1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

USS Bradley - DE 1041/FF 1041

Classe Garcia

 

"Liber ac Sapiens Esto"

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: 17 de janeiro de 1963
Lançamento: 26 de março de 1964
Incorporação: 15 de maio de 1965
Baixa: 29 de setembro de 1988

 

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 2.624 ton (padrão), 3.560 ton (carregado).
Dimensões: 126.33 m de comprimento, 13.47 m de boca e 7.90 m de calado (domo do sonar).
Propulsão: 2 caldeiras Foster-Wheeler turbo pressurizadas de 83.4 kg/cm2 a 510º C; 1 turbina a vapor G.E. de 35.000 shp,
acoplados a um eixo com hélice de cinco pás.

Eletricidade: geradores diesel produzindo um total de 2.000 kw.

Velocidade: máxima de 27 nós.

Raio de ação: 4.000 milhas náuticas a 20 nós.
Armamento: 2 canhões de 5 pol. (127 mm) em duas torres Mk-30 singelas; 2 lançadores triplos Mk 32 de torpedos A/S de 324mm; 1 lançador óctuplo de foguetes A/S ASROC Mk-116 mod.3 sem recargas e 4 metralhadoras Browing .50 pol. (12,7 mm).

Sensores: 1 radar de vigilância aérea tipo SPS-40B; 1 radar de vigilância de superfície SPS-10C, 1 radar de navegação LN-66; 1 radar de direção de tiro Mk-35, acoplado ao sistema de direção de tiro Mk-56; TACAN SRN-15; CME ULQ-6B; MAGE WLR 1C e WLR 3A; 2 lançadores sêxtuplos de chaffs/flares RBOC Mk 33, sonar de casco SQS-26 AXR, integrado ao sistema de direção de tiro A/S Mk-114 e engodo rebocável para torpedos SLQ-25 Nixie.

Sistema de Dados Táticos: NEDS
Aeronaves: 1 helicóptero Kaman SH-2G Seasprite LAMPS I.

Código Internacional de Chamada: NEDS/NEDF

Tripulação: 286 homens, sendo 18 oficiais e 268 praças.

Obs: Características da época da baixa na USN.

 

 

H i s t ó r i c o

 

O Contratorpedeiro de Escolta USS Bradley - DE 1041, foi o primeiro e único navio a ostentar esse nome em homenagem ao Capitão-de-Mar-e-Guerra (USN) Willis Winter Bradley (1884-1954). O CMG Bradley foi galardoado com a Medalha de Honra. Foi construído pelo estaleiro Bethlehem SB., em San Francisco, Califórnia, com o contrato sendo assinado em 22 de junho de 1961. O casco 5497, teve sua quilha batida em 17 de janeiro de 1963, foi lançado ao mar em 26 de março de 1964, tendo como madrinha a Sra. Willis W. Bradley e foi incorporado em 15 de maio de 1965. Naquela ocasião assumiu o comando o Capitão-de-Fragata (USN) Robert Holmes Robeson Jr.

 

Cerimonia de Batimento de quilha do USS Bradley - DE 1041, em 17 de janeiro de 1963. (foto: U.S.Navy)

 

A oficialidade de recebimento do USS Bradley foi a seguinte:

 

     - CDR Robert Holmes Robeson Jr. - Comandante

     - LCDR Howard J. Squires - Imediato

     - LCDR ? - CheOpe

     - LT Robert "Bob" Zetterberg – CheMaq

     - LT Joseph T. Hock – CheArm

     - LT Don Horner – Enc. do CIC

     - LT ? – ?

     - LT ? Tom Parker – Oficial de Guerra A/S

     - LT Robert "Bob" Wagner – Oficial de MAnutenção do Sonar (SMO)

     - LTJG Jonathan "Jon" Wales – ?

     - LTJG ? – ?

     - LTJG ? – ?

     - LTJG ? – ?

     - LTJG ? – ?

     - LTJG ? – ?

     - LTJG ? – ?

     - ENS Joseph "Joe" Todd – Disbursing Officer

     - ENS ? – ?

     - ENS ? – ?

     - ENS ? – ?

     - ENS ? - ?

 

Primeira Tripulação do USS Bradley

 

1964

 

A contrução do USS Bradley - DE 1041, em progresso nessa foto de 31 de janeiro de 1964. (foto: U.S.Navy)

 

1965

 

O USS Bradley - DE 1041, durante testes de inclinação realizados em 10 de abril de 1965 no estaleiro Bethlehem Steel Corp., em San Francisco. Note a marcação simplificada no convôo, adequada apenas a operação com o DASH - Drone Anti-Submarine Helicopter. (foto: U.S.Navy) O USS Bradley - DE 1041, visto navegando em abril ou maio de 1965. (foto: U.S.Navy) O USS Bradley - DE 1041, visto navegando em abril ou maio de 1965. (foto: U.S.Navy) Vista do convôo e do cais, durante a cerimonia de incorporação do USS Bradley - DE 1041, em 15 de maio de 1965, no Estaleiro Naval de San Francisco, Califórnia. (foto: U.S.Navy)

Vista do cais, durante a cerimonia de incorporação do USS Bradley - DE 1041, em 15 de maio de 1965, no Estaleiro Naval de San Francisco, Califórnia. Ao fundo o NAe USS Ticonderoga - CVA 14. (foto: U.S.Navy) Vista do cais, durante a cerimonia de incorporação do USS Bradley - DE 1041, em 15 de maio de 1965, no Estaleiro Naval de San Francisco, Califórnia. Convidados civis sentados, a banda no cais, a tripulação no convôo e os oficiais superiores sobre o hangar. (foto: U.S.Navy) Vista do cais, durante a cerimonia de incorporação do USS Bradley - DE 1041, em 15 de maio de 1965, no Estaleiro Naval de San Francisco, Califórnia. No detalhe a Banda e a Guarda de Honra. Ao fundo o NAe Ticonderoga - CVA 14. (foto: U.S.Navy)Detalhe da popa do USS Bradley - DE 1041, onde aparece em destaque dois tubos para torpedos A/S e ASuW Mk-37. (foto: U.S.Navy)

Vista de proa do USS Bradley - DE 1041, no dia de sua incorporação em 15 de maio de 1965. (foto: U.S.Navy)Vista de proa por bombordo do USS Bradley - DE 1041, no dia de sua incorporação em 15 de maio de 1965. (foto: U.S.Navy)O USS Bradley - DE 1041, navegando na costa da California, proximo a San Francisco em julho de 1965. (foto: U.S.Navy) O USS Bradley - DE 1041, visto por boreste navegando na costa da California, proximo a San Francisco em julho de 1965. (foto: U.S.Navy) O USS Bradley - DE 1041, visto por boreste navegando na costa da California, proximo a San Francisco em julho de 1965. (foto: U.S.Navy)

O USS Bradley - DE 1041, visto por bombordo navegando na costa da California, proximo a San Francisco em julho de 1965. (foto: U.S.Navy) O USS Bradley - DE 1041, visto por bombordo navegando na costa da California, proximo a San Francisco em julho de 1965. Em destaque os tubos para torpedos A/S Mk-37. (foto: U.S.Navy) O USS Bradley - DE 1041, visto totalmente de proa navegando na costa da California, proximo a San Francisco em julho de 1965. (foto: U.S.Navy) O USS Bradley - DE 1041, em meados de 1965, logo depois de pronto. (foto: U.S.Navy) Vista de popa navegando provavelmente em meados ou final de 1965. Notar a nova pintura do convôo adequada tambem a operação de aeronaves tripuladas de pequeno porte além do DASH. (foto: U.S.Navy)

 

Em 15 de maio, mesma data da sua incorporação passou a subordinação da Força de Cruzadores e Contratorpedeiros da Esquadra do Pacifico com sede em San Diego-CA.

 

1966

 

Entre julho e dezembro, realizou sua primeira comissão no Pacifico Ocidental, incluindo quatro meses dando apoio de fogo naval na costa do Vietnã do Sul e escolta de Porta-Aviões no Golfo de Tonkin.

 

Durante essa comissão visitou o porto de Hong Kong, entre outros.

 

Amarrada a uma boia, provavelmente em um porto do Extremo Oriente em 1966. (foto: U.S.Navy)

 

1967

 

Lançamento do Sea Sparrow durante os testes embarcados preliminares do BPMDS - Basic Point Defense Missile System, realizados entre fevereiro e setembro de 1967 na costa da California. (foto: U.S.Navy) Fotografado durante faina de reabastecimento de armas, possivelmente misseis Sea Sparrow para o lançador experimental ao fundo. O Bradley serviu com plataforma de testes embarcado para esse sistema de misseis de defesa de ponto entre fevereiro e setembro de 1967. (foto: U.S.Navy)

 

Em fevereiro, recebeu o protótipo da instalação para contratorpedeiros do Sea Sparrow - Basic Point Defense Missile System (BPMDS). Depois de realizar testes intensivos entre maio e setembro, quando foi desembarcado.

 

Navegando em 2 de outubro de 1967. Notar a superestrutura alongada instalada em 1967, logo atrás da chaminé junto a baleeira de BB para a futura instalação do lançador experimental lançador Mk-25 do BPMDS Sea Sparrow.. (foto: U.S.Navy)

 

Em dezembro, iniciou sua segunda comissão no Sudeste Asiático, mas logo foi enviado para o Mar do Japão em resposta a captura do USS Pueblo - AGER 2, pela Coréia do Norte.

 

1968

 

Em março, retornou a escolta de Porta-Aviões e ao apoio de fogo naval na costa do Vietnã do Sul.

 

Em junho, durante sua última missão de apoio de fogo naval nessa comissão, que durou 10 dias seus dois reparos de 5 pol. dispararam 3.247 projeteis.

 

Em julho, retornou a San Diego, encerrando sua segunda comissão pelo Sudeste Asiático.

 

Em outubro, iniciou seu primeiro Período Normal de Reparos.

 

1969

 

Em maio, terminou o Período Normal de Reparos, que incluiu melhorias importantes em seu sonar de casco SQS-26 e reparos em suas problemáticas caldeiras.

 

Em 11 de setembro, iniciou sua participação no exercício HUKASWEX 11-69, realizado ao largo da Califórnia, junto com O NAe USS Hornet, com o Comandante do 3º Grupo Antisubmarino embarcado, os SNA USS Scamp, USS Sculpin, USS Razorback, os CT USS Coontz, USS John A. Bole, USS Duncan - DD 874, e as F USS O'Callahan e USS Hopewell.

 

A USS Bradley - FF 1041, fundeada em San Diego a contrabordo do CT USS Eversole - DD 789, em 1969. (foto: ?)

 

1970

 

Partiu de San Diego em 6 de janeiro, junto com o USS Horne - DLG 30, USS John A. Bole - DD 755, USS Fechteler - DD 870 e USS Brooke - DEG 1, iniciando sua terceira comissão no Sudeste Asiático, atuando até o mês de março, principalmente em operações de apoio de fogo naval na costa do Vietnã.

 

Em 11 de janeiro, chegou a Pearl Harbor (Hawaii).

 

Em 13 de janeiro, suspendeu para Guam, junto com os USS Horne - DLG 30 e USS Brooke - DEG 1, juntando-se no dia 18, com o USS John A. Bole - DD 755 e USS Fechteler - DD 870 que haviam escalado em Midway.

 

No dia 24 de janeiro, escalou na Estação Naval de Guam para reabastecimento, junto com o USS John A. Bole. Suspendeu no mesmo dia com destino a Subic Bay (Filipinas).

 

Em 27 de janeiro, chegou a Estação Naval de Subic Bay, atracando no píer 9-10 de Rivera Point, junto com os USS John A. Bole - DD 755 e USS Brooke - DEG 1.

 

Em 2 de fevereiro, suspendeu para o Mar do Sul da China com o GT-77.6, nucleado no NAe USS Ranger - CVA 61, e composto entre outros navios pelos USS John A. Bole - DD 755, USS Brooke - DEG 1.

 

Entre 6 e 15 de fevereiro, operou com o GT-77.6 no Golfo de Tonkin.

 

Em 16 de março, operando no Golfo de Tonkin com o GT-77.6, ao lado dos USS Ranger - CVA - 61, USS John A. Bole - DD 755, foi reabastecido pelo USS Passumpsic - AO 107.

 

Em 19 de março, operando no Golfo de Tonkin com o GT-77.6, ao lado dos USS Ranger - CVA - 61, USS John A. Bole - DD 755 e USS Decatur - DDG 31, foi reabastecido pelo USS Procyon - AFS 6.

 

Em 21 de março, deixou o Golfo de Tonkin com o GT-77.6, seguindo para Sasebo (Japão).

 

Em 24 de março, atracou no cais India-8, ao lado do USS Ajax - AR 8, USS Brooke - DEG 1 e USS John A. Bole - DD 755. No dia 26, juntou-se ao grupo o USS Rupertus - DD 851. Em 4 de abril, foi a vez do USS Park County - LST 1077.

 

Em 12 de abril, suspendeu de Sasebo para o Mar do Japão, junto com o USS Ranger - CVA 61, John A. Bole - DD 755 e USS Rupertus - DD 851. No dia 15, o GT fixou rumo novamente para o Golfo de Tonkin.

 

Entre 15 de abril e 8 de maio, acompanhou uma Força-Tarefa da Esquadra Soviética do Pacifico que realizava a Operação OKEAN. Durante essa vigilância foi acompanhado pelo USS Waddell - DDG 24 (ComDesDiv 132), USS John R. Perry - DE 1034 e o USS Caliente - AO 53.

 

Em 14 de maio, estava de volta ao Golfo de Tonkin, operando no GT-77.4 junto com o USS Shangri-la - CVA 38, USS Joseph Strauss - DDG 16 e USS John A. Bole - DD 755.

 

Em 16 de maio, operando no Golfo de Tonkin com o GT-77.4, ao lado dos USS Shangri-la - CVA 38, USS John A. Bole - DD 755 e USS Josephus Strauss - DDG 16, foi reabastecido pelo USS Ponchatoula - AO 148.

 

Em maio e junho, voltou a escolta de Porta-Aviões e ao apoio de fogo naval no Vietnã.

 

Em junho encerrou sua terceira comissão ao Sudeste Asiático, retornando para San Diego.

 

1970

 

Fundeado no Rio Chao Phraya, durante escala no porto de Bangkok, Tailandia em fevereiro de 1970. (foto: U.S.Navy) Realizando uma curva em alta velocidade no Mar do Sul da China em fevereiro de 1970. (foto: U.S.Navy) Navegando em alta velocidade no Mar do Sul da China em fevereiro de 1970. Notar que a plataforma instalada em 1967 para os testes do Sea Sparrow ja havia sido retirada. (foto: U.S.Navy)

 

1971-72

 

Realizou seu segundo Período Normal de Reparos.

 

1971-72

 

Realizou realizou suas quarta, quinta e sexta comissões no Sudeste Asiático.

 

1973

 

No inicio do ano, integrou por um breve período da Força-Tarefa 78, encarregada da varredura de minas americanas que haviam sido previamente lançadas no porto de Haiphong (Vietnã do Norte).

 

1974

 

Em 29 de setembro, suspendeu de Subic Bay (Filipinas) iniciando o retorno para os EUA junto com o USS Ranger - CVA 61, USS George K. Mackenzie - DD 836, USS Waddell - DDG 24 e o USS Guadalupe.

 

Em 11 de outubro, escalou em Pearl Harbour e chegou em San Diego com os demais navios no dia 18 de outubro.

 

1975

 

Em junho, iniciou um Período de Modernização e Atualização de um ano, que incluiu a ampliação do hangar.

 

A USS Bradley, assim como as demais unidades de sua classe, foi incorporado como Contratorpedeiro de Escolta. Com a reorganização dos meios ocorrida na U.S. Navy em 30 de julho de 1975, passou a ser classificado como Fragata, recebendo o indicativo de casco FF 1041. Ambas as designações, Contratorpedeiro de Escolta e Fragata, são normalmente atribuídos na U.S. Navy a escoltas de um eixo propulsivo.

 

1976

 

Em meados de 1976, iniciou um período de testes de mar, para avaliar a modificações realizadas na modernização recém concluída.

 

Navegando depois do PMA de 1975-76. (foto: U.S.Navy) Lançando um ASROC, provavelmente logo após ao PMA de 1975-76. (foto: U.S.Navy) Operando ao largo da Ilha de San Clemente, California, em 8 de julho de 1976. (foto: U.S.Navy) Operando ao largo da Ilha de San Clemente, California, em 8 de julho de 1976, logo depois de concluir um longo PMA. (foto: U.S.Navy)

Operando ao largo da Ilha de San Clemente, California, em 8 de julho de 1976, logo depois de concluir um longo PMA. Durante essa modernização seu hangar foi ampliado para poder acomodar o helicoptero Sea Sprite - SH-2 do LAMPS Mk-1, em substituiçào ao DASH. (foto: U.S.Navy) Operando ao largo da Ilha de San Clemente, California, em 8 de julho de 1976, logo depois de concluir um longo PMA. (foto: U.S.Navy) Operando ao largo da Ilha de San Clemente, California, em 8 de julho de 1976, logo depois de concluir um longo PMA. Notar o novo hangar ampliado para operar o helicoptero Sea Sprite - SH-2 e sua extensão telescópica. (foto: U.S.Navy)

 

1977

 

Realizou sua sétima comissão no Pacifico Ocidental, com patrulha pelo Oceano Indico.

 

1978

 

Realizou sua oitava comissão no Pacifico Ocidental.

 

Em 11 de novembro, suspendeu de Subic Bay junto com o USS Sterett - CG 31, USS Waddell - DDG 24 e USNS Passumpsic - T-AO 103 com destino ao Oceano Indico.

 

Escalou em Karachi (Paquistão), para se preparar para a Operação conjunta MIDLINK 78, realizado no Mar da Arábia entre 26 de novembro e 3 de dezembro com unidades das Marinhas do Paquistão, Inglaterra e Irã. Além da Bradley, participaram o CT USS Mullinix - DD 944, a F USS Vreeland - FF 1068 e o NCom USS La Salle - AGF 3, da 6ª Esquadra USN; o C USS Sterett - CG 31 e o CT USS Waddell - DDG 24, da 7ª Esquadra USN; as F HMS Sirius - F 40 e HMS Ardent - F 184, o NT RFA Grey Rover - A 269, da Royal Navy; o CT PNS Alamgir - D 160 (ex-HMS Creole - D 82), da Marinha do Paquistão e o CT IIN Badr - 03 (ex-USS Zellers - DD 777), da Marinha Imperial do Irã, entre outras unidades. Foram realizados exercícios antiaéreos, de guerra de superfície e anti-submarino com a participação de um submarino paquistanês.

 

1979

 

Em 25 de janeiro, depois de uma comissão de 71 dias no Mar da Arábia, retornou a Subic Bay, acompanhado pelo USS Sterett - CG 31, USS Waddell - DDG 24, e o USNS Passumpsic - T-AO 103.

 

No final de fevereiro, participou de um exercício SINKEX integrando o GT-75.1 junto com o USS Sterett e o USS Waddell quando esses navios dispararam mísseis Harpoon e Standard contra o casco de um ex-RbAM na Área de Disparo de Mísseis em Okinawa.

 

Em junho, iniciou seu segundo Período Normal de Reparos.

 

1980

 

Navegando em meados de 1980. Notar o hangar ampliado para poder receber o LAMPS I Sea Sprite - SH-2 e o convôo configurado para o mesmo. (foto: U.S.Navy)

 

1981

 

Em 21 de abril, suspendeu de San Diego para o WESTPAC 81, a nona comissão ao Pacifico Ocidental desde sua incorporação, junto com o USS Waddel - DDG 24 (capitânia), USS Decatur - DDG 31, USS Harry W. Hill - DD 986 e o USS Richard S. Edwards - DD 950. Entre os dias 21 e 27 de abril, durante a travessia para Pearl Harbor esses navios participaram do exercício TRANSITEX 81-11.

 

Entre os dias 30 de abril e 3 de maio, realizou exercícios ao largo do Hawaii.

 

Em 3 de maio, suspendeu de Pearl Harbor iniciando a segunda fase do TRANSITEX 81-11, que foi concluído na chegada a Sasebo (Japão) no dia 25. Na travessia juntou-se ao GT o NT USS Mispillion - AO 105 e esses navios realizaram o acompanhamento de unidades soviéticas no Mar de Okhotsk.

 

Em 10 de junho, suspendeu de Sasebo com destino a Pusan onde chegou no dia 13. Entre 18 e 23 de junho, participou do exercício ASWEX 81-2K junto com unidades da Marinha Sul-Coreana.

 

Entre 23 de junho, chegou a Chinhae, suspendendo no mesmo dia para Subic Bay, onde atracou no dia 27.

 

Em 7 de julho, suspendeu de Subic Bay para participar entre os dias 7 e 17 de julho, do exercício MULTIPLEX 81-4.

 

Em 17 de julho, chegou a Hong Kong. Suspendeu no dia 22 de volta para Subic Bay, onde atracou no dia 25.

 

Em 30 de julho, suspendeu de Subic Bay para participar do exercício ASWEX 81-3 entre os dias 31 de julho e 4 de agosto.

 

Em 4 de agosto, retornou a Subic Bay, partindo novamente no dia 19, com destino a Yokosuka, com escalas em Singapura (24-28/08) e Pattaya Beach (01-04/09).

 

Em 12 de setembro, chegou a Yokosuka, e, em 14 de setembro em Hakodate.

 

Em 18 de setembro, suspendeu de Hakodate e retornou a Yokosuka onde permaneceu até o dia 21.

 

Em 22 de setembro, suspendeu para participar entre os dias 22 e 27 do exercício JMSDFEX-56G, com unidades da Força Maritima de Autodefesa do Japão (JMSDF).

 

Em 1º de outubro, retornou para Yokosuka de onde suspendeu com o GT no dia 6, retornando a Pearl Harbor.

 

Em 14 de outubro, chegou a Pearl Harbor.

 

Em 15 de outubro, suspendeu com o USS Waddell - DDG 24, USS Decatur - DDG 31 e o USS Harry W. Hill - DD 986, iniciando o retorno para San Diego, onde atracou no dia 21.

 

1982

 

Realizou sua décima comissão no Pacifico Ocidental e Mar da China.

 

1983

 

A Bradley fotografada de bordo do Contratorpedeiro de Mísseis Guiados USS Decatur – DDG 31 durante o “Tiger Cruise” do 7º Esquadrão de Contratorpedeiros no retorno da comissão 82-83 ao Pacifico Ocidental. (foto: Lee Noland, STGC, U.S.Navy)

 

A Bradley vista por bombordo se aproximando da Base Naval de Subic Bay, Filipinas em 1º de abril de 1983. (foto: U.S.Navy) A Bradley vista pela proa de boreste se aproximando da Base Naval de Subic Bay, Filipinas, auxiliada pelo Rebocador de Porto USS Nashua – YTB 774, em 1º de abril de 1983. (foto: U.S.Navy) A Bradley se preparando para exercícios na Raia de Tiro de Tabones, ao largo das Ilhas Filipinas, em 1º de abril de 1983. (foto: U.S.Navy) Um técnico realizando testes elétricos no lançador do ASROC da Bradley, em 1º de abril de 1983. (foto: U.S.Navy)

 

Em meados de 1983, iniciou um Período de Manutenção Extraordinária, motivado pelos problemas crônicos em suas caldeiras.

 

1986

 

Em junho, iniciou sua décima primeira comissão no Pacifico Ocidental, concluída em janeiro de 1987.

 

1988

 

Entre maio e junho, realizou comissão no Pacifico Norte.

 

A Bradley partindo de Vancouver, Columbia Britânica (Canadá) em 26 de junho de 1988, na fase final de sua ultima grande comissão, realizada no norte do Pacifico. (foto: Rick Garcia)

 

Em 29 de setembro, deu baixa do serviço ativo na U.S.Navy em cerimônia realizada na Base Naval de San Diego, California, após 23 anos e quatro meses de serviço.

 

Cerimônia de baixa do serviço ativo na USN em 29 de setembro de 1988. (foto: Coleção de T.F. Lettington)Cerimônia de baixa do serviço ativo na USN em 29 de setembro de 1988. (foto: Coleção de T.F. Lettington) Cerimônia de baixa do serviço ativo na USN em 29 de setembro de 1988. (foto: Coleção de T.F. Lettington) Cerimônia de baixa do serviço ativo na USN em 29 de setembro de 1988. (foto: Coleção de T.F. Lettington)

 

Tripulação de Baixa do USS Bradley

 

Entre as diversas condecorações recebidas pela Bradley estão a “E” Echo de Combate da Marinha, Medalha Expedicionária da Marinha, Medalha Nacional de Serviço de Defesa, Medalha Expedicionária das Forças Armadas, Medalha de Serviço no Vietnã com seis Estrelas, Comenda de Comissão e Serviço no Mar da Marinha e Medalha de Campanha da Republica do Vietnã.

 

1989

 

Em 15 de abril, foi autorizada pelo Governo Norte-Americano, a transferência por empréstimo a Marinha do Brasil, da Bradley e outras três Fragatas classe Garcia.

 

Em 25 de setembro, foi incorporado a Marinha do Brasil, em cerimônia realizada na Base Naval de San Diego (Califórnia), recebendo o nome de CT Pernambuco - D 30.

 

2001

 

Em fevereiro, o Governo dos EUA entregou a Marinha do Brasil o certificado de transferência do CT Pernambuco - D 30, que havia sido adquirido em definitivo em 24 de janeiro.

 

 

O u t r a s    F o t o s

 

O USS Bradley - FF 1041, atracado a contrabordo do Tender de Contratorpedeiros USS Samuel Gompers - AD 37. (foto: U.S.Navy)

 

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
CF Robert Holmes Robeson Jr. 15/05/1965 a 10/06/1966
CF William Semmes "Fish" Whaley 10/06/1966 a 15/10/1968
CF Joseph P. Metcalf III 15/10/1968 a 15/07/1970
CF Arthur Merwin Osborne 15/07/1970 a 02/12/1971
CF Donald Martin 02/12/1971 a 29/06/1973
CF Alger Roscoe Heck 29/06/1973 a 19/10/1975
CF Tomas Floyd Lettington 19/10/1975 a 15/07/1977
CF Richard Warden Holly 15/07/1977 a 12/07/1980
CF Jerome L. Martin 12/07/1980 a 07/06/1982
CF Clement Robert Twardy 07/06/1982 a 14/07/1984
CF Theodore Koopman 14/07/1984 a 01/11/1986
CF John Joseph Kennedy Jr. 01/11/1986 a 29/09/1988

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Baker III, A.D. Combat Fleets of the World 1998-1999. Annapolis, MD: Naval Institute Press, 1998.

 

- Sharp, Richard. Jane's Fighting Ships 1996-1997. London: Jane's Publishing Company Limited, 1996.

 

- USS Waddell - DDG 24 Association Website -

 

- USS John A. Bole - DD 755 Association Website -

 

- USS Duncan - DD/DDR 874 Association Website - www.ussduncan.org

 

- NavSource Naval History - www.navsource.org - último acesso em 28/09/2014.