1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

AvHoFlu Rio Xingu - H 13

Classe Rio Tocantins

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: 5 de novembro de 2011
Lançamento: ?
Incorporação: 29 de janeiro de 2013

 

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 110 ton (leve), 140 ton (carregado).
Dimensões: 24.5 m de comprimento, 24 m de comprimento entre perpendiculares
, 6.5 m de boca. 2.6 m de pontal, 0.91 m de calado leve e 1.4 m de calado máximo.
Propulsão: motores diesel.

Velocidade: 10 nós.

Raio de Ação: ?
Sensores: ?

Equipamentos: um laboratório seco (20m2) e um paiól de material hidroceanográfico.

Código Internacional de Chamada: PWXI
Tripulação: 14 homens, sendo 2 oficiais, 4 suboficiais e sargentos e 8 cabos e marinheiros.

 

 

H i s t ó r i c o

 

O AvHoFlu Rio Xingu - H 13 é a primeira embarcação a ostentar esse nome em homenagem ao rio do mesmo nome que é um símbolo da diversidade biológica e cultural brasileira. Ao longo de seus 2,7 mil quilômetros, ele corta o nordeste do Mato Grosso e atravessa o Pará até desembocar no rio Amazonas, formando uma bacia hidrográfica de 51,1 milhões de hectares (o dobro do território do Estado de São Paulo) que abriga trechos ainda preservados do Cerrado, da Floresta Amazônica e áreas de transição. É a segunda unidade de uma serie de quatro ordenadas em contrato, assinado em 26 de maio de 2011, pela DEN – Diretoria de Engenharia Naval para serem construídas no estaleiro Indústria Naval do Ceará (INACE). Teve sua quilha batida em 5 de dezembro de 2011, pelo Diretor de Engenharia Naval, Vice-Almirante Francisco Roberto Portella Deiana e pelo presidente do INACE, Gil Fernandes Bezerra, promoveram a cerimônia presidida pelo Almirante–de–Esquadra Arthur Pires Ramos, Diretor-Geral do Material da Marinha. Em 29 de janeiro de 2013, em cerimônia presidida pelo Chefe do Estado-Maior do Armada, Almirante-de-Esquadra Fernando Eduardo Studart Wiemer, na Base Naval de Val-de-Cães, em Belém-PA, foi realizado o seu Batismo, Mostra de Armamento e Transferência para o Setor Operativo. Também estiveram presentes o Comandante de Operações Navais, Almirante-de-Esquadra Gilberto Max Roffé Hirschfeld; do Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Ademir Sobrinho; e do Diretor de Engenharia Naval, Contra-Almirante (EN) Francisco Roberto Portella Deiana, representando o Diretor-Geral do Material da Marinha. A madrinha do navio foi a Sra. Mariza Werneck Hirschfeld, esposa do Almirante Hirschfeld. Naquela ocasião assumiu o comando o Capitão-Tenente Leandro dos Santos Novaes.

 

Concepção inicial do projeto do Aviso Hidroceanográfico Fluvial. (foto: CCSM/DEN) Desenho em três vistas com a configuração definitiva do projeto do Aviso Hidroceanográfico Fluvial. (foto: CCSM/DEN) O Aviso Hidroceanográfico Rio Xingu – H 13 realizando testes de mar com a equipe técnica do estaleiro Inace e da DEN. (foto: CCSM) O Aviso Hidroceanográfico Rio Xingu – H 13 realizando testes de mar com a equipe técnica do estaleiro Inace e da DEN em 12 de dezembro de 2012. (foto: CCSM) O Aviso Hidroceanográfico Rio Xingu – H 13 realizando testes de mar com a equipe técnica do estaleiro Inace e da DEN em 12 de dezembro de 2012. (foto: CCSM) O Aviso Hidroceanográfico Rio Xingu – H 13 realizando testes de mar com a equipe técnica do estaleiro Inace e da DEN em 11 de dezembro de 2012. (foto: CCSM)

 

Os AvHoFlu foram construídos a partir do Relatório de Estudo de Exequibilidade realizado pelo Centro de Projetos de Navios, que originou a Especificação de Aquisição, de acordo com os requisitos técnicos de projeto e de desempenho elaborados pela Diretoria de Engenharia Naval.

 

Os quatro Avisos Hidroceanográficos Fluviais serão entregues até novembro de 2012 e suas construções estão inseridas no Projeto Cartografia da Amazônia, realizado em parceria com o Exército, a Aeronáutica e o Serviço Geológico do Brasil, e coordenado pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, subordinado ao Ministério da Defesa. Destinam-se à execução dos Levantamentos Hidroceanográficos em águas interiores na Bacia Amazônica, sob a responsabilidade da Diretoria de Hidrografia e Navegação. Tem a finalidade de atualizar, de forma contínua, a cartografia náutica das principais hidrovias na região, sendo de fundamental importância o conhecimento preciso e atualizado do canal de navegação dos rios amazônicos, o que possibilitará melhoria na segurança da navegação.

 

Esses navios também irão suprir uma lacuna deixada pela desativação dos Avisos Hidrográficos da classe Paraibano que operavam nos rios da região.

 

 

 

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
CT Leandro dos Santos Novaes 29/01/2013 a __/__/20__

 

B i b l i o g r a f i a

 

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