Avro
504 K
Biplano
de Treinamento
A e r o n a v e s
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E s p e c i f i c a ç ã o o r i g i n a l (1)
Origem:
Grã Bretanha (A. V. Roe Co. Ltd.)
Dimensões:
comprimento: 8,96 m; envergadura: 10,97 m; altura: 3,17 m; Superfície
alar: 30,65 m2.
Pesos: vazio: 498,96 kg (558,38);
máximo na decolagem: 816,48 kg (829,63).
Motores:
um motor Gnome Monosoupape de 7 cilindros rotativo, desenvolvendo 100 HP
ou um motor Le Rhone de
9
cilindros rotativo, desenvolvendo
110 PH (ver texto).
Desempenho: velocidade máxima: 132 (145)
km/h; razão inicial de subida: 243,8 (400,8)
m/min; teto de serviço: 4.876 (4.800) m;
Autonomia 4 h (alcance de 402 km).
Armamento: ausente,
porém eventualmente algund foram armados com metralhadora Lewis .303.
Tripulação: dois
tripulantes em tandem.
H i s t ó r i c
o
O
Avro 504 K foi a primeira aeronaves adquirida pela Marinha para uso em
terra. Foram adquiridas um total de 17 aeronaves em 1920, divididas em
dois grupos. Cinco aeronaves foram equipadas com motor Gnome Monosoupape e
as demais foram equipadas com motor Le Rhone (1). Os motores Le Rhone eram
mais possantes (possuíam 10 HP a mais) e as aeronaves equipadas com eles
possuíam um desempenho muito melhor. O único inconveniente era aumento em
quase 50 kg no peso da aeronave.
Inicialmente,
os aviões foram matriculados de A1 a A17, em discordância com o sistema
numérico empregado até então (que utilizava somente números seqüenciais).
Em 1924, as quatro aeronaves que restavam foram rematriculadas com 411 a
414 (1). As últimos Avro 504 K foram retirados de serviço em
1930.
F o t o s
Não disponível
B i b l i o g r a f i
a
(1) PEREIRA NETTO, F. C.
Aviação Militar
Brasileira 1916-1984. Ed. Revista de
Aeronáutica: Rio de Janeiro, 1985. p.26
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