AVIAÇÃO NAVAL BRASILEIRA

Bell 47D1 /47J/Kawasaki 47G

Helicóptero de Emprego Geral e Instrução


A e r o n a v e s

(47J) HUL-1/HU-3

 

H-7001 (N-7003)

H-7002 (N-7004)

H-7003 (N-7005)

(47G) HTL-6/IH-1

 

N-7006

N-7007 (N-5004)

 

(47D1) HTL-5/IH-1A

 

N-5001

N-5002

N-5003

N-5004

N-5005

N-5006

 


E s p e c i f i c a ç ã o   o r i g i n a l (1)

Origem: EUA (também produzidos sob licença pela Kawasaki Eng. Co. do Japão).
Dimensões: diâmetro do rotor principal: 10,71 m; comprimento: 9,62 m; largura: 2,64 m; altura: 2,83 m.
Pesos: vazio: 6
26 kg; máximo na decolagem: 1.066 kg.

Motores: um motor de 6 cilindros opostos Lycomong VO-435-A1 de 200 HP.

Desempenho: velocidade máxima: 161 km/h; razão inicial de subida: 245 m/min; teto de serviço: 3.322 m; Alcance máximo 346 km.
Armamento: ausente

Tripulação: acomodações para dois tripulantes. 


H i s t ó r i c o

 

A reativação da aviação naval teve início em agosto de 1952, com a criação a Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM). Em 1955 foi formado o Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval (CIAAN) que se localizava no Km 11 da Av. Brasil (Rio de Janeiro/RJ), onde atualmente se encontra o Centro Recreativo da Casa do Marinheiro.

As primeiras aeronaves de instrução recebidas foram três Bell 47J. Essas aeronaves foram adquiridas pela Marinha por intermédio da Missão Naval Americana. Os helicópteros vieram desmontados e encaixotados e o processo de montagem iniciou-se em 1957 nas próprias instalações do CIAAN (2).

Como forma de aperfeiçoar o processo de instrução criou-se o 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução (HI-1) em fevereiro de 1961. Nesse mesmo ano, O CIAAN foi transferido para a Base Aeronaval de São Pedro D'Aldeia. O esquadrão HI-1 foi efetivamente ativado em junho de 1962 (3) e o seu equipamento de vôo era composto inicialmente por seis Hughes 200 e dois Kawasaki/Bell 47G. As duas aeronaves modelo 47G, designadas IH-1 e carinhosamente apelidadas de “Sakura” pela Aviação Naval, foram construídas no Japão sob licença da Bell Helicopter Co. dos EUA. Elas vieram para o Brasil em 1958 a bordo dos recém adquiridos navios hidrográficos Sírius (H-21) e Canopus (H-22). Ambos os navios foram completados pelo estaleiro japonês Ishikawajima também em 1958.

 

Além dos três 47J e dos dois 47G, foram adquiridos outros seis exemplares da versão 47D1 diretamente do fabricante nos EUA em 1961. Eram bastante similares aos modelos japoneses, diferindo apenas em algumas características. Como forma de diferenciá-los dos 47G, foram designados IH-1A pela Marinha Brasileira.

Os Bell 47 permaneceram no HI-1 até o ano de 1963, quando foram substituídos por modelos Hughes 269. Prestaram serviços diversos a MB até o ano de 1968, quando foram definitivamente desativados (4).


P e r d a s / A c i d e n t es / B a i x a s

04 jun. 1958 Durante o vôo, um Bell 47 (provavelmente do modelo Bell 47G - matrícula não conhecida) teve uma avaria no motor ao aproximar-se do NHi Sírius, atracado na Ilha Fiscal. O helicóptero pousou no mar, próximo ao navio, e afundou em seguida. Os três tripulantes que estavam a bordo nada sofreram. Duas horas depois, o helicóptero foi retirado do fundo do mar sem maiores avarias (5).


F o t o s

Bell 47


B i b l i o g r a f i a

 

(1) PEREIRA NETTO, F. C. Aviação Militar Brasileira 1916-1984. Ed. Revista de Aeronáutica: Rio de Janeiro, 1985. p.26

(2) CAMARA JR., A. A. Relatório do Ministério da Marinha relativo ao ano de 1957. Ministério da Marinha. Imprensa do Estado Maior. Rio de Janeiro, 1957. p. 43-44

(3) http://www.daerm.mar.mil.br/hi-1.htm

(4) Revista Força Aérea. Rio de Janeiro, 1999. nº 14, p.61-62

(5) O Globo, 05 jun. de 1958.