1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

Contra-Almirante (USN)

James H. Strong

 

 

Nome

 

O NOME

 

O Contra-Almirante James Hooker Strong, nasceu em Canandaigua, New York, na região de Finker Lakes, em 26 de abril de 1814. Em 2 de fevereiro de 1829, quando era estudante da Escola Politécnica de Chittenango, New York, foi apontado como Aspirante da Marinha dos EUA.

 

Sua primeira comissão no mar foi a bordo do USS Lexington operando em estação no Brasil entre 1833 e 1835. Depois de varias comissões no mar assumiu o comando do Cargueiro Ralief em 1859.

 

Em abril de 1861, foi promovido a Capitão-de-Fragata. Foi comandante do USS Mohawk e do Esquadrão de Bloqueio do Atlântico Sul em 1861 e 1862. Entre 1863 e 1865, foi comandante do USS Monongahela no Esquadrão de Bloqueio do Oeste do Golfo, comandado pelo Contra-Almirante David Farragut.

 

Na Batalha de Mobile Bay, ele foi o primeiro a proceder a manobra de abalroamento do Encouraçado Confederado CSS Tennessee, outros navios da União seguiram o seu exemplo e prosseguiram em um caioneio que se prolongou por mais de 90 minutos, tendo ao final as forças de Buchanan se rendido. Recebeu uma alta comenda pela iniciativa e valor, nesse que foi o último grande combate naval da Guerra Civil e foi promovido a Capitão-de-Mar-e-Guerra.

 

Serviu no Arsenal de Marinha do Brooklyn de 1866 a 1867 e comandou o USS Canandaigua no Esquadrão do Mediterrâneo entre 1869 e 1870.

 

Em setembro de 1873, foi promovido a Contra-Almirante e serviu como Comandante-em-Chefe do Esquadrão do Atlântico Sul entre 1873 e 1875.

 

O Almirante Strong, retirou-se do serviço em 25 de abril de 1876 e faleceu em Columbia, Carolina do Sul no dia 28 de novembro de 1882.

 

Contratorpedeiro USS Strong - DD 467

 

O primeiro navio a ostentar o nome do Contra-Almirante James Hooker Strong, foi o Contratorpedeiro USS Strong - DD 467, da classe Fletcher, que foi perdido no Pacifico Sul em 1943. Construído pelo estaleiro Bath Iron Works, de Bath, Maine, que teve sua quilha batida em 30 de abril de 1941, foi lançado ao mar em 17 de maio de 1942 e incorporado em 7 de agosto de 1942, tendo como comandante o Capitão-de-Fragata (USN) Joseph H. Wellings.

 

Logo depois de concluir seus testes de mar e o treinamento inicial da tripulação, partiu de Norfolk em outubro de 1942, escoltando um comboio para Puerto Rico. Em novembro partiu de New York na escolta do comboio UGS-2 com destino aos portos do norte da África, de onde retornou em dezembro, para New York, no comboio GUF-2, sendo docado logo na seqüência.

 

Em 27 de dezembro de 1942 atravessou o Canal do Panamá e depois de reabastecer em Bora-Bora (Society Islands) chegou a Noumea em 27 de janeiro de 1943. Em 1º de fevereiro ele e o USS Cony - DD 508 escoltaram um comboio para Espírito Santo (New Hebrides). Em 5 de fevereiro partiu para as Ilhas Salomão onde patrulhou ao largo de Guadalcanal até o dia 13, juntando-se então a Força-Tarefa 67 formada por quatro Cruzadores e sua escolta de Contratorpedeiros.

 

A FT-67 devotou a maior parte da segunda quinzena de fevereiro e a primeira de março patrulhando as águas ao redor das Ilhas Solomons e em 14 e 16 de março foi destacado junto com os USS Nicholas - DD 449, USS Radford - DD 446 e USS Taylor - DD 468, para bombardear a Ilha de Kolombangara e Vila Stanmore Plantation. Em seguida a força retomou a patrulha nas Ilhas Salomão. Na manhã do dia 5 de abril os radares captaram um alvo em um forte contato de radar a uma distancia de 8.500 metros. O alvo foi iluminado por holofotes e descobriu-se ser um submarino japonês na superfície. O Strong e o O´Bannon - DD 450 abriram fogo com todas as armas. O Strong acertou pelo menos três tiros de 5 polegadas e o O´Bannon um, no submarino. O submarino RO 34 começou a mergulhar pela popa e afundou. Os contratorpedeiros realizaram um ataque com cargas de profundidade para garantir que ficasse para sempre sob as águas.

 

O Strong, junto com a FT-18, acompanhou três Contratorpedeiros Mineiros para o Estreito de Blackett, entre Kolombangara e a Ilha Arundel, onde foi realizada uma operação de minagem na madrugada de 7 de maio. Na manhã seguinte, quatro contratorpedeiros japoneses contornaram Kolombangara e entraram no Estreito e na região do campo minado. Um afundou imediatamente, dois foram danificados e foram afundados por aviões na tarde do mesmo dia e o quarto, embora bastante danificado, conseguiu escapar.

 

Na noite de 12 e 13 de maio, o Strong e a FT bombardearam Kolombangara, Enogai Inlet, e Rice Anchorage. O Strong começou então a realizar escolta e patrulha em Guadalcanal. Na tarde de 16 de junho, ele estava a meio caminho entre Guadalcanal e Tulagi quando cerca de 15 bombardeiros de mergulho japoneses atacaram os navios americanos. O Strong era o navio americano mais próximo quando eles se aproximaram em vôo rasante vindo da direção de Koli Point. Entre 14:14h e 14:21h ele derrubou três bombardeiros.

 

Na manhã de 5 de julho, as forças americanas desembarcaram em Anchorage Rice. O Strong e a FT-18 prestaram apoio aos desembarques bombardeando Vila Stanmore, Enogai e Bairoko.

 

O Strong e o Nicholas entraram em Bairoko Harbor para reconhecimento antes da chegada da força principal e atiraram contra o porto entre 0030-0040h. Nove minutos depois, o oficial de tiro do Strong avistou o rastro de um torpedo. Antes que tivesse tempo de avisar o passadiço, o torpedo atingiu a ré a bombordo. O Chevalier - DD 451 abalroou intencionalmente a sua proa para permitir lançamento de redes e cabos e assim conseguir remover 241 homens em cerca de sete minutos. A artilharia japonesa em Enogai Beach avistou os navios, com granadas iluminativas e depois abriu fogo. O O´Bannon começou com disparos de contrabateria em um esforço para silenciar os canhões, que logo começaram a acertar o Strong. O Chevalier teve de interromper as operações de resgate para que ele também não fosse atingido. O Strong começou a começou a inclinar de 40º para 60º a boreste, partindo ao meio pouco antes de afundar. Suas cargas de profundidades, armadas, começaram a explodir causando mais mortes e ferimentos. No total 46 homens perderam a vida no afundamento do navio que teve seu nome retirado do registro dos navios da Marinha dos EUA em 15 de julho de 1943.

 

O Strong - DD 467 recebeu duas Estrelas de Combate pelos seus serviços na Segunda Guerra Mundial.


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