1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

Capitão-de-Mar-e-Guerra

Garcia D´Avila Pires de Carvalho e Albuquerque

 

 

Nome

 

O NOME

 

O Capitão-de-Mar-e-Guerra Garcia D´Avila Pires de Carvalho e Albuquerque nasceu em 22 de setembro de 1897, ingressando na Escola Naval como Aspirante a Guarda-Marinha em 1913 e, desde então, deu inicio a uma carreira voltada para a vida naval.

 

Participou da 1º Guerra Mundial, embarcado no Contratorpedeiro Rio Grande do Norte. sendo integrante da Divisão Naval em Operações em Guerra (DNOG) fora das águas brasileiras em Dakar. Serviu na Marinha Americana de 1919 a 1921 e de 1924 a 1928 e esteve à disposição do Ministério das Relações Exteriores, onde participou de trabalhos da Comissão de Liites Brasil/Peru, tendo exercido as funções de Chefe da Sub-Comissão que estudou os rios Juruá Mirim, Nôa e Juruá, onde executou a demarcação na extensão de 60 quilometros para o norte das fronteiras Brasil-Peru.

 

Comandou a Escola de Aprendizes Marinheiros da Bahia de 1936 a 1938 e foi Assistente do Chefe da Missão Naval Americana durante a 2ª Guerra Mundial. Em 1945 assumiu o comando do Cruzador Bahia em serviço de Guerra, onde veio a falecer no soçobro do navio em 4 de julho de 1945.

 

 

Brasão

 

DESCRIÇÃO DO BRASÃO

 

Num pentágono formado por cabos de ouro e timbrado com a coroa naval: em campos de negro , uma torre quadrada de ouro, ardendo em chamas de vermelho pelo alto sobre um contrachefe faixado ondado de prata e azul de quatro peças.

 

EXPLICAÇÃO

 

Garcia D´Avila - A torre em chamas lembra os sinais luminosos que, nas lutas contra os holandeses e da independência, eram feitos do alto do castelo da Torre de Garcia D´Avila, avisando as fortalezas da barra da Bahia da aproximação de navios adversários.

 

Fonte: Folhetos de incorporação do NDCC Garcia D´Ávila (II) a Marinha e à Armada.

[Voltar no Browser]