1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

NPqHo Vital de Oliveira - H 39

Classe Vital de Oliveira

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: 16 de outubro de 2013
Lançamento: 28 de setembro de 2014

Incorporação: maio de 2015 (?)

 

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 3.500(?) ton (leve), ? ton (carregado), ? ton (dwt) e ? ton (grt).
Dimensões: 78 m de comprimento, 20 m de boca moldada e 4.8 m de calado e ? m de calado máximo.
Propulsão: ?

Combustível: ?

Eletricidade: ?

Velocidade: máxima mantida de 12 nós e econômica de cruzeiro de 10 nós.

Raio de Ação: ? milhas náuticas à ? nós, com 60 dias de autonomia.
Armamento: ?
Sensores e equipamentos: cinco laboratórios, 2 molhados e 3 secos; 1 ROV (Veiculo de Operação Remota) para operar até 4.000 m de profundidade.

Código Internacional de Chamada: ?
Tripulação: 140 homens, sendo 90 tripulantes e 50 cientistas e técnicos.

 

 

H i s t ó r i c o

 

O Navio de Pesquisa Hidroceanografico Vital de Oliveira - H 39, é o terceiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem ao Capitão-de-Fragata (post-mortem) Manuel Antônio Vital de Oliveira, morto na Guerra do Paraguai em 2 de fevereiro de 1867, no bombardeio a Curupaiti, a bordo do Monitor Encouraçado Silvado, do qual era Comandante. Foi construído pelo estaleiro Guangzhou Hantong Shipbuilding and Shipping Co. Ltd., na cidade de Xinhui, Republica Popular da China. O então casco n.º HT122215 teve sua quilha batida em cerimônia realizada em 16 de outubro de 2013, com a presença executivos, engenheiros e tecnicos do estaleiro, além de engenheiros e membros do Grupo de Fiscalização da Construção, Apoio Técnico e Administrativo (GFCATA) do NPqHo Vital de Oliveira.

 

Cerimônia de Batimento de Quilha do futuro NPqHo Vital de Oliveira, realizada na cidade de Xinhui, China,  em 16 de outubro de 2013. (foto: CCSM) O Vital de Oliveira ainda na doca de construção, momentos antes do seu lançamento ao mar em 28 de setembro de 2014. (foto: Marinha do Brasil) Lançamento ao mar em 28 de setembro de 2014. (foto: Marinha do Brasil) Destaque para os propulsores azimutais do Vital de Oliveira, no dia do seu lançamento ao mar em 28 de setembro de 2014. (foto: Marinha do Brasil) O Vital de Oliveira em 3/4 de proa ainda na doca de construção, momentos antes do seu lançamento ao mar em 28 de setembro de 2014. (foto: Marinha do Brasil) Vista de popa do casco do Vital de Oliveira com destaque para seus propulsores azimutais, no dia do seu lançamento ao mar em 28 de setembro de 2014. (foto: Marinha do Brasil)

 

Pela Portaria Nº 514/MB, de 18 de setembro de 2013, foi instituído o Grupo de Fiscalização da Construção, Apoio Técnico e Administrativo (GFCATA) do NPqHo Vital de Oliveira, subordinado ao DGMM, inicialmente funcionando no Brasil e oportunamente transferido para a República Popular da China (RPC).

 

O GFCATA funcionou de 14 de outubro de 2013 a 13 de dezembro de 2014 em Xinhui, PRC, apoiado administrativamente pelo Adido Naval na República Popular da China, na República da Coreia e na República Socialista do Vietnã, e encarregado do relacionamento local com a empresa contratada, o gerenciamento dos cursos, treinamentos, sobressalentes e atividades de Apoio Logístico Integrado (ALI), a fiscalização técnica do contrato, a obtenção de equipamentos e serviços, além da parte administrativa relacionada a todo pessoal envolvido no recebimento do navio.

 

O GFCATA do NPqHo tem a seguinte composição (extratripulação):

 

1 Capitão-de-Fragata (CA), Encarregado do Grupo;
3 Oficiais Engenheiros Navais (EN) ou Engenheiros de Tecnologia Militar (ETM);
1 Oficial do Corpo de Intendentes da Marinha (IM);

1 Praça.

 

A obtenção desse navio decorreu da necessidade premente do País em implementar Planos Setoriais que visem obter o conhecimento científico e as potencialidades existentes na costa brasileira. Sua aquisição é fruto de uma parceria entre a Marinha do Brasil, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a Petrobras e a Vale S/A. O Vital de Oliveira será empregado, prioritariamente, no monitoramento e caracterização física, química, biológica, geológica e ambiental de áreas marítimas, para a futura exploração de recursos naturais.

 

O Vital de Oliveira foi lançado ao mar em 28 de setembro de 2014.

 

 

 

 

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
CF ? __/__/____ a __/__/____
CF ? __/__/____ a __/__/____
CF ? __/__/____ a __/__/____

 

B i b l i o g r a f i a

 

- CCSM - Centro de Comunicação Social da Marinha, Brasília-DF.