1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

CT Rio Grande do Norte - CT 4

Classe Pará

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: 1908
Lançamento: ?
Incorporação: ?

Baixa: ?

 

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 560 ton (padrão), 640 ton (carregado).
Dimensões: 73.15 m de comprimento, 7.08 m de boca, 2.22 de calado (leve) 2.42 m de calado (carregado).
Propulsão: Vapor; 2 caldeiras Yarrow e 2 motores de tripla-expansão gerando 8.800 hp, acoplados a 2 eixos e 2 hélices.

Combustível: 140 ton de carvão.

Velocidade: máxima de 28 nós.

Raio de Ação: 1.600 milhas a 15 nós.
Armamento: 2 canhões de 4 pol. (102 mm) em dois reparos singelos, 4 canhões de 47 mm e 2 tubos de torpedos singelos de 18 pol.
Sensores: não possuía.

Código Internacional de Chamada: PXGN(GBEF)(1)

Código Radiotelegráfico: NORMAR(1)

Chamada Internacional Radio: SNS(1)

Distintivo Numérico: ?

Tripulação: 104 homens.

 

 

H i s t ó r i c o

 

O Contratorpedeiro Rio Grande do Norte - CT 4, foi o primeiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil em homenagem ao Estado do Rio Grande do Norte. Fazia parte de uma série de 10 unidades da mesma classe que compunham o Plano Naval de 1906 concretizado pelo Ministro da Marinha Almirante Alexandrino Faria de Alencar. Foi construído pelo estaleiro Yarrow em Glasgow na Inglaterra. Teve sua quilha batida em 1908. Foi seu primeiro comandante o Capitão-de-Corveta Eugênio Elói de Andrade Câmara.

 

A oficialidade de recebimento do Contratorpedeiro Rio Grande do Norte:

 

     - CC Eugênio Elói de Andrade Câmara – Comandante

     - CT ? - Imediato

     - 1º Ten. Engº. Maquinista - Chefe de Maquinas

     - 1º Ten. Engº. Maquinista - 2º Maquinista

     - 1º Ten. ? - Encarregado de Armamento

     - 1º Ten. (Comissário) ? - Enc. do Material e Pessoal

     - 1º Ten. ? - Enc. de Torpedos

     - 2º Ten. Engº. Maquinista - Enc. da Eletricidade

 

Ilustração do Contratorpedeiro Rio Grande do Norte. (ilustração: ?, via Pedro Caminha)

 

1913

 

Em 24 de janeiro, suspendeu para exercidos na Ilha Grande, regressando a 31 do mesmo mês.

 

Entre 5 e 10 de fevereiro, foi docado no Dique Santa Cruz da Ilha das Cobras, para a raspagem e pintura do fundo.

 

Em 17 de fevereiro, suspendeu para exercícios com os CT Sergipe e Mato Grosso na Ilha Grande, retornando a 28 do mesmo mês.

 

Em 17 de março, suspendeu do Rio, para exercícios na Ilha Grande com o Cruzador-Torpedeiro Tupy e os CT Sergipe, Paraná e Mato Grosso, retornando em 30 de março.

 

Em 12 de setembro, zarpou do Rio de Janeiro, para exercícios com a Esquadra na Ilha de São Sebastião. Participaram do exercício, que foi assistido pelo Presidente da Republica ,pelo Ministro da Marinha e comitiva, a bordo do Vapor Carlos Gomes, os E Minas Geraes, São Paulo, Floriano e Deodoro, os C Barroso, Bahia e Rio Grande do Sul, os Cruzadores-Torpedeiros Tupy, Tamoyo e Tymbira, os CT Amazonas, Pará, Piauhy, Alagoas, Parahyba, Sergipe, Paraná, e o Santa Catarina. Retornou ao Rio, em 4 de outubro.

 

Estava baseado no Rio de Janeiro e encontrava-se em bom estado.

 

Durante a Primeira Guerra Mundial o Contratorpedeiro Parahyba foi designado para fazer parte da Divisão Naval de Operações de Guerra (DNOG), que era comandada pelo Contra-Almirante Pedro Max Fernando de Frontin e composta também pelos C Bahia - C 12 e Rio Grande do Sul - C 11 e pelos CT Piauhy - CT 3, Parahyba - CT 5 e Santa Catarina - CT 9.

 

1914

 

Em 12 de janeiro, suspendeu do Rio de Janeiro, integrando a 4ª Divisão Naval junto com o Transporte Carlos Gomes e os CT Amazonas - CT 1, Para - CT 2, Piauhy - CT 3, Rio Grande do Norte - CT 4, Parahyba - CT 5, Alagoas - CT 6, Sergipe - CT 7, Paraná - CT 8, Santa Catarina - CT 9 e Mato Grosso - CT 10 para exercícios com a Esquadra no litoral de Santa Catarina. A 4ª Divisão, retornou ao Rio de Janeiro em 27 de fevereiro.

 

1918

 

Em 30 de janeiro, foi escolhido para fazer parte da Divisão Naval de Operações de Guerra (DNOG), que era comandada pelo Contra-Almirante Pedro Max Fernando de Frontin e composta também pelos C Bahia - C 12 e Rio Grande do Sul - C 11 e pelos CT Piauhy - CT 3, Parahyba - CT 5 e Santa Catarina - CT 9.

 

Em 9 de novembro, entrou em Gibraltar junto com a DNOG, escoltado pelo CT USS Israel - DD 98, da Marinha Americana.

 

 

 

O u t r a s    F o t o s

 

O Rio Grande do Norte cruzando uma área de fundeio. Essa com certeza é uma das mais belas fotos disponiveis dos Contratorpedeiros da classe Pará. (foto: SDM, via José Henrique Mendes) O Contratorpedeiro Rio Grande do Norte - CT 4, manobrando dentro da Baia da Guanabara. (ilustração: SDM, via José Henrique Mendes)

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
CC Eugênio Elói de Andrade Câmara __/__/1909 a __/__/19__
CC José Félix da Cunha Meneses __/__/1918 a __/__/191_
CC César Augusto Machado da Fonseca __/__/192_ a __/__/192_
CC Renato de Almeida Guillobel __/__/193_ a __/__/193_
CC Paulo Mário da Cunha Rodrigues __/__/1942 a __/__/194_

 

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Mendonça, Mário F. e Vasconcelos, Alberto. Repositório de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira. 3ª edição. Rio de Janeiro. SDGM. 1959. p.226.

 

- Gama, Arthur Oscar Saldanha da. A Marinha do Brasil na Primeira Guerra Mundial. Rio de Janeiro. CAPEMI Editora e Gráfica Ltda., 1982.

 

- Andréa, Júlio. A Marinha Brasileira: florões de glórias e de epopéias memoráveis. Rio de Janeiro, SDGM, 1955.

 

- Jane's Fighting Ships 1944-45. London: Jane's Publishing Company Limited, 1945.

 

- Colaboração de Pedro Caminha.

 

- Relatório do Ano de 1913, apresentado ao Presidente da Republica dos Estados Unidos do Brasil pelo Ministro da Marinha Alexandrino Faria de Alencar em abril de 1914.

 

- Relatório do Ano de 1914, apresentado ao Presidente da Republica dos Estados Unidos do Brasil pelo Ministro da Marinha Alexandrino Faria de Alencar em abril de 1915.