1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

E Minas Geraes

Tipo Dreadnought

Classe Minas Geraes

 

Modificações recebidas por ocasião do Periodo de Reparos e Modernização realizado no Arsenal de Marinha do Brooklyn, nos EUA.

 

instalação na praça de canhões de uma guarita para a proteção dos comandantes das torres e respectivos aparelhos de direção de tiro;

 

construção de anteparas longitudinais separando os canhões em cada torre;

 

modificação completa do sistema de ar comprimido; instalação de novo sistema de percussão com a introdução de novo dispositivo especial para a retirada da estopilha sem necessidade de abrir a culatra;

 

instalação de aparelhos de segurança para impedir a abertura da culatra em caso de tiro em seco, tanto para o fechamento hidráulico como para o fechamento a mão;

 

eliminação da conteira lateral e modificação das alças do posto central para pontaria contínua dos conteiradores: instalação de indicador mecânico de conteira;

 

substituição dos antigos motores elétricos para conteira (praça de manobras das torres) por motores a óleo tipo WATERBURY SPEED GEAR;

 

substituição das lunetas telescópicas dos apontadores por outras do tipo CHECK TELESCOPE;

 

instalação de dois diretoscópios em cada torre alta e de um periscópio em cada torre baixa;

 

modificação do circuito de disparo de modo a permitir fogo individual por apontadores e o fogo por salvas pela chave mestra do direscópio;

 

instalação de acumuladores para iluminação auxiliar e para circuito de disparo (fogo somente por apontadores);

 

instalação de dois telêmetros BAUSCH & LOMB nos tetos das torres II e V;

 

montagem de uma rede de tubos acústicos ligando diversas praças e paióis das torres entre si e ligando todas as torres com a Estação Provisória e a torre dois com a Estação Central;

 

instalação de sistema de ventilação para praças de canhões, guarita e praça de manobra;

 

instalação de aparelhos SPERRY de sinais de salva, telefones e circuitos do novo sistema de FIRE CONTROL;

 

remoção de dez canhões de 120mm da primeira coberta ficando a bateria secundária composta por doze canhões instalados, quatro nos extremos da coberta, quatro nas barbetas e quatro nos redutos, constituindo quatro defesas de três canhões situadas, duas avante e duas a ré;

 

modificados os circuitos de disparo com a substituição dos avisadores acústicos por lâmpadas de prova;

 

instalação de dois canhões BETHLEHEM de 76mm, 50 calibres, tipo americano, disparo eletro-mecânico, em plataformas especiais construídas para esse fim, a bombordo e boreste, para defesa antiaérea;

 

a bateria de salva composta por oito canhões de 47mm, foi reduzida a seis, colocados, dois no passadiço de vante e dois no passadiço de ré e dois por baixo do mesmo passadiço;

 

instalação do sistema Diretor de Tiro e comunicações internas;

 

substituição do isolamento dos paióis de munição com a renovação das chapas de convés e do revestimento interno;

 

substituição de 90% da rede elétrica;

 

modernização do sistema de ar comprimido; transformação das quatro caldeiras da seção de vante para queima de óleo e transformações dos porões da respectiva seção em tanques para receber o novo combustível;

 

instalação de nova bateria de tanques a bombordo, aumentando a capacidade de armazenamento de água;

 

melhoramentos do sistema de ventilação dos diversos compartimentos;

 

substituição da estação radiotelegráfica; aparelhamento de oficinas para reparos, enfermarias e escritórios.