1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

Cruzador Protegido/Navio Escola

Tamandaré

 

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: 1884
Lançamento: 20 de março de 1890
Incorporação: 1897
Baixa: 27 de dezembro de 1915


C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 3.938 ton. (leve) e 4.537 ton. (carregado)
Dimensões: 95.92 m de comprimento, 89.67 m de comprimento entre pp, 14.43 m de boca, 7.06 m pontal e 6.20 m de calado.

Blindagem: casco de aço, com duplo fundo.
Propulsão: misto; com velas, armado a Galera com superfície vélica de 1.612 m2 e vapor, com 2 motores gerando de 6.500 a 7.500 hp.

Eletricidade: ?

Velocidade: 17 nós.

Raio de ação: ?
Armamento: 10 canhões Armstrong de 150 mm de tiro rápido; 2 canhões de 120 mm e 10 outras peças menores, além de 8 metralhadoras e cinco tubos lança-torpedos.

Código Internacional de Chamada: T

Tripulação: ?

 

 

H i s t ó r i c o

 

O Cruzador Protegido Tamandaré, foi o segundo navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil em homenagem ao Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré, Patrono da Marinha. O Tamandaré foi construído pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, segundo os planos do CT (EN) João Cândido Brasil, tendo sua quilha batida em 1884 e foi lançado ao mar em 20 de março de 1890. A sua construção custou 3.700:000$000. Foi seu primeiro comandante o Capitão-de-Mar-e-Guerra Frederico Guilherme Lorena.

 

A oficialidade de recebimento do Cruzador Tamandaré:

 

     - CMG Frederico Guilherme Lorena – Comandante

     - CF ? - Imediato

     - CT ? - Enc. de Artilharia

     - CT (MD) ? - Medico

     - CT (Comissário) ? - Enc. do Material e Pessoal

     - CT ? - Enc. do Destacamento

     - CT ? - Enc. de Navegação

     - CT ? - Enc. de Torpedos

     - CT ? - Enc. de Sinais

     - CT ? – Enc. do Casco

 

1893

 

Tomou parte ativa na Revolta da Armada. Foi usado pelos revoltosos, que consideravam sua artilharia boa.

 

O Cruzador Tamandaré em 1893. (foto: Marc Ferrez)

 

1897

 

Foi passado em Mostra de Armamento.

 

Foi reformado, tendo sua armação em Galera, substituída por dois mastros modernos de combate. A ventilação foi mudada, recebendo no castelo novo ventilador metálico. Foram também retirados os canhões em bateria. Permaneceram, porém, muitas deficiências no navio, que passou a vida fundeado no porto do Rio de Janeiro, depois de realizar duas ou três comissões.

 

1898

 

Ilustração do Cruzador Tamandaré. (ilustração: Jane's 1898, via Pedro Caminha)

 

1901-1902

 

Serviu de quartel de Guardas-Marinha.

 

1906-1914

 

Serviu de sede das Escolas Profissionais (ex. Escola de Timoneiros).

 

1913

 

Entre 21 de julho e 14 de agosto, foi docado no Dique Guanabara da Ilha das Cobras, para a substituição de 145 folhas de latão do fundo.

 

Por determinação do Aviso n.º 2612 de 16 de agosto, serviu provisoriamente de quartel da Escola de Grumetes, antes instalada no C Andrada, sendo embarcados 115 novos Grumetes provenientes da EAM do Rio de Janeiro. Nessa época o Tamandaré também era chamado de Cruzador-Escola.

 

1914

 

Continuava servindo como Quartel da Escola de Grumetes, fundeado em frente a mesma na Ilha das Enxadas na Baía da Guanabara. Não desempenhou comissão alguma e necessitava de reparos.

 

Ao final do ano, encontrava-se no Rio de Janeiro e em estado regular.

 

1915

 

Deu baixa do serviço pelo Aviso n.º 4525 de 27 de dezembro de 1915.

 

A oficialidade por ocasião da baixa do Cruzador Tamandaré era a seguinte:

 

     - CMG ? – Comandante

     - CF ? - Imediato

     - CT Engº Maquinista ? - Chefe de Máquinas

     - CT ? - Enc. de Artilharia

     - CT ? - Enc. do Destacamento

     - CT ? - Enc. de Navegação

     - CT ? - Enc. de Torpedos

     - CT ? - Enc. de Sinais

     - CT ? – Enc. do Casco

     - 1º Ten. Engº Maquinista ? - 2º Maquinista

     - 1º Ten. ? – Enc. de Eletricidade

 

O u t r a s    F o t o s

 

O Cruzador Tamandaré, depois de modernizado. (foto: via P.Caminha) O Cruzador Tamandaré, depois de modernizado. (foto: SDM) O Cruzador Tamandaré, depois de modernizado. (foto: SDM) O Cruzador Tamandaré, já sem a mastreação original. (foto: Marc Ferrez) O Cruzador Tamandaré, fundeado próximo a Ilha Fiscal. (foto: Marc Ferrez)

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
CMG Frederico Guilherme Lorena __/__/189_ a __/__/189_

 

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Mendonça, Mário F. e Vasconcelos, Alberto. Repositório de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira. 3ª edição. Rio de Janeiro. SDGM. 1959. p.245-247.

 

- A Marinha por Marc Ferrez - 1880-1910 - Rio de Janeiro, RJ, Brasil - 1986, Editora Index - VEROLME.

 

- Relatório do Ano de 1913, apresentado ao Presidente da Republica dos Estados Unidos do Brasil pelo Ministro da Marinha Alexandrino Faria de Alencar em abril de 1914.

 

- Relatório do Ano de 1914, apresentado ao Presidente da Republica dos Estados Unidos do Brasil pelo Ministro da Marinha Alexandrino Faria de Alencar em abril de 1915.