1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

USS Cardinal - MSC(O) 4

ex-AMS 4

ex-YMS 179

Classe YMS 1

 

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: 27 de outubro de 1942
Lançamento: 8 de maio de 1943
Incorporação: 28 de agosto de 1943

Baixa: 18 de novembro de 1957

 

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 270 ton. (padrão) e 320 ton (carregado).
Dimensões: 41.45 m de comprimento, 7.49 m de boca e 2.43 m de calado.
Propulsão: 2 motores diesel General Motors 8-268A de 880 bhp cada, acoplados a dois eixos com hélices de passo fixo através de um engrenagem redutora Snow and Knobstedt.

Eletricidade: dois geradores diesel G.E., 120cc, 60kw e 30 kw, para fornecimento de energia elétrica e um gerador diesel de emergência G.E., 250cc e 540kw para operações de varredura.

Velocidade: máxima de 12 nós.

Raio de ação: 2.500 milhas à 8 nós.
Armamento: 1 canhão singelo de 76 mm (3 pol./50) e 4 metralhadoras em dois reparos duplos Oerlikon Mk 12 de 20 mm.
Sensores: 1 radar de vigilância de superfície SPS-10 e um sonar AN/QUS-1B de alta definição para operações de caça-minas.

Código Internacional de Chamada: NYUF 

Tripulação: 32 homens.

 

 

H i s t ó r i c o

 

O Navio Varredor YMS 179, foi construído pelo estaleiro Henry C. Grebe and Company, de Chicago, Illinois, EUA. Teve sua quilha batida em 27 de outubro de 1942, foi lançado ao mar em 8 de maio de 1943, teve sua construção concluída em 31 de julho de 1943 e foi incorporado em cerimônia realizada em New Orleans, Louisiana em 28 de agosto de 1943.

 

1943

 

Em 7 de setembro, partiu de New Orleans, com destino a Norfolk (Virginia) onde chegou em 13 de setembro, iniciando exercícios de avaliação em Chesapeake Bay. Depois dos exercícios foi submetido a pequenas modificações no Norfolk Navy Yard.

 

Em 13 de outubro, partiu de Norfolk para Florida, onde passou a subordinação do Comandante da Fronteira Marítima do Golfo (Commander Gulf Sea Frontier), operando a partir da Base Naval de Key West.

 

Nos seis meses seguintes, ficou destacado em operações de escolta de comboios a partir de Key West, realizando várias viagens ao longo da costa do Golfo acompanhando navios mercantes e auxiliares. Durante essas escoltas realizou diversas escalas em Guantanamo Bay e Havana, em Cuba e também em Miami e Port Everglades (Florida).

 

1944

 

Partiu de Key West pela ultima vez em 16 de abril, juntando-se a um comboio em Havana para ser escoltado para Norfolk. Em 21 de abril, deixou o comboio ao largo da costa da Virginia, dando entrada no New York Navy Yard em 22 de abril para ser submetido a reparos de viagem.

 

Em 17 de maio, chegou ao porto de Boston, onde passou a subordinação do Grupo Norte da Fronteira Marítima do Leste (Northern Group, Eastern Sea Frontier) operando como navio patrulha ao largo de Boston.

 

Em 6 de julho, deu entrada no Norfolk Navy Yard para ser preparado para o serviço no além-mar. Em 24 de julho, partiu de Norfolk integrando um comboio com destino a Mers-el-Kebir (Argélia), onde chegou em 10 de agosto.

 

Realizou patrulha ao largo de Mers-el-Kebir enquanto aguardava a formação da Força-Tarefa, partindo em 20 de agosto para dar apoio à invasão do sul da França.

 

Em 25 de agosto, chegou ao Golfo de Frejus, ao largo de San Raphael (França), integrando a 32ª Divisão do 11º Esquadrão de Minagem (8º Força Anfíbia da 8ª Esquadra).

 

Foi imediatamente empregado na varredura de campos minados próximo ao porto de Nice, quando em 14 de setembro, abriu fogo para ajudar a silenciar uma bateria costeira inimiga, que colocava as operações em perigo, sua ação foi respondida e um de seus tripulantes foi ferido por estilhaços provenientes dos disparos das armas inimigas. Continuou a varredura sob pesado fogo das baterias costeiras, até que essas foram finalmente silenciadas pelo CT USS Edison – DD 439.

 

Foi agraciado com uma Estrela de Combate por sua participação nos desembarques no sul da França.

 

Em 22 de setembro, escalou em Toulon, e em 24 chegou a Palermo (Sicília). Realizou operações de varredura entre Palermo e Cagliari (Sardenha) nos sete meses seguintes, tendo visitado também Napoles, Livorno e Genova.

 

1945

 

Em 15 de junho, partiu de Palermo com destino a New York, onde chegou em 30 de junho. Em New York foi submetido a reparos que duraram até 16 de agosto, quanto retornou ao mar, dirigindo-se para o Pacifico. Partiu de San Pedro (Califórnia) em um cruzeiro que incluiu escalas no Havai, Ilhas Marianas e Filipinas.

 

1946

 

Em 1º de fevereiro, retornou a San Pedro onde passou a realizar operações locais.

 

Em 6 de agosto, foi descomissionado e colocado na reserva em San Diego (Califórnia).

 

1947

 

Em 17 de fevereiro, foi reclassificado como Navio Varredor AMS 4, e no dia 18 de fevereiro recebeu o nome de USS Cardinal.

 

1948

 

O Cardinal permaneceu na reserva até 1º de dezembro, quando foi recomissionado na reserva para servir ao 11º Distrito Naval em San Diego, no treinamento de reservistas navais. Continuou nessa função até 22 de setembro de 1950, quando voltou a ser uma unidade totalmente operacional.

 

1950 - 1953

 

Foi empregado em diversas operações realizadas na costa da Califórnia e no Havaí.

 

1954

 

Em 15 de fevereiro, sua sede foi mudada para Charleston (Carolina do Sul) a partir de onde operou nos três anos seguintes.

 

1955

 

Em 7 de fevereiro, foi reclassificado como Navio Varredor Costeiro (Antigo) MSC (O) 4. Operando a partir de Charleston, dividindo seu tempo entre exercícios de treinamento em águas costeiras, viagens periódicas a Chesapeake Bay, como navio de treinamento para os alunos da Escola Naval de Guerra de Minas de Yorktown (Virginia) - (Naval Mine Warfare School of Yorktown, Virginia); cruzeiros de prontidão operacional que incluíram visitas as Ilhas Virgens, Porto Rico e Republica Dominicana e períodos de reparo no Estaleiro Naval de Norfok.

 

O USS Cardinal - AMS 4, atracado no cais da Escola de Guerra de Minas de Yorktown, Virginia, em agosto de 1955, na época em que atuava como navio de treinamento. (foto: via Navsource)

 

1957

 

Em 10 de setembro, partiu de Charleston para ser desativado no Arsenal de Marinha de Boston (Boston Navy Yard).

 

Em 14 de setembro, chegou a Boston.

 

Em 18 de novembro, foi descomissionado em cerimônia realizada em Boston, Massachussetts, e foi colocado na reserva.

 

1959

 

Em agosto de 1959, da direita para esquerda, o Navio Oficina USS Tutuila - ARG 4, o Navio Varredor Oceanico USS Peregrine - AM 373, e os Navios Varredores USS Fulmar - AMS 47, USS Hawk - AMS 17, USS Lapwing - AMS 48 e USS Cardinal - AMS 4. (foto: Revista All Hands, U.S. Navy)

 

Permaneceu desativado em Boston até 1º de novembro quando foi dada a sua baixa definitiva sendo retirado do Registro Naval da U.S. Navy.

 

1960

 

Foi emprestado ao Brasil, e incorporado a Marinha do Brasil em 15 de agosto, recebendo o nome de NV Javari - M 11.

 

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
1º Ten Thomas M. Ward Jr. __/08/1954 a __/07/1955

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Mendonça, Mário F. e Vasconcelos, Alberto. Repositório de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira. 3ª edição. Rio de Janeiro. SDGM. 1959. p.149-150.

 

- NavSource Naval History - www.navsource.org - último acesso em 04/04/2010.

 

- YMS 425 - www.ussyms425.com