1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

USS Davidson

DE 1045/FF 1045

Classe Garcia

 

 

"Vigilant - Valiant - Victorious"

 

"The Biggest Little Destroyer in WestPac"

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: 30 de setembro de 1963
Lançamento: 2 de outubro de 1964
Incorporação: 7 de dezembro de 1965
Baixa: 8 de dezembro de 1988

 

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 2.624 ton (padrão), 3.560 ton (carregado).
Dimensões: 126.33 m de comprimento, 13.47 m de boca e 7.90 m de calado (domo do sonar).
Propulsão: 2 caldeiras Foster-Wheeler turbo pressurizadas de 83.4 kg/cm2 a 510º C; 1 turbina a vapor G.E. de 35.000 shp,
acoplados a um eixo com hélice de cinco pás.

Eletricidade: geradores diesel produzindo um total de 2.000 kw.

Velocidade: máxima de 27 nós.

Raio de ação: 4.000 milhas náuticas a 20 nós.
Armamento: 2 canhões de 5 pol. (127 mm) em duas torres Mk-30 singelas; 2 lançadores triplos Mk 32 de torpedos A/S de 324mm; 1 lançador óctuplo de foguetes A/S ASROC Mk-116 mod.3 sem recargas e 4 metralhadoras Browing .50 pol. (12,7 mm).

Sensores: 1 radar de vigilância aérea tipo SPS-40B; 1 radar de vigilância de superfície SPS-10C, 1 radar de navegação LN-66; 1 radar de direção de tiro Mk-35, acoplado ao sistema de direção de tiro Mk-56; TACAN SRN-15; CME ULQ-6B; MAGE WLR 1C e WLR 3A; 2 lançadores sêxtuplos de chaffs/flares RBOC Mk 33, sonar de casco SQS-26 BX, integrado ao sistema de direção de tiro A/S Mk-114 e engodo rebocável para torpedos SLQ-25 Nixie.

Sistema de Dados Táticos: ?.
Aeronaves: 1 helicóptero Kaman SH-2G Seasprite LAMPS I.

Código Internacional de Chamada: NHGM

Tripulação: 286 homens, sendo 18 oficiais e 268 praças.

Obs: Características da época da baixa na USN.

 

 

H i s t ó r i c o

 

O Contratorpedeiro de Escolta USS Davidson - DE 1045, foi o primeiro e único navio a ostentar esse nome na U.S. Navy em homenagem ao Vice-Almirante (USN) Lyal Ament Davidson (1886-1950). O Almirante Davidson, foi agraciado com a Medalha por Serviços Distintos e citado por heroísmo quando servia como Comandante do 8º Divisão de Cruzadores a bordo do Cruzador Leve USS Philadelphia - CL 41 no teatro do Mediterrâneo no período de 9 de julho a 19 de setembro de 1943. Quarta unidade da classe Garcia, foi construída pelo estaleiro Avondale Shipyards, em New Orleans, Louisiana, com o contrato sendo assinado em 3 de janeiro de 1962. Teve sua quilha batida em 30 de setembro de 1963, foi batizado e lançado ao mar em 2 de outubro de 1964, tendo como madrinha a Sra. Lyal A. Davidson, viúva do Almirante Davidson e foi incorporado em 7 de dezembro de 1965, em cerimônia realizada no Charleston Naval Shipyard, Carolina do Sul. Naquela ocasião, assumiu o comando o Capitão-de-Fragata (USN) Henry L. Stanfield.

 

A USS Davidson, assim como as demais unidades de sua classe, foi incorporado como Contratorpedeiro de Escolta. Com a reorganização dos meios ocorrida na U.S. Navy em 1975, passou a ser classificado como Fragata, recebendo o indicativo de casco FF 1045. Ambas as designações, Contratorpedeiro de Escolta e Fragata, são normalmente atribuídos na U.S. Navy a escoltas de um eixo propulsivo. Entre 1967 e 1987, serviu a Esquadra do Pacifico.

 

A oficialidade de recebimento da USS Davidson foi a seguinte:

 

     - CDR Henry L. Stanfield - Comandante

     - LCDR Paul Merwin - Imediato

     - LT Richard Wayne Lawrence - CheOpe

     - LT ? – CheMaq

     - LT C. I. Cook ? – CheArm

     - LT ? – Enc. do CIC

     - LT ? – ?

     - LT ? – Oficial de Guerra A/S

     - LT ? – Oficial de MAnutenção do Sonar (SMO)

     - LTJG ? – ?

     - LTJG ? – ?

     - LTJG ? – ?

     - LTJG ? – ?

     - LTJG ? – ?

     - LTJG ? – ?

     - LTJG ? – ?

     - ENS ? – Disbursing Officer

     - ENS ? – ?

     - ENS ? – ?

     - ENS ? – ?

     - ENS ? - ?

 

Primeira Tripulação do USS Davidson

 

1966

 

Em 13 de abril, chegou a Base Naval de Pearl Harbour, HI, onde foi incorporado ao 5º Esquadrão de Contratorpedeiros (DesRon 5).

 

 

1967

 

Em abril de 1967, durante sua primeira comissão ao Pacifico Ocidental (WESTPAC), integrou o grupo de escolta do NAe Hornet – CVS 12 junto com o USS Hooper - DE 1026, USS Taylor - DD 468, USS Bronstein - DE 1037, USS Evans - DE 1023, USS Bridget - DE 1024 e o USS Walker - DD 517.

 

1968

 

Em 18 de outubro suspendeu de Pearl Harbor-HI para realizar seu 2º Cruzeiro no Pacifico Ocidental (WESTPAC).

 

De 27 a 30 de outubro escalou em Yokosuka (Japão).

 

Em 30 de outubro suspendeu da Base Naval de Yokosuka para a YANKEE STATION na costa do Vietnã.

 

Em 3 de novembro chegou na YANKEE STATION.

 

Em 15 de novembro deixou a YANKEE STATION para Operação BEACON LAMP 1-68.

 

Entre 16 e 22 de novembro participou da Operação BEACON LAMP 1-68.

 

De 22 a 27 de novembro visitou Hong Hong.

 

Entre 27 e 29 de novembro realizou transito para a YANKKE STATION.

 

No mesmo dia 29 saiu da YANKEE STATION para a área de operações ASW.

 

Em 30 de novembro chegou na área de treinamento ASW atuando como coordenador. Em 19 de dezembro partiu para Sasebo (Japão).

 

Em 23 de dezembro chegou a Sasebo.

 

1969

 

Em 2 de janeiro suspendeu de Sasebo para a Linha de Tiro na costa do Vietnã.

 

Em 7 de janeiro chegou a Linha de Tiro na costa do Vietnã, onde ficou até o dia 9, quando seguiu para a operação MARKET TIME.

 

Em 15 de janeiro saiu da MARKET TIME e retornou a Linha de Tiro no dia 16.

 

Em 19 de janeiro saiu da Linha de Tiro.

 

De 22 a 25 de janeiro participou da Operação BEACON LAMP 1-69.

 

De 27 de janeiro a 3 de fevereiro visitou Kaohsiung (Taiwan).

 

Entre 6 e 22 de fevereiro operou na YANKEE STATION.

 

De 24 de fevereiro a 4 de março visitou Bangkok (Tailândia).

 

Entre 7 e 21 de março operou na YANKEE STATION.

 

Entre 24 de março e 1º de abril esteve em Subic Bay (Filipinas).

 

De 3 a 16 de abril operou na Linha de Tiro na costa do Vietnã.

 

Em 16 de abril seguiu para o Mar do Japão.

 

Cartão Postal do Cruzeiro WSTPAC 1968-1969. (coleção de Russell Crosby)

 

Entre 19 e 26 de abril, participou de manobras no Mar do Japão com a Força-Tarefa 71 da  7ª Esquadra, com o intuído de demonstrar força para Coréia do Norte que havia voltado a mostrar sinais de agressividade com a derrubada em 15 de abril, de uma aeronave de patrulha EC-121M durante a chamada Guerra de Atrito com a Coréia do Sul. Na ocasião integravam a FT-71 os USS Enterprise - CVAN 65, Ticonderoga - CVA 14, Ranger - CVA 61, Hornet - CVS 12, Chicago - CG 11, Oklahoma City - CLG 5 St. Paul - CL 73, Mahan DLG 11, Dale , DLG 19, Sterrett - DLG 31, Lynde McCormick - DDG 8, Radford - DD 446, Jown W. Weeks - DD 701, Lyman K. Swenson - DD 729, Gurke - DD 783, Richard B. Anderson - DD 786, Shelton - DD 790, Ernest G. Small - DD 838, Perry - DD 844, Henry W. Tucker - DD 875 e Meredith - DD 890.

 

Em 27 de abril depois de participar das operações especiais no Mar do Japão seguiu para Yokosuka.

 

De 29 de abril e 1º de maio visitou Yokosuka (Japão).

 

Em 1º de maio, partiu de Yokosuka (Japão) com o Grupo Anti-Submarino 5, composto pelo NAe USS Hornet - CVS 12, pelos CT USS Wedderburn - DD 684, USS Lofberg - DD 759, USS Ernest G. Small - DD 838, USS Richard B. Anderson - DD 786, USS Shelton - DD 790 e USS Parsons - DDG 33, em direção a Pearl Harbor (Hawaii). Em 6 de maio, destacou-se do grupo junto com o USS Small - 838 e o USS Fletcher - DD 445, onde chegaram no dia 8.

 

Durante o WESTPAC 68/69 o navio operou com o 31º Esquadrão de Contratorpedeiros (DesRon 31), mas ao retornar ao Havaí voltou a fazer parte 112ª Divisão do 11º Esquadrão de Contratorpedeiros (DesDiv 112 / DesRon 11).

 

1970

 

Em 26 de maio, suspendeu para realizar seu 3º Cruzeiro no Pacifico Ocidental (WESTPAC).

 

Entre 26 de maio e 6 de junho seguiu para Subic Bay (Filipinas) integrando a Força-Tarefa 17.5.

 

De 7 a 9 de junho passou por manutenção na Base Naval de Subic Bay.

 

Em 10 de junho partiu de Subic Bay para a YANKEE STATION, ao largo do Vietnã, operando até o dia 20 com o Grupo-Tarefa 77.5 provendo escolta e guarda de aeronaves para o NAe Oryskany – CVA 34.

 

Entre 21 de junho e 2 de julho operou como elemento da Unidade-Tarefa 70.8.9, fornecendo apoio de fogo naval nas áreas dos I, II e III Corpos na Republica do Vietnã.

 

Nos dias 3 e 4 de julho navegou para Kaohsiung (Taiwan) aonde realizou reparos entre os dias 5 e 9 de julho.

 

Entre 10 e 16 de julho operou com a Unidade-Tarefa 77.5.2 provendo escolta e guarda de aeronaves para o NAe Oryskany – CVA 34.

 

Entre 17 e 22 de julho operou como elemento da Unidade-Tarefa 77.0.1 na Estação SAR Norte como navio de proteção armada para o Contratorpedeiro USS Coontz – DLG 9.

 

Entro 23 e 29 de julho operou com o Grupo-Tarefa 77.3.

 

Entre 30 de julho e 1º de agosto navegou para Yokosuka (Japão), aonde realizou reparos entre os dias 2 e 11.

 

Entre os dias 12 e 14 de agosto seguiu para a YANKEE STATION junto com o NAe USS Bom Homme Richard – CVA 34.

 

Em 14 de agosto apresentou problema na rede de distribuição de baixa e alta pressão durante faina de reabastecimento com o NAe USS Bom Homme Richard – CVA 34.

 

Em 15 de agosto seguiu para Subic Bay, aonde realizou reparos de emergência na bomba da rede de distribuição de combustível entre os dias 16 e 18 de agosto.

 

Nos dias 19 e 20 de agosto seguiu para a YANKEE STATION para se reunir com o NAe USS Bom Homme Richard – CVA 34.

 

Entre 21 e 31 de agosto operou com o Grupo-Tarefa 77.3 provendo escolta e guarda de aeronaves para o NAe USS Bom Homme Richard – CVA 34.

 

Entre 1º e 3 de setembro seguiu para Singapura, com o Grupo-Tarefa 77.3, ficando no porto entre os dias 4 e 8 de setembro.

 

Entre 9 e 12 de setembro seguiu de Singapura para Subic Bay, aonde passou por reparos no dia 13.

 

Entre 14 e 15 de setembro navegou para Hong Kong, ficando no porto da colônia britânica de 16 a 21 de setembro.

 

Em 22 de setembro seguiu para Subic Bay, aonde realizou reparos no dia 23.

 

Entre 24 e 25 de setembro navegou para as Ilhas Paracel, no entorno da qual, realizou operações especiais no dia 26.

 

No dia 27 de setembro juntou-se ao Grupo-Tarefa 77.3 na YANKEE STATION.

 

De 27 de setembro a 4 de outubro operou com o Grupo-Tarefa 77.3 provendo escolta e guarda de aeronaves.

 

Em 5 de outubro seguiu para a região militar dos III e IV Corpos para fornecer apoio de fogo naval, substituindo o Contratorpedeiro USS Robson – DDG 12, e, realizando missões entre os dias 6 e 21 de outubro.

 

Em 21 de outubro atracou no porto de Da Nang (Vietnã) para a troca da Unidade-Tarefa  70.8.9.

 

Nos dias 21 e 22 de outubro navegou para Subic Bay, aonde permaneceu realizando reparos de viagem dos dias 23 a 27.

 

Em 28 de outubro seguiu para Pearl Harbor-HI.

 

Em 7 de novembro chegou a Base Naval de Pearl Harbor.

 

Em 7 de dezembro foi docado na Doca Seca n.º 4 do Arsenal de Marinha de Pearl Harbor.

 

1971

 

Em 7 de julho, suspendeu para realizar seu 4º Cruzeiro no Pacifico Ocidental (WESTPAC), como membro da Unidade-Tarefa 70.0.1.

 

Entre 9 e 21 de julho seguindo para Subic Bay (Filipinas) para abastecimento na Ilha de Midway (Ilhas Marinas) na área de operações da 7ª Esquadra.

 

Entre 22 e 26 de julho passou por reparos em Subic Bay.

 

Entre 26 e 28 de julho navegou para a Estação SAR Norte no Golfo de Tonkin.

 

Entre 29 de julho e 8 de agosto operou como elemento da Unidade-Tarefa 77.0.1 na Estação SAR Norte como navio de proteção armada para o Cruzador Reeves – DLG 24.

 

Entre 9 e 11 de agosto seguiu para reparos em Subic Bay.

 

Em 16 de agosto seguiu para operações de apoio de fogo na costa do Vietnã.

 

Entre 17 e 26 de agosto participou da Operação MARKET TIME na costa do Vietnã.

 

Entre 26 e 29 de agosto prestou apoio de fogo naval a 21ª Divisão do Exercito Sul-Vietnamita em operação na Floresta de U Minh na costa sudoeste do Vietnã.

 

Entre 29 e 30 de agosto participou da Operação MARKET TIME.

 

Entre 30 de agosto e 2 de setembro, seguiu para, e escalou, no porto de Hong Kong.

 

Entre 2 e 6 de setembro seguiu para Yokosuka (Japão).

 

Entre 6 e 24 de setembro esteve na Base Naval de Yokosuka.

 

Entre 24 e 26 de setembro se dirigiu para o norte do Pacifico.

 

De 26 de setembro e 2 de outubro realizou operações especiais no norte do Pacifico.

 

Entre 2 e 5 de outubro navegou para Sasebo (Japão).

 

De 5 a 10 de outubro, realizou reparos na Base Naval de Sasebo.

 

Entre 10 e 13 de outubro navegou para Hong Kong.

 

De 13 a 18 de outubro escalou no porto de Hong Kong.

 

De 18 a 19 de outubro navegou para Subic Bay (Filipinas) para realizar reparos no leme.

 

Ficou docado em um Dique Flutuante de 19 de outubro a 19 de novembro para reparos no aparelho de governo do leme.

 

Entre 11 e 13 de novembro navegou para a estação PIRAZ (Zona de Auxilio de Identificação Positiva por Radar) no Golfo de Tonkin (Vietnã).

 

Entre 13 e 19 de novembro escoltou o Cruzador USS Fox – DLG 33 na estação PIRAZ.

 

Em 19 de novembro seguiu para a YANKEE STATION para escoltar o NAeN USS Enterprise – CVAN 65.

 

Entre 20 e 27 de novembro escoltou o USS Enterprise – CVAN 65.

 

De 27 a 29 de novembro navegou para Subic Bay (Filipinas).

 

De 4 a 16 de novembro navegou para Pearl Harbor (Havai), atracando na Base Naval de Pearl Harbor no mesmo dia 16.

 

1972

 

Em 10 de abril, suspendeu para realizar seu 5º Cruzeiro no Pacifico Ocidental (WESTPAC).

 

Em 19 de abril escalou em Guam (Ilhas Marianas) para reabastecer de combustível e embarcar munição e outras provisões.

 

Em 22 de abril esteve em Subic Bay (Filipinas).

 

Em 24 de abril seguiu para Estação de Apoio de Fogo Naval no Golfo de Tonkin.

 

Em 26 de abril iniciou as operações de apoio de fogo naval nas proximidades da Zona Desmilitarizada no Vietnã.

 

Em 29 de abril iniciou a escolta do Porta- Helicópteros de Assalto Anfíbio USS Okinawa – LPH 3, que estava realizando operações especiais.

 

Em 30 de abril realizou missão de apoio de fogo naval no rio Qua Viet nas áreas de Dong Ha e Quang Tri.

 

Entre 26 de abril e 2 de maio sofreu reação das defesas costeiras inimigas, nas proximidades do rio Qua Viet, recebendo vários disparos de canhão e foguetes, sem causar avarias ao navio.

 

Em 5 maio forneceu apoio de fogo naval nas proximidades de Hue (Vietnan).

 

Em 12 de maio realizou 1200 disparos durante a noite em missões de interdição e saturação ao norte de Hue.

 

Em 13 de maio forneceu apoio de fogo ao aerotransporte da 369ª Brigada do Corpo de Fuzileiros Navais Sul Vietnamita durante a Operação SONG THANH, ao norte de Hue.

 

Em 15 de maio assumiu as missões de apoio de fogo próximo a Qui Nhon.

 

Em 17 de maio, prestou assistência ao NPa WPB 718 da Marinha do Vietnã do Sul que sofreu impactos de um canhão sem recuo inimigo, provocando avaria no casco e uma baixa.

 

Em 18 de maio recebeu disparos de um canhão sem recuo, que provavelmente foi o mesmo que atingiu o WPB 718. Respondeu ao inimigo e silenciou a peça.

 

Em 19 de maio assumiu a escolta e a guarda de aeronaves do NAe USS Kitty Hawk – CVA 64.

 

Em 24 de maio entrou em Subic Bay para reparos.

 

Em 31 de maio retomou a escolta do USS Kitty Hawk – CVA 64.

 

Em 3 de junho realizou operações de Apoio de Fogo Naval em Point Dianne como membro da Unidade-Tarefa 70.8.9.

 

Em 6 de junho assumiu como navio de proteção armada para o Cruzador USS Sterrett – DLG 31.

 

Em 10 de junho assumiu a escolta do Cruzador USS Biddle – DLG 34, na Estação SAR Norte.

 

Em 5 de julho voltou a realizar missões de apoio de fogo naval.

 

Em 10 e 11 de julho esteve embarcada no navio uma equipe de noticias da TV CBS.

 

Em 17 de julho estava em Subic Bay realizando reparos.

 

Em 29 de julho voltou a realizar missões de apoio de fogo naval.

 

Em 25 de agosto seguiu para Sasebo (Japão).

 

Em 29 de agosto realizou reparos na Base Naval de Sasebo, incluindo a substituição os tubos dos canhões de 5 polegadas.

 

Em 6 de setembro suspendeu para realizar missões de apoio de fogo naval nas proximidades da cidade de Quang Tri no Vietnã.

 

Em 17 de outubro partiu para Hong Kong.

 

Entre 19 e 24 de outubro escalou no porto de Hong Kong.

 

Em 25 de outubro seguiu para Subic Bay (Filipinas).

 

Em 30 de outubro suspendeu para Pearl Harbor-HI aonde chegou em 10 de novembro.

 

1974

 

Em maio tornou-se o primeiro navio baseado em Pearl Harbor a operar o helicóptero LAMPS SH-2 Sea Sprite

 

1975

 

A USS Davidson, assim como as demais unidades de sua classe, foi incorporado como Contratorpedeiro de Escolta. Com a reorganização dos meios ocorrida na U.S. Navy em 30 de julho de 1975, passou a ser classificado como Fragata, recebendo o indicativo de casco FF 1045. Ambas as designações, Contratorpedeiro de Escolta e Fragata, são normalmente atribuídos na U.S. Navy a escoltas de um eixo propulsivo.

 

1980

 

Em 26 de fevereiro, suspendeu de San Diego, para participar do Exercício RIMPAC 80, realizado até 18 de março, com o Grupo de Batalha do NAe USS Constellation - CV 64, composto também pelos C USS Truxtun - CGN 35, CT USS O'Brien - DD 975, F USS Bagley - FF 1069 e USS Harold E. Holt - FF 1074, NT USS Sacramento - AOE 1, TMun USS Flint - AE 32 e NCAtq USS Mars - AFS 1. Em 27 de março, entrou na área de operações do Pacifico Ocidental e em 27 de abril, cruzou o Estreito de Malacca com o Grupo de Batalha, entrando na área de Operações do Indico, onde substituíram o Grupo de Batalha do NAe USS Coral Sea - CV 43.

 

A Davidson navegando no Pacifico em maio de 1980. (foto: U.S.Navy)

1982

 

Em 30 de novembro, estava em Hong Kong junto com o CT USS Towers - DDG 9.

 

1983

 

A Davidson no mar, em vista aérea pela proa de boreste, em 1º de maio de 1983. (foto: U.S. Navy) A Davidson no mar, em vista aérea pela proa de boreste, em 1º de maio de 1983. (foto: U.S. Navy)

 

1986

 

A Davidson navegando ao largo de Diamond Head, Havai, em 4 de abril de 1986; (U.S. Navy) A Davidson atracada em Vancouver, Canadá, em 1986, junto com outras unidades da U.S.Navy. (foto: Rick Garcia)

 

Em julho, integrando o 35º Esquadrão de Contratorpedeiros (DesRon 35), realizou Cruzeiro de Treinamento de Verão para Aspirantes a Oficial, junto com o Cruzador de Mísseis Guiados USS Worden – CG 18, os Contratorpedeiro de Mísseis Guiados USS Goldsborough – DDG 20 e USS Benjamin Stoddert – DDG 22, o Contratorpedeiro USS Leftwich – DD 984, as Fragatas USS Davidson – FF 1045, USS Sample – FF 1048 e USS Badger – FF 1071 e o Navio Tanque USS Willamette – AO 180.

 

A Davidson – FF 1045 navegando junto com a Sample – FF 1048 em 1º de julho de 1986, durante o Cruzeiro de Treinamento de Verão para Aspirantes a Oficial realizado pelo DesRon 35. (foto: U.S. Navy) A Davidson – FF 1045, navegando, vista por bombordo, durante o Cruzeiro de Treinamento de Verão para Aspirantes a Oficial realizado pelo DesRon 35. (foto: U.S. Navy) A Davidson – FF 1045, navegando, vista de 3/4 de proa por boreste, durante o Cruzeiro de Treinamento de Verão para Aspirantes a Oficial realizado pelo DesRon 35. (foto: U.S. Navy) Aspirante a Oficial e Tripulantes do USS Leftwich – DD 984 aproximando-se da Davidson em uma baleeira a motor Mark 10 em 1 de julho de 1986. (foto: U.S. Navy) A Davidson – FF 1045, navegando, vista de 3/4 de proa por bombordo, durante o Cruzeiro de Treinamento de Verão para Aspirantes a Oficial realizado pelo DesRon 35 em julho de 1986. (foto: U.S. Navy) A Davidson – FF 1045, navegando, vista por bombordo, durante o Cruzeiro de Treinamento de Verão para Aspirantes a Oficial realizado pelo DesRon 35 em julho de 1986. (foto: U.S. Navy) A Davidson – FF 1045, navegando, vista por bombordo, durante o Cruzeiro de Treinamento de Verão para Aspirantes a Oficial realizado pelo DesRon 35 em julho de 1986, com destaque para o reparo Mark 30 do canhão de 5 polegas e o lançador Mark 16 do ASROC . (foto: U.S. Navy) A Davidson, vista por boreste, com a Fragata Badger – FF 1071 ao fundo, durante o Cruzeiro de Treinamento de Verão para Aspirantes a Oficial realizado pelo DesRon 35. (foto: U.S. Navy) A Davidson, vista por boreste, durante o Cruzeiro de Treinamento de Verão para Aspirantes a Oficial realizado pelo DesRon 35 em julho de 1986. (foto: U.S. Navy) A Davidson, vista por 3/4 pela popa bombordo, durante o Cruzeiro de Treinamento de Verão para Aspirantes a Oficial realizado pelo DesRon 35 em julho de 1986. (foto: U.S. Navy) A Davidson, vista por 3/4 pela popa bombordo, durante o Cruzeiro de Treinamento de Verão para Aspirantes a Oficial realizado pelo DesRon 35 em julho de 1986. (foto: U.S. Navy) O Contratorpedeiro USS Leftwich – DD 984 se aproximando do Navio Tanque USS Willamette – AO 180, por bombordo, com a Fragata USS Davidson – FF 1045, por boreste, pronta para faina de reabastecimento, durante o Cruzeiro de Treinamento de Verão para Aspirantes a Oficial realizado pelo DesRon 35 em julho de 1986. (foto: U.S. Navy)

 

 

1987

 

O lema da Davidson pintado na porta do Hangar. (foto: HT2 James E. Burgoyne, USN)

 

1988

 

A Davidson vista pela proa bombordo partindo de Pearl Harbor em 1º  de fevereiro de 1988. (U.S.Navy)

 

Em 8 de dezembro, deu baixa do serviço ativo na U.S.Navy, após 23 anos de serviço, em cerimônia realizada na Base Naval de Pearl Harbor, presidida pelo CMG (USN) B. D. Cole, comandante do 35º Esquadrão de Contratorpedeiros (ComDesRon 35).

 

Entre as diversas condecorações recebidas pela Davidson estão a Comenda por Ação em Combate, Comenda do Mérito a Unidade da Marinha com uma Estrela, “E” Echo de Combate da Marinha, Medalha Expedicionária da Marinha, Medalha Nacional de Serviço de Defesa, Medalha Expedicionária das Forças Armadas com uma Estrela, Medalha de Serviço no Vietnã com sete Estrelas, Comenda de Comissão e Serviço no Mar da Marinha, Cruz de Citação a Unidade por Coragem no Vietnã com duas Estrelas e Medalha de Campanha da Republica do Vietnã.

 

Tripulação de Baixa do USS Davidson

 

1989

 

Em 15 de abril, foi autorizado pelo Governo Norte-Americano, a transferência por empréstimo a Marinha do Brasil, da Davidson e outras três Fragatas classe Garcia.

 

Em 29 de abril, chegou a San Diego, a fim de ser reativado e incorporado a Marinha do Brasil.

 

Em 25 de julho, foi incorporado a Marinha do Brasil, em cerimônia realizada na Base Naval de San Diego (Califórnia), recebendo o nome de CT Paraíba - D 28.

 

2001

 

Em fevereiro, o Governo dos EUA entregou a Marinha do Brasil o certificado de transferência do CT Paraíba - D 29, que havia sido adquirido em definitivo em 24 de janeiro.

 

 

O u t r a s    F o t o s

 

A Fragata USS Davidson - DE 1045, atracado junto com outros Contratorpedeiros a contrabordo do Tender de Contratorpedeiros USS Samuel Gompers - AD 37. (foto: U.S.Navy)

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
CF Henry Lawrence Stanfield 07/12/1965 a 10/12/1967
CF Robert M. Whitaker 10/12/1967 a 15/05/1969
CF Richard Carl "Snuffy" Smith 15/05/1969 a 21/05/1971
CF Charles Griggs Wheeler 21/05/1971 a 09/09/1972
CF Allen Leonard Shapiro 09/09/1972 a 15/07/1974
CF William Earl Held Jr. 15/07/1974 a 17/06/1976
CF Duncan F. Dempster 17/06/1976 a 15/06/1978
CF Edward F. Froehlich Jr. 15/06/1978 a 05/07/1980
CF Henry Frederick Dalton 05/07/1980 a 07/10/1982
CF Frank Charles Ferdon 07/10/1982 a 15/01/1985
CF Tommy L. Hovland 15/01/1985 a 15/04/1987
CF John Howard Strauss 15/04/1987 a 08/12/1988

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Baker III, A.D. Combat Fleets of the World 1998-1999. Annapolis, MD: Naval Institute Press, 1998.

 

- Sharp, Richard. Jane's Fighting Ships 1996-1997. London: Jane's Publishing Company Limited, 1996.

 

- NOMAR - Notícias da Marinha, Brasília, SRPM, n.º 604, set. 1993.

 

- Mendonça, Mário F. e Vasconcelos, Alberto. Repositório de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira. 3ª edição. Rio de Janeiro. SDGM. 1959. p.197-198.

 

- USS Davidson - DE 1045/FF 1045 - http://www.ussdavidson.com/crew.html

 

- Site do USS Fletcher - DD 445 - www.ussfletcher.org

 

- NavSource Naval History - www.navsource.org - último acesso em 05/10/2014.