AVIAÇÃO NAVAL BRASILEIRA

Avro 504 K

Biplano de Treinamento


A e r o n a v e s 

A1

A2

A3

A4

A5

A6

A7

A8

A9

A10

A11

A12

A13

A14

A14

A16

A17

 


E s p e c i f i c a ç ã o   o r i g i n a l (1)

 

Origem: Grã Bretanha (A. V.  Roe Co. Ltd.)

Dimensões: comprimento: 8,96 m; envergadura: 10,97 m; altura: 3,17 m; Superfície alar: 30,65 m2.

Pesos: vazio: 498,96 kg (558,38); máximo na decolagem: 816,48 kg (829,63).

Motores: um motor Gnome Monosoupape de 7 cilindros rotativo, desenvolvendo 100 HP ou um motor Le Rhone de 9 cilindros rotativo, desenvolvendo 110 PH (ver texto).

Desempenho: velocidade máxima: 132 (145) km/h; razão inicial de subida: 243,8 (400,8) m/min; teto de serviço: 4.876 (4.800) m; Autonomia 4 h (alcance de 402 km).

Armamento: ausente,  porém eventualmente algund foram armados com metralhadora Lewis .303.

Tripulação: dois tripulantes em tandem. 


H i s t ó r i c o

 

O Avro 504 K foi a primeira aeronaves adquirida pela Marinha para uso em terra. Foram adquiridas um total de 17 aeronaves em 1920, divididas em dois grupos. Cinco aeronaves foram equipadas com motor Gnome Monosoupape e as demais foram equipadas com motor Le Rhone (1). Os motores Le Rhone eram mais possantes (possuíam 10 HP a mais) e as aeronaves equipadas com eles possuíam um desempenho muito melhor. O único inconveniente era aumento em quase 50 kg no peso da aeronave.

Inicialmente, os aviões foram matriculados de A1 a A17, em discordância com o sistema numérico empregado até então (que utilizava somente números seqüenciais). Em 1924, as quatro aeronaves que restavam foram rematriculadas com 411 a 414 (1). As últimos Avro 504 K foram retirados de serviço em 1930.


F o t o s

Não disponível


B i b l i o g r a f i a

(1) PEREIRA NETTO, F. C. Aviação Militar Brasileira 1916-1984. Ed. Revista de Aeronáutica: Rio de Janeiro, 1985. p.26