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LB Regulus - SSN 4204

Classe Achernar/LB-20

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: ?
Lançamento: ?
Incorporação: 3 de fevereiro de 1997

 

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Casco: WS 034

Deslocamento: 102.4 ton (padrão), 130 ton (carregado).
Dimensões: 19.16 m de comprimento, 6.56 m de boca e 1.50 m de calado.
Propulsão: diesel; 2 motores diesel Cummins NT855M gerando 280 hp cada, acoplados a 2 eixos com hélices de passo fixo.

Eletricidade: 2 geradores diesel Lister-Blackstone de 45 kVA cada.

Tração Estática: ?

Velocidade: máxima de 10.2 nós.

Raio de Ação: 1.000 milhas náuticas.
Armamento: nenhum.
Sensores: 1 radar de navegação.

Equipamentos: 1 guindaste modelo Effer 14500-1S com capacidade máxima para 7 toneladas. Capacidade para transportar carga e suprimento para faróis.

Código Internacional de Chamada: ?
Tripulação: 6 homens.

 

 

H i s t ó r i c o

 

A Lancha Balizadora Regulus - SSN 4204, faz parte de uma serie de dez unidades contratadas pela Diretoria de Engenharia Naval junto ao Grupo Wilson Sons S.A., em 28 de dezembro de 1994 no valor de R$ 7.827.200. Foi construída pelo Estaleiro Wilson Sons S.A., em Guarujá, São Paulo. A classe Achernar é de projeto do estaleiro holandês, e quando foi escolhida pelo Brasil já tinha unidades em serviço na Alemanha, Equador, Líbia, Namíbia e em países do Oriente.

 

O Regulus é subordinado ao Serviço de Sinalização Náutica Nornordeste (SSN-42), que tem como área de atuação o litoral dos estados do Amapá, Maranhão e Piauí, operando a partir de São Luis-MA.

 

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Não disponível no momento

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Baker III, A.D. Combat Fleets of the World 1998-1999. Annapolis, MD: Naval Institute Press, 1998.

 

- NOMAR - Notícias da Marinha, Rio de Janeiro, SRPM, n.º 666, nov. 1997.

 

- Jornal A Tribuna. Santos, SP, 5 de jan. 1995.

 

- Estaleiro Wilson Sons S.A.