1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

LP/AviPa Marlim

LP-01/GptPNSE-01

Classe Meattini/Marlim (LP 60)

 

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: ?
Lançamento: junho de 2004
Incorporação: julho de 2006

 

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 45 ton (padrão), ? ton (carregado).
Dimensões: 22.80 m de comprimento, 5.50 m de boca, 2,74m de pontal moldado, 1.95 m de calado (carregado), 0,90 m de calado a vante (Referência: LB) e 1,90 m de calado a ré (Referência: Hélice).
Propulsão: 2 motores diesel MTU 8V2000 M92 de 1.086 hp cada, acoplados a 2 eixos acionando hélices de passo fixo.

Combustível: 6.400 litros.

Eletricidade: 2 grupos diesel geradores com capacidade de 35 KvA.

Velocidade: máxima de 25 nós e máxima mantida de 20 nós.

Raio de Ação: 420 milhas náuticas à 18 nós (3 dias).
Armamento: 2 metralhadora MAG de 7.62mm.
Sensores: 1 radar de navegação.
Equipamentos: 1 lancha de casco semi-rigido (RHIB), com capacidade para 5 homens.

Código Internacional de Chamada: PW9016

Tripulação: 10 homens, sendo 2 oficiais e 8 praças.

Obs:Características da época da incorporação.

 

 

H i s t ó r i c o

 

O Lancha Patrulha Marlim - LP-01, foi ordenada em ? de ? como parte de um contrato de um lote de dezesseis (?) unidades da mesma, de valor estimado em US$ 20 milhões. Essa classe é oriunda de um acordo entre as empresas Baglietto de Varazze e a Empresa Técnica Nacional de Belém (Belém-PA) e será empregada no controle das fronteiras, combate ao narcotráfico e proteção ambiental, especialmente na Região Amazônica, pela sua versatilidade de emprego no ambiente marítimo e fluvial, o que permitirá a sua operação em águas costeiras e interiores. Foi construída no estaleiro INACE - Industria Naval do Ceará S/A, em Fortaleza, onde o casco n.º 558, foi lançado ao mar em ? de ? de ?.

 

O Marlim na fase de construção.  (foto: Estaleiro INACE) O Marlim na fase de construção.  (foto: Estaleiro INACE) O Marlim na fase de construção.  (foto: Estaleiro INACE) O Marlim na fase de construção.  (foto: Estaleiro INACE) O Marlim na fase de construção.  (foto: Estaleiro INACE)

 

 

A Lancha Patrulha Marlim - LP 01, no syncrolift do Estaleiro INACE. (foto: Estaleiro INACE) A Lancha Patrulha Marlim - LP 01, no syncrolift do Estaleiro INACE. (foto: Estaleiro INACE) A Lancha Patrulha Marlim - LP 01, vista de popa no syncrolift do Estaleiro INACE. (foto: Estaleiro INACE) A Lancha Patrulha Marlim - LP 01, sendo baixada ao mar pelo syncrolift do Estaleiro INACE. (foto: Estaleiro INACE)

A Lancha Patrulha Marlim - LP 01, sendo baixada ao mar pelo syncrolift do Estaleiro INACE. (foto: Estaleiro INACE) A Lancha Patrulha Marlim - LP 01, logo depois de ser baixada ao mar pelo syncrolift do Estaleiro INACE. (foto: Estaleiro INACE) A Lancha Patrulha Marlim - LP 01, logo depois de ser baixada ao mar pelo syncrolift do Estaleiro INACE. Notar o indicativo visual em padrão cinza, sem sombra. (foto: Estaleiro INACE) Lancha Patrulha Marlim - LP 01, realizando testes de mar em velocidade. (foto: Estaleiro INACE)

Lancha Patrulha Marlim - LP 01, realizando testes de mar em velocidade. (foto: Estaleiro INACE) Lancha Patrulha Marlim - LP 01, realizando testes de mar em velocidade. (foto: Estaleiro INACE) Lancha Patrulha Marlim - LP 01, junto a um dique flutuante da Marinha. (foto: Estaleiro INACE) Popa da Lancha Patrulha Marlim - LP 01. (foto: Estaleiro INACE)

 

2005

 

Encontrava-se em operação na Baía da Guanabara no Rio de Janeiro ainda sob o controle da DGMM.

 

Lancha Patrulha Marlim - LP 01, atracada na ponte da Ilha Fiscal perto do 1º Distrito Naval. (foto: Luiz Padilha - 2005)

 

2006

 

Entre 21 e 24 de julho, sob a coordenação do Capitania dos Portos do Estado do Rio de Janeiro, da Operação AFTa - Ação de Fiscalização  do Trafego Aquaviário, na área marítima do litoral de angra dos Reis. Participaram da Operação, sob o Comando do CMG Antonio Fernando Monteiro Dias, os NPa Guajará - P 44 e Guaporé - P 45 e a LP Marlim - LP 01, do GptNavSE, além de um helicóptero Esquilo do HU-1, e outras cinco lanchas-patrulha, três embarcações pneumáticas e uma lancha-balizadora da CPRJ.

 

Lancha Patrulha Marlim - LP 01, chegando ao porto de Santos em 24 de julho de 2006. Notar a inscrição "Marinha do Brasil", na superestrutura da lancha, detalhe inexistente na foto anterior. (foto: Silvio Roberto Smera) Lancha Patrulha Marlim - LP 01, chegando ao porto de Santos em 24 de julho de 2006. Notar a inscrição "Marinha do Brasil", na superestrutura da lancha, detalhe inexistente na foto anterior. (foto: Silvio Roberto Smera)

 

Em 24 de julho, chegou ao porto de Santos-SP.

 

2007

 

Na primeira quinzena de janeiro, esteve em Santos-SP, em estação de patrulha e prestando apoio ao esquema de segurança, montado para o período de descanso do Presidente Luis Inácio Lula da Silva, no Forte dos Andradas (Comando da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea), no Guarujá-SP.

 

Na primeira quinzena de fevereiro, esteve em Santos-SP, durante estação de patrulha no litoral de São Paulo.

 

Durante o feriado de Carnaval, junto com o NPa Gurupá - P 46, prestou apoio a segurança do Presidente Luis Inácio Lula da Silva, que passou alguns dias no Forte dos Andradas (Comando da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea), no Guarujá-SP.

 

Em 11 de junho, data alusiva ao 142º Aniversario da Batalha Naval do Riachuelo, realizou ação de presença em Arraial do Cabo-RJ.

 

Em 23 de junho, a LP Marlim, esteve no Porto de Santos-SP, em escala realizado no intervalo de uma estação de patrulha pelo litoral de São Paulo.

 

Na primeira quinzena de agosto, realizou estação de patrulha no litoral de São Paulo, escalando em Santos.

 

A Marlim operando na função de Policia Naval no litoral do Rio de Janeiro, em 6 de agosto de 2007. (foto: Cesar T. Neves)

 

Na primeira quinzena de outubro, realizou estação de patrulha no litoral de São Paulo, operando a partir de Santos.

 

Na primeira quinzena de setembro, realizou estação de patrulha no litoral de São Paulo, operando a partir de Santos.

 

Na primeira quinzena de novembro, realizou estação de patrulha no litoral de São Paulo, operando a partir de Santos.

 

Na primeira quinzena de dezembro, realizou estação de patrulha no litoral de São Paulo, operando a partir de Santos.

 

Lancha Patrulha Marlim - LP 01, atracada em São Sebastião-SP. (foto: Kelso Medici, via Rogério Cordeiro)

 

2008

 

Na primeira quinzena de janeiro, realizou estação de patrulha no litoral de São Paulo, operando a partir de Santos.

 

Lancha Patrulha Marlim - LP 01, atracada no cais da Capitania dos Portos do Estado de São Paulo, antigo cais da Mortona, no Porto de Santos. . (foto: Captain Peter, via Rogério Cordeiro) A Marlim entrando em Santos em 10 de janeiro de 2008. (foto: Rogério Cordeiro) A Marlim entrando no porto de Santos na tarde de 10 de janeiro de 2008. (foto: Rogério Cordeiro) A Marlim entrando no porto de Santos na tarde de 10 de janeiro de 2008. (foto: Rogério Cordeiro)

A Marlim entrando no porto de Santos na tarde de 10 de janeiro de 2008. (foto: Rogério Cordeiro) A Marlim entrando no porto de Santos na tarde de 10 de janeiro de 2008. (foto: Rogério Cordeiro) A Marlim entrando no porto de Santos na tarde de 10 de janeiro de 2008. (foto: Rogério Cordeiro)

 

Nesse ano um Aviso do Estado-Maior da Armada alterou a designação da classe de Lancha Patrulha (LP) para Aviso de Patrulha (AviPa).

 

2009

 

Na segunda quinzena de julho, realizou estação de patrulha no litoral de São Paulo, operando a partir de Santos.

 

Apareceu com um novo indicativo de casco "GptPNSE-01", provavelmente em decorrencia da continuação do programa de construção de novas unidades da classe, além das já iniciadas e da reclassificação de LP (Lancha-Patrulha) para Aviso de Patrula e Instrução.

 

Na primeira quinzena de dezembro, realizou estação de patrulha no litoral de São Paulo, operando a partir de Santos, tendo inclusive participado dos eventos alusivos ao Dia do Marinheiro.

 

A Marlim em Santos em 14 de dezembro de 2009. (foto: Rógerio Cordeiro) A Marlim em Santos em 14 de dezembro de 2009. (foto: Rógerio Cordeiro) A Marlim em Santos em 14 de dezembro de 2009. (foto: Rógerio Cordeiro) A Marlim em Santos em 14 de dezembro de 2009. (foto: Rógerio Cordeiro)

Detalhe da Marlim vista de popa. (foto: Rógerio Cordeiro) Detalhe dos radares no mastro da Marlim. (foto: Rógerio Cordeiro) A Marlim em Santos em 14 de dezembro de 2009. (foto: Rógerio Cordeiro)

 

2010

 

Na primeira quinzena de dezembro, realizou estação de patrulha no litoral de São Paulo, operando a partir de Santos, tendo inclusive participado dos eventos alusivos ao Dia do Marinheiro.

 

O Aviso de Patrulha Marlim entrando em Santos em 10 de dezembro de 2010. (foto: Gustavo C. Sousa) O Aviso de Patrulha Marlim entrando em Santos em 10 de dezembro de 2010. (foto: Gustavo C. Sousa) O Aviso de Patrulha Marlim entrando em Santos em 10 de dezembro de 2010. (foto: Gustavo C. Sousa)

 

 

2011

 

Em 2 de abril, recebeu do B/P "Manoel Espogero" o corpo do tripulante desaparecido do acidente ocorrido no dia 31 de março com a embarcação "Jorge Bruno", em frente ao Posto 12, no Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro, próximo a Pedra dos Cabritos. Dos sete tripulantes a bordo seis foram resgatados na ocasião do sinistro.

 

Esteve no porto de Santos em 19 de agosto, durante estação de patrulha pelo litoral de São Paulo.

 

Entrando em Santos em 19 de agosto de 2011. (foto: Silvio Smera)

 

 

Realizou estação de patrulha no litoral de São Paulo, visitando o porto de Santos entre os dias 24 e 26 de setembro, sendo que nesse último dia permaneceu por várias horas dentro da baía de Santos realizando inspeção naval no trafego de pequenas embarcações que trafegavam demandando o canal de acesso ao porto.

 

2012

 

Em junho prestou apoio às operações de segurança da convenção RIO+20 da ONU, realizada no Rio de Janeiro.

 

2013

 

Em 29 de maio participou de um adestramento realizado na orla das praias de Copacabana e Leme e na Marina da Glória, sob coordenação do Com1ºDN. Destinado as operações de segurança a serem realizadas por ocasião da Copa das Confederações (FIFA/Futebol) e da Jornada Mundial da Juventude (visita do Papa), esse adestramento contou com a participação de cerca de 130 militares, além do NPaOc Amazonas – P 120, do NPa Gurupa – P 46, do AViPa Albacora – GptPNSE-02 e duas lanchas da Policia Naval (CPRJ), sendo realizadas ações de inspeção naval e patrulha naval realizadas pelo Grupo de Vistoria e Inspeção (GVI) de forma simulada, tendo com Força de Oposição o AViPA Marlim – GptPNSE-01.

 

 

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
Ten. __/__/200_ a __/__/200_

 

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Revista Marítima Brasileira. Rio de Janeiro, SDGM, Vol. 119, n.º 4/6, abr./jun. 1999.

 

- NOMAR - Notícias da Marinha, Rio de Janeiro, SRPM, n.º 772, ago. 2006.

 

- INACE - Industria Naval do Ceará S/A.