da ofensiva da ONU de verão-outono.

 

Em 29 de outubro, partiu da Base Naval de Yokosuka, retornando para San Diego (California).

 

1953

 

Em 3 de janeiro, partiu de San Diego para sua terceira comissão no Pacifico Ocidental, com destino a Base Naval de Yokosuka. De Yokosuka, seguiu para os portos de Kobe e Sasebo (Japão) e Inchon (Coreia do Sul), transportando suprimentos para as bases norte-americanas na região.

 

Entre 2 e 20 de março participou das operações de defesa da Coreia no inicio da primavera.

 

Entre abril e a primeira quinzena de junho, participou de exercícios de desembarques anfíbios com os Fuzileiros Navais em Inchon.

 

Entre a Segunda quinzena de junho e julho, transportou tropas do 187º Regimento Aerotransportado e da 24ª Divisão de Infantaria do Exercito do Japão para a Coreia do Sul.

 

Em agosto, participou da evacuação da Ilha de Cho Do (Coreia do Sul), da Operação "BIG SWITCH", transportando prisioneiros de guerra norte-americanos entre vários portos sul-coreanos.

 

Em 23 de outubro, partiu da Base Naval de Yokosuka, retornando para San Diego.

 

1955

 

Em 1ª de julho, recebeu finalmente um nome, USS Outagamie County, já que até então era denominado LST 1073. Durante os dez anos seguintes operou próximo a costa da California e fez mais quatro comissões no Pacifico Ocidental.

 

1962

 

Foi autorizado no orçamento de 1962, a sua modernização segundo o Programa de Modernização FRAM - Fleet Rehabilitation and Modernization (Reabilitação e Modernização da Frota).

 

1963

 

No início de 1963 participou de comissões oceanográficas no Pacifico.

 

1964

 

Em março, transportou tropas entre Oahu (Havaí) e outras ilhas do arquipélago.

 

O Outagamie County e possivelmente o USS Cavalier - APA 37 ao largo das ilhas havaianas, durante exercícios com embarcações de assalto em 1964. (foto: Tenente Richard Dawson, USNR, USS Renville)

 

1965

 

Durante uma comissão de quatro meses a Adak (Alaska), deu assistência no desencalhe do Navio Mercante liberiano "Hadjitsakas", em uma ilha do arquipélago das Aleutas.

 

1966

 

Em janeiro, chegou a Da Nang (Vietnã do Sul) para uma comissão de nove meses de transporte logístico. Durante essa comissão também esteve na Base Naval de Subic Bay (Filipinas).

 

O Outagamie County com a porta de proa aberta, operando ao largo de alguma do sudeste asiático em agosto de 1966. (foto: U.S.Navy)

 

Em 9 de setembro, retornou para San Diego, onde permaneceu até junho de 1967 realizando apenas operações costeiras.

 

1967

 

Em 9 de junho, partiu de San Diego para Saigon (Vietnã do Sul), onde depois de escalar na Base Naval de Subic Bay (Filipinas), chegou em 26 de julho.

 

Nos quatro meses seguintes, participou do transporte de tropas e suprimentos no eixo Japão-Filipinas-Vietnã do Sul, retornando a San Diego em 21 de dezembro.

 

1968

 

De janeiro a outubro, realizou operações de rotina ao largo da costa oeste.

 

Em 1º de novembro, partiu de San Diego, retornando ao Vietnã do Sul.

 

1969

 

Em 18 de abril, foi transferido para Guam.

 

1971

 

Em 21 de maio, foi descomissionado em cerimonia realizada em Orange (Texas), sendo transferido por empréstimo e incorporado no mesmo dia a Marinha do Brasil onde recebeu o nome de NDCC Garcia D’Avila – G 28.

 

A serviço da Marinha dos EUA foi premiado com a American Campaign Medal, Asiatic-Pacific Campaign Medal, World War II Victory Medal, Navy Occupation Service Medal (com passadeira da Asia), National Defense service Medal (2), Korean Service Medal (6), Armed Forces Expeditionary Medal (1 Korea), Vietnan service Medal (7), Republic of Vietnan Gallantry Cross Unit Citation (7), United Ntions Service Medal, Republic of Vietnan Campaign Medal, Republif of Korea War Service Medal (retroativa).

 

1973

 

Em 1º de dezembro, foi adquirido em definitivo.

 

Navegando ao largo de San Diego (Califórnia). (foto: U.S.Navy) Navegando ao largo de San Diego (Califórnia). (foto: U.S.Navy)

 

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
CC B. F. Poduska 03/11/1950 a __/__/195_
CC Raymond A. Sharpe Jr. __/__/19__ a __/__/19__

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Moore, John. Jane's Fightining Ships 1980-1981. London: Jane's Publishing Company Limited, 1980.

 

- Friedman, Norman. U.S. Amphibious Ships and Crafts: An Illustrated Design History. Annapolis, MD. United States Naval Institute, 2002.

 

- NavSource Naval History - www.navsource.org